História do Brasil Flashcards

1
Q

“A fiscalização do ouro pela Coroa era efetivada pelas ____________, pelas ______________ e pelas ______________”.

A

Intendências das Minas; casas de fundição; derramas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual o principal imposto cobrado pela Coroa pela extração do ouro?

A

O Quinto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que eram os Movimentos Nativistas?

A

Eram movimentos que não propunham romper o pacto colonial. As rebeliões nativistas foram movimentos locais, isolados, decorrentes de um estado de insatisfação dos colonos, mas não se opunham à dominação metropolitana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Dê exemplos de movimentos nativistas ocorridos no Brasil:

A

Revolta de Beckman - MA
Guerra dos Emboabas -MG
Guerra dos Mascates - PE
Revolta de Filipe dos Santos - MG.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que foi a Revolta de Beckman?

A

Foi um movimento nativista realizado no Maranhão em 1684. Caracterizou-se por conflitos envolvendo os jesuítas, a Companhia de Comércio do Maranhão e a elite colonial maranhense. Os principais líderes foram: Manuel e Tomás Beckman e Jorge Sampaio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que foi a Guerra dos Emboabas?

A

Foi um movimento nativista realizado em Minas Gerais entre 1708 e 1709. Ocorreu logo no começo da grande mineração aurífera. Paulistas x Portugueses (forasteiros ou “emboabas”). A razão principal do conflito era a disputa pelas minas de ouro. O líder paulista era o guarda-mor das minas, o Borba Gato. No “Capão da Traição”, local da guerra, houve a chacina de paulistas que estavam em desvantagem numérica em relação aos emboabas. Para melhor controlar a região, D. João V criou a capitania real de São Paulo e Minas do Ouro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que foi a Guerra dos Mascates?

A

Foi um movimento nativista realizado em Pernambuco entre 1710 e 1714. Antagonismo entre olindenses e recifenses. Olinda, cidade dos senhores de engenho que formavam a aristocracia colonial, era a capital da capitania de Pernambuco, mas Recife havia sido bastante beneficiada pelos holandeses. Os senhores de engenho estavam em crise devido à concorrência antilhana e à queda dos preços do açúcar no mercado internacional. Para pagar suas despesas e manter seu tradicional padrão de vida, recorriam a empréstimos junto à burguesia lusitana do Recife, que cobrava altos juros e tinha como garantia a hipoteca das propriedades rurais dos olindenses. Por isso, os orgulhosos olindenses chamavam pejorativamente os comerciantes recifenses de “mascates”. Os mascates, então, solicitaram uma Carta Régia de emancipação político-administrativa de Recife, o que de fato aconteceu. Como símbolo de sua autonomia municipal, os comerciantes construíram o pelourinho. Os olindenses reuniram-se e tomaram Recife, destruindo o pelourinho. A repressão do movimento coube ao governador Félix José Machado que prendeu muitos olindenses e confiscou seus bens. D.João revogou as medidas punitivas, mas manteve a autonomia de Recife.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que foi a Revolta de Filipe dos Santos (ou Revolta de Vila Rica)?

A

Foi um movimento nativista realizado em Minas Gerais em 1720. O aviso da breve instalação das casas de fundição em Minas Gerais criou um descontentamento geral, especialmente em Vila Rica (atual Ouro Preto). Os colonos reivindicavam junto ao governo que as casas de fundição não fossem instaladas. De Vila Rica os descontentes partiram para Ribeirão do Carmo (atual Mariana) a fim de pressionar o conde de Assumar. Com poucas tropas, o conde aceitou as imposições dos revoltosos e prometeu revogar as medidas anunciadas. Posteriormente, fortalecendo-se militarmente, inclusive com o apoio de paulistas, o governador voltou atrás. Dirigiu-se a Vila Rica, prendeu os líderes do movimento e decidiu aplicar uma punição exemplar. Filipe dos Santos foi enforcado sem julgamento formal e sem direito à apelação. Seu corpo esquartejado foi exibido em Vila Rica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que eram os Movimentos de Pré-Independência?

A

Eram movimentos de caráter nacional que propunham romper o Pacto Colonial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Dê exemplos de movimentos de pré-independência ocorridos no Brasil:

A

Inconfidência Mineira
Conjuração Baiana
Revolução Pernambucana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que foi a Inconfidência Mineira?

A

Foi um movimento pré-independência realizado em Minas Gerais em 1789. Foi inspirado nas ideias iluministas, objetivava a independência do Brasil. Os principais líderes foram: Tomás Antônio Gonzaga e Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Os delatores do movimento: Joaquim Silvério dos Reis, Brito Malheiros e Correia Pamplona. Tiradentes assumiu a responsabilidade. Foi enforcado e esquartejado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que foi a Conjuração Baiana?

A

Foi um movimento de pré-independência realizado na Bahia em 1798. Foi a primeira revolta popular ocorrida no Brasil, inspirada na experiência francesa. O movimento teve apoio dos maçons.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que foi a Revolução Pernambucana?

A

Foi um movimento de pré-independência realizado em Pernambuco em 1817. Teve origem em um grupo de intelectuais. Influência das ideias iluministas. Formação de um governo revolucionário que durou pouco mais de dois meses.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

“Em 1810, Dom João assinou com a Inglaterra os Tratados ______________. Estes tratados favoreciam os ingleses. Impediram a industrialização do Brasil”.

A

De Aliança, Comércio e Navegação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

“A elite brasileira induz o Príncipe Regente a romper com as determinações das cortes. O processo de emancipação também atenderia aos interesses _____________”.

A

Ingleses.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

“Na Europa, os países da ______________ não queriam reconhecer a Independência do Brasil”.

A

Santa Aliança.

17
Q

Qual foi o primeiro país a reconhecer a Independência do Brasil?

A

Foram os Estados Unidos.

18
Q

“A Inglaterra reconheceu a Independência do Brasil, mas exigiu a ratificação dos ________________”.

A

Tratados de 1810 (Aliança, Comércio e Navegação).

19
Q

A Constituição de 1824 foi _____________; o Brasil estava dividido em províncias; a religião oficial era a católica; estabeleceu quatro poderes (Moderador, Executivo, Legislativo e Judiciário); Senado vitalício.

A

Outorgada.

20
Q

O que foi a Confederação do Equador?

A

Foi um movimento de cunho liberal que ocorreu em Pernambuco. Foi duramente reprimida. Houve o fuzilamento de Frei Caneca.

21
Q

Quais as consequências da Guerra da Cisplatina?

A

O Uruguai obteve sua independência. Os gastos com a guerra agravaram a crise econômica.

22
Q

O que foi o Período Regencial?

A

Foi o período entre a abdicação de Dom Pedro I e a proclamação da maioridade de Dom Pedro II. A elite assume o poder e estrutura, com muita dificuldade, um estado conservador e excludente. Assumiu o poder uma Regência Trina Provisória, formada por Nicolau de Campos Vergueiro, Francisco de Lima e Silva e o Marquês de Caravela. Entre 1831 e 1835, assume o poder a Regência Trina Permanente. Essa era formada por Francisco de Lima e Silva, José da Costa Carvalho e João Bráulio Muniz. Feijó destacou-se como Ministro da Justiça. Durante o período destacaram-se três facções políticas: farroupilhas, chimangos e restauradores. Houve a criação da Guarda Nacional; promulgação do Código de Processo Criminal; Ato Adicional de 1834, que dava mais autonomia às províncias. Entre 1835 e 1837, assume o poder, como Regente Uno, o Padre Feijó, que enfrentou forte oposição, renunciando. Depois, assume a Regência, Araújo Lima. Após Araújo houve a antecipação da maioridade de Dom Pedro II.

23
Q

O que foi a Cabanagem?

A

Foi uma rebelião que ocorreu durante o Período Regencial. Ocorreu no Pará.

24
Q

O que foi a Balaiada?

A

Foi uma rebelião que ocorreu durante o Período Regencial. Ocorreu no Maranhão. Começou com a luta entre “Cabanos” (conservadores) e “bem-te-vis” (liberais), mas o movimento extrapolou e tornou-se popular.

25
Q

O que foi a Sabinada?

A

Foi uma rebelião que ocorreu durante o Período Regencial. Ocorreu na Bahia. O líder foi Francisco Sabino Álvares que, descontente, proclamou a República Baiense. A repressão foi violenta.

26
Q

O que foi a Farroupilha?

A

Foi uma rebelião que ocorreu durante o Período Regencial. Ocorreu no Rio Grande do Sul. As razões foram: altos impostos, descaso com a província e ideias republicanas. Os rebeldes proclamaram a República Piratini e a República Juliana. O fim da guerra se deu com um acordo do Governo Imperial com as elites do Rio Grande do Sul.

27
Q

O que marcou o II Reinado?

A

O II Reinado consolidou o projeto conservador da elite. Vários aspectos econômicos, políticos e sociais marcaram essa época.

28
Q

Quais as últimas revoltas ocorridas no Brasil, que ocorreram durando o II Reinado?

A

Revolução dos Liberais (em Barbacena-MG e Sorocaba-SP); Revolução Praieira (Pernambuco) foi um movimento de caráter liberal e separatista, que foi a última revolução do II Reinado. Os revoltosos lançaram o seu programa, um documento que denominaram “Manifesto ao Mundo”, de conteúdo socialista utópico. Apesar do caráter liberal da revolução, os revoltosos não cogitavam a abolição da escravidão.