Ação Penal Flashcards
Quem é o titular da são pública incondicionada?
O Ministério Público independente de qualquer manifestação de vontade do ofendido ou de terceiros para ser intentada. Será promovida por denúncia do mistério Público.
Quais os princípios que regem ação pública em condicionada?
Obrigatoriedade e indisponibilidade.
Explique o princípio da obrigatoriedade. Há exceções a tais princípios?
Presentes os requisitos legais Ministério Público obrigado a deflagrar a persecução penal em juízo , oferecendo denúncia.exceções: transação penal (art. 76 da lei 9099/95- havendo representação ou tratando-se de crime de ação penal pública incondicionada, Não sendo caso de arquivamento , o Ministério Público poderá propor aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multas) e acordo de colaboração previsto na lei contra o crime organizado (art. 4, par. 4 da lei 12.850/2013).
Explique o princípio da indisponibilidade. Há exceções?
O Ministério Público não pode desistir da ação penal. Na ação penal pública deve haver uma correlação entre a sentença e acusação inicial, mesmo que mistério Público peça absolvição nas alegações finais (art. 385 do Código de Processo Penal). Exceção a princípio da indisponibilidade : suspensão condicional do processo art. 89 da Lei 9099 de 1995.
Ação penal pública observa o princípio da indivisibilidade?
Não. O Ministério Público é livre para formar sua convicção incluindo na denúncia as pessoas que entende terem praticado ilícitos penais , mediante a constatação de indícios de autoria e materialidade. ademais, há possibilidade de denúncia até a sentença.
Penal privada impera a indivisibilidade. explique.
Como a ação penal privada é pela conveniência e oportunidade , é uma faculdade do querelante e ele deve empreender em relação a todos .Ministério Público a fiscal da indivisibilidade
É necessário a dupla imputação os crimes ambientais?
Segundo STF, a CF não condiciona responsabilização penal da pessoa jurídica pelos crimes ambientais à persecução penal da pessoa física em tese responsável no âmbito da empresa.
Quando ocorre a ação penal pública condicionada?
Art. 24- Nos crimes de ação pública esta será promovida por denúncia do Ministério Público , mas dependerá quando a lei exigir , de requisição do ministro da justiça ou de representação do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.
O que é representação?
É a manifestação de vontade da vítima ou de seu representante legal autorizando instauração da persecução penal. Era dirigido ao Ministério Público, à autoridade policial ou ao juiz. Pode ser exercido pessoalmente ou por procurador com poderes especiais, mediante declaração escrita ou oral. Assim , ela prescinde de qualquer rigor formal, bastando a demonstração inequívoca da parte interessada.
Qual o prazo para representação?
O prazo para representação é DECADENCIAL de seis meses, contados do dia em que se sabe quem é o autor do fato ou , no caso de ação privada subsidiária da pública ,do dia em que se esgotar o prazo para oferecimento da denúncia.
A representação vincula a atuação do Ministério Público?
Não.o Ministério Público pode na denúncia enquadrar a conduta em outro dispositivo legal, ou mesmo promover pelo arquivamento da representação.
O que é retratação?
É o arrependimento em relação a representação antes do oferecimento da denúncia. O ofendido pode retratar-se da representação, o que obsta a ação penal. A representação será irretratável depois oferecida denúncia. Cabe retratação da retratação antes do término do prazo decadencial.
Qualquer crime de estupro de vulnerável seria de ação penal pública incondicionada?
Não. Em regra , o crime de estupro é de ação penal pública condicionada à representação , sendo incondicionada em apenas duas hipóteses : vítima menor de 18 anos ou pessoa vulnerável. Em se tratando de pessoa incapaz de oferecer resistência apenas na ocasião da ocorrência dos atos libidinosos, deve-se respeitar seu direito de escolha de não expor sua infelicidade à publicidade do juízo.
O príncipe o rege a ação penal privada?
Princípio da conveniência ou oportunidade. Ao ofendido ou a quem tenha capacidade para representá-lo caberá em intentar a ação privada.
Qual a consequência da homologação judicial do acordo de composição de danos civis na ação penal de iniciativa privada ou na ação penal pública condicionada a representação?
Acarreta a renúncia ao direito de queixa ou representação.