IN 20 SALMONELLA Flashcards
O preparo da amostra de peru para a detecção de Salmonella spp. será realizado colhendo-se _______________ gramas do material encaminhado
vinte e cinco gramas
Após serem coletadas, as amostras serão acondicionadas e enviadas o mais breve possível ao laboratório, mantendo a umidade e a temperatura entre _____ graus centígrados e _____ graus centígrados, aceitando uma variação de um grau centígrado a mais ou a menos.
dois graus centígrados e oito graus centígrados
V ou F:
O monitoramento de Salmonella spp. em carcaças realizado pelos estabelecimentos de abate registrados no SIF, com abate diário de dezesseis mil perus, é executado através de 6 ciclos por ano. Cada ciclo é composto por 8 amostras, das quais são aceitáveis no máximo 2 positivas, e frequência de 1 amostra/ semana.
VERDADEIRO
A coleta de amostra seguirá o disposto no Anexo II desta Instrução Normativa e atenderá os seguintes requisitos:
PARA FRANGOS?
PARA PERUS?
No caso de carcaças não submetidas ao processo de pré-resfriamento por imersão?
I - a amostra de frango será composta por uma carcaça inteira coletada de forma aleatória imediatamente após o gotejamento e antes da embalagem primária;
II - a amostra de peru será composta por, no mínimo, quinhentos gramas de partes de pele e músculo da região pericloacal, do pescoço e das asas, coletadas de uma carcaça selecionada de forma aleatória, imediatamente após o gotejamento e antes da embalagem primária; e
III - no caso de carcaças não submetidas ao processo de pré-resfriamento por imersão, a coleta será realizada após o resfriamento e antes da embalagem primária.
Os laboratórios não pertencentes à Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do SUASA emitirão os relatórios de ensaios contendo, no mínimo, as informações constantes do art. 14 desta Instrução Normativa além das seguintes:
I - número de registro do relatório de ensaio no laboratório;
II - identificação do laboratório e a portaria de credenciamento, quando for laboratório credenciado;
III - data do recebimento das amostras pelo laboratório e da expedição do resultado;
IV - resultados dos ensaios laboratoriais
V - metodologia de ensaio utilizada;
VI - identificação do responsável pela coleta;
VII - identificação e assinatura do analista do laboratório responsável pela análise das amostras.
Os laboratórios credenciados emitirão relatórios de ensaios segundo normativa específica.
V ou F:
As ações de controle e monitoramento de Salmonella spp. previstas serão avaliadas e revistas sistematicamente pelo DSA e DIPOA para o estabelecimento de metas que visem eliminar esse agente e estabelecer um nível adequado de proteção ao consumidor.
FALSO
As ações de controle e monitoramento de Salmonella spp. serão avaliadas e revistas sistematicamente pelo DSA e DIPOA para o estabelecimento de metas que visem REDUZIR A PREVALÊNCIA desse agente e estabelecer um nível adequado de proteção ao consumidor.
V ou F:
O monitoramento de Salmonella spp. em carcaças realizado pelos estabelecimentos de abate registrados no SIF, com abate diário de cinquenta mil e um a cem mil frangos e galinhas, é executado através de 4 ciclos por ano. Cada ciclo é composto por 26 amostras, das quais são aceitáveis no máximo 6 positivas, e frequência de 2 amostra/ semana.
VERDADEIRO
V ou F:
As amostras oficiais serão analisadas preferencialmente nos laboratórios que integram a Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do SUASA.
FALSO
As amostras oficiais SERÃO ANALISADAS nos laboratórios que integram a Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do SUASA.
Quando o estabelecimento de abate considerar que o controle de salmonela tenha se restabelecido poderá solicitar ao SIF que as amostras do ciclo oficial sejam coletadas em um intervalo de tempo menor, desde que autorizado pelo DIPOA.
O intervalo não poderá ser inferior a duas amostras semanais.
FALSO
O intervalo não poderá ser inferior a UMA amostra semanal.
V ou F:
O sorteio das amostras oficiais será realizado e divulgado pelo SIF, no momento da coleta.
FALSO
O sorteio das amostras oficiais será realizado e divulgado pelo DIPOA, sendo a grade de sorteio disponibilizada previamente aos SIFs responsáveis pela coleta.
V ou F:
Para a identificação e caracterização das culturas positivas, o laboratório responsável deve realizar os procedimentos de seleção, isolamento e testes moleculares para confirmação do gênero Salmonella.
FALSO
I - realizar os procedimentos de seleção, isolamento e testes BIOQUÍMICOS para confirmação do gênero Salmonella;
II - realizar a identificação dos sorovares;
III - manter atualizado o banco de dados do perfil genético dos sorovares isolados; IV - encaminhar o relatório dos resultados da identificação dos sorovares até o dia dez de cada mês aos Serviços de Inspeção das SFA nos Estados, à CGAL e ao DIPOA via eletrônica ou por sistema de informações gerenciais.
Quando forem identificados os sorovares Salmonella Typhimurium ou Salmonella Enteritidis o laboratório responsável notificará imediatamente ao SIF
correspondente e posteriormente encaminhará o relatório.
V ou F:
O DIPOA e o DSA serão responsáveis pela avaliação e gestão do programa, enquanto a CGAL será responsável pela divulgação dos resultados do banco de dados do perfil genético dos sorovares de Salmonella spp.
FALSO
O DIPOA, o DSA e a CGAL serão responsáveis pela avaliação, gestão e divulgação dos resultados do banco de dados do perfil genético dos sorovares de Salmonella spp.
V ou F:
Os estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte ou produção de ovos deverão implementar um programa de controle e monitoramento para Salmonella spp. nos seus plantéis
avícolas.
FALSO
Os estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte deverão implementar um programa de controle e monitoramento para Salmonella spp. nos seus plantéis
avícolas.
Para diagnóstico de salmonelas, poderão ser utilizadas as seguintes técnicas laboratoriais:
I - detecção do agente por isolamento em meio de cultura;
II - detecção do agente por métodos moleculares;
III - identificação antigênica do agente; e
IV - identificação do agente por métodos moleculares.
V ou F:
Quando forem detectados sorovares outros sorovares que não os descritos abaixo, o relatório de ensaio emitido por laboratório do SUASA conterá a informação: positivo para Salmonella spp. quando da detecção de outros sorovares:
b) positivo para Salmonella Enteritidis;
c) positivo para Salmonella Typhimurium;
d) positivo para Salmonella Gallinarium;
e) positivo para Salmonella Pullorum;
VERDADEIRO
A coleta de amostra atenderá, dentre outros, os seguintes requisitos:
A amostra de peru será composta por, no mínimo, duzentos gramas de partes de pele e músculo da região pericloacal, do pescoço e das asas, coletadas de uma carcaça selecionada de forma aleatória, imediatamente após o gotejamento e antes da embalagem primária;
I - a amostra de frango será composta por uma carcaça inteira coletada de forma aleatória imediatamente após o gotejamento e antes da embalagem primária;
II - a amostra de peru será composta por, no mínimo, QUINHENTOS gramas de partes de pele e músculo da região pericloacal, do pescoço e das asas, coletadas de uma carcaça selecionada de forma aleatória, imediatamente após o gotejamento e antes da embalagem primária; e
III - no caso de carcaças não submetidas ao processo de pré-resfriamento por imersão, a coleta será realizada após o resfriamento e antes da embalagem primária.
V ou F?
Quando ocorrer a violação de dois ciclos oficiais consecutivos, após ser notificado pelo SIF, o estabelecimento de abate além de atender ao disposto no art. 58 deve implementar novas ações de biosseguridade nos estabelecimentos fornecedores.
FALSO
Quando ocorrer a violação de dois ciclos oficiais consecutivos, após ser notificado pelo SIF, o estabelecimento de abate além de atender ao disposto no art. 58 deve solicitar de seus fornecedores intensificação das ações de biosseguridade.
Quando ocorrer a violação de dois ciclos oficiais consecutivos, após ser notificado pelo SIF, o estabelecimento de abate deve:
1 - realizar investigação para identificar a causa da violação, bem como adotar plano de ação para prevenção de novas violações;
2 - revisar os programas de autocontrole, com o objetivo de restabelecer a conformidade em relação a esse agente; 3 - comprovar ao SIF as ações adotadas, por meio de registros auditáveis em até vinte dias a contar da data da notificação.
4 - solicitar de seus fornecedores intensificação das ações de biosseguridade.
Quando ocorrer violação de três ciclos oficiais consecutivos, após ser notificado pelo SIF, o estabelecimento deve:
1 - realizar investigação para identificar a causa da violação, bem como adotar plano de ação para prevenção de novas violações;
2 - revisar os programas de autocontrole, com o objetivo de restabelecer a conformidade em relação a esse agente; 3 - comprovar ao SIF as ações adotadas, por meio de registros auditáveis em ATÉ VINTE DIAS a contar da data da notificação.
4 - solicitar de seus fornecedores intensificação das ações de biosseguridade.
5 - expedir o produto final após ensaio laboratorial de pesquisa de Salmonella spp. em laboratórios Credenciados da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do SUASA;
6 - tipificar as culturas para identificação do sorovar, em caso de ser detectada a presença de Salmonella spp.; e
7 - sequestrar e dar destino a produção para tratamento térmico que garanta a eliminação desses patógenos, fabricação de carne mecanicamente separada ou outro processo previamente aprovado pelo MAPA.
As medidas de controle descritas no caput deste artigo serão adotadas até que se obtenha o resultado de um ciclo oficial, conforme o disposto no Anexo III desta
Instrução Normativa.