Histologia - Estrutura Celular Flashcards
Qual o nome das organelas arredondadas que contêm enzimas que quebram peróxido de hidrogênio e outras moléculas tóxicas e são encontradas em muitos tipos de células, mas é especialmente abundante em células que metabolizam ácidos graxos?
Peroxissomo.
Qual o nome das organelas arredondadas que contêm enzimas digestivas e são responsáveis pela digestão de macromoléculas, como proteínas, lipídios e carboidratos, bem como pela destruição de materiais estranhos ou danificados e são encontradas em muitos tipos de células, mas é especialmente importante em células do sistema imunológico?
Lisossomos.
Qual o nome da organela que possui formato de pilha, modificando, classificando e empacotando proteínas e lipídios para serem enviados para outras partes da célula ou para serem secretados?
Complexo de Golgi (Nomenclatura atual: Sistema Golgiense).
Existem dois tipos de retículo endoplasmático: o rugoso e o liso. No que eles se diferenciam?
Rugoso - ribossomo em sua superfície e é responsável pela síntese de proteínas.
Liso - síntese de lipídios e não possui ribossomo.
Qual o nome da Organela que possui uma rede de membranas que se estende por toda a célula e é responsável pela síntese de proteínas, lipídios e outras moléculas?
Retículo Endoplasmático.
Qual o nome da Organela em forma de bastonete ou oval que fornece energia para a célula através da respiração celular e é encontrada em grande quantidade em células que exigem alta demanda energética, como as células musculares?
Mitocôndria.
Quais as 7 principais organelas presentes na Célula Eucarionte?
→ Núcleo
→ Mitocôndria
→ Retículo endoplasmático
→ Complexo de Golgi
→ Lisossomos
→ Peroxissomos
→ Citoesqueleto
O nucléolo, onde ocorre a produção de ribossomos, é dividido em 3 áreas. Quais são elas?
→ Porção amorfa: clara, corresponde às alças de DNA das regiões organizadoras nucleolares, que codificam o RNAr
→ Porção fibrosa: com o DNAr sendo transcrito em RNAr.
→ Porção granulosa: onde as moléculas de RNAr sofrem o processamento final e se associam às proteínas provenientes do citoplasma para constituir as subunidades ribossômicas
Qual o nome da estrutura intranuclear presente em células eucariontes, não circundado por membrana, onde ocorre a produção de ribossomos?
Nucléolo.
Quais os 2 tipos principais de proteínas que compõem a membrana celular?
→ Proteínas integrais
→ Proteínas Periféricas
Quais os 2 tipos principais de proteínas que compõem a membrana celular?
→ Proteínas integrais
→ Proteínas Periféricas
Qual é o principal critério utilizado para definir se a célula é Eucarionte ou Procarionte?
A presença ou ausência de núcleo bem definido e organelas membranosas.
As células procariontes não possuem núcleo bem definido e organelas membranosas, enquanto que as células eucarióticas possuem núcleo bem definido e uma variedade de organelas membranosas.
Como é chamado o fenômeno observado na coloração de certas substâncias celulares em que elas aparecem coradas em uma cor diferente daquela do corante utilizado?
Explique sobre o exemplo do corantes azul de toluidina.
Metacromasia.
Um exemplo é a utilização do corante azul de toluidina, substâncias que possuem grupos sulfato, como o muco ou a heparina, ao invés de azul, a estrutura cora-se em púrpura (roxo).
De acordo com a técnica de hematoxilina e eosina, como é chamada a afinidade de uma estrutura celular ou tecidual pela eosina, ou seja, estruturas que aparecem coradas em rosa ou vermelho após a coloração?
Acidofilia.
De acordo com a técnica de hematoxilina e eosina, como é chamada a afinidade de uma estrutura celular ou tecidual pela hematoxilina, ou seja, estruturas que aparecem coradas em azul escuro ou roxo escuro após a coloração?
Basofilia.
Como é chamada a etapa no processo histológico em que as lâminas de vidro são cobertas com uma lamínula para proteger as amostras e são rotuladas para identificação?
Montagem.
Como é chamada a etapa no processo histológico onde as seções de tecido são montadas em lâminas de vidro e coradas com corantes específicos, como hematoxilina e eosina (H&E), para tornar as estruturas celulares mais visíveis sob o microscópio.
Coloração.
Como é chamada a etapa no processo histológico onde o material, já no bloco de parafina, é cortado em seções muito finas (geralmente de 5 a 8 micrômetros de espessura) em um micrótomo?
Corte.
Como é chamada a etapa no processo histológico onde o tecido é impregnado com parafina derretida para permitir que o tecido seja cortado em fatias finas?
Infiltração
Como é chamada a etapa no processo histológico onde o tecido é clarificado em xilol ou outra substância solúvel em parafina para remover o álcool?
Clareamento.
Como é chamada a etapa no processo histológico onde o tecido é gradualmente desidratado em uma série de banhos de álcool, geralmente começando com álcool a 70% e terminando com álcool absoluto, com objetivo de retirar toda a água do material?
Desidratação.
Como é chamada a etapa no processo histológico onde o material para análise é fixado para evitar a autólise e preservar a morfologia e a composição química do tecido?
Fixação.
Quais são as 7 etapas do processo histológico (conjunto de técnicas e procedimentos utilizados na preparação de amostras de tecidos biológicos para análise microscópica)?
→ Fixação
→ Desidratação
→ Clareamento
→ Infiltração
→ Corte
→ Coloração
→ Montagem
Qual filamento proteico presente no citoesqueleto é composto por proteínas de tubulina e mantêm a forma da célula?
Microtúbulos.
Qual filamento proteico, presente no citoesqueleto, desempenha um papel importante no movimento celular, na manutenção da forma celular, permitem o transporte de vesículas na endocitose e exocitose e contribuem na contração muscular?
Filamento de Actina ou Microfilamento.
Qual filamento proteico presente no citoesqueleto confere suporte mecânico às células e são importantes para a integridade estrutural dos tecidos?
Filamento Intermediário.
Quais são os 3 filamentos proteicos que estão presentes no citoesqueleto?
→ Filamento de Actina ou Microfilamento
→ Filamento Intermediário
→ Microtúbulos
O que é o citoesqueleto?
É uma complexa rede de filamentos proteicos distribuída por todo o citoplasma de células Eucariontes.
Cite 4 Funções da membrana plasmática?
→ Barreira seletiva à passagem de moléculas solúveis em água
→ Gerar diferenças nas concentrações iônicas entre o interior e exterior da célula, gerando um gradiente utilizado em processo de transporte, produção de ATP e condução de sinais elétricos
→ Suporte estrutural para enzimas e receptores
→ Adesão celular: A membrana celular permite que as células se aderem umas às outras, formando tecidos e órgãos
Como é chamada a ingestão celular de partículas maiores através da emissão de pseudópodos e a formação de grandes vesículas?
Fagocitose.
Qual o nome do processo pelo qual uma molécula ou partícula é transportada através da célula, passando por ambas as faces da membrana plasmática e liberando o conteúdo na outra superfície?
Qual é a importância desse processo?
Transcitose.
Esse processo é importante para o transporte de moléculas e partículas através de barreiras celulares, como exemplo na célula endotelial (que reveste vasos sanguíneos)
Como é chamado o processo guiado por receptores onde ocorre uma captura seletiva no meio extracelular de macromoléculas e essas são transportadas para o interior da célula?
Endocitose mediada por receptor.
Como é denominada a ingestão de fluido e solutos através de vesículas de superfície lisa por englobamento que ocorre nas células?
Pinocitose ou Endocitose de fase fluida.
Como é denominada a saída de substâncias pela fusão de vesículas à membrana plasmática?
Exocitose.
Como é denominada a entrada de substâncias na célula com a invaginação da membrana plasmática em vesículas?
Endocitose.
Quais são os 3 tipos de transporte que as proteínas transportadoras podem realizar na membrana plasmática e suas especificações?
→ Uniporte (único soluto é transportado)
→ Simporte (o transporte de um soluto depende de outro na mesma direção)
→ Antiporte (o transporte de um soluto leva ao transporte de outro em solução oposta)
Um exemplo de Transporte Ativo na membrana plasmática é a de Na+ e K+ pela proteína Na+/K+ ATPase (ou bomba de Na+ e K+). Qual sua importância?
A bomba de sódio e potássio utiliza ATP para transportar íons sódio para fora da célula e íons potássio para dentro da célula, contra seus gradientes de concentração.
É fundamental para manter a homeostase iônica e elétrica da célula, fundamentais para o funcionamento normal das células e tecidos em muitos aspectos, como a contração muscular, a condução de impulsos nervosos e a absorção de nutrientes.
Como é chamado o transporte de substância pelas proteínas que ocorre na membrana plasmática contra o gradiente eletroquímico, necessitando da quebra da ATP para sua realização?
Transporte Ativo.
Como é chamado o transporte passivo de moléculas maiores, carregadas e não carregadas, que ocorre na membrana plasmática a favor do gradiente eletroquímico?
Difusão Facilitada.
Como é chamado o transporte passivo de substâncias na membrana celular onde ocorre deslizamento entre as moléculas de lipídios a favor do gradiente de concentração?
Difusão.
Em qual célula está presente a glicoproteína do glicocálix com propriedade enzimática de quebrar o açúcar do leite (lactose) em glicose e galactose?
Célula do Epitélio Intestinal.
Como os Grupos sanguíneos ABO são determinados?
São determinados pelos oligossacarídeos presentes na superfície das células vermelhas do sangue.
As pessoas com o grupo sanguíneo A possuem o antígeno A. As do grupo B, possuem o antígeno B. Por fim, as do grupo O possuem apenas o antígeno H, que está presente em todos os grupos.
Qual componente do Glicocálix pode atuar como antígeno, ou seja, como moléculas que são reconhecidas pelo sistema imunológico como estranhas e desencadeiam uma resposta imune?
Oligossacarídeos. É o caso dos grupos sanguíneos ABO, que são determinados pelos oligossacarídeos presentes na superfície das células vermelhas do sangue (eritrócitos).
O Glicocálix está presente nas células Eucariontes ou Procariontes?
Eucariontes.
Cite 3 principais funções do Glicocálix na célula?
→ Proteção mecânica contra agressões químicas e físicas
→ Reconhecimento celular
→ Facilita a adesão entre as células
O que constitui o Glicocálix?
É uma matriz extracelular composta pela porção glicídica das glicoproteínas, dos glicolipídios e das proteoglicanas da membrana plasmática.
Quais as 5 funções das proteínas na membrana plasmática das células?
→ Estruturais
→ Enzimas
→ Ligantes (ancoram o citoesqueleto à matriz extracelular)
→ Canais/Carreadoras (passagem de substâncias)
→ Receptores (ligam-se a hormônios e a outras moléculas que influenciam o funcionamento celular)
As proteínas _______ estão posicionadas na parte hidrofóbica da membrana e na parte hidrofílica do citosol.
Proteínas semi-inseridas, ancoradas ou periféricas?
Proteína Semi-inseridas.
As proteínas _________ são ligadas covalentemente aos fosfolipídios, exigindo métodos drásticos para sua extração.
Proteínas semi-inseridas, ancoradas ou periféricas?
Proteínas ancoradas.
As proteínas ____ estão ligadas não covalentemente a outras proteínas ou à superfície lipídica e são extraídas por métodos que preservam a integridade da membrana.
Proteínas semi-inseridas, ancoradas ou periféricas?
Proteínas Periféricas.
Quais Proteínas são Anfipáticas e estão inseridas na bicamada lipídica, de modo que para sua extração é necessário dissolver a membrana com solventes orgânicos?
Proteínas Integrais ou Transmembranas.
As proteínas que estão ancoradas na membrana plasmática possuem 4 classificações, quais são?
→ Integrais ou Transmembranas
→ Periféricas
→ Ancoradas à membranas
→ Semi-inseridas
Qual é a função do Colesterol na bicamada lipídica?
Responsável pela estabilidade mecânica da bicamada, devido à interação do seu anel esteróide com as regiões hidrocarbonadas da cauda dos outros lipídeos. Quanto maior a quantidade de colesterol, menor a fluidez da membrana plasmática
O que significa dizer que os fosfolipídios são Anfipáticos?
Eles exibem uma porção polar (hidrofílica), que é a cabeça, e uma porção apolar (hidrofóbica), que é a cauda, que corresponde a duas cadeias de ácidos graxos, sendo uma delas geralmente insaturada (o que provoca uma pequena dobra na cauda).
Qual o principal componente da bicamada lipídica, ou seja, da membrana celular?
Os fosfolipídeos
No que consiste o modelo mosaico fluido?
É o modelo que define que a membrana celular é uma bicamada lipídica com proteínas, glicoproteínas, glicolipídeos e proteoglicanos inseridas.
A Membrana Plasmática não é visível ao microscópio de luz, apenas ao eletrônico. Ela se apresenta visivelmente como uma estrutura trilaminar: duas linhas escuras separadas por uma linha central clara. Essa estrutura é denominada como?
Unidade de Membrana.
Qual o formato das células musculares, cuja função é se contrair e promover, por conseguinte, o encurtamento do tecido?
Alongadas, podendo ser Fusiformes (alongadas e com as extremidades mais estreitas que o centro) ou Cilíndricas.
Em qual Tecido é comum células com morfologia irregular que possui prolongamentos que permitem o contato com outras células?
Tecido Nervoso
As células adiposas são um exemplo de células do tecido conjuntivo que sofrem mudanças morfológicas, inicialmente são fusiformes, mas com o acúmulo de lipídios adquirem qual forma?
Forma esférica
No Tecido Conjuntivo as células podem sofrer mudanças morfológicas de acordo com duas variáveis, quais são elas?
Conforme o estado Funcional e o Ambiente
Nem todas as células podem ter seu formato inferido pelo formato do núcleo, pois células que retêm seus produtos de secreção ou de reserva comprimem o núcleo por essas substâncias. Um exemplo é a célula presente no intestino, que sintetiza e armazena glicoproteínas, chamada de?
Célula Caliciforme
Por que pode-se ter uma ideia da forma da célula através da análise do núcleo?
Porque a membrana plasmática é muito fina e não é visível ao microscópio de luz.
Por que o núcleo geralmente reflete a morfologia da célula?
Pois seu maior eixo é paralelo ao eixo longitudinal da célula.
As células Cúbicas e Prismáticas possuem sua altura aumentada pela maior presença de organelas, essa característica favorece a realização de quais atividades?
Exercer atividades de secreção, absorção ou transporte de íons
O Endotélio é uma camada fina de tecido epitelial que reveste a parede interna de todos os vasos sanguíneos, ele é constituído por qual tecido epitelial?
Tecido Epitelial Simples Pavimentosa
As Células Epiteliais Pavimentosas possuem um formato que facilita em qual processo? Cite 01 exemplo.
No processo de passagem de substâncias, por exemplo, como ocorre com as células dos vasos sanguíneos (endotélio)
Uma Célula Epitelial que possui altura maior que sua largura e comprimento é classificada em?
Célula Epitelial Colunar (Cilíndrica ou Prismática)
Uma Célula Epitelial que possui largura e comprimento iguais a sua altura é classificada em?
Célula Epitelial Cúbica
Uma Célula Epitelial que possui largura e comprimento maior que sua altura será classificada em?
Célula Epitelial Pavimentosa
Na citoquímica ou histoquímica, técnicas de coloração evidenciam componentes específicos da célula. A reação do ácido periódico - Schiff, é utilizada para corar quais tipos de moléculas?
Carboidratos, como o glicogênio e as glicoproteínas, coradas de vermelho ou magenta, devido ao corante fucsina básica utilizado no preparo reativo de Schiff.
As moléculas de alguns corantes básicos, como o Azul de Toluidina, polimerizam-se umas com as outras quando expostas a altas concentrações de poliânions no tecido. A propriedade de absorção desses agregados difere daquela da molécula individual, modificando a cor exibida. Assim, no caso do Azul de Toluidina, ao invés de azul, a estrutura cora-se em púrpura. Essa alteração de absorvência é denominada?
Metacromasia.
As moléculas de alguns corantes básicos, como o Azul de Toluidina, polimerizam-se umas com as outras quando expostas a altas concentrações de poliânions no tecido. A propriedade de absorção desses agregados difere daquela da molécula individual, modificando a cor exibida. Assim, no caso do Azul de Toluidina, ao invés de azul, a estrutura cora-se em qual cor?
Púrpura.
(Roxo)
A Xylidine ponceau, o Sirius red, o Fast green, o Orange G, a Floxina, o Azul de anilina e o Verde luz, são exemplos de corantes ácidos ou básicos?
Corantes Ácidos.
Azul de Toluidina, Azul de Alcian (Alcian blue) e a Fucsina, são exemplos de corantes ácidos ou básicos?
Corantes Básicos.
Os tecidos acidófilos também podem ser chamados de?
Eosinófilos.
Qual é a definição de uma região tecidual classificada como Acidófila?
São os tecidos que possuem afinidade aos corantes ácidos (Ex: Eosina).
Qual é a definição de uma região tecidual classificada como Basófila?
São os tecidos que possuem afinidade aos corante básicos (Ex: Hematoxilina).
Em qual estrutura celular o corante Eosina se liga?
Citoplasma.
Qual estrutura celular o corante Hematoxilina se liga?
NÚCLEO
O corante Eosina é considerado um corante básico ou ácido?
Ácido, por formar uma ligação eletrostática com grupos carregados positivamente no tecido.
O corante Hematoxilina é considerado um corante básico ou ácido?
Básico, por formar uma ligação eletrostática com grupos carregados negativamente no tecido.
A despeito da definição atual em química para base e ácido, qual é a classificação da substância capaz de doar prótons?
Ácido.
A despeito da definição atual em química para base e ácido, qual é a classificação da substância capaz de aceitar prótons?
Base.
Qual corante liga-se às cargas positivas do tecido, como os radicais amino (NH3+) das proteínas básicas do citoplasma, tornando-o rosa ou avermelhado?
Eosina.
Qual corante liga-se às cargas negativas do tecido, como os grupos fosfato (PO4-) dos ácidos nucleicos, tornando o núcleo da célula azul, violeta ou roxo?
Hematoxilina.
Uma técnica de coloração muito usada é a Hematoxilina e Eosina (HE). Qual é o corante rosa, rico em cargas negativas (corante aniônico)?
EOSINA.
Uma técnica de coloração muito usada é a Hematoxilina e Eosina (HE). Qual é o corante azul-violeta, rico em cargas positivas (corante catiônico)?
HEMATOXILINA.
Como os tecidos são geralmente incolores, deve-se aplicar corante para sua visualização. Os corantes são solúveis em água e, nesse sentido, deve-se hidratar o tecido com que série?
Série alcoólica decrescente e em água, para, posteriormente, a lâmina ser mergulhada nos corantes.
Como os tecidos são geralmente incolores, deve-se aplicar corante para sua visualização. Para o material ser corado, deve-se dissolver a parafina. Como é feito isso?
Colocando a lâmina em xilol.
Qual é a função das fímbrias?
São estruturas mais curtas e mais finas do que os flagelos, responsáveis por promover a aderência bacteriana às células hospedeiras.
Também possuem finalidade de transferir o DNA entre duas bactérias durante a conjugação.
Entre as células procariontes e eucariontes, quais delas possuem flagelos cuja constituição envolve a polimerização da proteína tubulina?
Eucariontes.
Entre as células procariontes e eucariontes, quais delas possuem flagelos constituídos por 3 espirais da polimerização da proteína flagelina?
Procariontes.
Entre as células procariontes e eucariontes, quais delas não possuem fímbrias, apesar de possuírem flagelos?
Eucariontes.
Entre as células procariontes e eucariontes, quais delas possuem flagelos e fímbrias?
Procariontes.
Entre as células procariontes e eucariontes, quais delas possuem coeficiente de sedimentação do ribossomos de 80S (subunidades ribossômicas 60S + 40S)?
Eucariontes.
Entre as células procariontes e eucariontes, quais delas possuem coeficiente de sedimentação do ribossomos de 70S (subunidades ribossômicas 50S + 30S)?
Procariontes.
Entre as células procariontes e eucariontes, quais delas possuem apenas ribossomos livres?
Procariontes.
Entre as células procariontes e eucariontes, quais delas possuem ribossomos livres ou associados ao retículo endoplasmático?
Eucariontes.
Entre as células procariontes e eucariontes, quais delas possuem plasmídeo?
Procariontes (as células eucariontes não possuem).
O que é o plasmídeo?
Filamentos circulares de DNA extracromossômico.
Entre as células procariontes e eucariontes, quais delas possuem moléculas de DNA lineares, associadas a histonas e que se condensam em cromossomos no momento da divisão?
Eucariontes.
Entre as células procariontes e eucariontes, quais delas possuem DNA circular, não associado a proteínas histiônicas, não condensando em cromossomos?
Procariontes.
Entre as células procariontes e eucariontes, quais delas possuem moléculas da cadeia respiratória situadas na membrana interna das mitocôndrias?
Eucariontes.
Entre as células procariontes e eucariontes, quais delas possuem DNA circular, não associado a proteínas histiônicas, não condensando em cromossomos?
Procariontes.
Entre as células procariontes e eucariontes, quais delas possuem moléculas da cadeia respiratória presentes na membrana interna da membrana plasmática?
Procariontes
Qual é a utilidade da membrana plasmática das células procariontes terem abundância de moléculas de lipopolissacarídeos?
Conferir proteção e resistência às enzimas hidrolíticas e aos sais biliares (nas bactérias entéricas)
Entre as células procariontes e eucariontes, quais possuem abundância de moléculas de lipopolissacarídeo na membrana plasmática?
Procariontes
Entre as células procariontes e eucariontes, quais possuem membrana plasmática constituída por fosfolipídios, colesterol, glicolipídeos, glicoproteínas e proteoglicanas?
Eucariontes
A parede celular das células vegetais e das células fúngicas são formadas por qual tipo de molécula?
→ Células vegetais: celulose
→ Células fúngicas: quitinas
Entre as células procariontes e eucariontes, quais possuem envoltório extracelular composto por glicocálix (glicoproteínas, glicolipídios e proteoglicanas) e parede vegetal e bacteriana composta por celulose e pectina?
Eucariontes.
Entre as células procariontes e eucariontes, quais possuem envoltório extracelular composto por cápsula e parede celular composta por proteínas e glicosaminoglicanos?
Procariontes.
Qual é a utilidade das células eucariontes, diferentemente das procariontes, terem o citoplasma subdivididos em compartimentos?
Aumentar a eficiência metabólica da célula, o que permite que atinja um maior tamanho sem prejuízo da sua função.
Os fungos, protozoários, plantas e animais são exemplos de organismos que possuem células eucariontes ou procariontes?
Eucariontes.
Qual é a utilidade de uma célula eucarionte possuir um envoltório nuclear?
Proteger o DNA do movimento do citoesqueleto.
As bactérias e algas azuis são exemplos de organismos que possuem células eucariontes ou procariontes?
Procariontes.
Nas células procariontes, ocorre transporte de vesículas envolvidas na entrada (endocitose) e na saída (exocitose) de substâncias. Verdadeiro ou Falso?
FALSO, pois as células procariontes não possuem organelas membranosas.
Quais tipos de células não possuem envoltório nuclear delimitando o material genético, e nem organelas membranosas e citoesqueleto?
Procariontes.
Baseado na presença ou não do núcleo, as células podem ser classificadas em 2 tipos. Quais são eles?
→ Procariontes
→ Eucariontes