Homeostase Flashcards
O corpo humano é composto majoritariamente por qual substância e como ela é formada?
60% do corpo é composto por líquidos (principalmente uma solução aquosa com íons). 2/3 desse líquido é intracelular (LIC) e 1/3 é extracelular (LEC- interstício e plasma sanguíneo).
Como funciona a relação soluto solvente no LIC e no LEC e quais são os principais nutrientes encontrados neles?
A relação soluto solvente (concentração) é igual no LIC e no LEC.
LIC: H2O, K+ e Mg+, sendo o último um grande cofator enzimático
LEC: Na+, Ca+ (ativa muitas vias metabólicas), Cl- (deixa a célula muito negativa e faz sinapses inibitórias).
Como funciona a troca e a obtenção de substâncias no LEC?
O LEC é transportado em dois estágios, primeiro por grandes vasos e depois pelos capilares. Nos capilares, o plasma sanguíneo e o líquido intersticial se difundem pelo movimento cinético das moléculas, o que garante a homogeneidade do LEC. Seus nutrientes são obtidos por dieta e excretados pelo fígado e pelos rins.
O que fazer com um paciente hipovolêmico e como deve ser a substância administrada?
O primeiro passo é dar soro ao paciente, pois ele pode ficar hipotenso e não consegue bombear sangue. O soro venoso deve ser isotônico. Se for hipotônico, o solvente migra para o LIC, resultando na sua expansão e na sua lise. Isso causa taquipneia, taquicardia, hipóxia. O soro ingerido pode ser hipertônico, pois a célula vai captar água e glicose, ficando muito concentrada e aumentando mais a absorção de água.
O que é Feedback negativo?
Ele acontece quando há uma resposta contrária à um estímulo inicial. Está presente quando um fator se torna excessivo ou deficiente.
De exemplos de Feedback negativo com a tireoide, a pressão e a concentração de CO2.
Tireoide: TSH incentiva a produção de T3 e T4, e a elevação deles diminui o TSH. Em caso de tumor da tireoide, pouco TSH vai produzir muito T3 e T4, gerando hipertiroidismo e aumentando o feedback negativo, diminuindo ainda mais o TSH.
PA: quando a pressão está alta, ela distende muito a parede dos vasos, fazendo que os barroreceptores mandem impulsos para o centro vaso motor, diminuindo a atividade do coração e regulando a PA.
CO2: CO2+H2O= H2CO3, que vira HCO3-, gerando acidose. Isso manda ativa os quimiorreceptores, que mandam um feedback negativo para o sistema respiratório, aumentando a FR. Isso pode resultar em alcalose, já que jogamos CO2 pra fora.
O que é o feedback positivo?
É quando o estímulo inicial gera mais estímulo.
Cite um exemplo no qual o feedback positivo pode ser ou não ser superado pelo feedback negativo.
Caso um ser humano que bombeie 5L/min perca 2L de sangue, a PA caí, menos sangue chega no coração e menos ele bombeia, criando um ciclo vicioso (feedback positivo), resultando na morte da pessoa.
Caso esse mesmo ser perca apenas 1L de sangue, os mecanismos de feedback negativo de débito cardíaco e de PA superariam o feedback positivo e evitariam o ciclo vicioso.
Em quais casos o feedback positivo pode ser útil?
Coagulação: após a lesão de um vaso, enzimas chamadas de fatores de coagulação começam a ativar outras enzimas (feedback positivo) para coagular o sangue. Caso o mecanismo saia do controle, um coágulo indesejado pode ser formado, resultando em ataque cardíaco agudo.
Parto: quando a contração uterina fica forte o suficiente, a cabeça do bebê começa a empurrar o colo do útero, mandando sinais para a hipófise que libera ocitocina, aumentando a contração uterina. Quando o processo fica forte o suficiente, o bebê nasce.