História do Brasil Flashcards
Comércio com o oriente
- especiarias das Índias
- Caravanas árabes
- Portugal
- Mercadorias diretamente das fontes produtoras
- problemas de viagem
- Vasco da Gama (comandante)
- objetivo alcançado
- lucro gigantesco
Bom, as caravanas árabes tinham acesso diretamente as índias e de lá pegavam as especiarias das índias que era os temperos e joias de luxo e vendiam com preços elevados para os países europeus, inclusive Portugal, só que Portugal estava cansados de pagar caro nessas especiarias e decidiram ir diretamente a essas fontes produtoras na Índia.
Então eles comeram a organizar as caravelas e Vasco da Gama foi o comandante dessa expedição. Durante a viagem, houve muitos problemas como tempestades, correntes marítima fortes e por isso algumas pessoas morreram. No final de tudo, Portugal conseguiu alcançar as fontes produtoras e obtiveram lucros gigantescos.
Descobrimento da América (Espanha)
- Rival de Portugal
- Alcançar as especiarias das índias
- Viagem pelo Ocidente
- Cristóvão Colombo
- Descobrimento da América
A Espanha tinha uma rivalidade muito grande com Portugal, isso porque Portugal estava cada vez mais rico e o sonho de ser poderoso estava longe de acontecer. Então, a Espanha decidiu também ir até as fontes produtoras das índias (especiarias das índias), então eles organizam as caravelas e colocaram Cristóvão Colombo como comandante, para ele o caminho mais rápido para chegar nas especiarias eram navegar para o Ocidente, o contrário de Portugal que iam para o Oriente, nisso, eles acabaram chegando na América. Por isso, Cristóvão Colombo descobriu a América.
O achamento do Brasil
- Brigas entre Portugal e Espanha pelo controle do oceano
- Tratado de Tordesilhas
- Descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral
- Desinteresse de Portugal por não achar ouro
- Tempos depois, acharam o pau Brasil
Antigamente existia muita briga entre Portugal e Espanha pelo controle marítimo, por isso, o Papa Francisco VI teve que se intrometer e fazer um acordo que dividia o mundo entre dois, o famoso Tratado de Tordesilhas, terras direitas = Portugal e terras esquerdas = Espanha
Logo depois, Pedro Álvares Cabral (comandante) em busca de novas terras descobriu o Brasil, mas não tinha muito interesse de primeira porque não acharam ouro. Tempos depois, do Brasil for abandonado, Portugal volta e encontra Pau Brasil, que tinha uma tinta que tingia tecidos e eram muito lucrativo. O litoral Brasileiro era cheio dessas árvores.
Colonização do Brasil I
- Colonização do Brasil para evitar que outros povos roubem o pau Brasil
- Enfraquecimento do comércio com as índias
- Portugal quebrado economicamente
- Martim Afonso de Souza (São Vicente)
- Capitanias hereditárias
- Obrigação dos comandantes
Então, muitos povos queriam vir até o Brasil para roubar Pau Brasil, então Portugal pensou em uma maneira de evitar isso que é mandando gente de Portugal para o Brasil.
Como Portugal não tinham tanto lucro com as índias, decidiram colonizar de vez o Brasil para não perder os lucros do pau Brasil e colonizaram logo porque tinham medo de perder o Brasil por outros povos.
Portugal estava quebrado economicamente, então, ele precisava colonização o Brasil sem ter que colocar a mão no bolso. Tempos depois, Martim Afonso foi para o Brasil e fundou a primeira cidade brasileira, São Vicente. Como Portugal estava quebrado, o rei resolve dividir o país em faixas de terras e colocar um comandante para cada uma, isso foi chamado de capitanias hereditárias. E cada comandante tinha como obrigação de povoar e proteger o local e dá lucro pro rei.
Colonização do Brasil II
- Governadores do Brasil: Tomé de Souza, Duarte da Costa e Mem de Sá
- Objetivo dos primeiros padre jesuítas
- Catequisar os índios
- Plantação da cana de açúcar
- Principal atividade econômica da colônia no Nordeste
No Brasil teve diversos govenadores, porém os mais importantes foram: Tomé de Souza, Duarte da Costa e Mem de Sá. O primeiro fundou Salvador. Nessa época, chegaram os primeiros padre jesuítas e seu objetivo era conquistar novos fiéis, ou seja, catequisar os índios.
Os primeiros colonos perceberam que o solo e o clima no Brasil é ótimo para a plantação de cana de açúcar, já que o açúcar era muito lucrativo na Europa, por isso eles começaram a plantar no litoral brasileiro. E por isso, ela virou a principal atividade econômica, especialmente no Nordeste.
Um país construídos por escravos
- Índios escravizados (bugigangas)
- Trazer escravos africanos
- Período da produção de cana de açúcar
- Lucro com Tráfico de escravos
Desde a colonização, os índios foram escravizados pelos Portugueses. Os índios não aceitavam isso, e por isso rolava algumas guerras e como os índios conheciam bem o Brasil, sumia pelo mato.
De início, os índios trabalhavam com pau brasil em troca de bugigangas. Depois de um tempo. Os índios escolhiam ou se convertia para a religião ou eram escravizados.
Como não estava dando certo escravizar os índios, os portugueses resolveram trazer escravos africanos. E isso ocorreu na época das plantações de cana de açúcar.
Os portugueses ganhavam muito com o tráfico de escravos, eram capturados no interior da África por tribos inimigas e vendidos no litoral para os europeus e transportados como mercadoria em navios negreiros.
- 1580 o trono foi ocupado pela Espanha
- União Ibérica
- Consequências da União Ibérica
- Capitania das Índias
- Invasão holandesa
- Colônia nova
- Maurício de Nassau
- dívida dos senhores de engenho
- Expulsão dos holandeses
Passou um tempo, o trono de Portugal ficou vago, então a Espanha assumiu o poder no país que foi o rei da Espanha. Isso foi chamado de União Ibérica. E isso teve consequências enormes.
Uma empresa chamada Capitania das índias que eram dona da Holanda era um problema para Espanha. Como eles tinham sido proibidos de comercializar o açúcar brasileiro. Eles resolveram que era mais fácil invadir o Brasil em 1624 e serem dono do açúcar, mas foram expulsos logo depois. Só que em 1630, eles invadiram novamente e conquistaram uma parte enorme do Nordeste, fundaram a colônia nova Holanda na capitania de Pernambuco.
E aí que surgiu Maurício de Nassau, nas mãos dele, Recife se tornou umas das cidades mais desenvolvidas da América com: zoológico, farol. Recuperou a agromanufatura do açúcar e mudou a história da capitania de Pernambuco.
Mas como ele emprestou uma grana enorme para os senhores de engenho. A capitania das índias começou a pegar no pé. Então, ele foi obrigado a ir embora. Daí, os holandeses começaram a cobrar essa dívida dos senhores de engenho e aí o pau quebrou e teve uma revolta de Pernambuco que ocasionou na expulsão dos holandeses
- Anulação do tratado de Tordesilhas
- Surgimento dos Bandeirantes
- Quilombo dos palmares
- Declaração de guerra para Palmares
- 20 de novembro, o dia da consciência negra
Outra consequência da União Ibérica foi a anulação do tratado de Tordesilhas, já que a Espanha e Portugal eram um só. Então uma faixa que tinha no litoral do Brasil se expandiu até o Norte, formando um país inteiro.
E aí que entra os Bandeirantes, que o trabalho deles era capturar índios para vender como escravos. Inclusive foram os bandeirantes que acabaram com o quilombo dos palmares.
Os quilombos dos palmares é um símbolo da resistência negra contra a escravidão. Eram comunidades que serviam para abrigar negros fugitivos. O mais famoso deles era Palmares, que fica onde é alagoas. E aí os portugueses declararam guerra a Palmares, só que os quilombos resistiram a vários ataques. Mas então, um bandeirante conseguiu capturar o líder de Palmares e mata-lo.
Sua cabeça foi cortada e exposta em Recife. Sua morte aconteceu em 20 de novembro, no qual comemoramos o dia da consciência negra.
Uma sociedade banhada a ouro
- Crise na produção de cana de açúcar
- Guerra dos Mascates
- Descobrimento do ouro e pedras preciosas
- Capital da colônia sendo Rio de Janeiro
Em 1680 até 1700, a produção de açúcar estava em crise. Isso por causa da concorrência dos ingleses, franceses e holandeses no caribe. Inclusive esse problema de açúcar causa a guerra dos Mascates, em Pernambuco.
Os senhores de engenho que moravam em Olinda não tinha tanta grana, mas queriam continuar mandando na região. Só que no meio do caminho tinha os Mascates, que eram os comerciantes portugueses de Recife que ficavam cada vez mais rico e queriam mais poder político e por isso teve uma treta.
depois de um tempo, todo mundo estava de olho nas minas de ouro e pedras preciosas descobertas no interior do Brasil. E por isso houve muito crescimento urbano nessa regiões. A economia da região sudeste cresceu tanto que em 1763 a capital da colônia mudou para Rio de Janeiro.
- Surgimento de tributos
- Tributo Quinto
- Inconfidência Mineira
- Tiradentes e seus amigos
- Morte de Tiradentes
- Conjuração baiana ou revolta dos Alfaiates
Portugal viu o ouro subindo e descendo, e resolveu colocar tributos. O mais famoso dos tributos foi o Quinto, que 20% do ouro encontrado pertencia ao rei. E como a cada hora, aparecia um imposto novo, começaram algumas revoltas.
E aí que surge a inconfidência Mineira e Tiradentes e seus amigos, eles queriam ser independentes e não pagar mais impostos. Eles não estavam nem aí para a escravidão ou para o resto do Brasil, eles queriam a independência de Minas Gerais.
No grupo de amigos de Tiradentes, tinha um cara que devia uma fortuna para Portugal e em troca do perdão ele entregaria todo mundo e os inconfidentes foram presos. Só que todos do grupo eram de elite e o único povão ali era Tiradentes, os outros foram perdoados e Tiradentes foi enforcado e esquartejado.
10 anos depois, teve mais uma revolta que foi a conjuração baiana e isso contou com gente de todas as classes sociais, inclusive negros lutando pela abolição da escravatura e a independência da Bahia, mas Portugal ficou puto e os líderes foram todos mortos.
Da colônia ao Império
- Napoleão Bonaparte
- Invadiu Portugal
- Bloqueio continental
- Fuga da família real portuguesa
- Preferência ao Rio de Janeiro
- Melhorias no Rio permitidas pelo príncipe
- abertura dos portos
- Anulação da União Ibérica
- Província de Cisplatina
No começo do século XIX um Francês chamado Napoleão Bonaparte tocou o terror na Europa. Os grande inimigos de Napoleão era os Ingleses como Portugal era aliado da Inglaterra, Napoleão invadiu Portugal, pois Portugal não respeitou o bloqueio continental, determinado pelo Franceses. O objetivo era enfraquecer a Inglaterra e para isso nenhum país europeu poderia comercializar com a Inglaterra, assim enfraquecendo a economia da Inglaterra.
E aí teve a fuga da família real portuguesa para o Brasil, eles foram com toda a corte, então foram milhares de pessoas que fugiram para o Brasil em 1808. Na época da transferência da corte para o Rio de Janeiro, os ingleses aconselharam Dom João a criar uma capital no centro do país, mas ele preferiu o porto mais defendido, movimentado e lucrativo da colônia, o Rio de Janeiro.
Como a família real estava no Brasil, o príncipe Dom João resolveu fazer algumas melhorias. Então ele autorizou a construção de fábricas e fundou o primeiro Banco do BRASIL.
A mudança mais importante foi ele abrir os portos do Brasil para todas as nações amigas. Pela primeira vez a gente podia fazer comércio com o mundo inteiro.
Só que a União Ibérica já tinha acabado a muito tempo. Como Napoleão invadiu a Espanha e ter colocado seu irmão como rei, rolava aquele climão entre Portugal e a Espanha. Então Dom João invadiu um território espanhol perto do Rio Grande do Sul e esse território virou a província de Cisplatina.
Só que não pegavam muito bem uma família real viver em uma colônia, então a solução e deixar de ser uma colônia.
- Brasil virou um reino
- Brasil e Portugal viraram um reino unido
- revolução pernambucana
- Reconquista de Pernambuco por Portugal
Em 1815, o Brasil virou um reino. Brasil e Portugal formaram um reino unido. Só que o problema é que a família real adorava viver no luxo e conforte e essa grana vinha dos impostos.
E como as pessoas não aguentavam mais, houve a revolução pernambucana.
Eles conseguiram e dominaram a sede e declararam que Pernambuco era uma república, mas eles queriam mais apoio do Nordeste e ninguém quis e isso foi mortal, pois o exército português conseguiu reconquistar Pernambuco e matou os líderes.
- Revoltas em Portugal
- Príncipe Pedro para cuidar do Brasil
- Dia do fico
- A independência do Brasil
Logo depois disso, o pau estava quebrando em Portugal, tinha muitas revoltas e movimentos políticos que queriam colocar o parlamento no poder.
Então Dom João tinha que ir pra lá resolver esse B.O, e por isso resolveu colocar seu herdeiro, príncipe, Pedro para tomar conta do Brasil. Porém, o parlamento português também queriam que o Pedro voltasse com Dom João para assim o Brasil ser rebaixado a colônia.
Mas teve uma pressão por parte das pessoas do Brasil para Pedro ficar, então no dia 9 de janeiro de 1822 ficou chamado como dia do Fico.
Só que os portugueses continuavam enchendo o saco para Pedro voltar. E então, certo dia Pedro estava indo conversar com os fazendeiros que eram a favor da independência do Brasil. No caminho, chegaram a ordem da corte portuguesa e disse para ele que se não voltar para Portugal imediatamente, ele iria ser preso. Foi aí que, no dia 7 de setembro, Pedro gritou independência ou morte. E aí ele virou Dom Pedro I, um imperador de um novo país, chamado Brasil.
Erros do Pai
- Convocação da assembleia por Dom Pedro
- Eliminação dessa assembleia
- Crise no reinado
- Guerra na Província Cisplatina
- Crise econômica após guerra
- Inconfidência do Equador
- A partida de Dom Pedro I
- Trono para seu filho de 5 anos.
O reinado de Dom Pedro I foi uma merda. Como a independência teve a participação e aprovação do povo e da elite. O país até que estava bem unido, só que isso começou a mudar quando ele convocou uma assembleia para escrever a nossa constituição. Só que aí, os membros da assembleia queria que o poder ficasse nas mãos deles e Dom Pedro queria o poder com ele. Então ele mandou os militares dissolverem essa assembleia e disse que ele mesmo vai fazer essa constituição.
Dom Pedro não sabia o que queria da vida, tinha vezes que ele ia pra São Paulo fazer nada, só ver a crush dele e para piorar surgiu uma guerra contra a província Cisplatina, que é aquele território espanhol que Dom João havia conquistado declarou sua independência e Dom Pedro vou para guerra e quando acabou a província virou o Uruguai.
Só que essa guerra custou muita grana para o Brasil, custou tanto que acabou tendo uma inflação, os preços subiram e de um dia para o outro, o dinheiro começou a ser desvalorizado.
Por conta disso, houve muitas revoltas e uma delas rolou em Pernambuco, a independência do Equador para transformar Pernambuco em um país só, junto com Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. O governo não gostou e mandou massacrar todo mundo.
Todo mundo já estava Fora Pedro e em , ele foi obrigado a renunciar e foi embora para Portugal. E o trono ficou pro filho dele de 5 anos.
Acerto do filho
- Dom Pedro II
- Os regentes
- Período Regencial
- Guerra dos farrapos
- Golpe da Maioridade
- Segundo Reinado
- Alternância de poder
- Café
- São Paulo industrializado
Como Dom Pedro II era apenas uma criança, teve que rolar um plano B. E aí o Brasil foi governado, pela primeira vez, por Brasileiros, os regentes. Isso ficou conhecido como Período Regencial. Nesse período correu diversas revoluções como cabanagem, cabanada, sabinada. Mas uma dessas revoluções, a guerra dos farrapos que rolou no Rio Grande do Sul foi muito importante, porque os Gaúchos quase estavam se fudendo economicamente e fundaram a república Rio Grandense, então eles criaram uma república separado do Brasil, foram anos de batalha até eles voltarem a fazer parte do país em 1845.
Quando isso aconteceu, já tínhamos um novo imperador, porque os grandes fazendeiros que tinham muito poder no Brasil, perceberam que o Brasil iria acabar por conta dos conflitos antes de Dom Pedro II ter idade para governar, então rolou o golpe da maioridade, isso quer dizer que ele assumiu o governo com menos de 15 anos, tinha tudo pra dar errado mas deu tudo certo. A partir disso, houve o segundo reinado.
Dom Pedro II fez com que a economia e a política dar passos enormes, era ele que nomeava o primeiro ministro. Então ele resolveu fazer alternância de poder.
Nessa alternância de poder, ele escolhia um representante de um grupo político (conservador) e depois de um tempo, para escolher o sucessor, ele escolhia um representante um outro grupo político oposto (liberal).
E com isso a nossa parte econômica se transformou que foi o café que puxou um crescimento de 900% da agricultura, isso fez tanta grana que fez São Paulo se industrializar e ganhar uma nova elite econômica: Os barões do café