IMUNO I Flashcards
V ou F:
A principal função do sistema imunológico de um animal é gerar uma resposta inflamatória frente à infecção por agentes patogênicos.
FALSO
A principal função do sistema imunológico de um animal é protegê-lo de uma ampla
variedade de agentes infecciosos potencialmente patogênicos encontrados no meio ambiente.
V ou F:
O processo de formação do MAC inicia com a clivagem do C5 pela C5 convertase. Este é o último passo enzimático da cascata do complemento. C5 é clivada em C5a, que é liberada e C5b que permanece associado à membrana.
VERDADEIRO
V ou F:
Um dos resultados da resposta imunológica específica é a produção de células de memória – linfócitos T e B - que são específicos para o agente que induziu a sua produção. Essas células tem um tempo de vida prolongado, podendo durar vários anos ou por toda a vida do animal. Se o agente patogênico for novamente encontrado – mesmo anos depois - as células de memória auxiliam o organismo a responder mais depressa. A produção de células T e B de memória ocorre apenas quando a imunidade foi adquirida ativamente, através de uma infecção natural ou de vacinação.
VERDADEIRO
As funções do sistema complemento estão agrupadas em duas grandes categorias, quais são?
- lise celular pelo MAC
2. efeitos biológicos dos fragmentos proteolíticos gerados na cascata de ativação.
O componente central do sistema complemento é uma proteína chamada C5, que é um fator crítico para as funções efetoras desse sistema. As formas biológicas ativas da C5 são produtos de clivagem proteolítica.
FALSO
O componente central do sistema complemento é uma proteína chamada C3…
V ou F: Os interferons (IFNs) são substâncias químicas produzidas por células infectadas por vírus e/ou por linfócitos e outras células do sistema imunológico em resposta à exposição a antígenos. Existem duas classes de IFN: alfa e beta (também chamados de IFN imunes ou específicos e IFN gama.
FALSO
Existem duas classes de IFN: alfa e beta (também chamados de IFN não-imunes ou inespecíficos) e IFN gama.
V ou F:
As vias clássica e alternativa incluem semelhantes proteínas que são ativadas por diferentes caminhos para gerar enzimas chamadas C3 convertases que são capazes de clivar a C3 e produzir C3a e C3b.
As vias clássica e alternativa incluem diferentes proteínas que são ativadas por diferentes caminhos para gerar enzimas chamadas C3 convertases que são capazes de clivar a C3 e produzir C3a e C3b.
Num animal saudável, há dois sistemas básicos de defesa. Estes sistemas operam constante e simultaneamente, protegendo o animal de agentes infecciosos. Eles são:
- Defesas inespecíficas, naturais ou inatas (barreiras físicas, células, humorais)
- Resposta imunológica específica ou adquirida.
Alguns componentes do complemento são diretamente ativados ao ligar-se diretamente à superfície de microorganismos, desencadeando diretamente qual via?
Via alternativa do complemento.
Moléculas de imunoglobulinas (anticorpos), quando ligam-se a antígenos específicos podem ativar o complemento. Por esta razão, o complemento serve como um importante mecanismo efetor da imunidade humoral específica . A sequência de ativação do sistema complemento
iniciada por complexos antígeno-anticorpo, que é chamada de via
via clássica do complemento
V ou F:
As proteínas do complemento presentes no plasma sangüíneo, são normalmente inativas e podem ser ativadas espontaneamente na circulação.
FALSO
Embora as proteínas do complemento estejam presentes no plasma sangüíneo, elas são normalmente inativas e não podem ser ativadas espontaneamente na circulação. A ativação do sistema complemento ocorre apenas em certos locais e em resposta a determinados estímulos.
V ou F:
O sistema imunológico protege os animais das infecções definindo consistente e exclusivamente o que é “próprio” - as células e antígenos normais do animal - e defendendo contra microorganismos e outras substâncias estranhas (não-próprias).
FALSO.
O sistema imunológico protege os animais das infecções definindo consistente e PRECISAMENTE o que é “próprio” - as células e antígenos normais do animal - e defendendo contra microorganismos e outras substâncias estranhas (não-próprias).
V ou F: Os interferons (IFNs) são substâncias químicas produzidas por células infectadas por vírus e/ou por linfócitos e outras células do sistema imunológico em resposta à exposição a antígenos.
VERDADEIRO
V ou F:
A era moderna da vacinação iniciou em torno de 200 anos atrás, quando Edward Jenner demonstrou que poderia proteger pessoas da enfermidade “smallpox” (varíola) pela prévia exposição ao agente da “cowpox” bovina.
VERDADEIRO
V ou F:
Em estágios iniciais da via clássica, moléculas de anticorpos ligadas a antígenos específicos ativam a atividade proteolítica de três proteínas do complemento, chamadas: C1, C4 e C2, levando a formação do complexo C4b2a que funciona como a C3 convertase da via clássica. Na via alternativa, o C3b é gerado espontaneamente em baixos níveis liga-se ao componente do complemento chamado Bb gerada pela clivagem proteolítica da proteína chamada fator B. O complexo C3bBb é chamado de C3 convertase da via alternativa.
VERDADEIRO