Indicadores de saúde Flashcards
Quais tipos de dados são buscados para se avaliar o estado de saúde de uma população?
Dados negativos (não saúde), como os relacionados a morte, doenças e agravos.
O que é indicador de saúde?
Resumo de dados coletados com o objetivo de responder a questões relevantes para o planejamento e administração das ações de saúde.
Para que os indicadores de saúde são usados?
Para análise da situação de saúde, identificação dos principais problemas para a saúde pública, identificação dos fatores determinantes de processos de saúde/doença, o que é útil para promoção e prevenção da saúde, identificação dos grupos mais atingidos e vulneráveis, elaboração de políticas e avaliação da efetividade das ações de prevenção e assistência.
Quais são os critérios técnicos para a elaboração de indicadores de saúde?
Ter uma boa cobertura de dados, ou seja, dados disponíveis para toda a população, uniformização dos cálculos, facilidade de interpretação, sinteticidade e poder discriminatório, ou seja, que permita comparações.
Qual a diferença entre valores absolutos/brutos e valores relativos?
Os valores absolutos são obtidos de fontes secundárias ou geradas por observações de estudos epidemiológicos. Fatores relativos são valores fidedignos, permitem comparações no tempo e espaço definidos.
O que é coeficiente/taxa?
A taxa expressa velocidade ou intensidade de variação de um determinado fenômeno.
Qual é a diferença entre indicador e índice?
O indicador inclui apenas um aspecto relativo ao que se deseja medir e o índice sintetiza, em uma única medida, várias dimensões.
Quais medidas medem o risco de adoecer?
Medidas de morbidade = coeficiente de prevalência, que mede o número de casos existentes naquele momento, pode ser pontual ou de período, e coeficiente de incidência, que mede a quantidade de novos casos daquela doença em dado momento em um determinado lugar.
Quais medidas medem o risco de morrer?
Medidas de mortalidade = coeficiente de mortalidade geral, específica, materna e infantil
O que é morbidade?
Termo genérico para designar o conjunto de casos de uma dada afecção ou a soma de agravos à saúde que atingem um grupo de indivíduos.
Quais fatores podem aumentar a prevalência de uma doença?
Maior duração da doença, aumento na incidência, aumento da sobrevida, imigração de casos ou emigração de pessoas sadias, melhoria nos recursos diagnósticos, melhoria no sistema de informação.
Quais fatores podem diminuir a prevalência de uma doença?
Menor duração da doença, diminuição da incidência, maior letalidade, imigração de pessoas sadias e emigração de casos e aumento na taxa de cura.
O que a taxa de incidência de uma doença mede?
ela expressa a probabilidade ou risco de doença em uma população, durante um período de tempo. É uma medida de frequência. O numerador inclui apenas os diagnosticados no período especificado e o denominador inclui a população de risco para a doença.
O que é taxa de ataque?
É uma variante da taxa de incidência, é aplicada a uma população definida e observada por um tempo limitado, como em uma epidemia.
As doenças de curta duração são melhores caracterizadas pela prevalência ou incidência?
Incidência, pois a prevalência foi próxima ou ligeiramente maior que a incidência.