Interferometria Flashcards
Se os mínimos que a irradiância resultante da interferência de duas ondas pode tomar forem diferentes de 0, podemos ter a certeza de que as amplitudes dessas ondas são diferentes. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
A maior parte dos interferómetros de DFO funciona com base no estabelecimento de uma situação de nulo, que acontece sempre que a diferença de fase entre duas ondas é constante, não havendo portanto franjas discretas, visualizáveis. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
A onda usada no interferómetro de Fizeau deve ser paraboloidal. Verdadeiro ou Falso?
Falso. Deve ser plana.
No interferómetro de Fizeau, o facto do DPO entre as duas ondas ser constante tem que consequência no interferograma?
O padrão de interferências não revelará franjas.
A deteção na radiação radar (coerente e temos os mesmos tipos de ruído) é feita em amplitude e em fase e não em irradiância. Porquê?
Isto acontece porque as frequências próprias do radar são muito mais baixas do que as da luz visível. Os sinais existem sob formato digital e o padrão de interferências entre os dois conjuntos de sinais é calculado numericamente.
No bi-prisma de Fresnel, existem dois prismas com uma base comum que geram duas ondas com diferentes inclinações, mas em que ocorre também uma espacialização da frequência luminosa. O padrão de interferência excita um padrão não linear e os sinais gerados permitem recuperar a forma temporal do impulso ultracurto. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
O período é muito maior do que o tempo de integração de qualquer detetor. Verdadeiro ou Falso?
Falso
Se quisermos registar um padrão estável de interferências, temos de nos certificar de quê?
A diferença entre as fases na origem (epsilons) das ondas interferentes tem de ser CONSTANTE.
Na interferência entre uma onda esférica e uma onda plana, a variação (com m) dos raios de curvatura das franjas do seu padrão de interferência segue uma lei bem definida. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
Faça as seguintes correspondências:
- Interferência entre onda plana e esférica (mesma fase no emissor e mesma intensidade).
- Interferência entre 2 ondas monocromáticas esféricas (mesma fase no emissor e mesma intensidade).
- Interferência entre 2 ondas monocromáticas planas (mesma intesidade e mesma fase na origem).
A. Contínuo de folhas hiperboloidais com o mesmo valor de irradiância.
B. Linhas paralelas e orientadas. segundo a bissetriz do ângulo entre as suas direções de propagação.
C. Franjas circulares (mínimos formam circunferências concêntricas) - holograma de um ponto (quando binarizados, são conhecidos como placas zonais de Fresnel).
1-C
2-A
3-B
Que duas ondas quando interferem uma com a outra dão origem a uma onda cuja irradiância varia ao longo do tempo?
Isto acontece quando as duas ondas têm frequências diferentes.
Nos phased-arrays, controlando a fase de um conjunto de emissores torna-se possível controlar a direção segundo a qual se gera um feixe de ondas rádio, mas apenas se se movimentar mecanicamente as fontes. Verdadeiro ou Falso?
Falso
Para que é que serve a Função de Airy?
A função de Airy é uma forma específica da variação da irradiância em função da Finesse.
Faça as seguintes correspondências:
- Alta Finesse
- Baixa Finesse
A. Perfil de distribuição da irradiância essencialmente sinusoidal, o que assinala que o número efetivo de feixes interferentes é reduzido (tendencialmente 2).
B. Os máximos são muito bem definidos, o que coloca elevados constrangimentos sobre as condições em que a interferência é construtiva: a seletividade e a sensibilidade são enormes (é o que viabiliza o funcionamento dos LASERS).
1-B
2-A
Um laser é uma fonte mais monocromática do que a risca espetral de fluorescência sugere. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
O que acontece quando a cavidade não está estabilizada térmica e mecanicamente?
Ao longo do tempo, o comprimento da cavidade vai alterar-se, as frequências ressonantes (que dependem do L através do FSR) variam também. A coerência do laser reduz-se, pois não é possível prever a sua frequência e fase ao longo do tempo (vão variar caoticamente). Esta redução na coerência do laser torna-o inútil em interferometria.
O que são os modos de cavidade?
Os modos de cavidade são as frequências múltiplas do FSR compatíveis com a risca de fluorescência do meio ativo do laser.
Apenas os modos de cavidade podem ser alimentados com fotões e desta forma constituir feixes gaussianos. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
O feixe laser pode ser modulado como uma soma de ondas monocromáticas, com frequências que se podem conhecer, com amplitudes previsíveis, mas com fases na origem imprevisíveis. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
O interferómetro de _________ é um dos mais importantes interferómetros de DA para testar superfícies óticas planas, esféricas e _____________, e medir ___________ ___ __________.
Fizeau; asféricas; frentes de onda
Num plano de interferência entre duas ondas planas, o período diminui quando o ângulo _____________.
aumenta
À medida que o ângulo aumenta, o período diminui até que excede a capacidade de resolução do olho humano e as franjas deixam de ser visíveis (mas estão lá). Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
No interferómetro de Michelson é possível saber em que sentido, o espelho móvel se desloca. Verdadeiro ou Falso?
Falso
Nos interferómetros de Michelson, para aproveitar a resolução, não podemos perder nenhuma oscilação no detetor. Daí que seja necessário pôr limites à velocidade máxima de deslocamento do espelho móvel, para não exceder a largura de banda da nossa eletrónica de deteção. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro