Indicadores de Análise Técnica Flashcards
Quais são os dois tipos de Indicadores de Análise Técnica?
Rastreadores e Indicadores de Reversão (ou osciladores)
Qual é o principal rastreador?
Média Móvel
O rastreador média móvel é utilizada como?
São métodos de suavização da variação de preços , é utilizada como média aritmética ou exponencial. Mostra a direção da tendência após ela já ter sido iniciada (a tendência).
Qual o principal problema com as médias móveis?
Como é um indicador backward looking, variações no preço são capturados com atraso. Uma forma de suavizar essa discrepância é reduzir a janela da média, entretanto pode acontecer de o indicador gerar uma sinalização errônea de reversão.
O que são cruzamento dentro de média móveis?
A análise de quando a média móvel cruza alguma informação, em geral é média x preço ou média x média.
O que é média x preço e média x média?
Média x Preço: Se o preço cruza a média entende-se que trata-se de uma reversão e é sinal de operação. Quando o preço cruza a média de baixo para cima é tendência de alta e quando é de cima para baixo é tendência de baixa.
Média x Média: Compara-se ambas as médias móveis, quando a média mais rápida cruza a média mais lenta entende-se que é um sinal de reversão. Quando a média mais rapida cruza a mais lenta de baixo para cima, é movimento de alta. E quando a média mais rapida cruza a mais lenta de cima para baixo, é movimento de baixa.
O que é oscilador de média móvel?
Um gráfico que demonstra o cruzamento das médias, um gráfico plotado que demonstra a diferença entre a média mais rapida e a média mais lenta.
O que é a MACD (Moving Average Convergence Divergence)
É um oscilador que cruza duas linhas: 1) Uma que é uma combinação de duas médias móveis exponenciais de 12 e 26 periodos e 2) Linha sinal que é a média móvel exponencial de 9 períodos da linha MACD. (Ou seja é uma média móvel de 9 períodos observando a linha MACD)
É possível traçar um histograma com a informação da MACD, que será a subtração entre duas linhas e antecipa tais sinais pela sua direção.
O que são envelopes e bandas?
Um envelope é um canal (ou seja um intervalo) traçado em torno de uma média móvel (normalmente de 20 períodos) e traça um intervalo de 2 desvios padrões em torno dessa média móvel aritmética.
Bandas de Bollinger são formadas por 3 linhas:
Linha Central: Média Móvel Aritmética
Linha Superior e Inferior: +- 2 desvios da linha central
Quando a banda de bollinger expande e contrai o que isso implica?
Como estamos falando de um intervalo construido em cima de desvios padrões em relação a média, quanto maior ou menor for o desvio padrão da série histórica, maior ou menor será a banda de bollinger. Caso o desvio padrão aumente, a banda expande, e caso o desvio padrão caia, a banda contrai. Como desvio padrão é interpretada como a volatilidade nos mercados, temos que a banda de bollinger expande e contrai de acordo com a volatilidade dos papéis.
29As principais interpretações da banda de bollinger
- O estreitamento da banda de bollinger pode antecipar inicio de forte movimento direcional que em seguida levará a nova expansão da banda.
- Correções ou sinais de compra ou venda podem ocorrer quando preços fecham fora do intervalo da banda de bollinger.
Movimento Direcional
Rastreador que compara os preços extremos de hoje com o de períodos anteriores é formado por, é usado para demonstrar o inicio ou final de uma tendência.
ADX: Média de D+ e D-, normalizado entre 0 e 100
D+: Indicador movimento direcional positivo
D-: Indicador movimento direcional negativo
Funciona baseado em interpretações da posição da ADX em relação a D+ e D-:
Indicação de tendência latera: linha ADX inferior a 25 e abaixo de D+ e D-.
Sinalização de tendencia direcional: linha ADX ultrapassa o nível 25. Linha D+ acima da ADX, tendência de alta. Linha D- acima da ADX, tendência de baixa.
Osciladores (ou indicadores de reversão)
Indicador utilizado quando mercado anda de lado (mas não somente). A idéia é oscilar em relação a determinado patamar.
As extremidade dos osciladores são de sobrecompra e sobrevenda. Sobrecompra demonstra fadiga de compradores e pode sinalizar tendencia de baixa. Enquanto que sobrevenda é o contrário.
Índice de força Relativa - IFR (ou RFI)
O IFR mede a força de compradores e vendedores através da divisão das médias de variações dos períodos que fecharam em alta, pelas médias que fecharam em baixa.
Quanto maior a força relativa dos compradores, mais o índice se aproxima de 100. Se a força relativa dos vendedores predominar, o índice se aproxima de zero:
Sobrecompra -> Quando o índice se aproximar de 70, geralmente observam-se os preços máximos obtidos pelo ativo no período avaliado.
Sobrevenda -> Quando o índice se aproximas de 30, observando os preços mínimos obtidos pelo ativo.
Indicador Estocástico
Duas linhas que mostra a posição que o preço se encontra em relação a máxima e mínima de determinado período.
Linha %K: Tende a 100 quando o fechamento se aproxima do maior preço máximo do período e a zero quando se aproxima do menor preço mínimo
Linha %D: É uma média móvel de K
Quando %K (mais rápida) cruza %D (mais lenta) de baixo para cima, entende-se que é sinal de compra.
Quando %K cruza %D de cima para baixo, entende-se que é sinal de venda.