Integração Metabólica Flashcards
Descreva de um modo geral a PTH
Hormona Reguladora das Concentrações extracelulares de Ca2+, suja estimulação / inibição da sua síntese é feita por mecanismos de feedback. A síntese será então estimulada em casos de diminuição brusca e acentuada de Ca2+ e esta permite um aumento da reabsorção de Ca2+ a nível renal e intestinal, bem como uma ativação dos osteoclastos, que aumentam a reabsorção óssea.
Descreva o Metabolismo do Cálcio
Há uma ingestão diária de cálcio e grande parte do mesmo está armazenado ao nível dos ossos e é ainda excretado ao nível das fezes e do rim.
Descreva o Metabolismo do Osso
Há uma permanente reabsorção óssea nas lacunas, graças aos osteoclastos. Esta reabsorção (3 semanas) permite que os osteoblastos a preencham com matriz orgânica - permite manutenção da estrutura do osso e reaproveitamento do cálcio endógeno e assim manutenção do nível da calcémia.
Quais as Principais Hormonas Reguladoras da Homeostasia do Cálcio?
PTH - hipercalciniana
Calcitriol - hipercalciniana
(Calcitonina - hipocalcitriana)
Estas atuam ao nível do intestino, osso e rim
Descreva a Síntese e Secreção da PTH e como é feita a regulação da mesma
Pré-pro-PTH é armazenada e numa situação em que haja menos cálcio sérico há uma ativação da via de sinalização que leva à produção da pré-pro-PTH que é degrada a nível do Golgi para a sua forma biologicamente ativa, mas é também degradada quando existe cálcio em quantidades normais em circulação. Isto ocorre porque em concentrações normais de cálcio há uma ligação deste ao recetor membranar e assim o processo mantém-se estável. Quando ocorre diminuição da calcémia é estimulada a estabilização desta proteína, suprimindo a degradação para que haja mais PTH estável na corrente.
Descreva o Mecanismo de Ação da PTH
Liga-se a Recetores de Membrana e assim tem um mecanismo de ação por segundos mensageiros e vias de transdução de sinal. Consoante as células alvo podemos ter como sistema efetor a Adenilato Ciclase (2º mensageiro = cAMP) ou a Fosfolipase C (2º mensageiro = IP3 e DAG)
Ao nível do rim esta promove a reabsorção de cálcio e da excreção de fosfatos. Há ainda um aumento da ativação do calcitriol. Ao nível do osso aumenta a reabsorção óssea.
Descreva o Metabolismo do Osso pelo sistema RANK/ RANKL/ OPG
A Reabsorção é exercida pelos osteoclastos que ao nível do osso são estimulados a diferenciar-se nestas células multinucleadas que secretam pepsinas e hidrolases ácidas para degradar esta matriz. Esta ativação dos percursores dos osteoclastos é o resultado da interação entre o RANK (recetor de membrana expresso pelas células percursoras) e o RANKL (ligando exposto na membrana dos osteoblastos). A PTH leva à expressão do RANKL por parte dos osteoblastos
Qual a Vantagem da PTH não influenciar diretamente a Osteoclastogénese?
Esta estimula a expressão de RANKL nos osteoblastos, ou seja, só permite osteoclastogénese em locais em que há osteoblastos e assim há um mecanismo de regulação mais seguro.
Descreva o Efeito da PTH no rim
Aumenta a expressão dos canais de cálcio na membrana luminal das células do Tubo Distal - aumento da reabsorção de cálcio. A Vitamina D ativa a Calbindina (facilita o transporte e reabsorção desde a membrana baso-lateral) e tem um efeito sinérgico com a PTH.
Por outro lado, aumenta a degradação dos transportadores de fosfato ao nível da membrana apical - aumenta a excreção de fosfatos. Isto é muito importante para aumentar a calcémia porque, se houver uma reabsorção simultânea de cálcio e fosfatos aumentamos a probabilidade de uma calcificação ectópica. Assim ao nível do osso a PTH aumenta tanto o nível de fosfatos, como de cálcio, mas ao nível do rim aumenta apenas de cálcio e faz diminuir de fosfatos.
Estimula a síntese de calcitriol
Como é que a PTH contribui para a síntese de calcitriol?
Estimula a atividade da 1-alfa hidroxilase - aumento dos níveis de calcitriol.
Descreva a Regulação da Síntese de Calcitriol, o seu Mecanismo de Ação e os seus efeitos
A PTH estimula a 1alfa-hidroxilase a nível renal, o que promove a sua síntese, o aumento do cálcio estimula a síntese de uma forma que não é biologicamente ativa mas com o efeito da PTH acaba por se sintetizar a forma ativa.
Ao nível dos Ossos a Vitamina D aumenta sinergicamente com a PTH a reabsorção óssea e também nesta sinergia aumenta a reabsorção de cálcio renal, ao nível do intestino aumenta a absorção de cálcio e ao nível das células da PTH tem um efeito inibitório.
Descreva a Resposta Hormonal à Hipocalcémia
Ativação das Células da Paratiroide em que deixa de haver degradação da PTH - estabilização.
Esta atua no rim para aumentar a reabsorção de cálcio e diminuir a de fosfatos, promover a síntese de calcitriol (pela ativação da alfa1-hidroxilase) e ao nível do osso aumentando a desmineralização óssea.
Por sua vez o calcitriol que é produzido nesta resposta vai ainda atuar sinergicamente com a PTH no rim para promover a reabsorção de cálcio, no osso para aumentar a reabsorção óssea e um efeito específico na mucosa intestinal para aumentar a absorção de cálcio.
[O efeito da clcitinina tem um efeito oposto - inibe a reabsorção óssea e estimula a excreção renal de Ca2+, e não parece ser essencial]
Quais os Parâmetros Utilizados na Avaliação da Homeostasia do Cálcio?
Cálcio Ionizado
Fosfato Plasmático
Níveis Plasmáticos de PTH
Fosfatase Alcalina
Descreva a Termogénese
Ocorre por desacoplamento mitocondrial - recurso a proteínas desacopladoras como a termogenina (UCP-1 ou outras UCPs) que permitem “estragar” o gradiente quimiosmótico gerado pelos complexos 1, 3 e 4 na membrana interna da mitocôndria e o H+ em vez de atravessar pela ATP sintase ele passa pelas UCPs e este “estrago” vai acelerar a cadeia transportadora de eletrões para repor este gradiente e tirar o H+ - como consequência desta aceleração há produção de calor.