Inflamação Flashcards
Definição de inflamação
Cascata de eventos ativada tanto pela imunidade inata quanto pela adaptativa sempre que o organismo é submetido a uma lesão ou a um trauma. O objetivo desse processo é inativar o agressor, restringir danos no local e reparar o tecido danificado. A principal característica histológica da inflamação é o acúmulo de células do SI no local. Não é ativada somente por agentes virais ou bacterianos, mas por todos os fatores que causem danos às células (ex: exposição ao sol).
Sinais clínicos e laboratoriais da inflamação
Calor - devido à hiperemia e do aumento do metabolismo local
Rubor - devido à hiperemia e ao reflexo neural que causa vasodilatação
Edema (tumor) - decorrente do aumento da permeabilidade vascular, que aumenta o volume hídrico local
Dor - causada pela irritação química nas terminações nervosas e pela compressão
Perda de função - pode ser temporária ou permanente
Laboratoriais: aumento da velocidade de sedimentação das hemácias, redução dos níveis séricos de ferro, aumento da vascularização e do tamanho dos linfonodos, liberação de proteínas de fase aguda
Atores da inflamação
- Células endoteliais dos vasos sanguíneos
- Leucócitos vindos do sangue
- Mastócitos, macrófagos e fibroblastos residentes no tecido
- Ceratinócitos (células da pele)
Elementos fluidos da inflamação
- Mediadores da inflamação
- Moléculas de adesão
- Cascata de coagulação
- Sistema complemento
- Citocinas
- Hormônios
Processo inflamatório e suas etapas
Liberação de mediadores pelas células do SI ou diretamente por células danificadas ↓ ◼ Alterações no calibre e fluxo vascular ↓ ◼ Aumento da permeabilidade vascular ↓ ◼ Eventos celulares: aderência / diapedese / quimiotaxia / fagocitose ↓ ◼ Reparação: fagocitose/ ativação de fibroblastos / neovascularização do tecido / diferenciação celular
Mediadores da inflamação - Exemplos
O tecido lesado (ou o próprio agente agressor) libera substâncias conhecidas como “MEDIADORES DA INFLAMAÇÃO”. ◼ Exemplos de mediadores: ◼ liberados pelos tecidos: aminas vasoativas, prostaglandinas, leucotrienos, fatores do complemento, fatores quimiotáticos, citocinas, óxido nítrico, etc ◼ liberados pelo agressor: enzimas, toxinas, LPS (lipopolissacarídeo - toxina bacteriana).
Alterações vasculares da inflamação
◼ Vasoconstricção (minutos iniciais); ◼ Vasodilatação pela liberação de histamina pelos mastócitos; ◼ Aumento de permeabilidade leva ao edema; ◼ Aumenta a concentração de eritrócitos e o aumento da viscosidade sanguínea local; ◼ Expressão de moléculas de adesão pelas células endoteliais
Diapedese - Definição
Passagem dos leucócitos através dos capilares sanguíneos em direção ao tecido conjuntivo.
Fatores que favorecem a diapedese
vasodilatação, da viscosidade local e fluxo sanguineo mais lento. o abertura de “fendas” pelo endotélio (separação entre as células endoteliais). o expressão aumentada de moléculas de adesão, tanto pelo endotélio como pelos leucócitos.
Moléculas de adesão - onde estão presentes, estímulo de expressão, função
presentes no leucócito e no endotélio - se encaixam de maneira complementar. ◼ Sua expressão na superfície celular aumenta quando as células são estimulados por mediadores inflamatórios. ◼ Permite a aderência, a marginação e a diapedese do leucócito através do endotélio. ◼ Determinam quando e quais leucócitos migrarão para um tecido em particular.
Grupos de moléculas de adesão
Selectinas: importantes no processo de rolamento (frenagem). ◼ Integrinas: promovem grande adesão do leucócito ao endotélio. ◼ Ig-superfamília: permitem a diapedese.
Quimiotaxia - O que é
Locomoção orientada ao longo de um gradiente químico.
Quimiotaxia - Fatores quimiotáticos
Endógenos - representadas por componentes do Sistema Complemento (C3a, C5a), metabólitos do ácido araquidônico e citocinas.
Exógenos - são os próprios produtos bacterianos.
Mediadores químicos - origem, aonde se ligam, o que estimulam, período de ação, efeitos
os mediadores químicos originam-se das proteínas do plasma ou são secretados por células. ◼ ligam-se a receptores específicos na célula alvo. ◼ podem estimular a liberação de outros mediadores. ◼ Possuem, em geral, curto período de ação. ◼ têm efeitos em um alvo ou diversos alvos. ◼ efeitos diferentes em células diferentes (pleiotrópico).
Principais mediadores químicos - função e tempo de ação
◼ Histaminas e Serotonina (temperatura corporal) – liberadas minutos após ativação de mastócitos, ação curta ◼ NO – Oxido Nitrico (explosão respiratória): liberação imediata, vasodilatação, ação curta ◼ Cininas – Bradicinina (dilatação e permeabilidade vascular): liberação imediata, ação dura horas ◼ Prostaglandinas (permeabilidade, febre): liberadas após 4-6 horas da agressão, ação duradoura ◼ Citocinas: liberadas após 4-6 hs pelos leucócitos. Ex TNF, IL-1 e IL-6 ◼ Fatores do complemento (opsoninas)