INF 1 - RAIVA Flashcards
O vírus da raiva (RabV) é inativado a 50°C em 2 minutos ou a 30°C em 4 dias.
FALSO
inativado a 80º C
Exposição de 2 minutos na luz solar
Resiste até 14 dias em temperatura de 30ºC
O ciclo aéreo da raiva refere-se à raiva dos herbívoros, que envolve principalmente os bovinos e equinos, e na qual o principal vetor é o morcego hematófago.
FALSO
DUVIDA!!!
Ciclos da raiva
- Raiva urbana: refere-se à raiva em cães e gatos domésticos. Tem sido controlada por meio de vacinação de animais de companhia.
- Ciclo aéreo: refere-se à raiva em morcegos, sendo os demais ciclos denominados ciclos “terrestres”
- Ciclo rural (desmondina): refere-se à raiva dos herbívoros, que envolve principalmente os bovinos e equinos, e na qual o principal vetor é o morcego hematófago.
- Ciclo silvestre: refere-se à raiva associada a espécies silvestres, e pode englobar o ciclo aéreo.
O vírus da raiva (RabV) possui como genoma uma cadeia de RNA de fita simples E possui envelope.
VERDADEIRA
O vírus da raiva (RabV) é estávem em PH >5,0 e <10,0.
VERDADEIRA
No ser humano, o período médio de incubação é de 20 a 60 dias, embora haja relatos de períodos excepcionalmente longos.
VERDADEIRA
Corpúsculos de Negri são agrupamentos de proteínas celulares formando corpúsculos de inclusões intracitoplasmáticas, especialmente encontrados nos citoplasmas dos neurônios e células de Purkinje, no cerebelo.
FALSA
PROTEÍNAS VIRAIS E NÃO PROTEINA CELULAR
Agrupamentos de proteínas virais formando corpúsculos de inclusões intracitoplasmáticas, denominados de corpúsculos de Negri, são especialmente encontrados nos citoplasmas dos neurônios e células de Purkinje, no cerebelo.
No Brasil, a partir de 2013, a principal espécie animal transmissora da raiva ao ser humano é o morcego hematófago Desmodus rotundus.
Até 2013 os cães eram considerados os principais vetores
VERDADEIRA
A observação clínica permite levar somente à suspeição da raiva, pois os sinais da doença não são característicos e podem variar de um animal a outro ou entre indivíduos da mesma espécie.
VERDADEIRA
Alcançando o SNC e após intensa replicação, os vírus seguem centrifugamente para o sistema nervoso periférico e autônomo, alcançando órgãos como o pulmão, o coração, os rins, a bexiga, o útero, os testículos, o folículo piloso e, principalmente, as glândulas salivares, sendo eliminados pela saliva.
VERDADEIRA
A variabilidade do período de incubação do vírus da raiva independe de fatores como capacidade invasiva e ponto de inoculação.
FALSA
DEPENDE
Período de incubação:
A variabilidade do período de incubação DEPENDE de fatores como capacidade invasiva, patogenicidade, carga viral do inóculo inicial, ponto de inoculação (quanto mais próximo do SNC, menor será o período de incubação), idade, imunocompetência do animal, entre outros.
A imunofluorescência direta (IFD) apresenta resultados confiáveis quando realizados em amostras frescas, em 95-99% dos casos, no entanto o resultado é obtido somente após 48 horas da realização do teste.
FALSA 48 HORAS E O QUE ESTÁ ERRADO
O teste de IFD apresenta resultados confiáveis em POUCAS HORAS , quando realizados em amostras frescas, em 95-99% dos casos.
Teste de imunofluorescência direta:
*o teste mais utilizado para o diagnóstico da raiva é de imunofluorescência direta (IFD),
*recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Este teste pode ser utilizado diretamente numa impressão de tecido feita em lâmina de microscopia, ou ainda para confirmar a presença de antígeno de vírus da raiva em cultura celular.
O teste de IFD apresenta resultados confiáveis em poucas horas, quando realizados em amostras frescas, em 95-99% dos casos.
Para o diagnóstico direto, as impressões preparadas do hipocampo, cerebelo e medula oblongata são coradas com um conjugado específico marcado com substância fluorescente (anticorpos antirrábicos + isotiocianato de fluoresceína).
No teste de IFD, os agregados específicos da nucleocapside são identificados pela fluorescência observada. A IFD pode ser aplicada em amostras conservadas em glicerina, após repetidas operações de lavagem.
O teste de IFD apresenta resultados confiáveis em POUCAS HORAS , quando realizados em amostras frescas, em 95-99% dos casos.
VERDADEIRA
A raiva é uma DENÇA AGUDA do Sistema Nervoso Central (SNC) que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos.
VERDADEIRA
No Código Sanitário para os Animais Terrestre da OIE, o período de infecciosidade da raiva em carnívoros domésticos começa _______ dias antes do aparecimento dos primeiros sinais clínicos e termina com a morte do animal.
15 DIAS
morcego não hematófago Tadarida brasiliensis é o reservatório da variante__________ do vírus da raiva (RabV).
TIPO 4
VARIANTE ANTIGÊNICA 4: Morcegos não hematófagos Tadarida brasiliensis