Histórico 2 (Primeira República) Flashcards
O que mudou no sistema econômico brasileiro com a passagem do regime para república?
Quase nada. Apesar do fim da escravidão, o Brasil continuou um país fornecedor de mate´ria primária para países ricos e industrializados.
Qual contexto justificou as medidas adotadas por Rui Barbosa (encilhamento)?
Nova mão de obra assalariada que carecia de moeda para receber pagamento - medidas tornaram a oferta monetária compatível com a necessidade (Lei Bancária de 1890).
Lei que estabelecia emissões bancárias, de 1 para 1, sobre lastro de títulos da dívida pública, sem se preocupar com a paridade com a libra estabelecida.
Lei Bancária de 1890 - Rui Barbosa, uma atitude “papelista” (que não se preocupa com a paridade).
Qual a consequência da Lei Bancária de 1890?
Oferta de moeda com emissão desenfreada de ações, empresas fantasmas (empréstimos pessoais), crise na bolsa do Rio, falência de bancos e empresas, desequilíbrio no Balanço de Pagamento, desvalorização cambial, inflação, especulação desenfreada (DESASTRE).
Por que “encilhamento”?
Porque precisavam “colocar arreios” na especulação da Bolsa e com nas empresas fantasmas, momento de crise e aumento da dívida externa.
Qual presidente solucionou o problema do encilhamento e o que ele fez?
Campos Sales - funding loan com os ingleses (suspensão do pagamento do juros por 3 anos), suspensão de 13 anos do pagamento da dívida externa, rendas da alfândega do Rio hipotecadas aos ingleses, 63 anos de dívidas.
O que foi o saneamento promovido pelo presidente que resolveu o encilhamento?
Combate à inflação, não emitindo mais moeda e tirando moeda de circulação emitida pelos governos anteriores, reduziu déficits orçamentários, cortou despesas, aumentou as receitas (aumentando impostos e criando novos).
Desvalorização da moeda promovida pelos governos da Primeira República, com objetivo de favorecer a cafeicultura ao encarecer as importações que deveriam ser pagas pelo conjunto da população.
Socialização de perdas, segundo Celso Furtado - as perdas do setor cafeeiro eram socializadas, ou seja, divididas com toda a sociedade.
Relação entre o café e Keynes.
Após a crise de 1929, o governo passou a agir ativamente em políticas para atenuar os efeitos da crise, um tipo de política tipicamente keynesiana antes de Keynes.
Em que consistia a política de valorização do café e qual sua consequência?
Compra do excedente do café para queimar, bancando o preço do produto, além de financiar por emissão monetária e tributação as exportações - o Brasil saiu mais rápido da crise de 1929.
O que a crise de 1929 fez com o mercado interno brasileiro?
Impactou profundamente - com a queda da rentabilidade do mercado externo, o investimento se voltou para dentro - foi o início da ruptura do modelo agroexportador.
Em número, qual a mudança entre os setores da economia brasileira entre as décadas de 1920 e 1940?
Agricultura 79% e indústria 21% (1920), e 57% da agricultura e 43% da indústria em 1940.
Qual a principal consequência da política da valorização do café?
Impediu a naturalidade da economia brasileira - não houve diversificação da economia por causa do preço alto do café, além de impedir a industrialização do país.
Após o Encilhamento, período de expansão econômica no Brasil com crescimento do PIB, crescimento do investimento na indústria nascente, modernização do cultivo para fazendeiros se tornarem competitivos internacionalmente.
Era de Ouro - 1900-1913.
Qual o contexto da baixa do café a partir de 1913?
Oferta (lucro mais disponibilidade de terras) supera a demanda, crise no sistema, leva a uma intervenção estatal, agravada ainda mais pela Primeira Guerra (diminuição geral das exportações).