Infecções de Pele e partes moles Flashcards
Linhas de ataque à pele:
Atingem outros sítios por lesões na pele: Manifestações cutâneas de infecções sistêmicas. Lesão da pele mediada por toxinas microbianas em outros sítios do corpo.
Infecções para outros sítios através da pele ocorrem por…
Lesões microscópicas, lacerações, queimaduras, cirurgias, úlceras de decúbito, inserção de cateteres.
Manifestações cutâneas de infecções sistêmicas.
Infecções anaeróbicas necrotizantes por sepse intra-abdominal, hanseníase…
Lesão da pele mediada por toxinas microbi-anas em outros sítios do corpo
Escarlatina, síndrome do choque toxico.
Defina foliculite, causas, patógeno mais comum associado.
> Foliculite é uma infecção bacteriana dos folículos pilosos. > Transpiração, trauma, fricção e oclusão da pele são conhecidos por potencializar a infecção. > Staphylococcus aureus. #O crescimento de pelos grossos na pele pode provocar irritação ou inflamação crônica, que simulam a foliculite infecciosa (pseudofoliculite da barba).
Defina abscesso
É uma coleção localizada de pus na pele envolto por membrana, podendo ocorrer em qualquer superfície da pele
Furúnculo e carbúnculo são exemplos de …
abscesso cutâneo.
Diferencie furúnculo de carbúnculo
> Furúnculos são abscessos cutâneos causados por infecção estafilocócica que acomete o folículo piloso e os tecidos circundantes. > Carbúnculo (antraz) é um agrupamento de furúnculos conectados no subcutâneo.
Causas de folículite
Os fatores predisponentes incluem a colonização da pele ou narinas por bactérias, clima quente e úmido, e oclusão ou anormalidades na anatomia dos folículos. As bactérias que causam abscessos cutâneos são tipicamente inerentes à pele das áreas acometidas
Impetigo
Impetigo é uma infecção superficial da pele com bolhas ou crostas, causada por estreptococos, estafilococos ou ambos. Ectima é uma forma ulcerativa de impetigo.
Erisipela
Inflamação cutânea caracterizada por lesões em placas, elevadas, enduradas e sensíveis com margens bem delimitadas. Entram por trauma na pele disseminam-se pelos vasos linfáticos e podem atingir o tecido subcutâneo e o gorduroso.
Celulite
É uma infecção bacteriana aguda da pele e tecido subcutâneo, geralmente causada por estreptococos ou estafilococos
Diferença entre celulite e erisipela
A diferença entre é o local onde a bactéria se aloja e causa a infecção. > Erisipela a infecção se dá nas camadas mais próximas do exterior, acometendo a epiderme e a camada mais superficial da derme. > Celulite é uma infecção mais profunda, infectando o tecido gorduroso na hipoderme e a camada profunda da derme.
Fascíte necrosante
Infecção bacteriana destrutiva com rápida progressão no tecido subcutâneo e fáscia superficial. A evolução para fasciíte Necrosante se dá a partir de infecções mais superficiais como a celulite ou erisipela.
São anaeróbios facultativos, não formadores de esporos, imóveis, catalase positivos…
Bactérias do gênero Staphylococcus. > Os estreptococos são coagulase - (importante mecanismo de avaliação).
O S. aureus é coagulase ________ e o S. epidermidis e S. saprophyticus são coagulase _________.
Positivo e negativo respectivamente..
Os estafilococos coagulase negativos, em sua maioria, são membros…
da microbiota humana normal.
Quais são as estruturas antigênicas do gênero Staphylococcus
Peptidoglicano: induz produção de IL-1 (sendo um pirógeno) e anticorpos. Ácido teicóico e lipoteicóico: induz produ-ção de anticorpos. Proteina A (S. aureus): adesina MSCRAMM. Liga-se a porção Fc da IgG, interferindo na opsonização.
Mecanismo de ação e função da coagulase e lipases das bactérias do gênero Staphylococcus
Coagulase: polimeriza fibrinogênio, deposi-tando fibrina sobre a bactéria o que ga-rante evasão. É uma enzima extracelular. Lipases: inibem lipídeos bactericidas sendo um mecanismo de evasão.
Manifestações cutâneas do Staphylococcus aureus
Impetigo, foliculite, forúnculo e carbúnculo
Manifestações graves do S. aureus em outros sítios
Pneumonia Endocardite Meningite Intoxicação alimentar
O que é síndrome do choque toxico?
Causada por exotoxinas (TSST-1 superantígeno) estafilocócicas (aureus) ou estreptocócicas. Os sintomas são febre alta, hipotensão (que pode ser refratária), exantema eritematoso difuso e disfunção de múltiplos órgãos. Em baixas concentrações, a toxina causa o rash que descama e em altas concentrações ela tem importante efeito citotóxico > comum com o uso de absorventes internos.
O que é síndrome da pele escaldada?
Reação a uma infecção cutânea por estafilococos, na qual a pele se solta e descasca, como se tivesse sido queimada. Afeta geralmente neonatos e crianças e é causada pela presença de toxinas esfoliativas > ETA e ETB (proteases destroem junções celulares) Além da pele que se solta, a pessoa sente febre, calafrios e fraqueza.
Impetigo bolhoso é uma forma localizada de…
Síndrome da pele escaldada.
Intoxicação alimentar por estafilococos é uma intoxicação e não uma infecção presença de toxina bacteriana em alimentos e não pela ação direta do microrganismo.V ou F?
Verdadeiro.
Mecanismos de resistência do S. aureus.
> Produção de β-lactamases. > Resistentes a penicilinas (MRSA) independente da produção de β-lactamases (se dá por uma produção de proteína PBP2a uma proteína de ligação a penicilina de baixa afinidade pelo medicamento). > A resistência à vancomicina nas cepas (VRSA). > Sensibilidade intermediária à vancomi-cina (VISA).