Introdução Anatomia dos MMSS e MMII Flashcards
Quais os 4 segmentos principais dos MMSS
- Ombro
- Braço (proximal)
- Antebraço (distal)
- Mão
Compenetes do Ombro
- Regiões peitoral, escapular e deltóidea dos MMSS
- Parte lateral (fossa supraclavicular maior) da região cervical lateral
Componetes Cingulo do MS
- É um anel ósseo, incompleto posteriormente, formado pelas escápulas e clavículas
- Completado anteriormente pelo manúbrio do esterno (parte do esqueleto axial)
Regiões e Centralização do Braço
- Estende-se entre o ombro e o cotovelo
- Consiste nas regiões braquiais anterior e posterior
- Centralizadas em torno do úmero
Regiões do Antebraço
- Estende-se entre o cotovelo e o punho
- Inclui as regiões antebraquiais anterior e posterior que recobrem o rádio e a ulna
Componentes Principais da mão
Formada ao redor do carpo, metacarpo e falanges
Componentes do Cingulo dos MMII
Formado pelos dois ossos do quadril unidos ao sacro
Similaridades e Diferenças entres os Cíngulos Superior e Inferior
Ambos os cíngulos têm um grande osso plano localizado posteriormente, que permite a inserção dos músculos proximais e une-se ao seu “parceiro” contralateral anteriormente através de pequenos suportes ósseos, os ramos do púbis e as clavículas.
Entretanto, os ossos ilíacos planos do cíngulo do MMII também se unem posteriormente por intermédio da inserção primária ao sacro por meio das articulações sacroilíacas essencialmente rígidas, que transferem o peso. Isso limita a movimentação dos MMII um mebro depende do outro.
O cíngulo do membro superior, porém, está fixado ao tronco apenas anteriormente, via esterno, por articulações flexíveis com 3 graus de liberdade. É um anel incompleto porque não há conexão posterior das escápulas. Movimentos idependendes entre os mebros.
Imagem Moore - Resumo MMSS

Ossos dos MMSS / MMII e Características
- Tanto nos MMSS quanto nos MMII, o osso longo do segmento mais proximal é maior e não pareado (Humero e Fémur).
- O segundo segmento mais proximal dos dois membros (i. e., a perna e o antebraço) tem dois ossos paralelos, embora apenas no antebraço os dois se articulem com o osso do segmento proximal ( Ulna e Rádio → Úmero) e apenas na perna ambos articulem-se diretamente com o segmento distal (Fíbula une na Tíbia → Tíbia no Fêmur .
Esqueleto apendicular superior
Formado pelo cíngulo do membro superior e os ossos da sua parte livre.
Esqueleto apendicular inferior
Formado pelo cíngulo do membro inferior e os ossos da sua parte livre.
O que garante a grande mobilidade dos MMSS?
- O esqueleto apendicular superior articula-se com o esqueleto axial apenas na articulação esternoclavicular.
As clavículas e as escápulas do cíngulo do MS são sustentadas, estabilizadas e movimentadas por músculos toracoapendiculares que se fixam às costelas, ao esterno e às vértebras, ossos relativamente fixos do esqueleto axial.

Clavícula - Funções Principais
- A clavícula conecta o membro superior ao tronco
- suporte rígido e móvel, semelhante a um guindaste, que suspende a escápula e a parte livre do membro, mantendo-os afastados do tronco, de modo que o membro tenha máxima liberdade de movimento
- Forma um dos limites ósseos do canal cervicoaxilar (passagem entre o pescoço e o braço), protegendo o importante feixe neurovascular que supre o membro superior.
- Transmite choques (impactos traumáticos) do MS para o esqueleto axial.
* Embora a clavícula seja descrita como osso longo, não tem cavidade medular. Consiste em osso esponjoso (trabecular) com um revestimento de osso compacto.
Clavícula - Localização e Conexões
- A face superior da clavícula é lisa, fica logo abaixo da pele e do músculo platisma.
- A face inferior da clavícula é áspera porque é unida à 1ª costela, perto de sua extremidade esternal, por ligamentos fortes, que suspendem a escápula por sua extremidade acromial.
- O tubérculo conoide, perto da extremidade acromial da clavícula, é o local de inserção do ligamento conoide, a parte medial do ligamento coracoclavicular, pelo qual o restante do membro superior é suspenso passivamente da clavícula
- perto da extremidade acromial da clavícula está a linha trapezóidea, à qual se fixa o ligamento trapezoide, a parte lateral do ligamento coracoclavicular.
- O sulco do músculo subclávio no terço medial do corpo da clavícula é o local de inserção do músculo subclávio. Em posição mais medial está a impressão do ligamento costoclavicular, uma área oval, rugosa e geralmente deprimida à qual está fixado o ligamento que une a costela I à clavícula, limitando a elevação do ombro.

Escápula - Cavidade Glenoidal
- Na região superolateral, a face lateral da escápula tem uma cavidade glenoidal, que recebe e articula-se com a cabeça do úmero na articulação do ombro
- A margem lateral termina no ângulo lateral da escápula truncado, a parte mais espessa do osso, que tem a “cabeça” alargada da escápula
