Imunologia Flashcards
Explique a importante da inflamação para o sistema imune inato
A inflamação é importante para o sistema imune inato porque ajuda a combater infecções e lesões. Ela recruta células imunes para o local afetado, aumenta a permeabilidade dos vasos sanguíneos para permitir a entrada de células de defesa e elimina agentes patogênicos.
Defina imunidade humoral
Imunidade humoral refere-se à resposta imune mediada por anticorpos produzidos pelas células B. Esses anticorpos circulam no sangue e nos fluidos corporais, neutralizando antígenos e marcando-os para destruição.
O que são antígenos? Diferencie epítoco e hapteno
Antígenos são substâncias estranhas ao organismo que desencadeiam uma resposta imune. Epítopos são partes específicas do antígeno que são reconhecidas pelos anticorpos, enquanto haptenos são moléculas pequenas que se ligam a proteínas maiores para se tornarem imunogênicas.
Um epítopo ou ser terminante antigênico causa a produção de anticorpos?
Sim, um epítopo ou determinante antigênico pode causar a produção de anticorpos específicos.
O que são anticorpos?
Anticorpos, ou imunoglobulinas, são proteínas produzidas pelas células B que reconhecem e se ligam a antígenos, ajudando a neutralizá-los e marcá-los para destruição.
Qual região do anticorpo se liga ao Ag e qual região do Ac diferencia as classes de imunoglobulina (Ig)?
A região do anticorpo que se liga ao antígeno é a região variável da cadeia leve e da cadeia pesada. A região constante da cadeia pesada diferencia as classes de imunoglobulinas.
Cite as classes de Ig e suas funções
As classes de imunoglobulinas incluem
IgM (função inicial na resposta imune), IgG (principal anticorpo circulante), IgA (encontrado em secreções), IgE (envolvido em reações alérgicas) e IgD (papel não totalmente compreendido).
Explique como ocorre a memória imunológica
A memória imunológica ocorre quando o sistema imune “lembra” de um antígeno previamente encontrado, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente em futuros encontros com o mesmo antígeno.
Cite os componentes da imunidade celular
Os componentes da imunidade celular incluem linfócitos T (helper e citotóxicos), macrófagos, células dendríticas e células
NK (natural killer).
Qual a função dos linfócitos T Hélder é linfócitos T citotóxicos?
Os linfócitos T helper auxiliam na ativação de outras células do sistema imune, enquanto os linfócitos T citotóxicos destroem células infectadas ou cancerosas.
O que são células apresentadoras de antígenos?
Células apresentadoras de antígenos, como macrófagos e células dendríticas, capturam, processam e apresentam antígenos para as células T, iniciando a resposta imune adaptativa.
Explique as reações de hipersensibilidade imediata
As reações de hipersensibilidade imediata, como a alergia, são desencadeadas por uma resposta exagerada do sistema imune a substâncias inofensivas, levando a sintomas como inflamação, coceira e dificuldade respiratória.
Diferencie especificamente e sensibilidade de um imunoensaio
Especificidade e Sensibilidade em um
Imunoensaio:
- Especificidade: Refere-se à capacidade do teste em identificar corretamente a substância-alvo (antígeno) sem reagir com outras substâncias. Uma alta especificidade significa que o teste produzirá poucos resultados falsos positivos, ou seja, poucas vezes identificará erroneamente a presença do antígeno quando não está presente.
- Sensibilidade: Refere-se à capacidade do teste em detectar corretamente a substância-alvo
(antígeno) quando ela está presente.
Uma alta sensibilidade significa que o teste produzirá poucos resultados falsos negativos, ou seja, poucas vezes deixará de identificar a presença do antígeno quando ele está presente.
Explique a hemaglutinação e aglutinação em látex. Exemplifique uma utilidade desses métodos para o diagnóstico de patologias
Hemaglutinação e Aglutinação em Latex:
- Hemaglutinação: É um teste no qual anticorpos se ligam a antígenos presentes na superfície de células vermelhas do sangue (hemácias), formando aglomerados visíveis. Essa reação pode ser utilizada para identificar a presença de antígenos específicos em amostras biológicas.
- Aglutinação em Látex: É um teste em que partículas de látex são revestidas com antígenos ou anticorpos. Quando em contato com a amostra contendo o antigeno correspondente, ocorre a formação de aglomerados visíveis, indicando a presença do antígeno.
Utilidade para o diagnóstico de patologias: Ambos os métodos podem ser utilizados em testes de diagnóstico para identificar a presença de antígenos específicos, como na detecção de infecções virais ou bacterianas.
Diferencie os testes imunoenzimáticos e imunofluorescência
Testes Imunoenzimáticos e
Imunofluorescência:
- Testes Imunoenzimáticos: São testes que utilizam enzimas ligadas a anticorpos para detectar a presença de antígenos.
Exemplos comuns são os ensaios ELISA (ensaio imunoenzimático por ligação de anticorpos) e o teste de Western blot.
- Imunofluorescência: É uma técnica que utiliza fluorescência para marcar e detectar antígenos em amostras biológicas.