Evolução histórica da epidemiologia Flashcards
Qual é o foco de estudo da epidemiologia?
O processo saúde-doença, danos à saúde, eventos relacionados à saúde coletiva, padrões de ocorrência de doenças.
Como a epidemiologia estuda o processo saúde-doença?
A partir de dados da distribuição populacional e dos fatores determinantes das enfermidades.
Quais são os objetivos do estudo epidemiológico?
- Propor medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, fornecendo indicadores que sirvam de suporte para o planejamento, avaliação e administração dessas ações.
- Determinar a origem, estudar e controlar doenças de causas desconhecidas
- Adquirir conhecimentos acerca da etiologia e história natural da doença
- Avaliar os efeitos sóocioeconômicos das doenças e o custo-benefício das estratégias de controle
- Propor e aperfeiçoar planos de vigilância
Qual é o objeto de estudo da epidemiologia?
Qualquer dano ou agravo que afeta a população.
Qual é o princípio básico da epidemiologia?
Os agravos à saúde de uma população não acontecem por acaso, logo é preciso investigar os fatores determinantes dessas doenças para combatê-las.
Qual a importância do conhecimento dos fatores determinantes das doenças?
O conhecimento e esclarecimento desses fatores permitem a aplicação de medidas preventivas.
Quais são os principais usos da epidemiologia?
- Diagnóstico da situação de saúde
- investigação etiológica
- Determinação do risco
- Aprimoramento na descrição do quadro clínico
- Determinação do prognóstico
- Identificação de síndromes e classificação de doenças
- Planejamento e organização de serviços.
Qual a importância da epidemiologia?
Como a epidemiologia estuda o processo saúde-doença, os eventos relacionados à saúde pública, os fatores determinantes das doenças e a história natural da doença como um todo, ela se tornou importante para o manejo das doenças, para a prevenção, prognóstico, tratamento, administração de serviços de saúde, elaboração de políticas públicas de saúde e, consequentemente, para o avanço e promoção da saúde.
O que é teoria dos humores e a qual época ela pertence?
A teoria dos humores foi criada por Hipócrates, na Grécia Antiga, e dizia que o ser humano é constituído pelo equilíbrio e sua saúde depende da harmonia entre os humores e do balanceamento deles com elementos naturais, ou seja, considerava que a doença também era causada por fatores externos, pela interação deles com fatores internos. Foi a primeira a tentar explicar o processo saúde-doença por meio de um fundamento racional.
No que se baseia a Teoria Miasmática?
A teoria miasmática é um modelo causal que surgiu a partir da hipótese de que as doenças surgiriam a partir dos miasmas, que é o conjunto de odores fétidos provenientes de matéria orgânica em decomposição. A partir disso, cientistas do século XII começaram a quantificar padrões de natalidade, mortalidade, ocorrência de doenças, levando a identificação de diferenças entre sexos, distribuição urbano-rural, alta mortalidade infantil e variações sazonais presentes nas doenças. O modelo estatístico também foi introduzido com essa teoria, avaliando-se a eficácia dos tratamentos clínicos.
O que fez o pai da epidemiologia moderna?
John Snow sistematizou a metodologia epidemiológica a partir de dados de mortalidade por cólera em relação ao tempo, lugar e pessoa. Ele buscou associações causais entre a doença e os fatores determinantes por meio de exame dos fatos, avaliação das hipóteses existentes, formulação de novas hipóteses e obtenção de dados adicionais para testar essas novas hipóteses.
O que é a teoria contagionista?
É a teoria desenvolvida por pasteur que rejeitava a ideia da geração espontânea. A partir disso, outros cientistas foram desenvolvendo a microbiologia e, consequentemente, da teoria unicausal que determinava microorganismos como causadores das doenças. Assim, no final do século XIX, a determinação social da doença foi 100% rejeitada.
Qual foi a importância da teoria contagionista?
A descoberta dos microorganismos possibilitou o desenvolvimento de vacinas e soros.
Como surgiu a teoria multicausal?
Nos meados do século XX, quando a unicausal já não era mais suficiente para explicar as mudanças nas formas de adoecimento. Dessa forma, a industrialização e intensa urbanização foram as principais explicações para a mudança no perfil epidemiológico.
O que é o modelo ecológico?
O modelo ecológico é um modelo multicausal que explica o processo saúde-doença a partir de uma tríade ecológica: agente etiológico, hospedeiro e ambiente, sendo o processo saúde-doença resultante de interações entre esses 3 elementos. Essas interações também permitem que o agente etiológico seja transmitido de um indivíduo doente para um saudável.