Interações Intermoleculares Flashcards
Defina o que são interações intermoleculares.
São forças de natureza elétrica que mantém as moléculas unidas nos estados líquidos e sólidos. Apesar de possuírem intensidade variável, tendem a ser mais fracas do que as interações interatômicas.
Apresente as interações de dipolo induzido - dipolo instantâneo.
Também chamada de forças de London, as di-di são as únicas que ocorrem em moléculas apolares. Sua intensidade varia de acordo com o tamanho da nuvem de elétrons das moléculas.
Apresente as interações de dipolo permanente - dipolo permanente.
Também chamada de dipolo - dipolo, as dp-dp ocorrem em moléculas polares. Sua intensidade varia de acordo com o tamanho da nuvem de elétrons das moléculas.
Apresente as interações de dipolo induzido - dipolo permanente.
As di-dp ocorrem entre moléculas apolares e polares quando o momento dipolo da molécula polar induz a formação de um dipolo na molécula apolar.
Apresente as interações de ligação de hidrogênio.
Também chamada de ponte de hidrogênio, as LH ocorrem em moléculas polares em que o hidrogênio está ligado a flúor (F), oxigênio (O) ou nitrogênio (N). Sua intensidade varia de acordo com o tamanho da nuvem de elétrons das moléculas. É o tipo mais intenso de ligação intermolecular.
Apresente as interações de íon - dipolo.
Ocorre, geralmente, ao misturar uma substância iônica em um solvente molecular, quando o momento dipolo de uma molécula interage com um íon de carga oposta a ele. Sua intensidade varia de acordo com o aumento da carga dos íons ou com a redução do raio atômico dos íons.
Explique como o tamanho das nuvens eletrônicas influenciam na intensidade da ligação intermolecular.
Uma nuvem de elétrons maior gera uma polarização (capacidade de uma molécula em distorcer a nuvem eletrônica da outra) maior o que, consequentemente, gera interações mais intensas entre as moléculas.