América Latina no século XIX Flashcards
O termo “América Latina” aparece no início do século XIX, cunhado por políticos sul-americanos que tentavam reafirmar a unidade continental, sob a liderança ideológica de Simon Bolívar, que já se destacava no cenário mundial por seus ideais integracionistas.
Errado. O termo América Latina foi cunhado pela França, a partir da Política Externa de Napoleão III, que, além de realçar uma ancestralidade comum das ex-colônias latinas com a França, desejava diferenciar essa região dos anglo-saxões. Napoleão visava influenciar os países da América Latina.
Para isso, instaurou uma monarquia no México, com o rei Maximiliano, Habsburgo, que acabou assassinado posteriormente. Essa política somente foi possível a partir do momento que os EUA estavam no período da Guerra de Secessão. Posteriormente, os norte-americanos exigiram a retirada da monarquia no México.
A decisão de criar a Santa Aliança, emanada do Congresso de Viena, subordinava-se, fundamentalmente, a dois objetivos: sufocar, na Europa, novas tentativas revolucionárias que pudessem surgir no rastro da Revolução Francesa e impedir que, na América, se concretizassem os ensaios emancipacionistas das colônias.
Correto. Fernando VII requereu intervenção da Santa Aliança nas Américas, o que não foi realizado, em decorrência da contraposição inglesa a tal ponto. A Santa Aliança esmagou inúmeras revoluções na Europa, como na Espanha e em Nápoles (Itália)
Fatores internos, ainda que existentes, tornaram-se irrelevantes para a desintegração do sistema colonial ibérico frente à influência exercida pela conjuntura revolucionária europeia no processo de independência latino-americana
Errado. Os movimentos autônomos das colônias ibéricas foram extremamente relevantes para alcançar a independência desses países.
Entre os grandes libertadores da América espanhola, Simon Bolivar notabilizou-se pelo destemor com que se lançou à luta para emancipar a atual Argentina e pela convicção de que a prosperidade da América subordinava-se à existência de Estados plenamente autônomos.
Errado, Primeiramente, San Martín foi o chamado Libertador da Argentina; Além disso, Bolivar propunha a unificação das ex-colônias espanholas recentemente independentes.
A inexistência de mercado interno expressivo e a impossibilidade de aplicação de capitais pela via de empréstimos aos Estados são dois poderosos motivos que explicam o reduzido impacto da expansão capitalista europeia, ocorrida na segunda metade do século XIX, sobre a América Latina.
Errado. A expansão capitalista europeia pelo globo estava completa em 1850, quando alcançou o Japão. Existia grande excedente produtivo e de investimentos, sendo a América Latina uma região importante para essa expansão, principalmente inglesa.
Semelhantemente ao ocorrido quando da invasão da Península Ibérica pelas tropas francesas de Napoleão (1808), a Revolução espanhola de 1820 contribuiu para o recrudescimento da luta pela independência das colônias latino-americanas.
Correto
No Congresso do Panamá, em 1826, é prevista a formação de uma Confederação de Estados, com o objetivo de manter a paz e buscar soluções negociadas para os conflitos. A proposta pacifista foi fortemente combatida pelos EUA.
Errado;
Cuba e Panamá destaca-se como países que obtiveram suas independências em contexto histórico distinto do resto da América Latina. Aquele no final do século XIX e este no primeiro decênio do séc XX.
Correto. Ambos conseguiram a independência a partir de uma ação imperialista norte-americana.
Diferentemente do Brasil, os colonos na América espanhola não tinham acesso aos cargos políticos mais elevados, tendo sua participação política quase totalmente restrita ao âmbito local, nos chamados “cabildos”
Errado.
A condição de independência de Cuba era questionável, até os anos 30, pois sua Constituição autorizava a intervenção norte-americana em território nacional cubano, o que constitui grave ofensa à sua soberania.
Correto.
A questão da mediterraneidade da Bolívia aparece após sua derrota para o Chile, na Guerra do pacífico, quando a Bolívia perde seu acesso ao mar. Hoje, a discussão permanece viva, pois o Estado andino mantém viva suas reivindicações para uma saída marítima.
Correto.
Os projetos de integração do continente americano foram pensados em vários momentos da história pós-independência do continente, disseminando personagens importantes e instituições marcantes
Correto.
O Congresso do Panamá tinha a pretensão de estabelecer uma confederação perpétua entre os participantes, advogando a abolição do tráfico de escravos e o reconhecimento da autodeterminação dos povos latino americanos.
Correto. Grande incentivo de Simón Bolívar.
Conferência de Calcutá - Constituição da Grã-Colômbia. Essa Confederação Perpétua teria sede no México. Impacto das ideias Iluministas na atuação desse libertador.
Depois da vitória de Bolívar na batalha de Ayacutu, ele conclama o Congresso do Panamá. Promoção da defesa do comércio mútuo entre os participantes, criando uma marinha e um exército conjunto, reconhecimento da autodeterminação dos povos. Discurso liberal e abolicionista.
Não obteve sucesso, pois o próprio número de participantes do Congresso do Panamá não foi satisfatório. Representantes brasileiros, argentinos (Tentativa de reunir o Vice-Reino do Prata novamente, sob a liderança de Buenos Aires) e norte-americanos não comparecem.
_México, Peru, Grã-Colômbia, Bolívia e América Central (independência do México) compareceram no Congresso
Na década de 1820, o presidente estadunidense James Monroe difundiu uma doutrina que visava a contenção do projeto bolivariano de interamericanismo, opondo a este um modelo centrado na profunda integração comercial do continente
Errado. A Doutrina Monroe não é um projeto integracionista, mas uma declaração unilateral de interesses por parte dos EUA. Ela não visa a contenção do projeto bolivariano de interamericanismo, mas sim se preocupa com uma possível tentativa de intervenção europeia no continente americano. A tentativa de integração comercial são muito mais claras na Conferência Interamericana de Washington.
Em contraposição ao interamericanismo pós-Conferência Interamericana de Washington, em que se percebe o início da institucionalização de uma integração ao menos comercial, o interamericanismo do século XIX externava muito mais a sua preocupação com a segurança continental, mostrando-se, essencialmente, como algo reativo às ameaças de reconquista europeia.
Correto. As Conferências interamericanas agregavam normalmente um número limitado de países, tendo como objetivo resguardar as colônias hispânicas da metrópole espanhola. Esse discurso interamericano não era interessante para o Brasil: Portugal não representa a ameaça que a Espanha representava a suas ex-colônias..
Das confederações que se procuraram estabelecer na primeira metade do século XIX, as Províncias Unidas da América Central tiveram vida mais longa. Parte do Vice-Reino da Nova Espanha, os países do istmo se aproximaram após a independência do México e mantiveram relações estreitas até o final da década de 1830.
Correto. El Salvador, Nicarágua, Honduras, Costa Rica, Guatemala. Todos se separaram do México em 1823, proclamaram uma Constituição em 1824 e se desintegraram em 1839. Todos os projetos confederacionistas são vítimas de uma tensão envolvendo as forças centralistas e as forças federalistas. Havia um centralismo exacerbado da Guatemala, o que levou a um desgaste com as outras províncias. A Costa Rica foi a primeira a se separar, em 1838.
Grã-Colômbia
Confederação Peruano-Boliviana
Confederação Argentina - tentativas reiteradas de Buenos Aires. Grande tensão entre as províncias do interior e Buenos Aires