Informática Flashcards
No que diz respeito aos conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias em informática, um componente de hardware de um computador é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador, sendo que sua operação dá-se com números e símbolos representados no sistema binário, incorporando as funções de uma CPU, operando como um dispositivo multifuncional programável que aceita dados digitais como entrada, os processa conforme as instruções armazenadas na memória e fornece resultados como saída.Esse componente de hardware é conhecido por:
Microprocessador
No que se refere aos componentes de hardware dos computadores, um dispositivo é empregado exclusivamente na saída dos dados já processados, com suporte à impressão nos tamanhos A2, A1 e A0, viabilizando a confecção de projetos de grande porte como outdoors e banners. Atualmente, existem dois tipos desse periférico, os de corte e os de impressão. Enquanto a versão de corte apenas recorta os desenhos em papéis especiais, muito úteis para criar adesivos, por exemplo, a versão de impressão, por sua vez, trabalha com impressões em grande escala e em alta qualidade.Esse dispositivo de saída é conhecido como:
Plotter é uma impressora de alta precisão que imprime em grandes dimensões, como mapas, projetos de engenharia, gráficos e plantas arquitetônicas.
No que concerne à configuração, à administração e ao gerenciamento de serviços de rede em ambiente Linux, o diretório raiz é aquele com maior hierarquia entre todos do sistema, significando que todos os diretórios do Linux ficam abaixo dele. No Linux, um diretório armazena as definições dos dispositivos de entrada/saída, outro, os arquivos de configuração do sistema, e um terceiro, os aplicativos usados na administração do sistema. Esses três diretórios são, respectivamente:
/dev: Abstração do Kernel onde ficam os arquivos para acesso dos dispositivos do sistema, como discos, cd-roms, pendrives, portas seriais, terminais, etc. Os arquivos são descritores que facilitam o acesso aos dispositivos. Este diretório é um pseudo-filesystem, e não existe no disco. Seu conteúdo, por exemplo, tem descritores de dispositivos como /dev/sda, /dev/cdrom, etc./etc: Arquivos necessários à configuração do sistema. São necessários para a carga do sistema operacional. Ele possui arquivos importantes tais como: fstab, exports, passwd, shadow, group, hosts, hosts.allow, hosts.deny, inittab, ld.so.conf, mtab, profile, services, etc. Nele também residem os arquivos de configuração das interfaces de rede./sbin: Arquivos essenciais ao sistema, como aplicativos e utilitários para a administração da máquina. Normalmente só o superusuário tem acesso a estes arquivos, tais como: fdiskm,, init,, mkswap,, reboot, swapon e swapoff.
No que diz respeito ao hardware empregado nos computadores atuais, atualmente, tem sido utilizado uma interface padrão para conexão de HDs, SSDs e outros dispositivos, ilustrado na figura a seguir. É um barramento serial, no qual é transmitido um único bit por vez em cada sentido, o que elimina os problemas de sincronização e de interferência encontrados nas interfaces paralelas, permitindo que sejam usadas frequências mais altas. Graças a isso, o cabo utilizado é bastante fino, contendo apenas 7 pinos, dos quais, 4 são usados para transmissão de dados; 2 fios fecham cada um dos dois circuitos; 3 fios são terras, que ajudam a minimizar as interferências.
Esse barramento é conhecido pela sigla:
SATA(Serial ATA, S-ATA) é uma interface debarramentode computador que conecta adaptadores debarramentode host a dispositivos de armazenamento em massa, como unidades de disco rígido(HD), unidades ópticas e unidade de estado sólido.(SSD)
No que diz respeito aos conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias em informática, nos microcomputadores Intel existe um firmware armazenado em um chip na placa do sistema. Quando se inicia a máquina, esse microcódigo é o primeiro software executado, identificando o hardware, configurando, testando e o conectando ao sistema operacional para instruções adicionais, caracterizando um processo de inicialização.
Esse firmware é conhecido por:
BIOS é responsável por inicializar o hardware do computador durante o processo de inicialização (boot), realizando uma série de verificações de hardware, testes e configurações básicas.
é um comando do LINUX usado para listar arquivos e diretórios, exceto os arquivos escondidos?
is*
a tecla de função F7 faz o que no writer?
verificar ortografia e gramática.
a sigla para referenciar o sistema de arquivos padrão para organizar os dados armazenados no windows 10 br?
NTFS
No Linux, um diretório armazena as definições dos dispositivos de entrada/saída?
dev,
No Linux, um diretório armazena os arquivos de configuração do sistema?
etc
No Linux, um diretório armazena os aplicativos usados na administração do sistema?
sbin
Um usuário de um computador com sistema operacional Linux precisa utilizar o comando básico rm, via linha de comando. Nesse caso, significa que ele deseja:
apagar arquivos e diretórios
Um usuário de um computador com Linux obteve um software que pode ser executado, copiado, distribuído e modificado pelo usuário sem restrições. Esse tipo de software é conhecido como:
software livre
é possível pressionar uma tecla de função sobre o nome de um arquivo, no gerenciador Explorer do sistema operacional Windows 10 BR, com o objetivo de renomear esse arquivo. A tecla de função é:
F2
No uso dos recursos do Windows 10 BR (x64) em um microcomputador Intel, um funcionário da Prefeitura de Primavera do Leste – MT está trabalhando com quatro aplicações diferentes, em regime de concorrência, na modalidade multitarefa preemptiva. Para acessar uma dessas aplicações diretamente, sem o auxílio de uma janela de diálogo, ele deve executar o seguinte atalho de teclado:
Alt + Esc