Imperialismo Europeu e as Ondas de Revoluções Flashcards
O processo de expansão do capitalismo, a partir de meados do século XIX, fez-se à margem dos Estados nacionais, conduzido qu foi pela iniciativa privada. Isso explica a reduzida intensidade das crises que envolveram os países europeus ao longo da corrida imperialista, quadro que tendeu a modificar-se apenas a partir dos anos 1930, devido ao impacto da grande depressão econômica.
Errado.
A Revolução Industrial consolida novas relações de produção e, ao promover a expansão imperialista, contemplando novas formas de dominação colonial, estende a atuação do moderno capitalismo às mais distantes regiões do planeta.
Correto
A rápida ascensão da Alemanha no pós-1870 constituiu fator desestabilizante no cenário europeu. Ainda que tenha mantido permanente aliança econômica com a Grã-Bretanha, sua disputa com a França por influência política criou condições à guerra.
Errado
A Conferência de Berlim, em fins da década de 80, tratou da partilha da África entre os grandes Estados europeus. Digna de destaque foi a preocupação registrada no documento oficial do encontro, qual seja, a de ser respeitada a identidade étnico-cultural dos povos africanos no momento da definição das fronteiras colonias.
Errado
A fragilidade do Estado chinês, imerso em profunda crise interna, facilitou a presença, nesse país, do imperialismo ocidental na segunda metade do século XIX. Em pouco tempo, boa parte do litoral da China passou ao controle das potências ocidentais e, graças a tratados desiguais, a elas foi conferido o direito de extraterritorialidade.
Correto.
O Romantismo, espécie de escoradouro de aspirações e perplexidades típicas do século XIX, encontrou, nas primeiras décadas do século XX, o espaço ideal para se expandir, particularmente, na literatura, na música erudita e nas artes plásticas.
Errado.
Apesar de seu reduzido impacto científico, a teoria da relatividade, exposta pelo físico alemão Albert Einstein em 1905, repercutiu intensamente no campo da produção artística, estimulando o surgimento de obras sintonizadas com a concepção de um espaço estático e inflexível, de que decorreram trabalhos essencialmente subordinados ao formalismo acadêmico, ao conformismo burguês e à utilização de cores suaves.
Errado
Ao contrário da Ásia e, particularmente, da África, ambas repartidas entre as principais potências ocidentais, a América Latina praticamente não sofreu a ação do imperialismo, o que se explica pelo fato de, em larga medida, as antigas colônias ibéricas terem conquistado sua independência na primeira metade do século XIX
Errado
Entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do século XX, as disputas imperialistas e o jogo de interesses conflitantes entre as grandes potências europeias inscrevem-se entre os fatores determinantes, mas não os únicos, para a eclosão da Grande Guerra de 1914.
Correto
A missão civilizatória foi elemento-chave no processo imperialista ao longo do século XIX. O chamado “fardo do homem branco” incentivava as potências europeias a introduzirem a civilização ao “bárbaro mundo distante”
Correto
O processo de expansão do capitalismo, a partir de meados do século XIX, fez-se à margem dos Estados Nacionais, conduzido que foi pela iniciativa privada. Isso explica a reduzida intensidade das crises que envolveram os países europeus ao longo da corrida imperialista, quadro que tendeu a modificar-se apenas a partir dos anos 1930, devido ao impacto da grande depressão econômica.
Errado. Os Estados Nacionais tiveram papel decisivo.
A Revolução Industrial consolida novas relações de produção e, ao promover a expansão imperialista, contemplando novas formas de dominação colonial, estende a atuação do moderno capitalismo às mais distantes regiões do planeta.
Correto.
A rápida ascensão da Alemanha no pós-1870 constituiu fator desestabilizante no cenário europeu. Ainda que tenha mantido permanente aliança econômica com a Grã-Bretanha, sua disputa com a França por influência política criou condições à guerra.
Errado. A era Bismarckiana marcou uma diplomacia contundente da Alemanha para não entrar em conflito com as outras potências. Entretanto, após essa era *1890), ocorreram enfrentamentos econômicos e até militares.
A Conferência de Berlim, em fins da década de 80, tratou da partilha da África entre os grandes Estados europeus. Digna de destaque foi a preocupação registrada no documento oficial do encontro, qual seja, a de ser respeitada a identidade étnico-cultural dos povos africanos no momento da definição das fronteiras coloniais.
Errado.
A fragilidade do Estado chinês, imerso em profunda crise interna, facilitou a presença, nesse país, do imperialismo ocidental na segunda metade do século XIX. em pouco tempo, boa parte do litoral da China passou ao controle das potências ocidentais e, graças a tratados desiguais, a elas foi conferido o direito da extraterritorialidade.
Correto.
Apesar de seu reduzido impacto científico, a teoria da relatividade, exposta pelo físico alemão Albert Einstein em 1905, repercutiu intensamente no campo da produção artística, estimulando o surgimento de obras sintonizadas com a concepção de um espaço estático e inflexível, de que decorrem trabalhos essencialmente subordinados ao formalismo acadêmico, ao conformismo burguês e à utilização de cores suaves.
Errado.
Ao contrário da Ásia e, particularmente, da África, ambas repartidas entre as principais potências ocidentais, a América Latina praticamente não sofreu ação do imperialismo, o que se explica pelo fato de, em larga medida, as antigas colônias ibéricas terem conquistado sua independência na primeira metade do século XIX.
Errado. O imperialismo na América Latina era econômico.
Entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do século XX, as disputas imperialistas e o jogo d e interesses conflitantes entre as grandes potências europeias inscrevem-se entre os fatores determinantes, mas não únicos, para a eclosão da Grande Guerra de 1914.
Correto.
A missão civilizatória foi elemento-chave no processo imperialista do século XIX. O chamado “fardo do homem branco” incentivava as potências europeias a introduzirem a civilização ao “bárbaro mundo distante”.
Correto.
A onda revolucionária de 1848, por sua amplitude e espontaneidade, foi amplamente exitosa em suas aspirações populares, tanto na Europa - com o fim do sistema eleitoral censitário - quanto na América - com as reformas de Jackson (EUA)
Errado. A nda de 1848 não foi exitosa num primeiro momento, sendo esmagada pelas potências conservadoras. Isso ocorre pela não intervenção anglo-francesa no apoio a esses movimentos, além da incapacidade de unificação dos mesmos.
O sentimento nacional, que aflora sobretudo com a Revolução Francesa, amplia-se na medida em que o movimento social e as lutas políticas se intensificam. Exemplo especial disso foi a luta pela independência da Grécia, na primeira metade do século XIX, causa a que aderiram combatentes libertários oriundos de várias nações.
Correto.
A onda revolucionária que tomou conta da Europa a partir da Revolução Francesa e que se expressou nos movimentos de 1820, 1830, 1848 também repercutiu no Brasil, a exemplo da própria independência - na esteira da revolução do porto - e da abdicação de D. Pedro I, em 1831.
Correto. A queda de Luis Filipe, o rei burguês, na França repercutiu para a abdicação de D. Pedro I.
Os socialistas aparecem na cena política europeia participando de movimentos revolucionários ou insurrecionais, a partir do momento em que as obras de Marx e Engels são divulgadas e estudadas, o que acontece nas décadas finais do século XIX
Errado.
Tendo ficado imune às ondas revolucionárias que convulsionaram na Europa continental, a Grã-Bretanha recusou-se a aceitar as determinações do Congresso de Viena e, internamente, a promover reformas em suas instituições políticas.
Errado. As decisões do Congresso de Viena tiveram participação intensa da Inglaterra, que era os principais articuladores do Equilíbrio entre as potências continentais europeias.