INFORMÁTICA Flashcards
Solftware malicioso que permite o acesso ao computador enquanto oculta sua atividade. Usuário com controle total da máquina.
ROOTKIT
Também conhecido como Software de engano. Soltware malicioso que faz com que os usuários de computadores acessem sites infestados por malwares.
SCAREWARE
Artifício utilizado para combinação de pesquisas
“OR”
Protocolo padronizado e instituído pela ISO para ENVIO de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de saída/servidores de envio.
SMTP - Simple Mail Transfer Protocol
Portas de Comunicação do SMTP
25 - Primogênita
587 - Recomendada (visa minimizar a quantidade de Spams na Internet do Brasil), por possuir maior segurança, requerindo dos pacotes uma pré-avaliação em outro servidor antes de chegarem ao servidor de Saída/Envio. Tornando o processo mais seguro.
Protocolo padronizado e instituído pela ISO para RECEBIMENTO de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de entrada.
POP - Post Office Protocol
IMAP - Post Office Protocol
Também classificado com Protocolo Offline de Entrada. Trabalha com a transferência da mensagem para o dispositivo configurado a receber, realizando o download da informação e fechando a conexão, apenas permitindo um acesso por uma vez. Dessa forma o e-mail será retirado (BAIXADO) do servidor de entrada e será armazenado no dispositivo ajustado como o protocolo POP para recebimento dos e-mails (armazenado localmente).
POP
Protocolo que requer autenticação de usuário e senha, sendo a melhor opção para utilizar na internet.
POP3
POP2: realiza operação apenas por autenticação de endereços IP.
Porta de comunicação do POP3
110
Protocolo Online de Entrada. Trabalha com a sincronização do dispositivo configurado com o servidor de mensagens, de forma poder acessar de acordo com as configurações escolhidas quase em tempo real as informações no servidor, além de permitir acessos simultâneos a uma conta de e-mail.
IMAP
Porta de comunicação do IMAP
143
Protocolo reservado para fazer a tradução de endereços entre privados e públicos
NAT
Programas instalados em um navegador ou página Web que permitem a utilização de recursos que não estão disponíveis nativamente por meio do HTML
PLUGIN
Ferramenta que funciona junto com o navegador. Consegue manipular conteúdos em uma página e conectar-se a outros serviços para compartilhamento e acesso a dados úteis aos usuários. Podem impedir acesso a um conteúdo. Ampliam as funcionalidades de um navegador.
EXTENSÃO
Formas de deteção de Malware pelo Antivírus
a) Pelo Conteúdo
b) Pelo Formato do Arquivo (Banco de dados)
c) Pela Heurística (comportamento do malware)