Imunizações Flashcards
Pai, 32 anos, tomou vacina da febre amarela há 12 anos.
Mãe, 30 anos, nunca tomou vacina e amamenta filho de 5 meses.
Filho de 5 meses nao tomou a vacina.
Filho de 4 anos nao tomou a vacina.
Quem deve vacinar para febre amarela?
É dose unica, logo o pai nao precisa*
O lactente só recebe aos 9 meses de idade, entao tambem nao precisa.
A mae nao toma pq há registros de encefalite em lactentes menores de 6 meses que se amamentaram de maes vacinadas (pode vacinar se for muito necessario, mas ai suspende o aleitamento materno por 10 dias).
Logo, só vacina o filho de 4 anos.
*OBS: Febre amarela - de acordo com o risco epidemiológico, uma segunda dose pode ser considerada para adultos. No início de 2019, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para todo o país, devido ao aumento dos casos de febre amarela entre 2017 e 2018. Antes era indicada somente para quem morava ou ia viajar para lugares onde o risco da doença é alto. A vacina contra a febre amarela é contraindicada para gestantes e mulheres que estiverem amamentando.
Lactente de 3 meses que esta sendo submetido a quimioprofilaxia primaria (prevençao de infecção latente pelo M.tuberculosis) contra tuberculose pq a mae descobriu tuberculose no final da gestação. Conduta:
Nao dar BCG e dar isoniazida diariamente por 3 meses. Após isso, fazer prova tuberculinica (PPD).
Se for reatora (>= 5mm) = manter isoniazida por mais 3 meses
Se não reatora, suspender isoniazida e aplicar BCG
OBS: caso a criança esteja sintomatica, iremos investigar melhor e fazer raio-x
OBS 2: rifampicina pode ser alternativa a isoniazida
OBS 3: aleitamento nao esta contraindicado!
Vacinas necessarias para uma criança de 7 meses de idade segundo o PNI:
Ao nascer = BCG (por via intradermica, na inserção inferior do musculo deltoide, em dose unica, mesmo em HIV positivos) e hepatite B (por via intramuscular, 4 DOSES no primeiro ano de vida. Se mae tiver infecção por hepatite B cronica, pode dar tbm imunoglobulina) -> logo na maternidade, se possivel
2 e 4 meses =
poliomielite inativada (VIP)
vacina oral contra rotavirus (VORH)
vacina pneumococica conjugada* (pneumo 10) pentavalente= hepatite B + tetravalente-> DTP** (difteria, tétano e coqueluche) + Hib (protege contra infecções graves causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, como meningite e pneumonia)
*SBP recomenda para todas as crianças ate 5 anos. Como é uma vacina conjugada, pode ser dada a partir de 2 meses. SBP recomenda pneumo 13 (disponivel só em rede particular mas cobre mais sorotipos)
** em clinicas particulares temos DTPa + Hib (criança deve receber reforço da vacina contra hemofilo aos 15 meses, para diminuir o risco de infecção a longo prazo -> 4ª dose)
3 e 5 meses = vacina meningococica conjugada C (meningo B em clinicas particulares)
6 meses =
inativada contra poliomielite (VIP)
pentavalente = hepatite B + tetravalente -> DTPa (difteria, tétano e coqueluche) + Hib (protege contra infecções graves causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, como meningite e pneumonia).
A SBP recomenda ainda uma 3 dose de pneumococica aos 6 meses, mas o PNI só faz duas + reforço aos 12 meses
OBS: vacina contra hepatite A aos 15 meses
reforço de pneumococica e meningococica conjugada C aos 12 meses (SBP fala entre 12-15 meses para pneumococica e ainda coloca o reforço particular da meningo B)
6 meses no inverno = idade minima para receber vacina da influenza
febre amarela aos 9 meses e reforço aos 4 anos
OBS 2: pentavalente é a tetra + hepatite B
Vacinas que podem ser contraindicadas em caso de anafilaxia ao ovo:
Vacina febre amarela e influenza
OBS: pacientes podem recebe a vacina se o medico liberar e achar bom custo/beneficio. Dar a vacina em local apropriado que permita tratar a hipersensibilidade, caso ocorra
O que é imunidade passiva homologa?
Lembrar que existe:
1) imunidade ativa = pegou a doença (natural) ou vacinou (artificial) -> produz anticorpos e celulas de memoria, garante imunidade;
2) imunidade passiva = individuo recebe anticorpos pré-formados (proteção imediata, mas efeito temporario, pois nao sao produzidas celulas de memoria). Dentro da imunidade passiva:
2. 1) forma natural (passiva) = passagem transplacentaria de anticorpos maternos
2. 2) forma ativa = administração de soros (heterologos, de outras especies) ou imunoglobulinas (homologos, de doadores humanos -> fabricada com plasma de varios doadores de uma comunidade (nao é obrigatorio ser familiares)
Todas as gestantes devem tomar dTpa durante a gestação, para proteger o lactente de coqueluche nos primeiros meses de vida (produz grande quantidade de anticorpos, que irao passar pela placenta)
A partir da vigesima semana ou ate mesmo vacinar a puerpera (vacinar em cada gestação, independetnte do tempo entre elas = garantir muitos anticorpos)
Quando podemos aplicar a vacina pneumo 23?
Crianças com doenças pulmonares cronicas recebem após os dois anos a vacina pneumocociga polissacaridica (pneumo 23)
Mae com hepatite B teve parto. Conduta:
Transmissao mae-filho pode ocorrer quando o neonato entra em contato com o sangue ou liquido amniotico (tem HBV), durante a passagem pelo canal vaginal (principal via) e por via transplacentaria.
Grande foco é o pós-parto (especialmente primeiras 12-24h) com vacinação (0,5 ml intramuscular no musculo vasto lateral) e imunoglobulina (0,5 ml intramuscular no musculo vasto lateral do outro membro) simultaneos.
Proteção muito efetiva!!
Quais duas vacinas para a mesma doença que sao produzidas com virus atenuado e a outra com virus inativado?
VIP - vacina inativada contra poliomielite
VOP - vacina oral contra poliomielite (virus atenuado)
Recomendação é 3 doses com VIP (2, 4 e 6 meses) e depois os reforços com VOP (15 meses e 4 anos)
Quais vacinas pessoas imunossuprimidas precisam ter cuidado ao tomar (ex: quimioterapia; corticoterapia em dose imunossupressora = prednisona 2 ou mais mg/kg/dia por mais do que 14 dias)?
OBS: lembrar que tomar corticoide nao é problema. Somente se for em doses imunossupressoras (maioria dos pacientes que fazem terapia topica ou inalatoria podem tomar a vacina)
OBS 2: o tempo para uma pessoa imunossuprimida voltar ao normal imunologicamente pode variar
Vacinas feitas com agentes vivos atenuados (ex: BCG, rotavirus, VOP, febre amarela, triplice viral e tetra viral)
OBS: pacientes que receberam transfusão de hemoderivados/imunoderivados devem aguardar semanas ou meses para receber vacinas de virus vivo (depende da vacina), pois os anticorpos presentes na transfusão podem interferir na resposta do individuo a vacinas vivas
Vacinação para HPV:
Meninas: de 09 a 14 anos
Meninos: de 11 a 14 anos
A segunda dose deverá ser
administrada com um intervalo mínimo de seis
meses. Não há intervalo máximo recomendado entre
as doses, no entanto um intervalo não superior a 12-
15 meses é sugerido.
Quem nao tomou a primeira dose antes dos 14 nao precisa tomar mais. Quem tomou a primeira antes dos 14 pode tomar a segunda depois dessa idade limite
Vacinação BCG:
De preferencia logo ao nascer dentro da maternidade (há uma recomendação limite de 0-4 anos e de preferencia ate o 5º dia de vida)
Vacinação varicela:
Tetraviral aos 15 meses (funciona como a segunda da triplice viral e primeira da varicela) e segunda dose aos 4 anos
OBS: uma dose ja ajuda na redução de complicações e hospitalizações pela doença. Mas recomenda duas para evitar formas leves da doença
Vacinação febre amarela:
Primeira dose aos 9 meses e reforço aos 4 anos. Quem nao tiver tomado ou tiver tomado incompleto (Respeitar intervalo mínimo de 30 dias,
entre a dose e o reforço), pode tomar dose unica a partir dos 7 anos
Para viajantes para locais endemicos, ate 10 dias antes.
Vacinação poliomielite:
Contra-indicação:
Recomendação é 3 doses com VIP (2, 4 e 6 meses) e depois os reforços com VOP (15 meses e 4 anos)
Campanhas nacionais ainda usam VOP (devido a heterogeneidade da cobertura no pais, é necessaria uma etapa de campanha)*
*VOP (vacina Sabin) possui virus vacinal que é capaz de se replicar no tubo digestivo do paciente vacinado e ser eliminado no meio ambiente pelas fezes.
Ponto positivo: é utilizado em campanhas pois protege um maior numero de pessoas
Ponto negativo: nao deve ser administrada em contactantes domiciliares de imunodeprimidos (o virus vacinal é eliminado nas fezes e pode “infectar” estes contactantes, que possuem maior risco de desenvolverem paralisia flacida pelo virus vacinal)
Vacina meningococica conjugada C:
3 e 5 meses na infancia com reforço aos 12 meses para todos. Para os nao vacinados, aplicar 1 dose aos 11-12 anos como dose unica ou como reforço