Inquérito Policial Flashcards
O que é um Inquérito Policial?
É um procedimento administrativo, efetivado no âmbito da polícia judiciária, que visa apurar as circunstâncias, a materialidade e a autoria das infrações penais (justa causa), a fim de possibilitar que o titular da ação penal possa ingressar em juízo
Julgue: O inquérito policial busca contribuir na formação da opnião delitiva do titular da ação penal que, em regra, é o Ministério Público e, excepcionalmente é a vítima.
Certo
Quais são as características do inquérito policial?
- Dispensável
- Inquisitivo
- Escrito
- Sigiloso
- Discricionário
- Oficial
- Oficioso
- Indisponível
Julgue: Apesar do inquérito policial ser eminentemente inquisitivo, ou seja, é mínima a existência da ampla defesa e do contraditório, é necessário obsevar, contudo, as garantias do investigado, entre as quais destacam-se a presunção de inocência, direito ao silêncio, direito à não auto incriminação e direito de acesso aos autos do inquérito policial conforme determina a súmula vinculante 14 do STF.
Certo
Julgue: Em razão do inquérito policial ser sigiloso, o Delegado, de acordo com a conveniência da investigação, pode determinar o sigilo completo do procedimento de forma absoluta.
Errado.
O sigilo determinado nos autos do IP não se aplica ao Juiz e ao MP, tampouco quanto ao investigado e sua defesa quanto aos elementos de prova já documentados e digam respeito ao exercício do direito de defesa (sv 14)
Quais são as exceções à caracterísitica discricionária do Inquérito Policial?
- Requisições do Juiz e do MP
- Ocorrência de infrações que deixam vestígios
- Ocorrência de abuso de autoridade
- Obrigatoriedade da colheita de informações a respeito dos filhos (quantidade, idade e presença/ausência de deficiência) da pessoa presa, bem como de eventual responsável pelos cuidados dos seus filhos.
O que significa dizer que o Inquérito Policial é Oficial e Oficioso?
Quer dizer que a investigação no IP, apesar de não haver exclusividade, é feita pela polícia judiciária, que é um órgão oficial.
Diz-se que o IP é oficioso em razão dos seus atos serem praticados de ofício.
Julgue: Incumbe à Polícia Judiciária, na figura do Delegado de Polícia, a presidência do Inquérito Policial, não sendo permitido ao MP o exercício dessa atribuição. Contudo, o MP é competente para promover, por autoridade própria e por prazo razoável, investigações de natureza penal.
Certo.
Quais são as outras espécies de inquérito?
- Comissão Parlamentar de Inquérito.
- Inquérito Policial Militar.
- Investigações promovidas pelo MP (Procedimento de investigação criminal - PIC e Procedimento de investigação preliminar - PIP)
Julgue: A participação do MP na fase investigatória criminal acarreta o seu impedimento ou suspeição para o oferecimento da denúncia.
Errado.
Conforme a súmula 234 do STJ, tal fato não acarreta a suspeição ou impedimento.
Quais sãos as medidas que a autoridade policial deverá realizar logo que tiver conhecimento da prática da infração penal?
(inc. I ao V)
- Dirigir-se ao local da infração, mantendo-a incólume até a chegada dos peritos.
- Apreender objetos relacionados à infração, após liberados pelos peritos.
- Colher todas as provas essenciais para o esclarecimento do fato e suas circunstâncias.
- Ouvir o ofendido
- Ouvir o indiciado, lavrando-se termo assinado por 2 testemunhas
Julgue: Para verificar a possibilidade de haver a infração sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poderá proceder à reprodução simulada dos fatos, ainda que isso contrarie a moralidade ou a ordem pública.
Errado.
A reprodução simulada dos fatos não ocorrerá se ela violar a moralidade e/ou a ordem pública.
Julgue: Incumbe à autoridade policial determinar o arquivamento do inquérito policial.
Errado.
Tendo em vista o princípio da indisponibilidade, bem como o que dispõe o artigo 17 do CP, é competência do MP determinar o arquivamento do IP.
Conforme a nova redação do artigo 28 do CP, dada pela inovação legislativa conhecida como “Pacote anti-crime”, quais foram as alterações promovidas?
- Não há a possibilidade do juiz discordar do arquivamento do IP.
- Não cabe ao PGJ a revisão sobre o mérito do arquivamento do IP e sim a um órgão de revisão dentro do próprio MP.
- É possível a vítima acionar a instância revisora do MP para revisar o arquivamento do IP.
Julgue: Cabe à autoridade policial requisitar acerca da prisão preventiva.
Errado.
Conforme o artigo 13, inc. IV, cabe à autoridade policial REPRESENTAR acerca da prisão preventiva.