Interacionistas Flashcards
INTERAÇÃO
É o encontro face a face de pelo menos 2 indivíduos — diade em co presença no mesmo espaço-tempo e durante esse primeiro contato ajustar comportamentos.
IDENTIDADE SOCIAL
É a partir da interação que os indivíduos formam suas identidades individuais e coletivas. É nesse processo de formação da identidade que o encontro vai determinar o que o indivíduo pensa de si próprio e dos outros.
IDENTIDADE INDIVIDUAL
A formação na concepção do eu.
IDENTIDADE COLETIVA
A identidade individual generalizada e comum a outros indivíduos que foram grupos sociais de uma mesma categoria
Porque estigma X normalidade?
A interpretação de um estigma surge de um problema prático em que indivíduos e grupos sociais estão sendo estigmatizados.
ESTIGMA
Estigma é uma relação entre atributo e expectativa, esses atributos podem ser físicos e morais, geralmente os referenciados são depreciativos e há a desconsideração do indivíduo como comum e total.
NORMALIDADE
Está ligado a efetivação de uma expectativa e compor a categoria na qual o atributo depreciativo não se aplica a eles.
O ESTIGMATIZADO
Pode ser visto a partir de duas perspectivas: o desacreditado, estigmatização imediata; o desacreditável, não está suscetível a estigmatização imediata por ocultação de estigma ou percepção tardia.
DISCREPÂNCIA GERADA PELA RELAÇÃO ESTIGMA-EXPECTATIVA
Produz a identidade social real: os atributos que o indivíduo de fato possui e a identidade social virtual: a expectativa/estereótipo criado que pode ser real ou não
ANSIEDADE DO ENCONTRO
A identidade coletiva pode amenizar a ansiedade do encontro, mas caso ocorra uma situação de desrespeito o estigmatizado pode tentar corrigir a base do seu estigma.
CARREIRA MORAL
É o processo subjetivo em que o indivíduo se da conta da discrepância entre sua id social real e virtual e passa por um processo de socialização em relação ao estigma, há quatro tipo de carreira moral:
- Estigma congênito
- Cápsula protetora criada pela família
- Estigmatização tardia
- Socialização em comunidade externa
BECKER
Faz sua análise a partir dos indivíduos que produzem normas através do processo de construção social onde a ideia de desvio surge como resultado da interação.
Fundamentação de disposição dos indivíduos
A relação de insiders(seguidores) X outsiders tem fundamentação no conceito de desvio para a alocação dos indivíduos nas respectivas posições.
DESVIO
Desvio é a infração de uma norma amplamente aceita, logo os outsiders são os que se desviam da norma e os insiders os que adotam, exerce e produz norma no intuito de manter sua posição social e garantir seu poder.
ALTERAÇÃO NO CONCEITO DE DESVIO
As propriedades objetivas deixam de compor o conceito de desvio que é heterogênico, em parte se refere a natureza — a violação de uma regra ou não, e a reação das pessoas envolvidas na interação.