Imunidade adaptativa Flashcards
Depois de quanto tempo de ativação das células imune inata as do imune adaptativa são ativadas? E essas duram quanto tempo?
Depois de 12h das células imune inata, tem as do imune adaptativa, que duram cerca de 7 dias.
A memória imunológica é responsável por qual sistema imune (adaptativa ou inata)?
Sistema imune adaptativo.
O que é imunidade adaptativa humoral?
É uma resposta do sistema imune mediada por anticorpos, que são circulantes, para combater patógenos extracelulares. A neutralização mediada por anticorpos é o único mecanismo da imunidade adaptativa que detém uma infecção antes que ela se estabeleça.
O que é imunidade adaptativa mediada por células?
É a parte do sistema imune responsável por combater infecções que já estão no interior das células. Assim, consegue destruir microrganismos fagocitados e matar células infectadas.
Qual sistema imune é específico para antígenos distintos (adaptitivo ou inato)?
Imunidade adaptativa.
Qual a principal diferença entre a imunidade adaptativa humoral e celular, no quesito de tipo celular?
Humoral é mediado por linfócitos B, que produzem anticorpos. Já o celular, é mediado por linfócitos T.
Os linfócitos B que reconhecem o antígeno se proliferam e se diferenciam em quais células?
Plasmócitos, que vão secretar diferentes classes de anticorpos com funções distintas.
Como se dá a produção de anticorpos dos linfócitos B ao entrarem em contato com antígeno proteico (linfócitos B T-dependentes)?
Há a produção de anticorpos de diferentes classes (IgG, IgA, IgE) a partir de um único clone de células B. Para tal, é necessário auxílio das células T CD4+ (auxiliares).
Como se dá a produção de anticorpos dos linfócitos B ao entrarem em contato com antígeno polissacarídico (linfócitos B T-independentes)?
Há a produção de anticorpos do tipo IgM (imunoglobulina M) sem auxílio das T CD4+.
Qual a função do isotipo IgM (anticorpo pentâmero)?
Ativar o sistema complemento.
Qual a função do isotipo IgG?
Confere imunidade pré-natal (mãe/feto), ativa sistema complemento, opsonização e fagocitose etc.
Qual a função do isotipo IgE?
Imunidade contra helmintos e desgranulação dos mastócitos.
Qual a função do isotipo IgA?
Imunidade mucosa.
Os anticorpos são produzidos em quais órgãos?
Medula óssea, linfonodos e baço.
Como acontece a neutralização de toxinas pelo anticorpo?
O anticorpo bloqueia a ligação da toxina ao receptor celular.
Explique a opsonização e fagocitose realizado pelo anticorpo.
O anticorpo IgG opsoniza o antígeno e se liga ao receptor Fc do fagócito, ativando-o. Assim, o fagócito fagocita o microrganismo e o mata.
Explique a ação do anticorpo na citotoxicidade celular.
O anticorpo IgG se liga ao antígeno presente na superfície da célula infectada, atraindo células NK, causando a morte dessa célula.
Como funciona o processo de imunidade neonatal (mãe para filho)?
Os anticorpos IgG da mãe são passados para o filho na gravidez. Os anticorpos IgG, IgA e IgM são passados na amamentação (o intestino do bebê absorve o anticorpo presente no leite).
Como se dá a ativação inicial dos linfócitos T naive? Em qual órgão isso acontece?
O processo até a diferenciação ocorre em órgãos linfóides (principalmente nos secundários, exemplo: linfonodo), já a parte de diferenciação acontece em tecidos periféricos.
Primeiramente, as células apresentadoras de antígeno (células dendríticas) apresentam o antígeno ao linfócito T naive (que pode ser CD4+ ou CD8+), que se torna ativo. Ele, então, produz citocina, que agirá nele mesmo, se prolifera e diferencia (a citocina indica em que ela vai se diferenciar). O linfócito T pode tanto virar efetoras para depois virar de memória, como também virar efetoras e de memória.
Verdadeiro ou falso: As células T CD4+ naive podem se diferenciar em subpopulações distintas de células efetoras em resposta ao antígeno, coestimuladores e citocinas.
Verdadeiro. Podem se diferenciar em Th1, Th2, Th17 e Tfh, cada uma desempenhando um papel distinto no controle da doença.
Como as células T CD4+ podem influenciar na diferenciação das células T em T CD8+?
Produzindo citocinas que estimulam essa diferenciação ou aumentando a capacidade das células apresentadoras de antígeno estimularem essa diferenciação.
Como se dá a lise de células-alvo mediada por linfócitos T citotóxicos?
Um linfócito T citotóxico (CTL) reconhece a célula-alvo que expressa o antígeno e é ativado. A ativação resulta na liberação do conteúdo dos grânulos do CTL na célula-alvo. O conteúdo dos grânulos executa o “golpe letal” no alvo.
Diferencie imunidade ativa e passiva. Diga se cada uma delas possui especificidade e memória.
A imunidade ativa é desenvolvida a partir do contato do organismo com antígenos, seja por infecções ou vacina. Ela tem especificidade e memória.
Já a passiva é desenvolvida através do recebimento de anticorpos prontos, como soros e antídotos. Ela possui especificidade, mas não memória.