HOMEOSTASE 2 Flashcards
dura máter, tudo
-meninge mais externa,
-é composta por tecido conjuntivo denso,
-é formada por duas partes, um folheto que fica em contato com a calota craniana e um folheto que fica em contato com a aracnóide, o qual possui algumas clivagens, que formam as estruturas como foice do cérebro, tenda do cerebelo e seio cavernoso
-a dura-máter tem uma parte craniana, que é contínua com o periósteo
espaço subdural
-Entre a dura-máter e a aracnóide há o espaço subdural, porém este espaço é virtual, não existindo em condições normais, apenas quando há o hematoma subdural, por exemplo.
arácnoide-máter, tudo
-A aracnóide também é dividida em duas partes, uma parte que fica em
contato com a dura-máter, em forma de membrana, e uma parte formada por trabéculas que a ligam à pia-máter.
-Basicamente esta meninge é formada por tecido conjuntivo sem vasos sanguíneos revestido por epitélio simples pavimentoso.
espaço subaracnóide
-Entre a aracnóide e a pia-máter há as trabéculas aracnóideas e essa região é chamada de espaço subaracnóide, o qual é preenchido por um líquido chamado de líquido cefalorraquidiano (LCR) ou líquor.
-Essa porção tem contato íntimo com os ventrículos cerebrais, que são as cavidades por onde o líquor circula.
LCR, para que serve? onde é produzido?
-Este líquor é importante porque funciona como um colchão hidráulico, protegendo o SNC de traumas e confere a característica de flutuabilidade do sistema nervoso e também ajuda a remover resíduos metabólicos de tecido nervoso.
-Como o plasma sangüíneo, ele contém proteínas, glicose, uréia e glóbulos brancos.
-Mais de 800 ml de líquido cerebrospinal são produzidos diariamente, embora só 140-200 ml estejam banhando o SNC em um determinado momento. Renovado de 8 em 8 horas
-produzido no plexo coróide, nos ventrículos em menor extensão, por secreções das células ependimárias.
-A aracnóide possui ainda expansões que perfuram a dura-máter….
-como nas saliências em seios venosos e nas vilosidades ou granulações da aracnóide, que são dilatações fechadas, cuja função é transferir líquor para o sangue no processo de reabsorção desse líquido que está sendo produzido constantemente pelo plexo coróide.
-O líquor atravessa a parede da vilosidade e seio venoso, entrando para a circulação sanguínea.
pia-máter, tudo
-A pia-máter é a aderida ao sistema nervoso (encéfalo e medula), e sua
principal característica é o fato de ser extremamente vascularizada.
-Porém, esta meninge não entra em contato com células ou fibras nervosas, havendo entre essas estruturas prolongamentos de astrócitos, que separam a pia-máter dos elementos nervosos.
-A superfície externa da pia-máter é formada por células achatadas do mesênquima embrionário, a superfície interna possui os vasos sanguíneos, que penetram o tecido nervoso por túneis revestidos por pia-máter (espaços perivasculares), ou seja, a pia-máter envolve o vaso até o momento em que ele se torna capilar (espaços perivasculares somem), protegendo o tecido nervoso do contato com o vaso sanguíneo, e isso auxilia na formação da barreira hematoencefálica.
plexo coróide
-O plexo coróide é formado por dobras da pia-máter, ricas em capilares fenestrados e dilatados, que provocam uma saliência para o interior dos ventrículos, localizados assim no teto do III e IV ventrículos e em parte dos ventrículos laterais.
-É nessa região que o líquor é produzido e secretado, que além de proteger contra traumas no SNC, é importante para o metabolismo do SNC.
-O plexo coróide então, é formado por tecido conjuntivo frouxo da pia-máter, células transportadoras de íons, para permitir a produção do LCR, e revestimento de epitélio simples cúbico ou colunar baixo.
o que, e quais são os ventrículos cerebrais
-os ventrículos estão conectados entre si e ao canal central da medula espinal
-Cada um dos dois ventrículos laterais (primeiro e segundo ventrículos) está localizado em cada um dos hemisférios cerebrais, embaixo do corpo caloso.
-O terceiro ventrículo está localizado no diencéfalo, entre os tálamos.
-Cada ventrículo lateral está conectado ao terceiro ventrículo por uma abertura estreita oval chamada forame interventricular (forame de Monro).
-O quarto ventrículo está localizado no tronco encefálico entre a ponte e o cerebelo.
-O aqueduto do mesencéfalo atravessa o mesencéfalo ligando o terceiro e quarto ventrículos.
-O quarto ventrículo também se comunica posteriormente com o canal central da medula espinal.
-O líquido cerebrospinal retorna ao sangue venoso através …
através das granulações aracnóideas.
no SNC não tem circulação linfática, então, como é feito??
-Como falta circulação linfática ao SNC, o LCR movimenta os resíduos celulares para o retorno venoso em seus lugares de drenagem.
células ependimárias
-As células ependimárias ciliadas revestem os plexos corióides, como também revestem o canal central, e presumivelmente ajudam a movimentar o LCR.
-As junções muito próximas entre as células ependimárias também ajudam a formar uma barreira hematoencefálica que proíbe que certas substâncias potencialmente prejudiciais do sangue entrem no LCR
corpo celular do neurônio, o que é, o que produz, pelo oq é formado?
-O corpo celular é o centro trófico do neurônio, que contém o núcleo e é onde se concentram as organelas
-O corpo celular costuma ser rico em retículo endoplasmático granuloso, em forma de cisternas paralelas, entre as quais há numerosos polirribossomos livres, indicando que os neurônios têm grande atividade de síntese de proteínas.
-As mitocôndrias existem em quantidade moderada no corpo celular e também estão concentradas nas terminações dos axônios.
-O citoplasma dos neurônios tem grande quantidade de microtúbulos, responsáveis pelo transporte de vesículas no corpo celular e ao longo dos prolongamentos.
dendrito do neurônio, o que é, o que produz, pelo oq é formado?
-São prolongamentos revestidos por membrana plasmática cujo diâmetro diminui à medida que se distanciam do corpo celular
-Ramificam-se como galhos de uma árvore e seu conjunto é chamado de árvore dendrítica.
-O citoplasma dos dendritos contém mitocôndrias, pequena quantidade de ribossomos e numerosos microtúbulos, além de neurofilamentos.
-A superfície da membrana plasmática dos dendritos geralmente constitui-se no principal local para recepção de estímulos nervosos.
oq são espinhos dendríticos?
-Os dendritos têm pequenas saliências em sua superfície chamadas espinhos dendríticos. Medem de 1 a 3 μm de comprimento e menos de 1 μm de diâmetro, e são locais nos quais prolongamentos de outros neurônios estabelecem sinapses.