Imunologia Flashcards

1
Q

Determinante antigénico o epítope:

A

es la porción de una macromolécula, responsable de inducir una respuesta inmune. Dentro de una macromolécula puede haber varios epítopes y cada uno de ellos genera una respuesta especifica distinta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Clases de Antígenos

A

X

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Procesamiento de los Ag

A

Muitas moléculas complexas devem ser processadas para induzir uma resposta imune adequada. Essa função é desempenhada pelos Monócitos e Células Dendríticas, além de fagocitarem os microrganismos, eles os digerem parcialmente onde selecionam os epítopos, que os ligam às moléculas do MHC.
A imunidade adquirida também detecta patógenos intracelulares e os ataca, através de LT citotóxica (LCD8+).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Remoción y destrucción del Ag

A

Descamação da pele, sebo, suor, são mecanismos de remoção dos Ag que entram em contato.
Muco, secreções respiratórias, gastrointestinais e geniturinárias são outras formas de remoção de Ag.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Células Presentadoras de Antígenos (APC)

A

Células dendríticas, macrófagos e linfócitos B são considerados apresentadores profissionais de Ag.
Fibroblastos, células epiteliais e células endoteliais vasculares são considerados apresentadores de Ag NÃO profissionais.
O sistema imunológico, por meio deles, seleciona nas células ou microrganismos a molécula mais imunogênica para apresentar aos linfócitos T.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Presentación de los Ag

A

Ag compostos por carboidratos podem ativar diretamente os LB
Proteínas e lipídios são apresentados tanto ao LB quanto ao LT por meio de moléculas especiais localizadas na membrana das células apresentadoras de Ag.
Essas moléculas são agrupadas em duas classes: Complexo Principal de Histocompatibilidade (HMC) e CD1.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Complejo Mayor de Histocompatibilidad (HMC)

A

Função principal de apresentar a proteína Ag aos linfócitos T.
Constitui a principal ponte entre a resposta imune inata ou natural e a adquirida ou específica.
O HMC desempenha funções de RECONHECIMENTO, DIFERENCIAÇÃO E DEFESA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Presentación del Ag por el sistema CD1

A

Eles representam linfócitos T e antígenos lipídicos NK.
Além de apresentarem Ag, estimulam a maturação das Células Dendríticas que acabam estimulando NK assim como LT e LB.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Anticuerpos

A

São glicoproteínas especializadas, também chamadas de Imunoglobulinas (Ig), produzidas pelos plasmócitos e que têm a característica de reagir especificamente com um Ag.
A composição da Ig é de 82% a 96% de proteínas e 4% a 18% de carboidratos.
Apresenta duas regiões funcionais diferentes, uma de grande variabilidade com capacidade de reconhecer um número ilimitado de moléculas diferentes. O outro, efetor, de composição constante e com capacidade de fixar o complemento, para facilitar a passagem do Ac por algumas barreiras.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Clases de Inmunoglobulinas (Ig)

A

Eles são reconhecidos pelos nomes:
IgA, IgD, IgE, IgG e IgM
Sua estrutura básica é semelhante em todas as classes, com variações específicas de cada uma e com diferenças moleculares em determinados locais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Estructura General de las Ig

A

Existem características comuns a todas as imunoglobulinas e outras específicas ou próprias de cada classe.
A característica geral mais importante comum a todos eles baseia-se na união de duas cadeias pesadas (H), por sua vez unindo duas cadeias leves (L). Unidos por ligações dissulfeto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Funciones de las Inmunoglobulinas

A

Apresentam duas funções específicas:
O primeiro, localiza e liga-se a um Ag presente na membrana de um microrganismo para imobilizá-lo ou aglutiná-lo; (Fragmento FAB)
A segunda, desencadeia uma série de reações biológicas destinadas a destruí-lo. (Fragmento FC)
imobilização: O Ac pode juntar-se aos flagelos e desta forma imobilizar os germes e reduzir a sua capacidade invasiva.
Neutralização: Abs reagem com toxinas ou partículas virais, impedindo assim a sua ligação às membranas celulares.
Ativação do complemento que aumenta a inflamação e a fagocitose.
Proteção do feto pela transferência de IgG da mãe para o feto através da placenta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

IgM

A

É o primeiro Ig a aparecer.
O recém-nascido tem uma quantidade mínima ao nascer, mas sua produção começa após o nascimento.
É encontrado quase exclusivamente no sangue.
É a principal imunoglobulina produzida na resposta imune primária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

IgG

A

Constitui 85% da Ig total presente no plasma.
Não é sintetizado pelo feto.
Passa ativamente para a placenta durante a gravidez, protegendo o feto.
Predomina na resposta imune secundária.

17
Q

IgA

A

Representa 10% a 15% da Ig total.
É a principal imunoglobulina em secreções e mucosas como: colostro, saliva, lágrimas e secreções dos sistemas respiratório, intestinal e geniturinário.
A ligação da IgA aos antígenos de superfície bacterianos e virais evita a ligação de patógenos às células da mucosa, inibindo infecções virais e bacterianas.
Defenda as portas de entrada.

18
Q

IgD

A

É a última Ig a aparecer na escala zoológica.
A concentração plasmática é baixa.
Foram detectados anticorpos IgD contra insulina, leite e penicilina, mas a sua importância biológica não é clara.
Papel essencial na diferenciação de linfócitos B virgens.

19
Q

IgE

A

É encontrado no plasma em concentrações muito baixas.
Assim que é secretada pelas células plasmáticas, a IgE entra na circulação e rapidamente se liga a receptores especiais.
Sua produção é local na submucosa do trato respiratório e digestivo, é iniciada pela estimulação de um alérgeno em um linfócito B ou também pelo Ag de helmintos e trematódeos.
Liga-se com alta afinidade aos mastócitos e basófilos, causando reações alérgicas.
Desempenha um papel no controle de doenças parasitárias, aumentando a expulsão mecânica do parasita.

20
Q

Semivida de los Anticuerpos

A

Medição de quanto tempo Ac permanece no sangue após ser secretado.
IgE: Meia-vida em circulação de 2 dias
Associado ao seu receptor de alta afinidade nos mastócitos, prolonga sua vida
IgA: meia-vida de 3 dias
IgM: Meia-vida de 4 dias
IgG: meia-vida circulante de 21 a 28 dias