História Contemporânea Flashcards
Qual acontecimento ocorrido na França, iniciado em 1789, que se tornou símbolo da destruição do absolutismo?
A Revolução Francesa.
Qual a situação da França Pré-Revolucionária?
Situação econômica: perda de colônias e mercados devido às derrotas nas guerras contra a Inglaterra; a participação na Guerra de Independência dos EUA onerou os cofres franceses; a agricultura, maior fonte de renda do Estado, estava em crise devido ao atraso técnico e às más colheitas; a indústria francesa era pouco lucrativa.
Situação política e social: sociedade dividida em três estados. O primeiro e o segundo estados (clero e nobreza) monopolizavam os privilégios e estavam isentos de impostos. O terceiro estado (burguesia, sans-cullotes e camponeses), 95% da população, ficava responsável pelas despesas do Estado, mas não tinha direitos políticos.
Quais fatores influenciaram na reação francesa contra o absolutismo?
A divulgação das ideias iluministas e a participação na Guerra de Independência dos EUA contribuíram para a reação contra o absolutismo.
Quem eram os sans-cullotes?
Eram artesãos, trabalhadores e até pequenos proprietários que viviam nos arredores de Paris. Recebiam esse nome porque não usavam os elegantes calções que a nobreza vestia, mas, sim, uma calça de algodão grosseiro.
Qual a atitude tomada por Luís XVI diante da crise que a França estava passando?
Convocou os Estados Gerais para decidir sobre a reorganização das finanças.
Qual o acordo feito durante a reunião dos Estados Gerais convocados por Luís XVI?
Não houve acordo. O impasse surgiu quando houve a discussão sobre o critério de votação: por estado ou deputado. O terceiro estado se retirou, proclamando-se em Assembleia Nacional para elaborar uma constituição.
Quais os acontecimentos que marcaram a Primeira Fase (1789-1792) da Revolução Francesa?
A tomada da Bastilha; a Constituição de 1791: abolição dos privilégios feudais, elaboração da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, votação da constituição civil do clero, estabelecimento da monarquia limitada (Jornadas de Agosto); declaração de guerra à Áustria e à Prússia: a França sofre derrotas e o rei é acusado de traição.
Quais os principais acontecimentos que marcaram a Segunda Fase (1792-1795) da Revolução Francesa?
Ascensão dos jacobinos; Vitória francesa contra o exército austro-prussiano (Valmy); eleição da Convenção (girondinos, grupo da planície; jacobinos, grupo da montanha); execução de Luís XVI; estabelecimento do Regime do Terror (Marat, Danton, Robespierre).
Quais os principais acontecimentos que marcaram a Terceira Fase (1795-1799) da Revolução Francesa?
Nova constituição e criação do Diretório: poder nas mãos da alta burguesia; repressão aos movimentos radicais e à reação monárquica; Napoleão Bonaparte assume o poder (Golpe do 18 Brumário).
O que foi o Congresso de Viena?
União das nações que combateram as forças napoleônicas que têm como objetivo reorganizar o mapa político da Europa e restaurar os governos anteriores à Revolução Francesa.
O que foi a Santa Aliança?
Uma organização supranacional que garantiu, entre 1815 e 1830, os objetivos do Congresso de Viena, e procurou reprimir as revoluções liberais na França e os movimentos de independência na América.
Qual acontecimento provocou a fuga de vários nobres franceses para os países absolutistas (“A emigração”) durante a Revolução Francesa?
O “Grande Medo”, quando houve o ataque à fortaleza-prisão da Bastilha, símbolo do absolutismo. Enquanto isso, os camponeses queimavam os castelos, destruindo os documentos que especificavam os direitos senhoriais.
O que a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão estabelecia?
Estabelecia a igualdade civil e jurídica, o direito de resistência à opressão e garantiu o direito de propriedade
Qual era o instrumento de manutenção da ordem burguesa, comandada por La Fayette, formada após a queda da Bastilha?
A Guarda Nacional.
O que ocorreu após a aprovação da Constituição Civil do Clero francês, em 1790?
Os bens da Igreja foram confiscados e usados como lastro da nova moeda, os assignats. Os clérigos foram transformados em funcionários do governo.