Imunidade Humoral e Anticorpos Flashcards

1
Q

Diferencie antígeno de imunógeno (antígeno imunogênico)

A

Um antígeno é uma molécula capaz de ser reconhecida por receptores específicos do sistema imune adaptativo (RCB ou RCT).

Já um antígeno imunogênico é aquele que se liga a RCB ou RCT e tem capacidade de gerar a expansão clonal do linfócito B ou T, levando a formação de células efetoras e uma resposta imune humoral ou celular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual a natureza química dos antígenos T-dependentes e T-independentes?

A

Os antígenos T-dependentes são aqueles que só se tornam imunogênicos com o auxílio de células Ta2; quanto à natureza química, são classificados como proteínas.

Por outro lado, os antígenos T-independentes são aqueles que não necessitam de linfócitos Ta2 na ativação do linfócito B; são os antígenos de moléculas com epítopos repetidos, como polissacarídeos, lipídios ou outras moléculas não proteicas que atendam a este requisito. A ligação com várias imunoglobulinas de membrana é um sinal mais forte que permite a ativação do linfócito B.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Explique como é gerada a diversidade de receptores de células B (e consequentemente anticorpos) durante a maturação dos linfócitos B na medula óssea.

A

A diversidade de imunoglobulinas (Ig) na medula óssea é gerada por meio de alguns processos:

Rearranjos gênicos aleatórios nas cadeias leve e pesada durante a maturação dos linfócitos B: as partes variáveis das Ig são codificadas por diversos genes (VL e VP) e segmentos gênicos (D, no caso das cadeias leves, e D e J, nas cadeias pesadas), cuja sequência pode ser alterada, gerando inúmeras combinações, cada uma formará uma porção Fab distinta. Além disso, pode ocorrer Splicing alternativo, gerando mRNA diferentes, o que contribui ainda mais para essa diversidade;

Diferentes combinações de cadeias leves e pesadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A especificidade da resposta imune adaptativa humoral aumenta após o reconhecimento de antígenos imunogênicos. Esta afirmativa é verdadeira? Por quê?

A

Sim, após o reconhecimento de um antígeno por seu clone, no órgãos linfóides secundários, acontece a hipermutação somática, isto é, mutações pontuais que permitem um ajuste fino nos Ig dos RCBs, e durante a expansão clonal há cada vez mais ajustes finos, culminando em aumento da especificidade dos Ig ao antígeno inicial. Além disso, as células com maior afinidade se proliferam e as de menor, sofrem apoptose. Tal processo é denominado maturação de afinidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Explique o que é epítopo e antígeno multivalente.

A

Epítopo é a parte do antígeno que será reconhecida pela região hipervariável da imunoglobulina. Antígeno multivalente é aquele que possui mais de um epítopo, podendo, portanto, ser reconhecido por mais de um tipo de anticorpo.

Anticorpos que reconhecem epítopos diferentes de um mesmo antígeno são chamados de policlonais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Explique o que é uma reação cruzada de anticorpos.

A

A reação cruzada de anticorpos é quando há um falso reconhecimento de um determinado anticorpo por uma molécula diferente daquela a qual ele é específico. Desta forma, há uma certa ligação (van der Waals, interações hidrofóbicas, pontes de hidrogênio, interações iônicas) entre a região hipervariável e o epítopo, porém, é com baixa afinidade.

Esse evento pode ocorrer durante os testes sorológicos, gerando o “falso positivo”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly