Inquérito Flashcards

1
Q

Qual a função do delegado de polícia?

A

Na qualidade de autoridade policial, cabe a condução da investigação criminal por meio do inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei (TC, infiltração de agentes, ação controlada), que tem como objetivo a apuração das circunstâncias da materialidade e da autoria das infrações penais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O magistrado pode requisitar o indiciamento?

A

Conforme STJ, não. O indiciamento (indicação de autoria, materialidade e suas circunstâncias) é atribuição exclusiva de autoridade policial, sob pena de violar o sistema acusatório, adotado pelo ordenamento jurídico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O ministério público pode promover investigação de natureza penal?

A

Sim. A legitimidade do poder investigatório se extrai da CF, a partir de cláusula que lhe outorga o monopólio da ação penal pública e o controle externo da autoridade policial. No entanto, o MP Não poderia presidir o inquérito policial, por ser função da Autoridade Policial. A atividade investigatória do MP é EXCEPCIONAL. Tal ação é legitimada, por exemplo, em casos de abuso de autoridade, prática de delitos por policiais, crimes contra a Administração Pública, inércia ou procrastinação dos organismos policiais. As reservas de jurisdição e prerrogativas dos advogados devem ser respeitadas também.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quando o MP exerce atividade investigativa, quem faz o controle de tal atividade?

A

O Poder Judiciário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A decisão do juiz pode ser fundamentada exclusivamente com informações unilaterais do inquérito?

A

Não, pois o inquérito policial é inquisitivo, não contempla o contraditório. De acordo com o STF, o livre convencimento do juiz pode decorrer das informações colhidas durante o inquérito policial, nas hipóteses em que complementem as provas que passaram pelo crivo do contraditório na fase judicial, bem como quando não infirmadas por outras provas colhidas em juízo. Assim, a informação constante no IPL deve ser submetida a um contraditório diferido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que são provas cautelares?

A

São provas que decorrem de medidas cautelares, ainda que decretadas na fase investigatória. Ex. Interceptação telefônica, busca domiciliar. Tais provas, na fase judicial, serão submetidas ao contraditório diferido e serão complementadas por outros elementos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Admite-se habeas corpus para trancar IPL?

A

Em regra, não, porque o judiciário não pode paralisar o exercício regular da atividade policial e bem subtrair do MP, titular da ação penal pública, s opinio delicti. A simples notícia de crime não caracteriza, por si só, constrangimento iligal ao direito de locomoção do paciente. Excepcionalmente admite-se o trancamento do IPL quando, sem o revolvimento de matéria fático-probatória, se constata a ausência de indícios de autoria e prova da materialidade, a atipicidade da conduta, ou a extinção da punibilidade. Ex. Denunciação caluniosa (notícia falsa de crime, com evidência disso), flagrante forjado que originou o IPL.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O art. 20 do CPP diz que o IPL é sigiloso. Explique.

A

A autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade. Visa a evitar que a publicidade, em relação às provas já colhidas e àquelas q se pretende obter, prejudique a apuração do ilícito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual a previsão da OAB quanto ao acesso ao inquérito policial?

A

Ele tem direito de acesso aos autos e cópia mesmo sem procuração, mas a autoridade competente poderá delimitar o acesso do advogado aos elementos de prova relacionados à diligências em andamento e ainda não documentadas nos autos, quando houver risco de comprometer a eficácia ou a finalidade das diligências. Se o IPL estiver sob sigilo, o advogado deve apresentar procuração.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Tendo em vista que os dados do INC são sigilosos, os atestados de antecedentes criminais podem mencionar instauração de inquérito?

A

Não. Conforme lei 12.037/2009, é vedado mencionar a identificação criminal do indiciado em atestados de antecedentes ou em informações não destinadas ao juízo criminal, antes do trânsito em julgado da sentença condenatória.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A autoridade policial mandará instaurar inquérito para a apuração de qualquer infração que tiver conhecimento?

A

Não. Apenas para apurar infração penal em que caiba ação pública.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

No caso de denúncia anônima, o Delegado deve instaurar IPL?

A

Neste caso, o Delegado deverá verificar a procedência das informações antes de instaurar IPL.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

É possível o oferecimento de notícias de crime à autoridade judicial?

A

Não. Se isso ocorrer, o juiz a encaminhará ao MP para providências cabíveis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Qual o dever do Delegado ao tomar conhecimento da ocorrência de crime sujeito à ação penal pública incondicionada por meio de suas atividades de rotina?

A

Pelo princípio da ação penal pública incondicionada, ele é obrigado a instaurar inquérito de ofício.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O inquérito pode ser instaurado de maneira genérica?

A

Apenas excepcionalmente, quando, por ex., é certa a materialidade e incerta a autoria. NÃO PODE HAVER O INVERSO, ou seja, indiciamento de pessoa certa por fato ainda desconhecido ou carente de um mínimo de respaldo material.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual o significado de indiciamento?

A

Significa imputação, no âmbito do inquérito, da prática de ilícito.

17
Q

É ilegal a autoridade policial, ante delação anônima, adotar medidas informais destinadas a apurar, previamente, possível ocorrência de eventual situação de ilicitude penal?

A

Conforme o STJ, sim, ele pode averiguar, previamente, em averiguação sumária, com prudência e discrição, e desde que o faça com o objetivo de conferir a verossimilhança dos fatos nela denunciados.

18
Q

Na prisão em flagrante pode ser apreendido celular? E como ocorre o acesso aos seus dados?

A

É dispensável ordem judicial para apreensão de celular porque a busca pessoal e de objetos faz parte da prisão em flagrante, no entanto, as mensagens armazenadas no aparelho estão protegidos pelo sigilo telefônico, que compreende igualmente a transmissão, recepção ou emissão de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons e informações de qualquer natureza, por meio de telefonia fixa ou móvel, ou ainda, por meio de sistemas de informática e telemática. Tal acesso deve se dar com autorização judicial prévia.

19
Q

Em caso de mandado de busca e apreensão em que o juiz menciona telefones celulares, tablets, smartphones, etc., há necessidade de autorização judicial para acesso aos seus dados?

A

Não, porque já está implícito o acesso aos conteúdos.

20
Q

Qual o prazo para o término do inquérito policial se o indiciado tiver sido preso em flagrante ou preso preventivamente?

A

10 dias na esfera estadual e 15 dias prorrogáveis por mais 15 na esfera federal.

21
Q

Qual o prazo para o término do inquérito quando o réu estiver solto mediante fiança ou sem ela?

A

30 dias.

22
Q

O STJ considera ilegal portaria editada por juiz federal que, fundada na resolução do Conselho da Justiça Federal número 63 de 2009 estabelecer tramitação direta de inquérito policial entre polícia federal e Ministério Público Federal?

A

Não. A tramitação direta de inquéritos entre a polícia judiciária e o órgão de persecução penal ao invés de violar preceitos constitucionais atende à garantia da duração razoável do processo, com célere tramitação, bem como ao princípio da economia processual e da eficiência. Isso não afasta a necessidade de observância da cláusula de reserva de jurisdição, ou seja , a necessidade de pronunciamento judicialquando for necessário do são de medidas que possam irradiar efeitos sobre os garantias individuais.