IMU Flashcards
Os estudos acerca do sistema imune de galinhas é o mesmo para outras aves?
O programa de imunização para galinhas se aplica para outras aves?
Não
Pode não se aplicar
Os programas de imunização são espécies-específicas.
O sistema imune das aves difere dos mamíferos?
Se sim, no que?
O sistema imune das aves difere dos mamíferos por possuir a bolsa de Fabricius (bolsa cloacal) e pela ausência de linfonodos.
Porém, não diferem na resposta imunitária.
Genes ortólogos são os genes que possuem a mesma função e uma origem em comum, tendo se separado no surgimento de uma nova espécie, ou seja, durante o processo de especiação.
Genes ortólogos como a catelicidina (A catelicidina atua juntamente com as defensinas e altas concentrações de catelicidina são encontradas em sítios de inflamação), fatores estimuladores de colônias e interleucinas (3,4,7,9,13,26 As interleucinas (do grego, entre células brancas) são alguns tipos de proteínas produzidas principalmente por leucócitos), antes existentes apenas em mamíferos, agora podem ser encontrados em aves.
Genes ortólogos como a catelicidina, fatores estimuladores de colônias e interleucinas, antes existentes apenas em mamíferos, agora podem ser encontrados em aves.
As galinhas possuem receptores de superfície do tipo Toll Like 1, 2, 3, 4, 5 e 7, mas não possuem o 8, 9 e 10.
Os receptores TLR são capazes de reconhecer padrões moleculares associados a patogénos (PAMP’s), ativando assim a resposta imune inata, iniciando a resposta inflamatória.
Os receptores Toll-Like (TLR) são proteínas transmembranas altamente conservadas que desempenham papel importante na detecção e reconhecimento de patógenos microbianos, bem como na geração de sinais para a produção de proteínas e citocinas proinflamatórias
1, 2, 4, 5 estão presentes na membrana plasmática, de modo que eles contêm domínios intracelular;
3, 7, 8, 9 e 10 estão localizados intracelularmente, ou seja, nos endossomos e não possuem domínio extracelular.
Logo, as galinhas possuem tanto os TLR presentes na membrana plasmática, com domínio intracelular como também possuem os TLR 3 e 7 localizados intracelularmente nos endossomos, mas sem domínio extracelular.
Os receptores TLR são capazes de reconhecer padrões moleculares associados a patogénos (PAMP’s), ativando assim a resposta imune inata, iniciando a resposta inflamatória.
Padrões moleculares associados a patógenos ou PMAPs são padrões de moléculas reconhecidas pelas células do sistema imune inata como sinal de invasão por um grupo de agentes patogênicos.
As galinhas possuem receptores de superfície do tipo Toll Like 1, 2, 3, 4, 5 e 7, mas não possuem o 8, 9 e 10.
Nas aves, há órgãos linfoides primários e secundários.
Quais são esses órgãos e suas funções?
Órgão Linfoide Primário -> Bolsa de Fabricius e Timo -> ocorrem diferenciações dos Linfócitos B e T.
Órgão Linfoide Secundário -> Baço, Medula Óssea, Gl. de Harder, Placas de Peyer, Divertídulo de Meckel, Tecidos Linfoides associados à conjuntiva (CALT), à mucosa (MALT), aos brônquios (BALT) e ao intestino (GALT). -> São agregados de linfócitos e células apresentadoras de antígenos espalhados pelo corpo.
Aonde estão localizados dois órgãos importantes linfoides - Placas de Peyer e Divertículo de Meckel?
Jejuno
A resposta imune adquirida é subdivida em Celular (ativo) e Humoral (passivo).
Certo
A resposta imune está organizada em três fases distintas, na qual o processo de cada uma é importante para efetivação da resposta protetora desejada.
Quais são essas fases?
1- Reconhecimento do AG pelas células de defesa;
2- Ativação (proliferação e diferenciação); e
3- Efetora propriamente dita.
Quais fatores podem alterar a resposta imune das aves?
Nutricionais;
Genéticos;
Manejo.
A liberação de corticosterona, ocasionada por fatores estressantes, pode causar involução do tecido linfoide, supressão da resposta imune adquirida, redução do número de linfócitos circulantes e suscetibilidade nas infecções virais.
Certo
O corticoide em pequenas doses funciona como imunomodulador do sistema imune, dificultando a resistência de patógenos.
Certo
Somente o timo e a bolsa de fabricius regridem com a maturidade sexual, por volta das 20-25 semanas de idade.
Certo
GLÂNDULA DE HARDER (1/1)
Órgão tubuloacinar, de secreção MUCOIDE, cor rosa-palido ou marrom-avermelhado.
Localizada na membrana OCULAR***
Produz a resposta imune local, principalmente pela secreção de IgA, que constitui barreira às infecções que tenham como porta de entrada as vias aerógena e ocular.
Atenção! O vírus da bronquite infecciosa se localiza e se replica na Gl. de Harder, promovendo aumento da secreção mucoide nasal e lacrimal, podendo ainda ser eliminado por essa excreção. (Corona)
TIMO (1/2)
O timo é constituído de 3-8 lobos achatados de coloração rosa-pálida, e localiza-se em CADA LADO DO PESCOÇO DAS AVES, próximo da veia jugular.
Atinge seu desenvolvimento MÁXIMO aos 5 meses de idade (20 sem), quando então inicia a sua regressão fisiológica.
Cada lobo é constituído de vários lóbulos separados por tecido conjuntivo.
O lóbulo é formado por uma CORTICAL rica em células linfoides (Linf T), e uma MEDULAR contendo células T, células reticulares, fibras reticulares, ilhotas de células epiteliais e MHC 1 e 2.