Geometria Molecular E Polaridade Flashcards
Defina o que é domínio eletrônico.
Domínios eletrônicos são quaisquer região ao redor do átomo que contenha elétrons de valência, sejam eles compartilhados ou não.
Apresente a geometria linear.
É uma geometria formada por 2 domínios ligantes que formam ângulos de 180° entre os átomos. Pode ser polar (quando os átomos ligantes são diferentes) ou apolar (quando os átomos ligantes são iguais).
Apresente a geometria angular
É uma geometria formada por 2 domínios ligantes que formam ângulos menores do que 120° (quando há apenas 1 domínio eletrônico não ligante) ou menores do que 109,5° (quando há 2 domínios não ligantes) entre os átomos. Elas são sempre polares.
Apresente a geometria trigonal plana.
É uma geometria formada por 3 domínios ligantes que formam ângulos de 120° entre os átomos. Pode ser polar (quando os átomos ligantes são diferentes) ou apolar (quando os átomos ligantes são iguais).
Apresente a geometria pirâmidal.
É uma geometria formada por 3 domínios ligantes e um domínio não ligante que formam ângulos menores do que 109,5° entre os átomos. Sempre será polar.
Apresente a geometria tetraédrica.
É uma geometria formada por 4 domínios ligantes que formam ângulos de 109,5° entre os átomos. Pode ser polar (quando os átomos ligantes são diferentes) ou apolar (quando os átomos ligantes são iguais).
Apresente a geometria bipiramidal.
É uma geometria formada por 5 domínios ligantes que formam ângulos de 120° e de 90° entre os átomos. Pode ser polar (quando os átomos ligantes são diferentes) ou apolar (quando os átomos ligantes são iguais).
Apresente a geometria octaédrica.
É uma geometria formada por 6 domínios ligantes que formam ângulos de 90° entre os átomos. Pode ser polar (quando os átomos ligantes são diferentes) ou apolar (quando os átomos ligantes são iguais).
Defina o que é polaridade.
A polaridade de uma molécula é definida pela polaridade das ligações covalentes e pela geometria da molécula. Geralmente, é medida através do momento dipolo representado por um vetor que vai do átomo menos eletronegativo para o mais eletronegativo.