Historia Flashcards
Sociedades antigas desenvolvimento ao longo de rios - V ou F?
As antigas China e Índia também são consideradas sociedades hidráulicas e se favoreceram, respectivamente, dos rios Amarelo e Indo.
2012 -Quest 1 - 01
(V)
Sociedades antigas desenvolvimento ao longo de rios - V ou F?
A China antiga foi rica em pensadores, como Sun Tzu, Confúcio e Lao-Tsé. Uma obra conhecida até hoje e que foi produzida no seio desta sociedade é o tratado militar « A arte da guerra »
2012 -Quest 1 - 02
(V)
Sociedades antigas desenvolvimento ao longo de rios - V ou F?
A Mesopotâmia, região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, foi assim batizada pelos gregos por ficar entre os dois rios.
2012 -Quest 1 - 04
(V)
Sociedades antigas desenvolvimento ao longo de rios - V ou F?
Vários povos formavam o que conhecemos por Mesopotâmia. Entre os principais, figuram aqueus, jônios, eólios e dórios.
2012 -Quest 1 - 08
Sumérios, acádios, babilônicos e assírios foram os povos que formaram a antiga Mesopotâmia; aqueus, jônios, eólios e dórios compunham a base do povo helênico (grego).
(F)
Sociedades antigas desenvolvimento ao longo de rios - V ou F?
O Egito foi uma sociedade expansionista desde o período inicial de sua unificação política, o que levou aquela sociedade a estender suas conquistas até o território que hoje conhecemos como Paquistão.
2012 -Quest 1 - 16
O Egito antigo se caracterizou por viver durante os seus primeiros milhares de anos de forma isolada e com poucas exceções estendeu seus domínios à vizinha Ásia.
(F)
Sociedades antigas desenvolvimento ao longo de rios - V ou F?
O ciclo agrícola proporcionado pelo rio Nilo se refletiu nas concepções mitológicas dos egípcios antigos.
2012 -Quest 1 - 32
(V)
Regiões do Oriente Médio e norte da África- V ou F?
Os fenícios, reconhecidos navegadores e comerciantes da Antiguidade, viveram na região do atual Líbano e expandiram seus domínios com a fundação de várias colônias na costa mediterrânea, como Cartago.
2012 -Quest 2 - 01
(V)
Regiões do Oriente Médio e norte da África- V ou F?
A religião islâmica, fundada no século VII na Península Arábica pelo profeta Maomé, tem
como um dos seus princípios fundamentais o politeísmo.
2012 -Quest 2 - 02
A religião islâmica (muçulmana ou maometana), assim como a judaica e a cristã, é de natureza monoteísta e não politeísta.
(F)
Regiões do Oriente Médio e norte da África- V ou F?
A expansão islâmica, iniciada no século VII, foi responsável pela formação de um império que se estendia da Península Ibérica, na Europa, até o rio Indo, na Ásia.
2012 -Quest 2 - 04
(V)
Regiões do Oriente Médio e norte da África- V ou F?
Os conflitos árabe-israelenses tiveram início após a Primeira Guerra Mundial com a criação do Estado da Palestina por intervenção da Organização das Nações Unidas, em território anteriormente ocupado pelo povo judeu.
2012 -Quest 2 - 08
O Estado da Palestina, a maior reivindicação dos habitantes de Gaza e de Cisjordânia, ainda não foi criado ou reconhecido pela ONU.
(F)
Regiões do Oriente Médio e norte da África- V ou F?
O Prêmio Nobel da Paz de 2011 foi entregue a três mulheres, dentre elas Tawakkul Karman, pela liderança na luta pelos direitos humanos durante a Primavera Árabe no Iêmen.
2012 -Quest 2 - 16
(V)
Regiões do Oriente Médio e norte da África- V ou F?
Em 2003, os governos dos Estados Unidos e da Inglaterra lideraram uma coalizão que invadiu o Iraque e depôs o presidente Sadam Hussein.
2012 -Quest 2 - 32
(V)
Grandes navegações-V ou F?
Portugal possui um grande litoral e, consequentemente, só poderia se dedicar ao
comércio marítimo: o pioneirismo português nas navegações se deu exclusivamente a uma dádiva natural.
2012 -Quest 3 - 01
Além da situação geográfica favorável, razões mais significativas colocaram Portugal no pioneirismo das Grandes Navegações, como a precoce centralização política, os investimentos em náutica através
da Escola de Sagres e a paz interna.
(F)
Grandes navegações-V ou F?
Dois importantes concorrentes portugueses nas grandes navegações foram França e Inglaterra que, assim como Portugal, foram países favorecidos pela paz reinante em seus territórios durante os séculos XIV e XV.
2012 -Quest 3 - 02
Enquanto Portugal já se encontrava iniciando o périplo africano, França e Inglaterra se digladiavam na Guerra dos Cem Anos (1337-1453)
(F)
Grandes navegações-V ou F?
São consequências importantes das grandes navegações o crescimento de operações
comerciais e a diversificação de produtos provenientes das Américas, como o tabaco, o
milho, a batata e o cacau.
2012 -Quest 3 - 04
(V)
Grandes navegações-V ou F?
A conquista espanhola nas Américas ocorreu de forma pacífica, uma vez que os incas tiveram a liberdade de exercer suas atividades culturais e econômicas de modo independente da Espanha.
2012 -Quest 3 - 08
A conquista da América se deu de forma violenta e embora muitos costumes nativos tenham se mantido, sempre houve muita repressão aos hábitos das culturas locais nos momentos coloniais.
(F)
Grandes navegações-V ou F?
Dentre os habitantes das Américas estavam astecas, incas e maias. Os maias desenvolveram um sistema matemático e astronômico bastante apurado.
2012 -Quest 3 -16
(V)
imigração - V ou F?
A crise econômica mundial, iniciada em 2008, contribuiu para a redução da perseguição,
do preconceito e do controle sobre a imigração ilegal na Europa.
2012 -Quest 4 -01
Em alguns países da Europa cada vez mais aumenta a perseguição contra imigrantes, principalmente quando vêm do continente africano.
(F)
imigração - V ou F?
A partir do século XIX, o Brasil recebeu grandes contingentes de imigrantes italianos e alemães, que trocaram uma vida de fartura na Europa para trabalhar nas fazendas de café do Sudeste.
2012 -Quest 4 -02
Os imigrantes italianos e alemães que vieram
para o Brasil no século XIX enfrentavam, em seus países de origem, grandes dificuldades ocasionadas principalmente pelas guerras de unificação. Era uma época de poucos recursos e não de fartura, como a alternativa apontou.
(F)
imigração - V ou F?
Em Santa Catarina, a imigração europeia ocorrida no século XIX esteve predominantemente relacionada à substituição da mão de obra escrava nas fazendas de café da região.
2012 -Quest 4 -04
Os imigrantes europeus, em Santa Catarina,
se estabeleceram em diferentes regiões, implantando atividades agrícolas e industriais. A província de Santa Catarina não era possuidora de fazendas de café, isso era próprio da região Sudeste.
(F)
imigração - V ou F?
Em função de denúncias de maus tratos aos imigrantes europeus nas fazendas de café
de São Paulo, a Prússia proibiu oficialmente a emigração para o Brasil através do Rescrito
de Heydt (1859).
2012 -Quest 4 -08
(V)
imigração - V ou F?
A imigração italiana para Santa Catarina ganhou impulso a partir da década de 1870, com a fundação de novos empreendimentos coloniais e com a criação de núcleos de italianos em antigas colônias, como Brusque e Blumenau.
2012 -Quest 4 -16
(V)
imigração - V ou F?
Grande parte dos imigrantes ilegais que procuram a Europa na atualidade são originários de antigas colônias na África, dominadas e exploradas pela política imperialista das potências europeias no século .
2012 -Quest 4 -32
(V)
Questões ambientais- V ou F?
A Conferência de Estocolmo em 1972 foi o primeiro grande encontro do gênero que discutiu a responsabilidade dos humanos sobre a conservação de seu meio e definiu a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
2012 -Quest 5 -01
(V)
Questões ambientais- V ou F?
A revolução verde dos anos 1960 e 1970 foi um movimento popular de combate ao uso abusivo de agrotóxicos e pela defesa da produção de alimentos orgânicos em grande escala.
2012 -Quest 5 -02
A revolução verde mencionada ocorreu a partir da Segunda Guerra Mundial, se estendeu para as décadas seguidas e defendia a modernização do campo, com novas técnicas agrícolas.
(F)
Questões ambientais- V ou F?
O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional para reduzir as emissões de gases-estufa dos países industrializados e para garantir um modelo de desenvolvimento limpo para os países em desenvolvimento. Porém, apesar da pressão de potências como os Estados Unidos, Alemanha e Japão, a maior parte dos países em desenvolvimento recusou-se a assinar o tratado na Conferência de Copenhagen em 2009.
2012 -Quest 5 -04
Houve forte oposição dos EUA que não assinaram o Protocolo de Kyoto.
(F)
Questões ambientais- V ou F?
O seringueiro Chico Mendes, assassinado em 1988, transformou-se em um símbolo internacional de defesa da preservação da Amazônia e ainda hoje é lembrado por sua luta em favor do meio ambiente. Foi, inclusive, homenageado com a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente do Brasil.
2012 -Quest 5 -08
(V)
Questões ambientais- V ou F?
A Constituição Brasileira de 1988 foi duramente criticada pelos movimentos ambientalistas do Brasil e do mundo por não incluir em seu texto leis dedicadas à redução dos impactos ambientais e à preservação do meio ambiente no país.
2012 -Quest 5 -16
A Constituição Brasileira de 1988, conhecida
como a Constituição Cidadã, prevê sim artigos em torno da questão ambiental. Na prática a confirmação desses artigos é que são difíceis de aplicar em razão de grandes interesses financeiros.
(F)
Questões ambientais- V ou F?
A destruição de grandes áreas da mata atlântica brasileira iniciou junto ao processo de industrialização do Brasil nos anos 1960, tendo sido a mata até então preservada pela prática de uma agricultura sustentável.
2012 -Quest 5 -32
A destruição ambiental no Brasil vem do período colonial, quando da extração do pau-brasil e da
implantação da monocultura da cana-de-açúcar.
(F)
Tropeiros- V ou F?
Os tropeiros se dedicavam ao comércio de gado, cavalos e burros, e viajavam principalmente entre Rio Grande do Sul e São Paulo.
2012 -Quest 6 -01
(V)
Bandeirantes - V ou F?
As expedições dos bandeirantes paulistas em busca de metais preciosos contribuíram para o desbravamento do interior brasileiro, porém também contribuíram para o extermínio de
populações nativas.
2012 -Quest 6 -02
(V)
Tropeiras - Santa Catarina- V ou F?
Apesar de pertencer ao caminho das tropas, Santa Catarina não recebeu influências das atividades tropeiras.
2012 -Quest 6 -04
Santa Catarina é um dos Estados do país em
que grupos de CTG mais atuam e procuram difundir a cultura tropeira. Além disso, devemos lembrar que o Estado é possuidor de rebanhos de gado em regiões como o Planalto.
(F)
Bandeirantes e tropeiros - V ou F?
Os caminhos por onde passaram bandeirantes e tropeiros acabaram sendo abandonados e
esquecidos.
2012 -Quest 6 -08
Os caminhos dos tropeiros ainda continuam
sendo utilizados e a partir de alguns deles seria abertas importantes rodovias que cortam nosso Estado, como a BR-116.
(F)
Bandeirantes - V ou F?
A produção da borracha, no século XIX, estimulou a entrada na mata em busca dos seringais, contribuindo para o desbravamento do interior do Brasil.
2012 -Quest 6 -16
(V)
Historia Brasil - artistas, cientistas, viajantes- V ou F?
Desde o século XVI, os europeus deixaram registros sobre suas experiências nas Américas através de textos, gravuras e desenhos.
2012 -Quest 7 -01
(V)
Historia Brasil - artistas, cientistas, viajantes- V ou F?
Hans Staden teve contato com os tupinambás no Rio de Janeiro, deixando o relato de suas memórias, onde elogia as práticas culturais destes indígenas.
2012 -Quest 7 -02
Hans Staden foi um alemão que naufragou na
Ilha de Santa Catarina e posteriormente conviveu com índios antropófagos no litoral de São Paulo. Staden foi o primeiro europeu que relatou o canibalismo americano ao qual teceu severas críticas.
(F)
Historia Brasil - artistas, cientistas, viajantes- V ou F?
Jean de Léry descreveu positivamente os índios tupinambás, que, no século XVI, favoreciam a presença francesa no Brasil.
2012 -Quest 7 -04
(V)
Historia Brasil - artistas, cientistas, viajantes- V ou F?
O Brasil recebeu influência de pesquisadores europeus ao longo do século XIX. O naturalista Fritz Müller e Charles Darwin, por exemplo, trocaram correspondências sobre suas pesquisas.
2012 -Quest 7 -08
(V)
Historia Brasil - artistas, cientistas, viajantes- V ou F?
Debret, desenhista e pintor francês, se interessava exclusivamente em retratar os hábitos e a gente de origem europeia que habitava o Brasil.
2012 -Quest 7 -16
Os desenhos e pinturas de Jean-Baptiste Debret retratam de maneira riquíssima os usos e costumes dos índios e negros do Brasil das primeiras décadas do século XIX.
(F)
Historia Brasil - artistas, cientistas, viajantes- V ou F?
No século XIX, Auguste Saint-Hilaire viajou pelo Brasil, descrevendo a escravidão existente
no território.
2012 -Quest 7 -32
(V)
Historia Mundial- ditaduras militares latino-americanas- V ou F?
Nos anos 1970, os governos do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia chegaram a fazer um acordo de cooperação mútua, a chamada operação condor, com o objetivo de reprimir em conjunto os regimes ditatoriais implantados por meio de golpes militares na América Latina.
2012 -Quest 8 -01
A Operação Condor era justamente um acordo que os governos ditatoriais latino-americanos possuíam para reprimir os “subversivos”, principalmente
através da troca e envio de prisioneiros que fugiam de um país para outro.
(F)
Historia Mundial- ditaduras militares latino-americanas- V ou F?
Durante os anos 1970, a ditadura do general cubano Fidel Castro defendia a política do big stick, caracterizada por dar apoio bélico e influenciar ideologicamente os diversos governos militares latino-americanos.
2012 -Quest 8 -02
Big stick (grande porrete) é a denominação
concedida à política agressiva desenvolvida pelos Estados Unidos sobre os países da América Central a partir do final do século XIX.
(F)
Historia Mundial- ditaduras militares latino-americanas- V ou F?
No Chile, em 11 de setembro de 1973, um golpe militar chefiado pelo general Augusto Pinochet derrubou o governo do presidente socialista Salvador Allende, que morreu no Palácio La Moneda.
2012 -Quest 8 -04
(V)
Historia Mundial- ditaduras militares latino-americanas- V ou F?
Na Argentina, a derrota para os britânicos na Guerra das Malvinas (1982), somada à crescente crise inflacionária e aos movimentos populares contra a repressão militar, causou a queda de uma das mais violentas ditaduras latino-americanas.
2012 -Quest 8 -08
(V)
Historia Mundial- ditaduras militares latino-americanas- V ou F?
No contexto da Guerra Fria, as ditaduras militares latino-americanas estavam claramente alinhadas ao bloco capitalista liderado pela União Soviética.
2012 -Quest 8 -16
À exceção do regime ditatorial e socialista cubano, apoiado claramente pela URSS nos tempos da Guerra Fria, quase todas as ditaduras capitalistas latino-americanas tiveram apoio dos governos dos Estados Unidos daquela época.
(F)
Historia Mundial- ditaduras militares latino-americanas- V ou F?
São características que as ditaduras latino-americanas tiveram em comum: o autoritarismo, a censura, o nacionalismo e a violenta repressão que deixou milhares de mortos e desaparecidos.
2012 -Quest 8 -32
(V)
Historia Brasil- Meios de Transporte do Brasil - V ou F?
A rodovia Transamazônica faz parte de um conjunto de “obras faraônicas” projetadas e finalizadas durante a ditadura militar brasileira.
2012 -Quest 9 -01
A Transamazônica, obra faraônica do governo Médici, não foi concluída principalmente no Estado do Amazonas, onde boa parte dos quilômetros não recebeu sequer pavimentação.
(F)
Historia Brasil- Meios de Transporte do Brasil - V ou F?
A implantação da rede ferroviária brasileira foi estimulada pelo crescimento da economia cafeeira durante o século XIX e suas primeiras linhas ligavam as regiões produtoras de São Paulo ao porto de Santos.
2012 -Quest 9 -02
(V)
Historia Brasil- Meios de Transporte do Brasil - V ou F?
O transporte marítimo brasileiro ganhou novo impulso nos últimos anos com a construção de novos terminais portuários e com a ampliação dos investimentos na indústria naval.
2012 -Quest 9 -04
(V)
Historia Brasil- Meios de Transporte do Brasil - V ou F?
A rodovia BR 101, uma das mais importantes do país, corta o território nacional de leste a
oeste, ligando diretamente os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo,
Goiás e Mato Grosso.
2012 -Quest 9 -08
A BR-101 é no sentido norte–sul.
(F)
Historia Brasil- Meios de Transporte do Brasil - V ou F?
Os portos de Laguna, Itajaí e São Francisco do Sul são os mais importantes de Santa Catarina em movimentação de cargas e passageiros.
2012 -Quest 9 -16
Laguna é porto pesqueiro, não de
cargas.
(F)
Historia Brasil- Meios de Transporte do Brasil - V ou F?
A consolidação da indústria automobilística brasileira ocorreu no governo Getúlio Vargas como parte da política nacionalista defendida pelo ex-presidente.
2012 -Quest 9 -32
A indústria automobilística no Brasil vai se consolidar no governo de JK, entre 1956 e 1961, que abriu a economia. Vargas, nacionalista, criou empresas como a Petrobras, gerenciadas pelo Estado.
(F)
Historia Brasil - Santa Catarina - V ou F?
Oriundo de família católica, Cascaes sempre procurou se afastar do imaginário “bruxólico”
da Ilha, dedicando-se a esculpir bonecos de presépio, conforme o desejo de seu pai.
2012 -Quest 10-01
O professor e pesquisador Franklin Cascaes se dedicou a estudar o imaginário na Ilha de Santa Catarina, percorrendo e apresentando os relatos sobre as histórias de bruxas nesse espaço.
(F)
Historia Brasil - Santa Catarina - V ou F?
O trecho acima faz referência a Franklin Cascaes, que se aprofundou no estudo das manifestações culturais açorianas por serem as únicas presentes em Florianópolis.
2012 -Quest 10-02
A cultura açoriana não é a única presente em Florianópolis. A capital recebeu e recebe pessoas de diferentes regiões do país, como o Rio Grande do Sul e São Paulo (os vicentistas foram os primeiros povoadores, no século XVII), que trazem a sua maneira de viver.
(F)
Historia Brasil - Santa Catarina - V ou F?
As bruxas faziam parte do imaginário medieval europeu e seu perfil geralmente era o de mulheres ligadas a crenças consideradas pagãs ou não aceitas pela Igreja Católica.
2012 -Quest 10-04
(V)
Historia Brasil - Santa Catarina - V ou F?
A criação de instituições como a UFSC e a ELETROSUL atraiu novos moradores para
Florianópolis, sendo uma das causas da crescente especulação imobiliária na cidade.
2012 -Quest 10-08
(V)
Historia Brasil - Santa Catarina - V ou F?
As benzedeiras faziam parte do imaginário de Florianópolis, mas logo desapareceram da
cidade quando os médicos se instalaram na Ilha.
2012 -Quest 10-16
Quem se dirige às regiões do interior
da Ilha, Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição
e Ratones, se depara com a presença de benzedeiras. Com suas rezas (orações) procuram
tirar o “mau olhado”, inflamações no corpo
(cobreiro), etc.
(F)
Historia Brasil - Santa Catarina - V ou F?
A celebração da Festa do Divino é uma manifestação religiosa de origem italiana, que se espalhou por diversas comunidades com o grande fluxo de imigração europeia do século XIX.
2012 -Quest 10-32
Os festejos do Divino Espírito Santo, que ainda ocorre em regiões de Santa Catarina como Florianópolis, é uma manifestação cultural açoriana, e não trazida pelos italianos.
(F)
Historia geral: Antiguidade - Educação e escrita - V ou F?
o Egito antigo, extremamente dependente do rio Nilo e de seu regime de cheias, fez da agricultura sua principal atividade econômica. Esta característica impediu o desenvolvimento da escrita naquela sociedade.
2013-Quest 1-01
A Mesopotâmia e também o Egito foram os locais onde surgiram as primeiras escritas da humanidade.
(F)
Historia geral: Antiguidade - Educação e escrita - V ou F?
A escrita cuneiforme, criada pelos assírios na antiga Mesopotâmia, tinha por função estabelecer acordos comerciais com os etíopes.
2013-Quest 1-02
A escrita cuneiforme foi criada pelos sumérios na Mesopotâmia, e não existem evidências históricas de que estes tivessem relações comerciais com os etíopes.
(F)
Historia geral: Antiguidade - Educação e escrita - V ou F?
conforme o trecho acima citado, podemos perceber que a educação tem estreita relação com as características sociais. O militarismo de Esparta influenciou a educação de suas crianças.
2013-Quest 1-04
(V)
Historia geral: Antiguidade - Educação e escrita - V ou F?
A educação que uma criança recebia na antiguidade dependia da posição social e do gênero. As mulheres atenienses, por exemplo, recebiam uma educação familiar que lhes qualificava para as atividades domésticas e os cuidados com os filhos.
2013-Quest 1-08
(V)
Historia geral: Antiguidade - Educação e escrita - V ou F?
Na China, o confucionismo valorizava uma educação pautada no respeito às tradições, ressaltando valores como moderação e harmonia.
2013-Quest 1-16
(V)
Historia Geral:Renascimento- V ou F ?
Uma das características mais importantes do Renascimento foi a ruptura com a Antiguidade Clássica.
2013-Quest 2-01
A denominação “renascimento” refere-se ao ressurgimento da cultura clássica (greco-romana), e não à sua ruptura.
(F)
Historia Geral:Renascimento- V ou F ?
Os estudos astronômicos desenvolvidos por Nicolau Copérnico durante o Renascimento permitiram a conclusão de que os planetas giravam em torno da Terra.
2013-Quest 2-02
A teoria astronômica defendida por Giordano Bruno, Copérnico e Galileu era o heliocentrismo (planetas em torno do Sol), e não a do geocentrismo (universo em torno da Terra).
(F)
Historia Geral:Renascimento- V ou F ?
Os mecenas foram personagens importantes no Renascimento, pois sua oposição aos artistas fez com que estes exercessem com mais afinco sua criatividade.
2013-Quest 2-04
Os mecenas (Igreja, reis, príncipes, burguesia) foram os patrocinadores das artes do Renascimento, e não os seus críticos ou opositores.
(F)
Historia Geral:Renascimento- V ou F ?
Leonardo da Vinci, artista de grande versatilidade e inúmeros interesses, é um representante do Humanismo.
2013-Quest 2-08
(V)
Historia Geral:Renascimento- V ou F ?
O período renascentista se beneficiou da preservação de textos antigos pelos monges e da criação de universidades.
2013-Quest 2-16
(V)
Historia Geral:Renascimento- V ou F ?
As cruzadas, que incrementaram o intercâmbio entre muçulmanos e cristãos, bem como o domínio mouro na Península Ibérica, contribuíram para o Renascimento.
2013-Quest 2-32
(V)
Historia Geral:história da África - V ou F?
Além dos egípcios, vários outros povos habitavam o continente africano no período correspondente à chamada Idade Antiga.
2013-Quest 3-01
(V)
Historia Geral:história da África - V ou F?
A expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI transformou a costa africana em espaço privilegiado para a formação de feitorias e, consequentemente, em fonte de mão de obra e matéria-prima.
2013-Quest 3-02
(V)
Historia Geral:história da África - V ou F?
O neocolonialismo europeu sobre o continente africano no século XIX estava relacionado à ideia de “missão civilizadora” e às ideologias de progresso e superioridade racial branca.
2013-Quest 3-04
(V)
Historia Geral:história da África - V ou F?
Com a expansão islâmica, todo o norte africano foi dominado pelos árabes através da fundação de diversos califados; entretanto, durante a Idade Média, o avanço das cruzadas recuperou definitivamente a região para o domínio cristão.
2013-Quest 3-08
Os árabes de fato dominaram todo o norte africano na Idade Média e posteriormente quase toda a Península Ibérica esta última retomada pelos cristãos ainda na Idade Média (Reconquista, responsável pela formação de Portugal e Espanha). Ainda hoje, o norte da África é de esmagadora maioria islâmica (Magreb).
(F)
Historia Geral:história da África - V ou F?
Mesmo a contragosto das principais potências europeias, as fronteiras entre os países africanos, estabelecidas pela Conferência de Berlim (1884-85), tiveram que respeitar as questões étnicas e culturais por determinação da Organização das Nações Unidas (ONU).
2013-Quest 3-16
Na época da Conferência de Berlim (1884-85),
que dividiu o continente africano entre potências europeias, não existiam nem a Liga das Nações (1918) nem a ONU (1945).
(F)
Historia Geral:história da África - V ou F?
Os processos de independência na África, intensificados logo após a década de 1950, ocorreram através de acordos pacíficos que promoveram o endividamento e a dependência dos novos países, mas evitaram a deflagração de conflitos e guerras civis.
2013-Quest 3-32
Grande parte das independências africanas
foram obtidas de forma violenta e muitas dessas, por sua vez, foram seguidas de longas e sangrentas guerras civis, a exemplo do que ocorreu na Nigéria e Angola.
(F)
Historia Brasil: Segundo Reinado - V ou F?
A Lei de Terras de 1850, proposta por D. Pedro II, garantiu uma melhor distribuição das terras no território nacional, demonstrando o caráter democrático e popular das ações do imperador-cidadão.
2013-Quest 4-01
No Império brasileiro do século XIX não se pode falar em caráter democrático quando veio a Lei de Terras. E Pedro II era o imperador, detentor do Poder Moderador, não sendo possível a expressão imperador-cidadão.
(F)
Historia Brasil: Segundo Reinado - V ou F?
O café consolida-se como o principal produto nacional de exportação e contribui para a maior estabilidade da economia brasileira em relação às primeiras décadas do século XIX.
2013-Quest 4-02
(V)
Historia Brasil: Segundo Reinado - V ou F?
Do ponto de vista político, os partidos Liberal e Conservador disputaram o poder durante todo o Segundo Reinado, por possuírem princípios e ações completamente opostas.
2013-Quest 4-04
Os partidos liberal e conservador não possuíam princípios completamente opostos. Os dois eram defensores da monarquia, com o escravismo e o latifúndio.
(F)
Historia Brasil: Segundo Reinado - V ou F?
O “surto industrial” brasileiro entre os anos de 1844 e 1860 esteve relacionado ao aumento das tarifas sobre os produtos importados e teve na figura de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, um de seus principais ícones.
2013-Quest 4-08
(V)
Historia Brasil: Segundo Reinado - V ou F?
Na política externa, o Brasil esteve envolvido em conflitos militares na região do rio da Prata contra Oribe (Uruguai) e Rosas (Argentina) e, posteriormente, contra Aguirre (Uruguai), onde conseguiu depor seus adversários e colocar no poder seus aliados.
2013-Quest 4-16
(V)
Historia Brasil: Segundo Reinado - V ou F?
A crise que derrubou o Império está relacionada ao crescimento do movimento republicano conduzido pelos estancieiros gaúchos, conhecidos como farroupilhas, liderados por Giuseppe Garibaldi e Bento Gonçalves.
2013-Quest 4-32
A crise do Império brasileiro veio quando Pedro II perdeu o apoio de importantes setores, os escravistas e os militares do Exército.
(F)
Historia Brasil: Segundo Reinado - V ou F?
A questão da mão de obra esteve no centro dos debates; uma das principais ações neste sentido foi a lei Eusébio de Queiroz (1850), que pretendia extinguir o tráfico de escravos, mas acabou ficando conhecida como “lei para inglês ver”.
2013-Quest 4-64
Não se pode afirmar que a questão da mão de
obra esteve no centro dos debates durante o Segundo Reinado. Outros assuntos importantes fizeram parte daquele momento, como a produção cafeeira, o surto industrial e as ações militares na região do Prata.
(F)
Historias Geral : Dominação europeia sobre as Américas- V ou F?
No processo de dominação das Américas pelos europeus, ocorreu o genocídio da população ameríndia, tanto através das armas quanto de doenças como a varíola e a gripe, transmitidas pelos conquistadores.
2013-Quest 5-01
(V)
Historias Geral : Dominação europeia sobre as Américas- V ou F?
Como resultado da dominação europeia nas Américas, está a introdução de espécies animais, como o cavalo e a vaca, e vegetais, como o trigo e a cevada.
2013-Quest 5-02
(V)
Historias Geral : Dominação europeia sobre as Américas- V ou F?
O plantation, sistema adotado pelos europeus em suas colônias de exploração nas Américas, era muito utilizado na Europa pelos produtores rurais das mais diversas regiões do continente desde a Idade Média.
2013-Quest 5-04
Na Europa predominavam a policultura e o
desenvolvimento de pequenas e médias propriedades. O Plantation foi implementado para as colônias na América.
(F)
Historias Geral : Dominação europeia sobre as Américas- V ou F?
A cana-de-açúcar e o milho são exemplos de culturas agrícolas nativas das Américas domesticadas pelos europeus e, posteriormente, transformadas em produtos básicos do sistema de plantation adotado no continente durante o período colonial.
2013-Quest 5-08
A cana-de-açúcar veio com os colonizadores
europeus, não sendo uma cultura agrícola nativa. Só o milho era nativo.
(F)
Historias Geral : Dominação europeia sobre as Américas- V ou F?
A introdução de diversas espécies vegetais nas Américas durante o período colonial demonstra a preocupação dos colonizadores europeus com o desmatamento das florestas no Novo Mundo.
2013-Quest 5-16
Não havia qualquer preocupação dos colonizadores europeus com a preservação ambiental. Como exemplo podemos citar a extração do pau-brasil em território brasileiro.
(F)
Historias Geral : Dominação europeia sobre as Américas- V ou F?
Durante o período colonial, os europeus desconsideraram completamente os conhecimentos das populações ameríndias e acabaram implantando nas Américas as mais modernas técnicas agrícolas adotadas na Europa.
2013-Quest 5-32
Na América, os colonizadores europeus consideraram sim os conhecimentos dos povos aqui estabelecidos. Um exemplo negativo foi a coivara, (queimada), quando se colocava fogo em uma área para realizar posteriormente o plantio.
(F)
Historia Brasil:Semana de Arte Moderna de 1922- V ou F?
O evento teve consenso em sua aceitação e foi muito bem recebido pelo público, que rapidamente adotou as novas tendências artísticas apresentadas.
2013-Quest 6-01
A Semana de Arte Moderna não teve aceitação por
parte de todo o público. Foi criticada por muitos, entre eles Monteiro Lobato.
(F)
Historia Brasil:Semana de Arte Moderna de 1922- V ou F?
A Semana de Arte Moderna teve impacto restrito sobre alguns poucos artistas plásticos paulistas.
2013-Quest 6-02
A Semana de Arte congregrou grandes nomes da
cultura brasileira, como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Anita Malfatti, Villa Lobos e tantos.
(F)
Historia Brasil:Semana de Arte Moderna de 1922- V ou F?
A Semana de Arte Moderna quase não ocorreu, pois o então presidente, Getúlio Vargas, opunha-se a qualquer manifestação cultural que não tivesse sido organizada pelo governo.
2013-Quest 6-04
Getúlio Vergas não era ainda presidente do Brasil
em 1922.
(F)
Historia Brasil:Semana de Arte Moderna de 1922- V ou F?
O movimento antropofágico aceitava a cultura europeia desde que reelaborada e transformada em um produto nacional
2013-Quest 6-08
(V)
Historia Brasil:Semana de Arte Moderna de 1922- V ou F?
Os modernistas rejeitavam as tendências artísticas do século XIX, principalmente o romantismo e o parnasianismo.
2013-Quest 6-16
(V)
Historia Brasil: Era Vargas - V ou F?
Durante o governo provisório de Getúlio Vargas (1930-1934), as relações entre o governo federal e os políticos paulistas foram marcadas por grande tensão e instabilidade. Os paulistas, além de resistirem aos interventores, ainda suportavam a perda de controle sobre as decisões referentes à política econômica.
2013-Quest 7-01
(V)
Historia Brasil: Era Vargas - V ou F?
Apesar da derrota militar do movimento constitucionalista de 1932 para as tropas federais, Vargas acabou atendendo à principal reivindicação dos paulistas e convocou eleições para a formação de uma Assembleia Nacional Constituinte. Em 1934, foi promulgada a nova constituição do país.
2013-Quest 7-02
(V)
Historia Brasil: Era Vargas - V ou F?
Entre as principais disposições contidas na Constituição de 1934, destacavam-se as questões eleitorais, as leis trabalhistas e as ações nacionalistas.
2013-Quest 7-04
(V)
Historia Brasil: Era Vargas - V ou F?
A política trabalhista de Vargas contribuiu para sua aproximação com os ideais comunistas e para a implantação da ditadura do Estado Novo (1937-1945), com o grande apoio da Aliança Nacional Libertadora.
2013-Quest 7-08
O Estado Novo de Getúlio em 1937 se identificou com a doutrina fascista, e não com a comunista. A Aliança Nacional Libertadora (ANL), que congregava as esquerdas, já havia sido extinta por Vargas.
(F)
Historia Brasil: Era Vargas - V ou F?
Após a Constituição de 1934, e com a positiva repercussão de suas ações no governo provisório, Getúlio Vargas foi eleito presidente pelo voto direto com expressiva votação e apoio popular.
2013-Quest 7-16
Vargas, durante o período de 1930 a 1945, jamais
foi eleito por voto direto. Em 1930 tomou o poder com a revolução, em 1934 foi eleito indiretamente e em 1937 deu um golpe de estado
(F)
Historia Brasil:Movimento do Contestado (1912-1916)-V ou F?
O monge José Maria ainda hoje é venerado por descendentes caboclos da região do sul do país onde ocorreu a Guerra do Contestado.
2013-Quest 8-01
(V)
Historia Brasil:Movimento do Contestado (1912-1916)-V ou F?
Conduzido principalmente pela população de origem cabocla, o Contestado pode ser reconhecido como um movimento messiânico de luta pela terra numa região disputada pelos estados de Santa Catarina e Paraná.
2013-Quest 8-02
(V)
Historia Brasil:Movimento do Contestado (1912-1916)-V ou F?
A extração de erva-mate e de madeira estava entre as principais atividades dos sertanejos do Contestado antes da construção da ferrovia São Paulo–Rio Grande do Sul pela companhia Brazil Railway.
2013-Quest 8-04
(V)
Historia Brasil:Movimento do Contestado (1912-1916)-V ou F?
Ao representar uma alternativa ao poder dos “coronéis”, o Movimento do Contestado era visto como um perigo que, segundo as elites, deveria ser eliminado.
2013-Quest 8-08
(V)
Historia Brasil:Movimento do Contestado (1912-1916)-V ou F?
Assim como ocorreu anos antes em Canudos (1893-1896), a Guerra do Contestado colocou em lados opostos a Igreja Católica e o governo brasileiro, razão pela qual muitos padres das mais diversas paróquias da região se armaram contra o exército republicano em defesa do retorno da família real brasileira ao comando do país.
2013-Quest 8-16
A Igreja Católica e o governo brasileiro da República estiveram unidos contra o messianismo de Canudos e do Contestado. Os líderes religiosos desses dois movimentos afrontavam tanto a Igreja como o Estado.
(F)
Historia Brasil:Movimento do Contestado (1912-1916)-V ou F?
A vitória dos seguidores do monge José Maria contra as tropas republicanas na Guerra do Contestado determinou a fragmentação dos grandes latifúndios da região do Contestado em pequenas propriedades, que ainda caracterizam o meio rural catarinense.
2013-Quest 8-32
O monge José Maria foi morto na primeira batalha da Guerra do Contestado, em Irani, por forças policiais do Estado do Paraná.
(F)
Historia Geral: contexto das décadas de 1960 e 1970- V ou F?
Martin Luther King foi um dos líderes do movimento negro nos Estados Unidos. Inspirado no indiano Mahatma Gandhi, defendia a desobediência civil e a não violência.
2013-Quest 9-01
(V)
Historia Geral: contexto das décadas de 1960 e 1970- V ou F?
“Maio de 68” foi um movimento estudantil que ocorreu na França e que, entre outros objetivos, visava restituir a hierarquia universitária, restabelecendo a autoridade dos professores e o formalismo nas relações entre docentes e discentes.
2013-Quest 9-02
O “Maio de 68” trouxe repercussões aos jovens universitários brasileiros que lutavam contra a ditadura. Na Europa foi conduzido por estudantes que reivindicavam maior liberdade, mudança nos currículos conservadores, enfim que buscavam reformas modernizadoras e libertárias na educação conservadora europeia.
(F)
Historia Geral: contexto das décadas de 1960 e 1970- V ou F?
Eentre os objetivos dos movimentos de contracultura dos anos 1960, estavam o restabelecimento do consumo, em declínio nos Estados Unidos desde a Segunda Guerra Mundial, o retorno das mulheres ao lar e às responsabilidades domésticas, o fim do divórcio e a recuperação do American way of life.
2013-Quest 9-04
Os movimentos jovens dos anos 60 defendiam basicamente a libertação dos costumes, como amor livre, igualdade entre homens e mulheres, e o pacifismo, principalmente contra a corrida armamentista e a Guerra do Vietnã (1965-75).
(F)
Historia Geral: contexto das décadas de 1960 e 1970- V ou F?
O gesto de Tommie Smith e John Carlos nas Olimpíadas de 1968 era característico do Black Power, movimento que lutava pela valorização da cultura negra.
2013-Quest 9-08
(V)
Historia Geral: contexto das décadas de 1960 e 1970- V ou F?
A Tropicália foi um movimento musical que teve reflexos no teatro, no cinema e nas artes plásticas. Retomou princípios do movimento modernista de 1922, principalmente de Oswald de Andrade.
2013-Quest 9-16
(V)
Historia Geral: contexto das décadas de 1960 e 1970- V ou F?
tanto a sociedade capitalista quanto a comunista eram alvo de protestos nos anos 1960, que tiveram no movimento hippie uma de suas expressões.
2013-Quest 9-32
(V)
Historia Geral: contexto das décadas de 1960 e 1970- V ou F?
A poesia marginal dos anos 1970 era extremamente elitista: seu objetivo era usar linguagem erudita e direcionar sua produção para a formação da vanguarda intelectual brasileira.
2013-Quest 9-64
(V)
Historia Geral -Questões ambientais-V ou F?
Apesar do impacto causado pelo lançamento de bombas atômicas, o século XX foi isento de catástrofes ambientais.
2013-Quest 10-01
Tivemos catástrofes ambientais: Chernobyl, as guerras do Golfo provocaram vários vazamentos de petróleo na década de 1990; as bombas atômicas no Japão da mesma forma provocaram catástrofes ambientais .
(F)
Historia Geral -Questões ambientais-V ou F?
a Conferência de Estocolmo sobre o Entorno Humano, ocorrida em 1972, foi um encontro a portas fechadas no qual os debates eram monopolizados pelos representantes dos governos das nações que compunham a ONU.
2013-Quest 10-02
A Conferância de Estocolmo, organizada pela ONU, não pode ser considerada um encontro a portas fechadas, como determina o item.
(F)
Historia Geral -Questões ambientais-V ou F?
a explosão das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki foi um dos fatores que levantaram questões importantes sobre o quanto as decisões humanas podem determinar o desaparecimento do homem bem como o de outras espécies do planeta.
2013-Quest 10-04
(V)
Historia Geral -Questões ambientais-V ou F?
a WWF e o Greenpeace são duas organizações ambientalistas de alcance internacional, criadas para desenvolver projetos de conservação, educação ambiental e ações que visem pressionar governos e empresas a tomarem medidas de proteção ambiental.
2013-Quest 10-08
(V)
Historia Geral -Questões ambientais-V ou F?
Em 1992 aconteceu, no Rio de Janeiro, a Eco-92, um fórum de discussão que tratou de inúmeros problemas ambientais.
2013-Quest 10-16
(V)
Historia Geral - Antiguidade/Egito - V ou F ?
Segundo indicam as citações acima, a mulher tinha importante papel no gerenciamento doméstico e familiar no antigo Egito.
2014-Quest 01-01
(V)
Historia Geral - Antiguidade/Egito - V ou F ?
Na Grécia antiga, frequentemente os homens – pais, irmãos ou maridos – exerciam controle sobre a vida das mulheres, que se dedicavam às tarefas domésticas e aos filhos.
2014-Quest 01-02
(V)
Historia Geral - Antiguidade/Egito - V ou F ?
Não há registros, na história do Egito antigo, de mulheres exercendo cargos públicos. Diante
desta evidência, os historiadores constataram que o papel feminino das egípcias restringia-se à esfera doméstica.
2014-Quest 01-04
Nefertiti e Cleópatra são exemplos de mulheres que ocuparam cargos políticos na História do Egito.
(F)
Historia Geral - Antiguidade/Egito - V ou F ?
Segundo uma lenda, Rômulo teria raptado as mulheres dos sabinos para povoar Roma, o
que explicaria a miscigenação entre os povos que habitavam a península itálica.
2014-Quest 01-08
(V)
Historia Geral - Antiguidade/Egito - V ou F ?
Como a mulher espartana tinha sua vida dedicada aos afazeres do lar e à geração dos filhos, havia pouca preocupação com uma formação voltada para atividades físicas.
2014-Quest 01-16
Em Esparta os homens dedicavam-se intensamente à atividade da guerra, e as mulheres possuíam a função de gerar filhos perfeitos e de educá-los para serem bons soldados. Nessa educação a atividade física era primordial.
(F)
História Geral -Europa x Oriente- V ou F?
As relações entre Europa e Oriente ficaram ainda mais próximas na Baixa Idade Média, com o crescimento do comércio.
2014-Quest 02-01
(V)
História Geral -Europa x Oriente- V ou F?
Marco Polo esteve no Oriente e produziu narrativas sobre suas viagens, registradas no Livro das maravilhas.
2014-Quest 02-02
(V)
História Geral -Europa x Oriente- V ou F?
No século XV, Vasco da Gama esteve na Índia e descreveu a região como tendo um Estado
unificado política e culturalmente, fato que foi confirmado posteriormente pelos colonizadores portugueses.
2014-Quest 02-04
A Índia na época das Grandes Navegações era formada por vários reinos e cidades independentes, com grande diversidade cultural, principalmente quanto aos seus idiomas e credos religiosos.
(F)
História Geral -Europa x Oriente- V ou F?
A conquista de novos territórios pelos países industrializados no século XIX visou dominar
áreas por eles consideradas “atrasadas”, para fins de exploração.
2014-Quest 02-08
(V)
História Geral -Europa x Oriente- V ou F?
apesar de sua tradição industrial, a Inglaterra, ao dominar a Índia no século XIX, respeitou e valorizou a produção artesanal local de artigos têxteis.
2014-Quest 02-16
A Índia, antes de ser dominada pelos ingleses, era uma grande produtora de tecidos e com a colonização transformou-se em mera fornecedora de algodão e grande consumidora dos artigos têxteis industrializados na Inglaterra.
(F)
História Geral -Europa x Oriente- V ou F?
Ao contrário da Índia, a China não foi alvo de interesse dos países europeus no século XIX.
2014-Quest 02-32
Após as Guerras do Ópio ocorridas no século XIX, o Império Chinês foi retalhado em áreas exploradas pelos ingleses, franceses, holandeses e outros.
(F)
Historia Geral : Periodo Médieval - V ou F?
As Cruzadas quase impediram o desenvolvimento das cidades medievais por dois motivos: ocorreram em áreas rurais e tinham como objetivo impor os ideais cristãos que condenavam a cobiça e o desejo por lucro.
2014-Quest 03-01
As Cruzadas atacavam principalmente as cidades muçulmanas no Oriente, a exemplo de Jerusalém, e abriram o Mar Mediterrâneo ao comércio das especiarias. A cobiça e o lucro foram praticados pelos cruzados e, portanto, não foram condenados pelos ideais cristãos.
(F)
Historia Geral : Periodo Médieval - V ou F?
com a intensificação das atividades comerciais nas cidades, foram organizadas as hansas ou associações de mercadores. A reunião de várias hansas no norte da atual Alemanha deu origem à Liga Hanseática.
2014-Quest 03-02
(V)
Historia Geral : Periodo Médieval - V ou F?
Muitas cidades medievais se originaram dos burgos, aglomerações surgidas a partir da intensificação do comércio.
2014-Quest 03-04
(V)
Historia Geral : Periodo Médieval - V ou F?
as corporações de ofício surgiram com o desenvolvimento da mão de obra especializada
dedicada ao artesanato e foram responsáveis por organizar o aprendizado e o controle
destas atividades.
2014-Quest 03-08
(V)
Historia Geral : Periodo Médieval - V ou F?
as universidades surgiram da iniciativa de um grupo de intelectuais europeus que pretendia tornar o ensino independente da Igreja.
2014-Quest 03-16
Muitas universidades medievais foram fundadas por ordens religiosas.
(F)
Historia Geral : Periodo Médieval - V ou F?
a atividade bancária não se consolidou no período, pois havia falta de matéria-prima para a fabricação de moedas. Isso fez com que o comércio se realizasse exclusivamente por meio do escambo.
2014-Quest 03-32
Na Baixa Idade Média (séculos XI ao XV) a circulação monetária ganhou forte impulso, e os empréstimos a juros (usura) tornaram-se uma atividade bastante comum.
(F)
Historia Geral: imprensa - V ou F?
a invenção dos tipos móveis de metal por Johannes Gutenberg tornou possível a rápida difusão de livros e, consequentemente, dos ideais do Humanismo e do Renascimento.
2014-Quest 04-01
(V)
Historia Geral: imprensa - V ou F?
com a invenção da Imprensa, a Igreja Católica passou a ter acesso a diversas obras, já que até então as bibliotecas eram praticamente um monopólio das realezas europeias.
2014-Quest 04-02
As maiores coleções de livros e manuscritos pertenciam à Igreja na Idade Média.
(F)
Historia Geral: imprensa - V ou F?
a transformação proporcionada pela revolução da imprensa foi facilitada, principalmente, pelo fato de a grande maioria da população europeia já ser alfabetizada no século XVI.
2014-Quest 04-04
Na época da invenção da imprensa por Gutenberg, o analfabetismo era quase generalizado às camadas mais baixas da população.
(F)
Historia Geral: imprensa - V ou F?
antes dos tipos móveis de Gutenberg, a atividade dos monges copistas era de fundamental importância para a preservação e a reprodução das mais diferentes obras.
2014-Quest 04-08
(V)
Historia Geral: imprensa - V ou F?
a revolução da imprensa estava diretamente conectada às transformações sociais desencadeadas pelos pensadores iluministas, fato que contribuiu para que a primeira obra impressa com tipos móveis por Johannes Gutenberg fosse O contrato social, de Jean-jJacques Rousseau.
2014-Quest 04-16
O Iluminismo ocorreu no século XVIII, ou seja, mais de duzentos após a invenção de Gutenberg, que
aconteceu em 1454.
(F)
Historia Geral: imprensa - V ou F?
como resultado das novas técnicas de impressão, as gravuras desapareceram para dar lugar a uma nova manifestação de arte gráfica: as iluminuras.
2014-Quest 04-32
As iluminuras eram desenhos feitos à mão pelos monges copistas medievais que deixaram de ser elaborados com a invenção da imprensa, que se utiliza da gravura a partir de então.
(F)
Historia Brasil: produção de cana-de-açúcar - V ou F?
a aceleração da produção de açúcar nas regiões de floresta tropical do “novo mundo” está relacionada com um impacto social de enorme alcance: foi o principal estímulo para a construção do escravismo moderno.
2014-Quest 05-01
(V)
Historia Brasil: produção de cana-de-açúcar - V ou F?
entre as diversas plantas nativas da América assimiladas pelos colonizadores, a cana-de-açúcar foi a grande responsável pela implantação do sistema colonial português no “novo mundo”.
2014-Quest 05-02
A cana-de-açúcar não era uma planta nativa da América. Ela foi trazida pelos colonizadores portugueses no século XVI, e a partir dela o modelo agroexportador acabou sendo implantado no Brasil.
(F)
Historia Brasil: produção de cana-de-açúcar - V ou F?
no mundo pré-moderno, a culinária pouco utilizava o sabor adocicado – era pontual o uso do mel, do sorgo-doce, de frutas, etc. Por ser fácil de armazenar e transportar, além de adoçar sem modificar muito o sabor da comida, o açúcar tornou-se o adoçante de uso quase hegemônico com a implantação do sistema colonial português na América.
2014-Quest 05-04
(V)
Historia Brasil: produção de cana-de-açúcar - V ou F?
o sucesso da produção açucareira fez com que a coroa portuguesa instalasse uma complexa estrutura administrativa, fiscal e militar no Brasil, capaz de evitar a ação de contrabandistas e invasores.
2014-Quest 05-08
Mesmo com a implantação de uma estrutura administrativa como as capitanias hereditárias e o Governo Geral, invasões ocorreram no Brasil colonial. O maior exemplo relacionado à produção açucareira foi a invasão dos holandeses entre 1630 e 1645, em que atuou Maurício de Nassau, de 1637 a 1644.
(F)
Historia Brasil: produção de cana-de-açúcar - V ou F?
conforme a produção açucareira se desenvolveu, o campo se ajustou ao seu produto principal e às suas necessidades. Gado, lenha e farinha de mandioca estavam todos ligados ao mundo dos engenhos.
2014-Quest 05-16
(V)
Historia Brasil: produção de cana-de-açúcar - V ou F?
estimulado principalmente pela produção de etanol, o cultivo de cana-de-açúcar ainda se mantém forte na economia brasileira, destacando-se, inclusive, pelo uso de alta tecnologia e pelo grande distanciamento do uso de mão de obra em condições semelhantes às da escravidão.
2014-Quest 05-32
Mesmo sendo uma atividade importante no Brasil atual, as condições de trabalho são semelhantes à escravidão do Brasil colonial. Os trabalhadores no corte da cana-de-açúcar são tão explorados como no Brasil dos séculos XVI ao XIX, em que predominou o trabalho escravo.
(F)
Historia Geral: Gueras mundiais - V ou F?
entre as características fundamentais do fascismo italiano, estava a valorização do indivíduo como instância política e a defesa de um Estado baseado no liberalismo econômico.
2014-Quest 06-01
O fascismo colocava o Estado em primeiro lugar. Não há liberalismo econômico nessa ideologia. O Estado controla tudo e todos.
(F)
Historia Geral: Gueras mundiais - V ou F?
em Portugal e na Espanha, nos governos de Antônio Salazar e de Francisco Franco, respectivamente, a experiência fascista possuiu aspectos peculiares ao relacionar as caraterísticas nacionalistas e centralizadoras com um forte clericalismo de aversão ao liberalismo e a todas as formas de socialismo.
2014-Quest 06-02
(V)
Historia Geral: Gueras mundiais - V ou F?
o fascismo alemão, reconhecido como nazismo, pretendia destruir a civilização oriunda do renascimento, do iluminismo e do liberalismo do século XIX. Os nazistas eram identificados como anticomunistas e antimarxistas, militaristas e expansionistas.
2014-Quest 06-04
(V)
Historia Geral: Gueras mundiais - V ou F?
durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), que consolidou o general Francisco Franco no poder, foram testadas novas técnicas de guerra pelas tropas estadunidenses que destruíram a cidade de Guernica, posteriormente imortalizada em obra de Pablo Picasso.
2014-Quest 06-08
Os EUA não testaram novas técnicas de guerra durante a ditadura fascista do general Franco, na Espanha. Naquela oportunidade, o governo americano não era aliado de governos fascistas como o espanhol.
(F)
Historia Geral: Gueras mundiais - V ou F?
na Itália, Mussolini defendia a força da nação como elemento nacionalista e patriótico para
conduzir a Itália ao nível das grandes potências mundiais, com fins expansionistas.
2014-Quest 06-16
(V)
Historia Geral: Gueras mundiais - V ou F?
no Brasil, o fascismo ganhou força com as ideias da Aliança Nacional Libertadora (ANL), que apoiava os princípios da centralização política, do autoritarismo e do anticomunismo, nos anos 1930.
2014-Quest 06-32
A Aliança Nacional Libertadora (ANL) era o grupo no Brasil que congregava as esquerdas. Os fascistas integravam a Ação Integralista Brasileira, a AIB, de Plínio Salgado.
(F)
Historia Geral: Gueras mundiais - V ou F?
o antissemitismo, perseguição aos judeus, estava entre os ideais fundamentais dos diversos regimes fascistas.
2014-Quest 06-64
O antissemitismo e a perseguição aos judeus não fazia parte dos diversos regimes fascistas. Fazia parte, sim, do regime fascista alemão, reconhecido no nazismo.
(F)
Historia Brasil : Petrobras /produção de combustBrasil -V ou F?
a Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A.) foi criada no governo Juscelino Kubitschek como uma das ações do Plano de Metas que proporcionou importantes mudanças econômicas e sociais no Brasil.
2014-Quest 07-01
A Petrobras foi fundada durante o governo do presidente Getúlio Vargas, em 1953.
(F)
Historia Brasil : Petrobras /produção de combustBrasil -V ou F?
a campanha “O Petróleo é Nosso”, entre o fim dos anos 1940 e início dos anos 1950, esteve
diretamente vinculada à criação da Petrobras em clara ação nacionalista do então governo
brasileiro, contrário ao excessivo intervencionismo estrangeiro no país.
2014-Quest 07-02
(V)
Historia Brasil : Petrobras /produção de combustBrasil -V ou F?
durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), a Petrobras obteve o monopólio da exploração de petróleo no Brasil, fato que rapidamente garantiu sua autossuficiência para o abastecimento interno.
2014-Quest 07-04
Durante o governo Fernando Henrique Cardoso, foi aprovada uma Emenda Constitucional que retirou da Petrobras o monopólio sobre a extração e o refino do petróleo no Brasil.
(F)
Historia Brasil : Petrobras /produção de combustBrasil -V ou F?
entre as consequências da crise internacional do petróleo dos anos 1970, está a criação do Proálcool (Programa Nacional do Álcool) pelo governo brasileiro, com o objetivo de investir na produção de álcool combustível (etanol) como alternativa à gasolina.
2014-Quest 07-08
(V)
Historia Brasil : Petrobras /produção de combustBrasil -V ou F?
criado durante o Estado Novo (1937-1945), o Conselho Nacional do Petróleo (CNP) determinou várias diretrizes a respeito do petróleo e que as jazidas pertencessem à União.
2014-Quest 07-16
(V)
Historia Brasil : Petrobras /produção de combust Brasil -V ou F?
para viabilizar a criação da Petrobras, o governo brasileiro contou com o apoio financeiro dos Estados Unidos, através de empréstimos. Em troca, foi exigido o apoio declarado do Brasil ao bloco capitalista durante a Guerra Fria.
2014-Quest 07-32
A fundação da Petrobras em 1953, no governo de Getúlio Vargas, fez parte da sua política nacionalista e não recebeu o apoio financeiro de países como os EUA. Além disso, o Brasil já havia se declarado aliado do bloco capitalista no governo anterior, do general Dutra.
(F)
Historia GB- meios de comunicação na história- V ou F?
os aparelhos de televisão estavam entre os bens duráveis cujo consumo foi favorecido pelo
“milagre econômico” durante a ditadura militar brasileira.
2014-Quest 08-01
(V)
Historia GB- meios de comunicação na história- V ou F?
no Brasil da década de 1960, os programas de televisão dedicados às atrações musicais,
como o “Programa Jovem Guarda”, foram referência de moda e comportamento para os
jovens.
2014-Quest 08-02
(V)
Historia GB- meios de comunicação na história- V ou F?
uma cena bastante conhecida veiculada pela televisão foi a chegada do homem na Lua, em
1969.O desenvolvimento da tecnologia espacial fez parte da chamada Guerra Fria.
2014-Quest 08-04
(V)
Historia GB- meios de comunicação na história- V ou F?
durante o governo de Getúlio Vargas, foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), cuja função principal era promover a pluralidade partidária, o debate político e a liberdade de imprensa.
2014-Quest 08-08
O DIP, criado durante o governo Vargas, tinha a finalidade, e assim atuou, para controlar e censurar os meios de comunicação da época. Com ele não havia liberdade de imprensa e pluralismo político que permitisse o debate. Durante o Estado Novo, a atuação do DIP foi mais intensa.
(F)
Historia GB- meios de comunicação na história- V ou F?
a censura, ocorrida durante a ditadura militar brasileira, atingiu somente o cinema e o teatro, pois ambos eram veículos de divulgação artística. Veículos de informação, como os jornais, não foram afetados.
2014-Quest 08-16
Durante a ditadura militar, a censura atingiu, além do cinema e teatro, também a televisão. A censura foi total, e aí foram incluídos os jornais também.
(F)
Historia GB- meios de comunicação na história- V ou F?
no Brasil do início do século XX, a imprensa jornalística tinha importante papel como palco
de debates políticos. Por este motivo, ficou concentrada nas mãos da elite, não existindo
jornais operários no país.
2014-Quest 08-32
Durante a história dos meios de comunicação no Brasil, jornais que defendiam as posições dos trabalhadores também surgiram. Era uma forma de organização da classe operária para levantar questões fundamentais que acabaram sendo omitidas na grande imprensa, muitas vezes pela censura que atingiu o Brasil em alguns momentos
da história.
(F)
Historia GB- meios de comunicação na história- V ou F?
O rádio teve sucesso no Brasil na década de 1930 como veículo de notícias e entretenimento, sendo utilizado pelo Estado Novo como meio para a construção de uma identidade nacional.
2014-Quest 08-64
(V)
Historia Geral: manifestações e movimentos populares - V ou F?
Gandhi foi um líder da luta pela independência da Índia e defendeu a resistência pacífica da população através de boicotes a produtos ingleses, greves, jejuns e da recusa a pagar impostos.
2014-Quest 09-01
(V)
Historia Geral: manifestações e movimentos populares - V ou F?
na Romênia do final da década de 1980, Nicolau Ceaucescu respondeu com violência às
manifestações pela democracia naquele país. A repressão foi eficaz no sentido de impedir a
queda do ditador.
2014-Quest 09-02
O ditador Ceaucescu, da Romênia, um dos seis países integrantes da Cortina de Ferro, foi derrubado pelas manifestações populares e acabou sendo linchado pela população, a semelhança do ditador Kadafi, da Líbia,no ano passado.
(F)
Historia Geral: manifestações e movimentos populares - V ou F?
o movimento das sufragistas era composto de mulheres que reivindicavam o direito ao voto. As duas guerras mundiais foram importantes para ressaltar o papel feminino na sociedade, mas a conquista do direito ao voto foi desigual em diferentes países.
2014-Quest 09-04
(V)
Historia Geral: manifestações e movimentos populares - V ou F?
a Guerra do Vietnã foi alvo de várias manifestações que ocorreram em diversas partes do mundo. “Faça amor, não faça guerra” foi um dos slogans presentes nas manifestações da década de 1960.
2014-Quest 09-08
(V)
Historia Geral: manifestações e movimentos populares - V ou F?
as manifestações de Maio de 68 na França tiveram seu fim com a rendição do general De Gaulle e a escolha de Daniel Cohn-Bendit para a Presidência daquele país.
2014-Quest 09-16
O general De Gaulle era presidente da França e reprimiu fortemente as manifestações de 1968, porém renunciaria seu cargo em 1969, não por causa das manifestações, mas sim por sair-se derrotado em um plebiscito sobre uma reforma constitucional que pretendia fazer.
(F)
Historia Geral: manifestações e movimentos populares - V ou F?
diversas manifestações contra o apartheid ocorreram na África do Sul. A vitória de Nelson
Mandela nas eleições presidenciais foi um dos elementos importantes para o restabelecimento dos direitos políticos e sociais dos negros no país.
2014-Quest 09-32
(V)
Historia Geral: manifestações e movimentos populares - V ou F?
no final da década de 1980, uma multidão se reuniu na Berlim Oriental reivindicando o direito de passar para o lado ocidental da cidade. Apesar da pressão popular, a unificação das duas Alemanhas não pôde se concretizar.
2014-Quest 09-64
A Alemanha foi unificada um ano após a Queda do Muro de Berlim, em 1989.
(F)
Historia Brasil: Manifestações populares - V ou F?
em 1964, a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade” levou cerca de 500 mil pessoas
às ruas da cidade de São Paulo com o objetivo de defender o governo de João Goulart e
evitar um golpe militar no país.
2014-Quest 10-01
A Marcha da Família com Deus pela Liberdade em São Paulo, no mês de março de 1964, foi uma reação contrária ao governo de João Goulart, que havia defendido uma semana antes as reformas de base no comício da Central do Brasil, no Rio de Janeiro.
(F)
Historia Brasil: Manifestações populares - V ou F?
a campanha “Diretas Já”, de 1984, articulou diversos setores da sociedade brasileira em grandes comícios populares por todo o país. A enorme mobilização foi decisiva para a aprovação da emenda Dante de Oliveira, que restabeleceu o voto direto nas eleições para a Presidência do Brasil em 1985.
2014-Quest 10-02
. A campanha Diretas Já não conseguiu levar a aprovação da Emenda Dante de Oliveira no ano de 1984. O retorno das eleições diretas no Brasil somente ocorreu em 1989, com a vitória de Fernando Collor
(F)
Historia Brasil: Manifestações populares - V ou F?
o processo de impeachment contra o presidente Fernando Collor ganhou força com o movimento “Fora Collor”, promovido em 1992 por jovens que ficaram conhecidos como caras-pintadas.
2014-Quest 10-04
(V)
Historia Brasil: Manifestações populares - V ou F?
nas primeiras décadas do século XX, o movimento operário brasileiro começou a se articular em sindicatos. Estimulados principalmente pelos ideais de anarquistas italianos, realizaram uma série de mobilizações e greves pelas ruas de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
2014-Quest 10-08
(V)
Historia Brasil: Manifestações populares - V ou F?
por causa da enorme e violenta repressão durante o período da ditadura militar (1964-1985), não ocorreram grandes mobilizações populares de resistência contra o regime.
2014-Quest 10-16
Mesmo com forte repressão no Brasil da ditadura militar ocorreram manifestações contra o regime. As greves na Região do ABC (SP) foram uma reação ao governo.
(F)
Historia Brasil: Manifestações populares - V ou F?
o movimento conhecido como “Novembrada”, ocorrido em 1979, colocou Santa Catarina no cenário político nacional por expressar apoio ao então presidente general João Baptista Figueiredo.
2014-Quest 10-32
A Novembrada em Florianópolis, em 1979, foi contra o governo militar, que tinha no general Figueiredo o presidente naquele momento. A reação à presença do general-presidente em Florianópolis teve repercussão nacional na época.
(F)
Sociedade Antiga -Artes - V ou F?
os povos que se estabeleceram na região dos rios Tigre e Eufrates precisavam defender e expandir seu território constantemente, o que os impediu de realizar obras artísticas.
2015-Quest 01-01
Os povos que se estabeleceram nas regiões do Tigre e Eufrates desenvolveram obras artísticas, como verificado na arquitetura Zigurate, na construção de monumentos e até mesmo nas evidencias arqueológicas de arte rupestre.
(F)
Sociedade Antiga -Artes - V ou F?
as diferentes formas de expressão artística desenvolvidas por diversas sociedades nos permitem conhecer melhor seu passado e podem ser consideradas fontes históricas.
2015-Quest 01-02
(V)
Sociedade Antiga -Artes - V ou F?
a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam cenas envolvendo ações divinas.
2015-Quest 01-04
(V)
Sociedade Antiga -Artes - V ou F?
entre os poetas mais conhecidos da Roma antiga, figura Virgílio, autor da “Ilíada”, poema que descreve o desenvolvimento do Senado romano.
2015-Quest 01-08
A obra Ilíada
foi escrita por Homero, não por Virgílio; e tratava da Guerra de Troia, não da descrição da construção do Senado Romano.
(F)
Sociedade Antiga -Artes - V ou F?
na Grécia antiga, a tragédia foi um gênero literário muito presente nas artes cênicas; várias peças teatrais deste gênero ficaram famosas e foram encenadas em outros períodos da história.
2015-Quest 01-16
(V)
Sociedade Antiga -Artes - V ou F?
os romanos desenvolveram um estilo artístico que permaneceu independente da influência de outros povos, mesmo após a constituição do Império.
2015-Quest 01-32
O estilo artístico romano era sim desenvolvido a partir das tendências artísticas de outros povos, como os Macedônicos, gregos e cristãos.
(F)
Afrod-Segregação, conflitos e defesa dos direitos - V ou F?
entre as conquistas do movimento negro brasileiro, pode-se citar a oficialização do Dia Nacional da Consciência Negra, a aprovação de cotas para afrodescendentes em universidades públicas e a obrigatoriedade do ensino de história da África e afro-brasileira na Educação Básica.
2015-Quest 02-01
(V)
Afrod-Segregação, conflitos e defesa dos direitos - V ou F?
o arianismo, defendido pelo nazismo, afirmava que os arianos possuíam características de uma “raça superior”, servindo de justificativa para a perseguição de todos os que não as possuíam. Os negros, no entanto, foram poupados desta segregação.
2015-Quest 02-02
O arianismo não poupou os negros desta segregação, mas tal segregação não foi tão visível na Alemanha quanto a que foi praticada com os judeus, tendo em vista a maior quantidade destes em relação aos negros.
(F)
Afrod-Segregação, conflitos e defesa dos direitos - V ou F?
no século XX, a segregação racial dos negros nos Estados Unidos se traduziu, por exemplo, pela separação do uso de espaços comuns, como transportes, banheiros e praças públicas.
2015-Quest 02-04
(V)
Afrod-Segregação, conflitos e defesa dos direitos - V ou F?
na década de 1950, Rosa Parks, cidadã negra americana, realizou um ato de manifestação contra a segregação quando, em um ônibus, se recusou a ceder seu lugar para um passageiro branco. A ação não teve maiores consequências, constituindo-se em um ato isolado.
2015-Quest 02-08
A ação de Rosa Parks, que se recusou a ceder seu lugar no ônibus para um branco, assim como a reação dos brancos ali presentes, foi o estopim para o movimento de boicote aos ônibus de Montgomery e também representou o início da ampla mobilização pelos direitos civis e pelo fim da segregação racial.
(F)
Afrod-Segregação, conflitos e defesa dos direitos - V ou F?
o Partido Pantera Negra para Autodefesa foi criado na década de 1960 e compartilhava os ideais pacifistas defendidos pelo líder da resistência negra nos Estados Unidos, Martin Luther King.
2015-Quest 02-16
Os panteras negras não eram baseados nos ideais pacifistas de Martin Luther King, tendo em vista que a organização tinha como objetivo defender a população negra, com o uso da força, se necessário. Ocorreram, ao longo da década de 1960, diversos conflitos entre o partido dos Panteras Negras e policiais. Posteriormente, as lideranças do movimento foram presas (sem que os excessos praticados pelos policiais tivessem sido julgados) e as táticas violentas empregadas pelos Panteras foram sendo gradativamente abandonadas, tendo o partido permanecido ativo até a década de 1980.
(F)
Afrod-Segregação, conflitos e defesa dos direitos - V ou F?
entre as várias formas de resistência à escravidão, está a formação de quilombos, cujas comunidades remanescentes ainda são encontradas em diferentes locais do Brasil.
2015-Quest 02-32
(V)
Sobre a mineração na América portuguesa- V ou F?
a grande instabilidade social do início da mineração resultou em diversos conflitos armados, sendo o mais conhecido deles a chamada Guerra dos Emboabas.
2015-Quest 03-01
(V)
Sobre a mineração na América portuguesa- V ou F?
ao contrário da produção açucareira, a exploração das minas de ouro priorizou o trabalho livre em detrimento do uso de mão de obra escrava em função dos frequentes temores de fugas e roubos por parte dos mineradores.
2015-Quest 03-02
A exploração mineradora, de fato, teve maior participação de mão-de-obra livre do que escrava, ao contrario das plantações de açúcar. Todavia, esse fenômeno não era devido aos frequentes temores de fugas e roubos por parte dos mineradores, mas da estrutura econômica (produtiva), social e politica que passou a se estabelecer nas cidades e regiões mineradoras.
(F)
Sobre a mineração na América portuguesa- V ou F?
com o objetivo de assegurar o controle sobre a exploração do ouro, Portugal assumiu a posse das áreas mineradoras e passou a concedê-las em forma de lotes (datas).
2015-Quest 03-04
(V)
Sobre a mineração na América portuguesa- V ou F?
a liberdade religiosa, uma das características das sociedades mineradoras, permitiu, ainda no século XVIII, a instalação de muitas igrejas e templos de diferentes religiões europeias e africanas.
2015-Quest 03-08
A liberdade religiosa não era uma característica das sociedades mineradoras do século XVIII, apesar de que os ideais e os pensamentos iluministas passaram a ingressar, com cada vez mais intensidade, nestas sociedades ao longo do século XVIII. Não houve, portanto, a construção de templos relativos a outras igrejas de diferentes religiões europeias e africanas.
(F)
Sobre a mineração na América portuguesa- V ou F?
o crescimento da produção aurífera nas últimas décadas do século XVIII fez com que o governo português reduzisse o controle sobre a cobrança de tributos, garantindo maior tranquilidade política na colônia do Brasil.
2015-Quest 03-16
Ao contrário, a redução da produção aurífera nas ultimas décadas do século XVIII fez com que o governo português passasse a cobrar e regular ainda a mais a exploração mineradora, causando descontentamentos nas sociedades mineradoras. A própria Inconfidência Mineira (1789) estava associada ao estabelecimento da cobrança da derrama.
(F)
Sobre a mineração na América portuguesa- V ou F?
os artistas setecentistas da região das minas costumavam ser agrupados como representantes de um estilo denominado cubismo mineiro, típico das Minas Gerais.
2015-Quest 03-32
Não houve nenhum movimento artístico conhecido como cubismo mineiro
. O Barroco, por sua vez, teve grande relevância nas Minas Gerais durante o século XVIII, tendo a região sido responsável pelo auge deste estilo artístico, literário e musical no Brasil.
(F)
Movimentos migratórios e integração- V ou F?
a diversidade populacional em vários países europeus, obtida através de múltiplas migrações, proporcionou o fim da xenofobia e de movimentos racistas.
2015-Quest 04-01
Apesar da diversidade populacional e cultural em diversos países europeus, ainda é possível perceber manifestações de xenofobia e racismo no continente. Na realidade, existe uma tendência de fortalecimento dos partidos de extrema-direita em importantes localidades da União Europeia, como a França e o Reino Unido, tendo em vista os efeitos da crise econômica e o agravamento da crise migratória.
(F)
Movimentos migratórios e integração- V ou F?
a ocupação israelense em áreas destinadas pela ONU para a formação do Estado palestino foi bem recebida pelos palestinos, uma vez que estabeleceu a possibilidade de um acordo de paz entre ambos.
2015-Quest 04-02
A ocupação israelense em áreas destinadas pela ONU para a construção do Estado palestino não foi bem recebido pelos palestinos, pois a expansão dos assentamentos
israelenses acentuam a grave situação econômica e social dos palestinos, reduzindo seu território e também sua autonomia e independência.
(F)
Movimentos migratórios e integração- V ou F?
entre os fatores que favoreceram o crescimento urbano da China, pode-se citar a imensa quantidade de trabalhadores no país, muitos ex-trabalhadores rurais que se estabeleceram nas cidades ganhando baixos salários.
2015-Quest 04-04
(V)
Movimentos migratórios e integração- V ou F?
o processo pacífico de descolonização da Argélia permitiu uma maior integração entre os franceses e os argelinos que imigraram para a Europa.
2015-Quest 04-08
A independência da Argélia não foi nem um pouco pacifica, mas sim um dos processos de independência mais sangrento do continente africano. Com o temor de perder influencia na África e demais regiões do globo, a Franca relutou em abdicar suas antigas colônias durante as primeiras décadas da Guerra Fria, ingressando em um conflito armado com movimentos de libertação argelinos. Contudo, face aos crescentes custos e desgaste da opinião pública interna, a França tratou de reconhecer os processos de independência de suas colônias nos anos 1960.
(F)
Movimentos migratórios e integração- V ou F?
o processo de nacionalização promovido na Era Vargas teve como uma de suas ações o fechamento de diversas escolas de língua alemã nas regiões coloniais do sul do Brasil.
2015-Quest 04-16
(V)
Primeira Guerra Mundial e seu contexto- V ou F?
a Primeira Guerra Mundial tem suas motivações vinculadas às disputas nacionalistas e imperialistas articuladas à política de alianças das grandes potências da época.
2015-Quest 05-01
(V)
Primeira Guerra Mundial e seu contexto- V ou F?
a entrada da Rússia na guerra, logo após a Revolução Bolchevique de 1917, foi decisiva para o desfecho favorável aos países vinculados à Tríplice Aliança.
2015-Quest 05-02
Após a Revolução Bolchevique de 1917, a Rússia se retirou da Primeira Guerra Mundial, não sendo decisiva para o desfecho do conflito em favor da Tríplice Entente (EUA, Inglaterra e França)
(F)
Primeira Guerra Mundial e seu contexto- V ou F?
não houve participação brasileira na Primeira Guerra, pois a organização do país como República, imprescindível para a formação de tropas militares, ainda era muito recente.
2015-Quest 05-04
O Brasil, apesar do baixo número de combatentes e do curto período Republicano, participou da Primeira Guerra Mundial ao lado da Tríplice Entente.
(F)
Primeira Guerra Mundial e seu contexto- V ou F?
a Revolução Científico-Tecnológica do século XIX influenciou diretamente o conflito, tanto pelas disputas imperialistas como pelo uso, nas batalhas, de recursos como granadas, tanques, aviões e armas químicas.
2015-Quest 05-08
(V)
Primeira Guerra Mundial e seu contexto- V ou F?
a gripe espanhola ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial e foi vista como ameaça para as nações em conflito; porém, com o desenvolvimento dos antibióticos no início do século XX, a doença foi controlada sem gerar maiores consequências.
2015-Quest 05-16
A gripe espanhola ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial e foi vista como ameaça para as nações em conflito; embora tivessem ocorrido avanços na medicina, as consequências do alastramento da doença teve consequências negativas no cenário europeu, tendo vários soldados sido mortos pela gripe. Curiosamente, a doença ficou conhecida como gripe espanhola
porque a Espanha, neutra no conflito, não censurava as notícias sobre a epidemia; ao contrário do que fizeram outros governos.
(F)
Primeira Guerra Mundial e seu contexto- V ou F?
com a ida de um número expressivo de homens aos campos de batalha, muitas mulheres ficaram responsáveis por tarefas até então consideradas predominantemente masculinas.
2015-Quest 05-32
(V)
independência na América hispânica-V ou F?
apesar do seu poder econômico, os criollos não podiam participar das atividades administrativas coloniais e eram desprezados pelos espanhóis por sua origem africana
2015-Quest 06-01
Os criollos não eram desprezados pelos espanhois por sua origem africana, dado que esta origem não existia. Na realidade, os criollos eram filhos de espanhois e ainda detinham os meios de produção, contudo, não desfrutavam dos principais cargos políticos e eclesiásticos na administração colonial, que eram ocupados pelos chapetones
(homens nascidos na Espanha)
(F)
independência na América hispânica-V ou F?
as ideias iluministas foram, em parte, responsáveis pela formação intelectual da elite criolla em fins do século XVIII e princípio do século XIX.
2015-Quest 06-02
(V)
independência na América hispânica-V ou F?
Simón Bolívar, conhecido como “o Libertador”, defendia a ideia de uma América fragmentada em pequenos estados independentes e controlados pelos trabalhadores rurais e urbanos.
2015-Quest 06-04
Simon Bolívar, conhecido como o Libertador
, ao contrário de defender a fragmentação do território americano, apoiava a integração do mesmo através dos ideais Republicanos.
(F)
independência na América hispânica-V ou F?
as contradições dos movimentos de independência ficaram evidentes após sua concretização e a implantação de regimes monárquicos na maior parte dos novos países.
2015-Quest 06-08
A despeito de suas contradições e incoerências, apenas o Brasil permaneceu com um regime monárquico, em oposição aos demais países do continente, que constituíram seus Estados recém-independentes em Repúblicas.
(F)
independência na América hispânica-V ou F?
o atual Uruguai foi incorporado oficialmente por Portugal ao Brasil em 1821 e tornou-se uma província brasileira. A independência da banda oriental do rio da Prata foi conquistada somente após a Guerra Cisplatina (1825-1828).
2015-Quest 06-16
(V)
independência na América hispânica-V ou F?
Tupac Amaru II, líder de origem inca, comandou um dos maiores levantes indígenas desde a conquista espanhola. Um dos objetivos do movimento era acabar com a cobrança da mita.
2015-Quest 06-32
(V)
Governos Vargas- carta-testamento e da conjuntura nacional- V ou F?
o Primeiro de Maio, principal data para os movimentos operários, tornou-se marco do governo de Vargas, com a realização de inúmeras comemorações oficiais.
2015-Quest 07-01
(V)
Governos Vargas- carta-testamento e da conjuntura nacional- V ou F?
logo após ter sido eleito presidente da República em 1930, Getúlio Vargas iniciou sua política voltada aos interesses dos trabalhadores promulgando uma série de leis trabalhistas no país.
2015-Quest 07-02
Getúlio Vargas não ascendeu ao poder de maneira democrática, mas através do movimento conhecido como Revolução de 30
. Este movimento, que contestava os resultados das eleições daquele ano, foi articulado através de determinadas oligarquias regionais que se sentiam excluídas da politica do café com leite
típica da Republica Velha (1889-1930)
(F)
Governos Vargas- carta-testamento e da conjuntura nacional- V ou F?
as forças de oposição, mencionadas por Getúlio na carta-testamento, eram grupos de esquerda defensores do protecionismo da economia nacional e, portanto, contrários à profunda adesão do governo de Vargas ao bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria.
2015-Quest 07-04
As forcas de oposição, mencionadas por Getúlio na carta-testamento, eram grupos de direita (especialmente a UDN de Carlos Lacerda), contrários ao protecionismo da economia nacional e, portanto, favoráveis à profunda adesão do Brasil ao bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria
(F)
Governos Vargas- carta-testamento e da conjuntura nacional- V ou F?
durante o Estado Novo, surgiu a Hora do Brasil, programa de rádio de abrangência nacional que tinha o objetivo de divulgar as propostas e as iniciativas do governo para a população.
2015-Quest 07-08
(V)
Governos Vargas- carta-testamento e da conjuntura nacional- V ou F?
o suicídio do presidente provocou comoção nacional e acabou servindo para alavancar a carreira política de Carlos Lacerda, maior aliado de Getúlio Vargas durante seu governo populista (1951-1954).
2015-Quest 07-16
O suicídio de Vargas provocou comoção nacional e acabou servindo para declinar a carreira politica de Carlos Lacerda, maior opositor de Vargas durante seu governo populista (1951-1954)
(F)
Governos Vargas- carta-testamento e da conjuntura nacional- V ou F?
conforme afirma Vargas na carta-testamento, em seus governos as liberdades social e de expressão foram garantidas aos diversos setores da sociedade brasileira.
2015-Quest 07-32
Durante o primeiro governo de Vargas (1930-1945), mas especialmente durante o Estado Novo (1937-1945), não foram garantidas as liberdades social e de expressão aos mais diversos setores da sociedade brasileira.
(F)
Governo de João Goulart - contexto político - V ou F?
o discurso do presidente João Goulart vinha ao encontro das pressões dos movimentos sociais rurais, que se manifestavam por meio das ligas camponesas exigindo “reforma já” e “reforma agrária na lei ou na marra”.
2015-Quest 08-01
(V)
Governo de João Goulart - contexto político - V ou F?
a legislação trabalhista, já garantida aos trabalhadores urbanos, deveria ser estendida aos trabalhadores rurais através do Estatuto do Trabalhador Rural, aprovado em 1963.
2015-Quest 08-02
(V)
Governo de João Goulart - contexto político - V ou F?
promulgada em 1891 durante o governo do marechal Deodoro da Fonseca, a “constituição antiquada” mencionada por Goulart mantinha evidentes privilégios à elite oligárquica brasileira.
2015-Quest 08-04
Promulgada em 1946, durante o governo Eurico Gaspar Dutra (1945-1950), a constituição antiquada
mencionada por Goulart mantinha evidentes privilégios a elite oligárquica brasileira.
(F)
Governo de João Goulart - contexto político - V ou F?
entre os pontos fundamentais das chamadas “reformas de base” defendidas pelos partidos de oposição ao governo “Jango”, estavam a redução drástica dos impostos no Brasil e a maior abertura do mercado nacional para investidores estrangeiros.
2015-Quest 08-08
Entre os pontos que fundamentavam a contrariedade às Reformas de Base defendidas pela oposição ao governo Jango, estavam a redução drástica dos impostos no Brasil e a maior abertura do mercado nacional para investidores estrangeiros
(F)
Governo de João Goulart - contexto político - V ou F?
a vitória do golpe militar de 1964 contou com apoio civil e de políticos de oposição ao governo Goulart, como Adhemar de Barros, Carlos Lacerda e Magalhães Pinto, governadores de São Paulo, da Guanabara e de Minas Gerais, respectivamente.
2015-Quest 08-16
(V)
Governo de João Goulart - contexto político - V ou F?
o apoio ao comício de João Goulart pode ser percebido pela grande manifestação em defesa da igualdade, da liberdade e da justiça social, conhecida como “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, ocorrida em São Paulo no dia 19 de março de 1964.
2015-Quest 08-32
A reação e contrariedade ao comício de Joao Goulart pode ser percebido pela grande manifestação conhecida como Marcha da Família com Deus pela Liberdade
, ocorrida em São Paulo em 19 de marco de 1964.
(F)
Idade Media - V ou F?
o romance de cavalaria foi um gênero literário que divulgou ideias de amor cortês.
2015-Quest 09-01
(V)
Idade Media - V ou F?
a peste negra foi uma doença que teve graves consequências para a sociedade medieval, dizimando parte da população europeia.
2015-Quest 09-02
(V)
Idade Media - V ou F?
as universidades criadas no período tiveram importante papel no desenvolvimento da cultura e do ensino no Ocidente.
2015-Quest 09-04
(V)
Idade Media - V ou F?
a formação das corporações de ofício está relacionada à efervescência comercial da Europa no início da Idade Média.
2015-Quest 09-08
(F)
Idade Media - V ou F?
várias dissidências da Igreja surgiram no período, como foi o caso dos cátaros. Devido ao acolhimento à diversidade defendido pela Igreja, as comunidades cátaras puderam ser mantidas.
2015-Quest 09-16
(F)
Idade Media - V ou F?
o cristianismo difundido pela Igreja penetrou de tal maneira em todas as camadas da sociedade medieval que foi capaz de anular as crenças pagãs de origem antiga.
2015-Quest 09-32
(F)
Idade Media - V ou F?
as ordens mendicantes foram criadas por uma parcela do clero medieval que defendia o conceito de usura e estimulava o acúmulo de bens e lucro.
2015-Quest 09-64
(F)
Recursos naturais e sobre os impactos ambientais - V ou F?
na antiguidade, o uso dos rios como fonte de irrigação para a prática da agricultura estava diretamente relacionado com as origens das primeiras civilizações.
2015-Quest 10-01
(V)
Recursos naturais e sobre os impactos ambientais - V ou F?
a ciência moderna, defensora do teocentrismo, combatia a ideia de controle e domínio da natureza pelo homem.
2015-Quest 10-02
(F)
Recursos naturais e sobre os impactos ambientais - V ou F?
os impactos do acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido em 1986, na Ucrânia, durante o domínio soviético, foram responsáveis por milhares de mortes e pela enorme propagação de radiação na região.
2015-Quest 10-04
(V)
Recursos naturais e sobre os impactos ambientais - V ou F?
a chamada “revolução verde”, ocorrida principalmente nos anos 1960 e 1970, foi o primeiro grande movimento de combate ao uso de agrotóxicos na agricultura.
2015-Quest 10-08
(F)
Recursos naturais e sobre os impactos ambientais - V ou F?
Santa Catarina, estimulada pela sua vocação turística, destaca-se no cenário nacional pelo eficiente sistema de saneamento básico, responsável pelo tratamento da totalidade dos resíduos lançados nas regiões litorâneas.
2015-Quest 10-16
(F)
Fontes e escrita da história- V ou F?
por muito tempo as pesquisas históricas privilegiaram as fontes escritas, mas atualmente entende-se que todo tipo de registro dos atos e pensamentos da sociedade pode ser usado como fonte para a escrita da história, como, por exemplo, utensílios domésticos, vestuário, fotografias, monumentos ou mesmo registros orais.
2016-Quest 1- 01
A primeira afirmativa encontra-se correta, pois a “cultura material” (utensílios domésticos, vestuário, fotografias, monumentos) servem como complemento as versões que se baseiam exclusivamente na documentação, que privilegia a história “oficial” e obstrui a construção de outras narrativas.
(V)
Fontes e escrita da história- V ou F?
a escrita da história depende da análise de fontes e da interpretação de quem a analisa, por isso ela deve ser entendida como uma versão.
2016-Quest 01- 02
segunda afirmativa também está correta, dado que o historiador, como agente de seu próprio tempo, não está “isento” de inclinações ideológicas, políticas, teóricas e metodológicas. Desse modo, não é possível estabelecer uma “verdade universal”, mas sim estabelecer diferentes perspectivas, a partir de determinados pontos de vista, a respeito da História.
(V)
Fontes e escrita da história- V ou F?
a forma de dividir a história em quatro grandes épocas – antiga, média, moderna e contemporânea –, apesar de ser um invento europeu, deve ser empregada para o entendimento do processo histórico dos diferentes povos do mundo.
2016-Quest 01-04
afirmação está errada, pois a divisão da história em quatro grandes épocas expressa o estágio de desenvolvimento dos países europeus, e não de todos os povos do mundo. Conforme dito a respeito da primeira afirmação, a “cultura material”, acrescentado da história oral, constituem fontes legítimas de análise e interpretação acerca do passado.
(F)
Fontes e escrita da história- V ou F?
os conceitos de tombamento e patrimônio imaterial foram instituídos como forma de preservar bens dos mais variados, materiais e imateriais, como fotografias, livros, imóveis, cidades, receitas culinárias, que sejam considerados importantes para a memória coletiva.
2016-Quest 01-08
(V)
Fontes e escrita da história- V ou F?
apesar da ampliação da noção de documentos históricos, os documentos oficiais ainda são tomados pelos historiadores como as únicas legítimas fontes para o conhecimento histórico.
2016-Quest 01-16
(F)
Fontes e escrita da história- V ou F?
os estudos históricos da atualidade procuram dar voz a diferentes sujeitos, como mulheres, trabalhadores rurais, crianças etc.; no entanto, as pesquisas sobre o passado ainda têm maior concentração nas ações dos reis, generais, comandantes de revoltas e revoluções, pois são os atos dos grandes governantes e líderes que modificam o rumo dos acontecimentos.
2016-Quest 01-32
encontra-se equivocada, tendo em vista que, atualmente, muitos historiadores buscam compreender diferentes memórias e a atuação de determinados grupos (mulheres, trabalhadores rurais, negros, índios, crianças etc) ao longo do processo histórico, descontruindo a “versão oficial” e, ao mesmo tempo, buscando “dar voz” a grupos que historicamente não foram incluídos nas narrativas sobre o passado.
(F)
Império Romano- V ou F?
a arquitetura do período imperial romano concentrou-se na construção de edifícios com finalidade religiosa, dedicando pouca atenção às obras de infraestrutura urbana.
2016-Quest 02-01
A arquitetura do período imperial romano dedicou bastante atenção às obras de infraestrutura urbana, evidenciado na construção de aquedutos que tinham como finalidade conduzir água através de galerias subterrâneas ou expostas à superificíe.
(F)
Império Romano- V ou F?
o governo do imperador Constantino (313-337 d.C.) foi marcado pela perseguição aos cristãos, cujas crenças chocavam-se com o respeito religioso dos romanos pelos seus imperadores, que eram considerados como deuses.
2016-Quest 02-02
O imperador Constantino, ao contrário de perseguir os cristãos, entrou para a história como o primeiro imperador a professar o cristianismo. Em 380 d.C, a religião cristã passou a ser a oficial no Império.
(F)
Império Romano- V ou F?
a estabilização das fronteiras com a pax romana praticamente definiu os limites geográficos do Império Romano.
2016-Quest 02-04
(V)
Império Romano- V ou F?
os germanos eram chamados depreciativamente de bárbaros pelos romanos porque não falavam o latim e tinham costumes diferentes, em clara referência à ideia de oposição entre civilização e barbárie.
2016-Quest 02-08
(V)
Império Romano- V ou F?
durante o século II d.C., com a conquista de territórios na Ásia, na África e na Europa, o Império Romano atingiu sua maior extensão, dominando toda a costa mediterrânea.
2016-Quest 02-16
(V)
Império Romano- V ou F?
a decadência do Império Romano esteve relacionada ao intenso êxodo rural, desencadeado pela adoção progressiva do colonato em função da ampliação da oferta de mão de obra escrava.
2016-Quest 02-32
Os limites de expansão do Império fizeram com que a oferta de mão de obra escrava, ao invés de aumentar, diminuir consideravelmente, desencadeando a adocão progressiva do colonato.
(F)
Povos africanos-V ou F?
a partir do século XV, diversos povos africanos, ao serem desenraizados e transplantados para diferentes regiões, foram vítimas da maior migração forçada da história da humanidade.
2016-Quest 03-01
(V)
Povos africanos-V ou F?
a compra e venda de pessoas escravizadas já era amplamente praticada na África antes mesmo do interesse europeu pela atividade, o que facilitou os acordos comerciais.
2016-Quest 03-02
A escravidão de povos vencidos em conflitos era uma praticada comum em toda Antiguidade e a África não era exceção. Contudo, a novidade
trazida pelos europeus foi introduzir mecanismos de mercado relacionados a compra e venda de escravos, estabelecendo um negócio muito lucrativo (comércio triângular). Nesse sentido, não é correto comparar práticas e casos de escravidão na África com os esquemas de comércio relacionados à compra e venda de escravos.
(F)
Povos africanos-V ou F?
a pequena variedade de etnias africanas e a proximidade de suas manifestações culturais facilitaram o processo de desenraizamento e de aceitação daqueles povos da condição de escravos na América.
2016-Quest 03-04
Em primeiro lugar, havia uma grande diversidade étnica das populações africanas que vieram para América de maneira forçada. Em segundo lugar, não houve um processo de desenraizamento, ao contrário, o que se percebeu ao longo do período colonial foram manifestações de resistência, continuidade e sincretismo de práticas culturais e religiosas das populações de matriz africana no Brasil.
(F)
Povos africanos-V ou F?
na época do tráfico atlântico, os milhares de sujeitos escravizados não tinham a ciência de que eram “africanos”, pois esta identidade foi forjada muitos anos depois.
2016-Quest 03-08
(V)
Povos africanos-V ou F?
muito do que se conhece sobre o passado dos povos africanos deve-se ao papel exercido pelos contadores de histórias, geralmente anciãos, que através da tradição oral buscam a preservação da memória coletiva.
2016-Quest 03-16
(V)
Relações de trabalho e seus movimentos de resistência-V ou F?
como reflexo das alterações nas relações de trabalho decorrentes da Revolução Industrial, originaram-se movimentos de resistência como o Ludismo, reconhecido pela destruição das máquinas como forma de protesto contra as relações de trabalho.
2016-Quest 04-01
(V)
Relações de trabalho e seus movimentos de resistência-V ou F?
a publicação da Carta de Obrigações em 1830, resultante do movimento conhecido como Cartismo, foi uma reação vitoriosa da burguesia industrial britânica contra os movimentos operários que lutavam por melhores condições de trabalho.
2016-Quest 04-02
O Cartismo foi um movimento que ficou conhecido a partir da publicação da Carta do Povo, que reivindicava uma série de questões, como o sufrágio universal masculino e participação do operariado no parlamento. Politicamente, o movimento foi derrotado, apesar dos ideais democráticos e radicais terem sido introduzidos no Parlamento e, posteriormente, aplicados em legislações trabalhistas, como a de proteção ao trabalho infantil (1830).
(F)
Relações de trabalho e seus movimentos de resistência-V ou F?
no contexto da Revolução Industrial, os industriais recorriam ao trabalho feminino e à exploração da mão de obra infantil como opção para não aumentar os custos da produção.
2016-Quest 04-04
(V)
Relações de trabalho e seus movimentos de resistência-V ou F?
nas últimas décadas, o aumento da participação da mulher na força de trabalho em todo o mundo, somado às lutas feministas, acabou garantindo a paridade salarial com os homens.
2016-Quest 04-08
Apesar da crescente inserção da mulher no mercado de trabalho e dos avanços do movimento feminista, a igualdade salarial entre homens e mulheres em cargos similares ainda não é uma realidade em todo o mundo.
(F)
Relações de trabalho e seus movimentos de resistência-V ou F?
em 1848, os alemães Karl Marx e Friedrich Engels lançaram o Manifesto Liberal, obra em que sintetizavam a visão de que a luta de classes era o motor da história e defendiam a organização da burguesia industrial para redefinir a estrutura social e econômica existente.
2016-Quest 04-16
Em 1848, Karl Marx e Friedrich Engels lançaram o Manifesto Comunista, obra em que sintetizavam a visão de que a luta de classes era o motor da história e defendiam a organização do proletariado para redefinir a estrutura social e econômica existente.
(F)
Relações de trabalho e seus movimentos de resistência-V ou F?
apesar da abolição da escravatura no Brasil em 1888, diversas denúncias de condições de trabalho análogas às da escravidão continuam sendo registradas no país.
2016-Quest 04-32
(V)
América portuguesa -tensões, os conflitos e as resistências-V ou F?
o estopim que deu início à Conjuração Mineira (1789) foi o Decreto da Derrama, cobrança dos impostos devidos que mobilizou os mineradores a pegar em armas e efetivar o levante contra a coroa portuguesa.
2016-Quest 05-01
Não houve levante armado contra a coroa portuguesa, pois esta agiu rapidamente e tratou de reprimir a Inconfidência Mineira (1789) - assim como seus líderes - antes mesmo dela conseguir tomar proporções maiores
(F)
América portuguesa -tensões, os conflitos e as resistências-V ou F?
no cenário que desencadeou a Revolta dos Beckman (1684) estavam as altas taxas cobradas pela Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão para o embarque de mercadorias e a falta de fornecimento de escravos, o que contribuiu para a insatisfação dos colonos.
2016-Quest 05-02
(V)