Interpretação da Lei Flashcards
Quem interpreta a lei deve seguir 2 requisitos
I- Obediência à lei. Determinam no art. 8 do c.c. o dever de julgar e de obediência à lei.
II- Aplicação e interpretação uniforme da lei. Deve haver uma uniformidade na interpretação e aplicação do direito a casos semelhantes. Antes de ser aplicada, a lei carece de interpretação.
Os interpretes carecem de maior ou menor raciocínio, quanto maior ou menor for a complexidade da normativa legal a interpretar, e da situação factual a enquadrar.
Elemento Literal
Ponto de partida inicial de qualquer diploma.
Consiste no elemento interpretativo da lei que operacionaliza aquilo que se lê na letra do diploma legal.
A interpretação de qualquer diploma legal, começa sempre por se fingir à letra da lei, ainda que a interpretação possa não se cerrar aqui.
Elemento teleológico/ finalista
Consiste no elemento que permite reconstruir a partir dos textos jurídicos, o pensamento legislativo.
Permite atingir o cerne do pensamento logico, ou seja, as razoes pela qual o legislador legislou daquela forma.
Elemento Lógico/ sistematico
É aquele que se prende como sentido da norma em razão da orientação do seu conteúdo, do segmento normativo em que se insere, do conjunto direcionado a partir da sistematização normativa adotada, ou da unidade do sistema jurídica.
O sentido e alcance da norma determina-se através do seu enquadramento logico intrínseco ou da sua localização sistemática-
Elemento Historico
Consiste na interpretação da norma obtida através das circunstancias de natureza variada, nomeadamente social, económica, ideológica e politica em que a mesma foi elaborada.