América Latina no século XIX Flashcards

1
Q

O termo “América Latina” aparece no início do século XIX, cunhado por políticos sul-americanos que tentavam reafirmar a unidade continental, sob a liderança ideológica de Simon Bolívar, que já se destacava no cenário mundial por seus ideais integracionistas.

A

Errado. O termo América Latina foi cunhado pela França, a partir da Política Externa de Napoleão III, que, além de realçar uma ancestralidade comum das ex-colônias latinas com a França, desejava diferenciar essa região dos anglo-saxões. Napoleão visava influenciar os países da América Latina.

Para isso, instaurou uma monarquia no México, com o rei Maximiliano, Habsburgo, que acabou assassinado posteriormente. Essa política somente foi possível a partir do momento que os EUA estavam no período da Guerra de Secessão. Posteriormente, os norte-americanos exigiram a retirada da monarquia no México.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A decisão de criar a Santa Aliança, emanada do Congresso de Viena, subordinava-se, fundamentalmente, a dois objetivos: sufocar, na Europa, novas tentativas revolucionárias que pudessem surgir no rastro da Revolução Francesa e impedir que, na América, se concretizassem os ensaios emancipacionistas das colônias.

A

Correto. Fernando VII requereu intervenção da Santa Aliança nas Américas, o que não foi realizado, em decorrência da contraposição inglesa a tal ponto. A Santa Aliança esmagou inúmeras revoluções na Europa, como na Espanha e em Nápoles (Itália)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Fatores internos, ainda que existentes, tornaram-se irrelevantes para a desintegração do sistema colonial ibérico frente à influência exercida pela conjuntura revolucionária europeia no processo de independência latino-americana

A

Errado. Os movimentos autônomos das colônias ibéricas foram extremamente relevantes para alcançar a independência desses países.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Entre os grandes libertadores da América espanhola, Simon Bolivar notabilizou-se pelo destemor com que se lançou à luta para emancipar a atual Argentina e pela convicção de que a prosperidade da América subordinava-se à existência de Estados plenamente autônomos.

A

Errado, Primeiramente, San Martín foi o chamado Libertador da Argentina; Além disso, Bolivar propunha a unificação das ex-colônias espanholas recentemente independentes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A inexistência de mercado interno expressivo e a impossibilidade de aplicação de capitais pela via de empréstimos aos Estados são dois poderosos motivos que explicam o reduzido impacto da expansão capitalista europeia, ocorrida na segunda metade do século XIX, sobre a América Latina.

A

Errado. A expansão capitalista europeia pelo globo estava completa em 1850, quando alcançou o Japão. Existia grande excedente produtivo e de investimentos, sendo a América Latina uma região importante para essa expansão, principalmente inglesa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Semelhantemente ao ocorrido quando da invasão da Península Ibérica pelas tropas francesas de Napoleão (1808), a Revolução espanhola de 1820 contribuiu para o recrudescimento da luta pela independência das colônias latino-americanas.

A

Correto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

No Congresso do Panamá, em 1826, é prevista a formação de uma Confederação de Estados, com o objetivo de manter a paz e buscar soluções negociadas para os conflitos. A proposta pacifista foi fortemente combatida pelos EUA.

A

Errado;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Cuba e Panamá destaca-se como países que obtiveram suas independências em contexto histórico distinto do resto da América Latina. Aquele no final do século XIX e este no primeiro decênio do séc XX.

A

Correto. Ambos conseguiram a independência a partir de uma ação imperialista norte-americana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Diferentemente do Brasil, os colonos na América espanhola não tinham acesso aos cargos políticos mais elevados, tendo sua participação política quase totalmente restrita ao âmbito local, nos chamados “cabildos”

A

Errado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A condição de independência de Cuba era questionável, até os anos 30, pois sua Constituição autorizava a intervenção norte-americana em território nacional cubano, o que constitui grave ofensa à sua soberania.

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A questão da mediterraneidade da Bolívia aparece após sua derrota para o Chile, na Guerra do pacífico, quando a Bolívia perde seu acesso ao mar. Hoje, a discussão permanece viva, pois o Estado andino mantém viva suas reivindicações para uma saída marítima.

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Os projetos de integração do continente americano foram pensados em vários momentos da história pós-independência do continente, disseminando personagens importantes e instituições marcantes

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O Congresso do Panamá tinha a pretensão de estabelecer uma confederação perpétua entre os participantes, advogando a abolição do tráfico de escravos e o reconhecimento da autodeterminação dos povos latino americanos.

A

Correto. Grande incentivo de Simón Bolívar.
Conferência de Calcutá - Constituição da Grã-Colômbia. Essa Confederação Perpétua teria sede no México. Impacto das ideias Iluministas na atuação desse libertador.

Depois da vitória de Bolívar na batalha de Ayacutu, ele conclama o Congresso do Panamá. Promoção da defesa do comércio mútuo entre os participantes, criando uma marinha e um exército conjunto, reconhecimento da autodeterminação dos povos. Discurso liberal e abolicionista.

Não obteve sucesso, pois o próprio número de participantes do Congresso do Panamá não foi satisfatório. Representantes brasileiros, argentinos (Tentativa de reunir o Vice-Reino do Prata novamente, sob a liderança de Buenos Aires) e norte-americanos não comparecem.

_México, Peru, Grã-Colômbia, Bolívia e América Central (independência do México) compareceram no Congresso

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Na década de 1820, o presidente estadunidense James Monroe difundiu uma doutrina que visava a contenção do projeto bolivariano de interamericanismo, opondo a este um modelo centrado na profunda integração comercial do continente

A

Errado. A Doutrina Monroe não é um projeto integracionista, mas uma declaração unilateral de interesses por parte dos EUA. Ela não visa a contenção do projeto bolivariano de interamericanismo, mas sim se preocupa com uma possível tentativa de intervenção europeia no continente americano. A tentativa de integração comercial são muito mais claras na Conferência Interamericana de Washington.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Em contraposição ao interamericanismo pós-Conferência Interamericana de Washington, em que se percebe o início da institucionalização de uma integração ao menos comercial, o interamericanismo do século XIX externava muito mais a sua preocupação com a segurança continental, mostrando-se, essencialmente, como algo reativo às ameaças de reconquista europeia.

A

Correto. As Conferências interamericanas agregavam normalmente um número limitado de países, tendo como objetivo resguardar as colônias hispânicas da metrópole espanhola. Esse discurso interamericano não era interessante para o Brasil: Portugal não representa a ameaça que a Espanha representava a suas ex-colônias..

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Das confederações que se procuraram estabelecer na primeira metade do século XIX, as Províncias Unidas da América Central tiveram vida mais longa. Parte do Vice-Reino da Nova Espanha, os países do istmo se aproximaram após a independência do México e mantiveram relações estreitas até o final da década de 1830.

A

Correto. El Salvador, Nicarágua, Honduras, Costa Rica, Guatemala. Todos se separaram do México em 1823, proclamaram uma Constituição em 1824 e se desintegraram em 1839. Todos os projetos confederacionistas são vítimas de uma tensão envolvendo as forças centralistas e as forças federalistas. Havia um centralismo exacerbado da Guatemala, o que levou a um desgaste com as outras províncias. A Costa Rica foi a primeira a se separar, em 1838.

Grã-Colômbia
Confederação Peruano-Boliviana
Confederação Argentina - tentativas reiteradas de Buenos Aires. Grande tensão entre as províncias do interior e Buenos Aires

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

O modelo confederacionista foi constantemente pensado na primeira metade do século XIX, muito embora tenha encontrado sérias dificuldades em conseguir ser bem-sucedido.

A

Correto.

18
Q

Parte do vice-reino do Peru desde o século XVI, a Bolívia, em função da grande oferta de prata encontrada nas minas de Potosí, foi cobiçada por Buenos Aires, província que queria dominar um território que abarcasse, também, o antigo Alto Peru.

A

Errado. A Bolívia fazia parte do Vice-Reino do Prata (1776). No entanto, a partir de maio de 1810, com o Cabildo Abierto de Buenos Aires (1816 - Congresso de Tucumán: independência de um projeto argentino). Buenos Aires tentaria a recomposição do Reino do Prata, porém, muito embora tivesse feito parte desse Reino, a Bolívia e Potosí tinha uma relação muito mais proxima com o Alto Peru; as diferenças culturais e a possibilidade da Bolívia exercer influência sobre as províncias mais perto desse país fez com que a Argentina não tivesse a pretensão de formar um país englobando a Bolívia.

Quando Buenos Aires começam a formular as independências, a Bolívia e o Peru são províncias conservadoras, que influenciavam as províncias mais interioranas do sistema platino contra Buenos Aires. Evitar essa concorrência era primordial para Buenos Aires.

19
Q

Figura importante das lutas pela independência na América Latina, Bolívar não vê nos EUA o paradigma a ser aplicado no seu projeto político, visto que o líder venezuelano não acreditava no federalismo e defendia o fortalecimento do executivo.

A

Correto. Os EUA defendem um federalismo em detrimento do confederacionismo. A referência política mais importante de Bolívar é a Grã-Bretanha: discurso abolicionista, liberalismo, desde a Carta da Jamaica. Influência das ideias da Revolução Francesa (a res publica). Bolívar não via nos EUA um paradigma a ser copiado.

Bolívar queria um executivo muito forte para estabelecer o Império das leis.

20
Q

A Confederação sonhada por Bolívar foi vítima dos conflitos entre os centralistas e os federalistas o que, aliado ao controvertido protagonismo político-administrativo jogado por Bogotá, acabou resultando na desintegração da Grã-Colômbia.

A

Correto. Da mesma forma que na América Central. Em 1830 Bolívar renuncia à condição de presidente da Grã-Colômbia. Santander assume o poder e defendia um centralismo: defendia mais uma agenda colombiana do que grã-colombiana. Além disso, a morte de Bolívar também contribuiu para esse fato. Em 1933, a Confederação já havia se desintegrado

21
Q

A Confederação peruano-boliviana fundada pelo bolivariano Andrés de Santa Cruz no ano de 1835, teve vida curta por encontrar oposição de muitos bolivianos e peruanos, bem como pela derrota militar que sofreu para os chilenos, os quais se sentiam ameaçados pela união daqueles países.

A

Correto. Santa Cruz foi o primeiro presidente da bolívia, após Sucre (militar proveniente da Grã-Colômbia, o que não era bem visto). Santa Cruz promoveu transformações profundas na Bolívia na economia e acabou com a escravidão. Santa Cruz foi convidado a intervir na cena peruana, para diminuir a força de liberais que eram contra o presidente Calaveras (presidente peruano). Santa Cruz invade o Peru, não apoiando nenhuma das facções, mas incorporou o território. A capital foi estabelecida em Lima, o que desagradou os bolivianos; um presidente boliviano desagradava os peruanos; e o Chile temia que o porto de Lima fosse uma ameaça a Valparaíso e, da mesma forma, o Peru e a Bolívia poderiam hospedar forças chilenas contra o governo conservador chileno. Ela durou de 1836 até 1839.

A intervenção militar chilena pode ser entendida como a Primeira Guerra do Pacífico.

22
Q

Na primeira metade do século XIX, a América Latina procurou afirmar a sua independência em relação às antigas metrópoles.

A

Correto

23
Q

A primeira onda de liberalismo político na Espanha do século XIX materializou-se na Constituição de Cádiz, em 1812, trazendo como consequência a difusão dos cabildos abiertos que negavam a Junta Central espanhola e visavam uma independência total em relação à Espanha.

A

Errado. A Constituição de Cádiz realmente foi a consequência da primeira onda de liberalismo político na Espanha do século XIX. A França Napoleônica invade a Espanha, prendendo o rei absolutista espanhol. Uma resistência liberal pró Fernando VII convoca uma constituinte que ocorre na cidade de Cádiz. Dessa constituinte participam muito representantes das colônias. As províncias do prata não enviaram representantes, pois já estavam em processo de Assembleia do ano de 1813 para sua própria Constituição.

Não se pode dizer que isso provocou a difusão dos cabildos abiertos (Grosso modo, Câmara Municipal, que não reconhece o corpo administrativo metropolitano, pois a Espanha estava sendo dominada pela França); o que difunde os cabildos abiertos foi a penetração francesa no território espanhol. Esses cabildos não visavam uma independência total com relação à Espanha, mas visam realizar uma autonomia maior em relação à metrópole (juraram fidelidade a Fernando VII).

24
Q

Apesar da importância do pensamento liberal a impulsionar os processos de independência da região, muitos dos países latinoamericanos acabaram por promover uma guinada, já na década de 1830, ao conservadorismo, reproduzindo muitos dos comportamentos observados no período colonial.

A

Correto. Charles Chatin sustenta essa tese. Isso ocorreu em Buenos Aires, no Chile, no México.

25
Q

Na primeira metade do século XIX, o capital internacional contribuiu para levantar consideravelmente as economias do Novo Mundo que vinham se tornando independentes de suas metrópoles. Os banqueiros britânicos, em um ambiente de liquidez proporcionado pela Revolução Industrial investem pesadamente em países como a Argentina, o Paraguai , o Chile e o Uruguai.

A

Errado. Na primeira metade do século XIX, os ingleses não investiram pesadamente na América Latina, seja porque os britânicos estão mais voltados à investimentos na Europa, seja porque não investiriam em países com ampla instabilidade.

26
Q

O Peru e o México eram os territórios mais importantes da administração colonial desde o século XVI, razão pela qual, em ambos os países, o processo de independência não foi liderado por criollos nascidos nos ditos países, mas por lideranças provenientes de territórios vizinhos.

A

Eram as sedes dos dois principais vice-reinos. A independência do Peru foi realizada por San Martín e Bolívar, heróis oficiais.

No caso mexicano, por mais que o padre Hidalgo e Morelos tenham sido executados pela luta autonomista desse país, a independência foi realizada pela elite criolla 1811 e 1815 (Antonio López de Santa Ana)

27
Q

A história mexicana ressalta um processo de independência conturbado, com características próprias e, em comparação aos países da América do Sul, de caráter tardio.

A

Correto

28
Q

Na década de 1810, o primeiro movimento criollo por maior autonomia no México foi levado a cabo por clérigos preocupados com a questão social. Clamando por vida longa à Virgem de Guadalupe e morte aos espanhois, Miguel Hidalgo e seu sucessor, o padre Morelos, acabaram executados por mexicanos que não se identificavam com uma agenda favorável a transformações tão profundas.

A

Correto. Esses padres promoviam transformações profundas na sociedade mexicana, exigindo um México mais igualitarista, sendo radicais demais para muitos criollos mexicanos. Exatamente por isso foram executados. As forças responsáveis por um discurso mais popular localizam-se nas periferias, enquanto a Cidade do México era o antro conservador criollo. Fazer a revolução antes que o povo faça.
Peninsulares - elite nativa da Espanha
Criollos = Elite nascida das colônias, sendo recorrentemente privados do poder polítco

29
Q

Ao contrário do Brasil, monarquia consolidada ao longo do século XIX, o México vai da Monarquia à consolidação da República logo no início da sua independência. Para tal, foi fundamental a mudança política observada na Espanha: o período liberal, inaugurado em 1820, viabilizou a independência; a retomada do absolutismo em 1823 levou à intervenção francesa no México e a uma reação republicana por parte dos mexicanos.

A

Errado. Em 1821, o México proclamou sua monarquia (não era considerada legítima, pois o rei não tinha sangue nobre); em 1823 estabeleceu-se a República, com Antônio López como líder, guinando o México ao conservadorismo em 1830.

O que possibilitou a independência foi a atuação dos criollos moderados; não existe intervenção francesa no México em 1823, mas na Espanha, para restaurar o absolutismo monárquico de Fernando VII.

30
Q

Mais extenso dos países latinoamericano ao iniciar a sua vida independente, o México viu-se prejudicado pela marcha para o oeste estadunidense. O vizinho do Norte usou da sua força econômica para comprar muitos dos territórios da porção setentrional do México, o que ficou formalizado no Tratado de Guadalupe-Hidalgo (1848)

A

Errado. O México perdeu uma quantidade absurda de territórios no contexto da Marcha para o Oeste. Mas o tratado de Guadalupe-Hidalgo foi estabelecido num contexto de guerra, depois dos EUA incorporar Arizona, Novo México, Texas, parte da Lousianna, Califórnia, entre outros. Em 1863, Santana vende mais território para os EUA, em vista dos problemas econômicos.

31
Q

A combalida economia mexicana no início do século XIX recuperou-se na segunda metade do período oitocentista amparada, principalmente no capital proveniente da Europa.

A

Correto. Aproximou-se do capital da França, Inglaterra e Alemanha, o que ajudou na recuperação de sua economia.

32
Q

O antigo vice-reino do Prata é uma das subregiões mais conturbadas do continente americano do século XIX. Forças centrífugas e centrípetas se digladiavam com o objetivo de fazer valer os seus respectivos projetos políticos.

A

Correto.

33
Q

A simpatia do Concerto Europeu por regimes monárquicos, vistos como sinônimo de estabilidade acabou por fomentar em algumas lideranças platinas, o desejo de encontrar um rei para a região, a fim de evitar eventuais intervenções europeias no continente americano.

A

Correto. O Czar russo aceitava preservar a independência da América Latina, mas desejava o regime monárquico para estabelecer legitimidade. Belgrano chegou a buscar um Rei Inca para a Confederação Argentina. O próprio Luis Filipe de Orleans chega a ser enquadrado pelos platinos, mas se recusa de abrir mão do seu trono francês para governar o prata. Belgrano e San Matín pensavam que a monarquia promovia estabilidade.

34
Q

Diferentemente dos processos de independência observados em países como o México, a Venezuela, a Colômbia ou o Peru - nos quais o sentimento nativista opunha os americanos e os europeus -, no Prata observou-se uma luta predominante entre criollos do interior e de Buenos Aires que retardou a formação da Argentina contemporânea.

A

Correto. Figura mais emblemática disso foi Artigas (Banda Oriental, Santa Fé, Corrientes, Entre Ríos) = Liga de los Pueblos Libres. Ele defendia transformações mais radicais no Prata (igualdade dos povos). Ele acenou para que o Porto de Montevidéu fosse alternativa para o Porto de Buenos Aires (Artigas = agente centrífugo).

35
Q

José Gervásio Artigas foi o agente fundamental na resistência promovida pela Banda Oriental à integração do vice-reino do Prata sob o comando de Buenos Aires, libertando aquilo que seria o Uruguai das forças metropolitanas na década de 1810 e assegurando a independência do país frente aos brasileiros na década seguinte.

A

Errado. Quando Buenos Aires decretou Cabildo Abierto, Montevidéu passou a ser a capital do Vice-Reino do Prata. Artigas lutou contra o representante do governo metropolitano, conseguindo libertar o Uruguai do julgo espanhol, entre 1814-1815. Porém, Artigas foi derrotado pelos portugueses entre 1817 e 1821 (província da Cisplatina). Artigas exilou-se no Paraguai. Quem faz a independência uruguaia é seu discípulo Lavalleja e os 33 orientales.

36
Q

Ao chegar ao poder, Juan Manuel Rosas foi o caudilho federalista que buscou integrar a Argentina sob o protagonismo de Buenos Aires. O projeto rosista foi bem sucedido ao garantir à Argentina o monopólio da navegação no Prata, ao promulgar a primeira constituição do país e ao resistir às potências europeias que ameaçavam a estabilidade do subsistema platino.

A

Errado. Juan Manuel Rosas foi o caudilho federalista que buscou integrar a Argentina sob o protagonismo de Buenos Aires. Rosas fecha a navegação do Prata às outras províncias que não à Buenos Aires. Rosas sabia que se a Constituição fosse promulgada, Buenos Aires seria a capital federal, e isso faria com que tivesse que dividir suas rendas alfandegárias com as outras províncias da federação criada. A Constituição argentina vai ser promulgada em 1853, depois da queda de Rosas. Buenos Aires abandona essa Constituição, que estabelecia a capital da Confederação Argentina nas províncias litorâneas.

37
Q

Entre as décadas de 1860 e 1880, o quadro político latino-americano estabilizou-se, seja por questões internas – décadas de guerra civil tinham levado à exaustão as sociedades latino- americanas, as quais passaram a desejar paz -, seja por questões conjunturais – a retomada do crescimento econômico nos centros capitalistas europeus garante mercado consumidor para os produtos primários oferecidos pelo continente.

A

Correto. Consolidação dos Estados Nacionais, mesmo com a Guerra do Pacífico e com a Guerra do Paraguai. Lembrar da questão do TPS 2014. A banca possui esse entendimento de maior estabilidade da América Latina na segunda metade do século XIX - As guerras são vinculadas à formação dos Estados Nacionais, o que provocou rivalidades internacionais.

38
Q

A primeira metade do século XIX foi a da superação do exclusivo metropolitano e a da busca pela afirmação da identidade nacional, ao passo que a segunda metade do período oitocentista acabou por viabilizar um novo pacto entre os países do outrora Novo Mundo e as potências europeias, nos termos do qual os primeiros seriam os fornecedores de matérias-primas e gêneros alimentícios para os centros da nova economia mundial.

A

Correto. Império Informal, um novo pacto internacional.

39
Q

Na América Latina, a prosperidade econômica proporcionada pela entrada do capital britânico na região teve que conviver com a instabilidade política consequente da constante intervenção do imperialismo britânico nas questões políticas de países como o Brasil, o Paraguai e o Chile.

A

Errado. O capital britânico realmente prosperou economicamente as economias litno-americanas. As rivalidades são consequências da formação dos Estados Nacionais, e não fruto de intervenções britânicas. A visão de intervenções britânicas reflete à visão clássica e destorcida da história. A América Latina era uma zona de baixa pressão política.

40
Q

No século XIX, a Bolívia viu-se privada de importantes territórios em grande medida porque não conseguiu reunir condições para explorar os valiosos recursos existentes nos mesmo. As regiões do Acre e de Antofagasta são exemplos emblemáticos neste sentido.

A

Correto. A Bolívia teve muita dificuldade de explorar a Amazônia e Antofagasta, permitindo a exploração brasileira e chilena, respectivamente. A perda de Antofagasta trouxe problemas geopolíticos enormes para esse pais.