Histórico 3 (Vargas) Flashcards
Qual o contexto econômico no início do governo Vargas?
Dinâmica econômica voltada para dentro por causa da Grande Depressão de 1929 (volume de transações internacionais baixo), com suspensão do pagamento da dívida pública, e o BB com uma política cambial restritiva (rígida - obrigados a vender moeda estrangeira para o BB para pagar dívida).
Como Vargas lidou com a crise econômica do início dos anos 1930 e o seu resultado?
Política econômica expansiva - aumentos dos gastos públicos para estimular a demanda agregada além da imposição do Governo provisório de só poder comprar determinadas matérias-primas de produtores nacionais - RESULTADO: superação rápida da crise.
Política do Café.
Em parte responsável pela superação da crise - compra e queima do café para manter os preços internacionais altos - de 1931 até 1943.
Como Vargas lidou com os cafeicultores no Governo Provisório?
Perdão das dívidas em 1933 - renegociação do saldo restante a 50% do valor nominal original.
Qual a mudança na política econômica do Governo Constitucional?
A partir de 1934, o controle de câmbio rígido termina (1/3 permanece). Apesar disso, houve acúmulo de reservas e crescimento (especialmente para a indústria), ao mesmo tempo que a importância do café declinou.
Qual a relação da economia com o Estado Novo?
A situação econômica e o seu ajuste serviram de justificativa para Vargas implantar o Estado Novo.
Processo que tinha como objetivo a produção interna de coisas que eram importadas, mesmo que mais caras para os consumidores, e tornar a matriz de exportação mais diversificada e menos dependente dos bens primários.
Processo de Substituição de Importações.
Qual o contexto para a implementação da PSI?
Crise e colapso desde 1929, desenvolvimento industrial (economia agroexportadora se torna urbano-industrial), tudo dentro da lógica do nacional-desenvolvimentismo.
Quais as 4 etapas do PSI?
1 Estrangulamento (sem moeda estrangeira), 2 desvalorização cambial e tarifa de importação, 3 naturalmente os investimentos se voltam para dentro e desenvolvem essa indústria que não tem como mais comprar de fora (mais renda e mais demanda) / 4 aumento da renda faz a população importar produtos diferentes, voltando ao número 1. AO LONGO DO TEMPO, mais e mais produtos são substituídos.
O que foi necessário para o sucesso do PSI?
A instalação de indústrias de base (ferrovias, rodovias, siderúrgicas, energia, aço etc.)
Como podemos classificar a política fiscal e monetária do Estado Novo?
Natureza heterodoxa - de cunho marxista e keynesiana (intervenção do Estado na esconomia).
Como o governo do Estado Novo interviu na indústria de base para dar conta do PSI?
Criação de empresas estatais, geração de infraestrutura (energia e transportes) - Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Companhia do Vale do Rio Doce (CVRD) e Companhia Nacional de Álcalis (CNA), além de hidrelétricas (incluindo financiamento externo).
Houve crescimento no Estado Novo?
De modo geral, sim. Crescimento em média de 5% entre 1933-1939, mas cai por causa da Segunda Guerra, com recuperação por causa da exportação para os países Aliados.
Qual a diferença no imposto?
A diversificação produtiva diminuiu o imposto sobre importações de 43 para 12% em 1939, e o imposto sobre renda passou de 9 para 27%.
Como a CEPAL influenciou esse período?
Através da teoria da deterioração dos termos de troca e vulnerabilidade dos países subdesenvolvidos, a recomendação era a industrialização através do nacional-desenvolvimentismo, o que o Brasil seguiu durante muitas décadas.