Imunidade inata, adaptativa e sistema complemento Flashcards
Qual a definição de
Imunidade?
Imunidade são os mecanismos que nosso corpo apresenta para garantir proteção contra agentes que podem causar danos a ele.
O que é antígeno?
Tudo que o organismo entra em contato e reconhece como não próprio (não-self), é capaz de ativar a resposta imune.
Em que tipo de resposta imunológica o antígeno está presente?
Quando as células dendríticas apresentam o antígeno para os linfócitos eles se ativam, iniciando a resposta imune adaptativa (está presente na resposta imune inata e adaptativa).
Quais as principais características da Resposta Imune Inata?
- Linha primária de defesa;
- O sistema imune inato responde imediatamente a microrganismos e células lesadas -ativada 24 horas por dia, ela é igual para todos os organismos saudaveis.
- A resposta imune inata combate microrganismos por meio de duas reações principais — pelo recrutamento de fagócitos e outros leucócitos
que destroem os microrganismos durante a inflamação; - Ativada independentemente de estímulo prévio;
Quais são as principais características da Resposta Imune Adaptativa.
- Uma vez que essa forma de imunidade se desenvolve em resposta à infecção e ela se adapta.
- As respostas imunes adaptativas, sendo mais fortes e mais especificas são capazes de erradicar até mesmo essas infecção
- Só é atividade quando a imunidade inata falha;
- Normalmente não reage contra antígenos e tecidos do próprio indivíduo.
O que são os linfócitos?
Linfócitos são as principais células funcionais do sistema imune na defesa do organismo. Estas células são capazes de reconhecer moléculas estranhas em agentes infecciosos e combate-las por respostas humoral e citotóxica mediada por células.
Diferencie Linfócitos T e Linfócitos B
Linfócitos T: responsáveis pela imunidade celular, organismos estranhos e celulas infectadas são destruídas por eles, são eles que ativam e toda a resposta imune adaptativa, reconhecem o patógeno por meio de uma célula apresentadora de antígeno, para assim, ativarem os linfócitos B que produzem aticorpos.
Linfócitos B: responsáveis pela imunidade humoral (anticorpos), é a única célula que produz anticorpo, os linfócitos B são diferenciados em plasmócitos e excretam anticorpos (proteína - imunoglobulina que é altamente específica para cada antígeno).
OBS: As células T e B de memória são derivadas de linfócitos B e T ativados que participaram da resposta imune à um antígeno específico.
Como as vacinas são desenvolvidas?
- Podem ser produzidas a partir de microrganismos enfraquecidos ou mortos.
- Maioria pelo método de tentativa e erro.
- As vacinas são de extrema importância pois pesquisas atuais procuram entender como manipular o sistema imune para evitar alergias, doenças autoimunes rejeição de órgão.
O que é um anticorpo? Como ele é formado?
- Anticorpo é uma proteína produzidas pelos linfócitos B com o objetivo de eliminar a infecção.
- São produzidos pelos plasmócitos, que são formados pela diferenciação dos linfócitos B. O processo inicia-se quando antígenos específicos entram em contato com os linfócitos B específicos no tecido linfoide.
OBS: sempre haverá 1 anticorpo para cada antígeno (modelo de ligação chave-fechadura).
Quais são as principais celulas fagocitarias?
Os fagócitos - incluindo neutrófilos e macrófagos, são células que ingerem e destroem microrganismos e células denificadas.
Como os antígenos são apresentados? Como ocorre esse processo? Quais as células responsáveis?
Receptores de reconhecimento padrão (PRRs) são os que reconhecem padrões estruturais que se repetem nos patógenos, assim, fazem com que as nossas células reconheçam os PAMP´s como células próprias.
O reconhecimento dos PAMP´s ativam a resposta imune inata, por interação com diferentes receptores conhecidos como Receptores de Reconhecimento de Padrões (RRP), dentre os quais a família dos receptores Toll-like (TLRs) → são os específicos para cada PAMP.
Esses receptores estão presentes principalmente em macrófagos, neutrófilos e células dendríticas (DCs).
Como é definida a
Inflamação? Quais os seus sinais cardinais?
Como é definida
A inflamação tem o objetivo de combater uma infecção, recrutando células e proteínas do sangue para os tecidos infectados que auxiliam na destruição de patógenos.
Como ocorre
Quando um micróbio penetra no tecido ou o tecido é lesado, a presença de infecção ou lesão é percebida por células residentes (macrófagos, mastócitos e células dendríticas). As moléculas e as células de defesa do hospedeiro, incluindo leucócitos e proteínas plasmáticas, circulam no sangue, e o objetivo da reação inflamatória
é trazê-las para o local da infecção ou da lesão tecidual.
Sinais cardinais: dor, calor, rubor, edema e perda de função.
Como ocorre o processo de fagocitose? Qual o seu objetivo?
1) Ligação dos receptores de superfície do fagócito ao patógeno, o qual, então, é internalizado em vesículas denominadas fagossomos.
2) No interior do fagócito, o fagossomo funde-se a lisossomos, cujo conteúdo é liberado com a digestão e a eliminação do patógeno.
(Fagossoma + lisossoma = fagolisossoma → digere o patógeno).
Fagocitose tem o objetivo de digerir um patógeno.
Cite, no mínimo, 05 barreiras físicas e 03 barreiras químicas presentes na Resposta Imune Inata.
Barreiras físicas: pele, cílios, pelos e seios nasais.
Barreiras químicas: mucosas nasais, suco gástrico, saliva, suor.
Como podemos definir o Sistema Complemento?
- O Complemento é um sistema de composto por mais de 30 proteínas plasmáticas, produzidas no fígado, que assinalam os patógenos para a destruição.
- Estas proteínas estão presentes no sangue, linfa e fluídos extracelulares.
Correlacione a importância do fígado para o Sistema Imunológico.
Nos primeiros meses de vida do ser humano, o fígado exerce uma importante função em relação à imunidade do organismo. A atividade desse órgão, nos recém-nascidos, seria predominantemente imunológica. Pois, caso contrário, os organismos recém-nascidos morreriam nos primeiros dias de vida.
O que significa MAC, e qual a sua função?
MAC- Complexo de ataque a membrana.
Formado pela proteína C9 que é uma perforina que tem a função de perfurar e formar poros na membrana do patógeno a parede celular da bactéria levando a
lise desta célula.