Histologia - Estrutura Celular Flashcards
Qual o nome das organelas arredondadas que contêm enzimas que quebram peróxido de hidrogênio e outras moléculas tóxicas e são encontradas em muitos tipos de células, mas é especialmente abundante em células que metabolizam ácidos graxos?
Peroxissomo.
Qual o nome das organelas arredondadas que contêm enzimas digestivas e são responsáveis pela digestão de macromoléculas, como proteínas, lipídios e carboidratos, bem como pela destruição de materiais estranhos ou danificados e são encontradas em muitos tipos de células, mas é especialmente importante em células do sistema imunológico?
Lisossomos.
Qual o nome da organela que possui formato de pilha, modificando, classificando e empacotando proteínas e lipídios para serem enviados para outras partes da célula ou para serem secretados?
Complexo de Golgi (Nomenclatura atual: Sistema Golgiense).
Existem dois tipos de retículo endoplasmático: o rugoso e o liso. No que eles se diferenciam?
Rugoso - ribossomo em sua superfície e é responsável pela síntese de proteínas.
Liso - síntese de lipídios e não possui ribossomo.
Qual o nome da Organela que possui uma rede de membranas que se estende por toda a célula e é responsável pela síntese de proteínas, lipídios e outras moléculas?
Retículo Endoplasmático.
Qual o nome da Organela em forma de bastonete ou oval que fornece energia para a célula através da respiração celular e é encontrada em grande quantidade em células que exigem alta demanda energética, como as células musculares?
Mitocôndria.
Quais as 7 principais organelas presentes na Célula Eucarionte?
→ Núcleo
→ Mitocôndria
→ Retículo endoplasmático
→ Complexo de Golgi
→ Lisossomos
→ Peroxissomos
→ Citoesqueleto
O nucléolo, onde ocorre a produção de ribossomos, é dividido em 3 áreas. Quais são elas?
→ Porção amorfa: clara, corresponde às alças de DNA das regiões organizadoras nucleolares, que codificam o RNAr
→ Porção fibrosa: com o DNAr sendo transcrito em RNAr.
→ Porção granulosa: onde as moléculas de RNAr sofrem o processamento final e se associam às proteínas provenientes do citoplasma para constituir as subunidades ribossômicas
Qual o nome da estrutura intranuclear presente em células eucariontes, não circundado por membrana, onde ocorre a produção de ribossomos?
Nucléolo.
Quais os 2 tipos principais de proteínas que compõem a membrana celular?
→ Proteínas integrais
→ Proteínas Periféricas
Quais os 2 tipos principais de proteínas que compõem a membrana celular?
→ Proteínas integrais
→ Proteínas Periféricas
Qual é o principal critério utilizado para definir se a célula é Eucarionte ou Procarionte?
A presença ou ausência de núcleo bem definido e organelas membranosas.
As células procariontes não possuem núcleo bem definido e organelas membranosas, enquanto que as células eucarióticas possuem núcleo bem definido e uma variedade de organelas membranosas.
Como é chamado o fenômeno observado na coloração de certas substâncias celulares em que elas aparecem coradas em uma cor diferente daquela do corante utilizado?
Explique sobre o exemplo do corantes azul de toluidina.
Metacromasia.
Um exemplo é a utilização do corante azul de toluidina, substâncias que possuem grupos sulfato, como o muco ou a heparina, ao invés de azul, a estrutura cora-se em púrpura (roxo).
De acordo com a técnica de hematoxilina e eosina, como é chamada a afinidade de uma estrutura celular ou tecidual pela eosina, ou seja, estruturas que aparecem coradas em rosa ou vermelho após a coloração?
Acidofilia.
De acordo com a técnica de hematoxilina e eosina, como é chamada a afinidade de uma estrutura celular ou tecidual pela hematoxilina, ou seja, estruturas que aparecem coradas em azul escuro ou roxo escuro após a coloração?
Basofilia.
Como é chamada a etapa no processo histológico em que as lâminas de vidro são cobertas com uma lamínula para proteger as amostras e são rotuladas para identificação?
Montagem.
Como é chamada a etapa no processo histológico onde as seções de tecido são montadas em lâminas de vidro e coradas com corantes específicos, como hematoxilina e eosina (H&E), para tornar as estruturas celulares mais visíveis sob o microscópio.
Coloração.
Como é chamada a etapa no processo histológico onde o material, já no bloco de parafina, é cortado em seções muito finas (geralmente de 5 a 8 micrômetros de espessura) em um micrótomo?
Corte.
Como é chamada a etapa no processo histológico onde o tecido é impregnado com parafina derretida para permitir que o tecido seja cortado em fatias finas?
Infiltração
Como é chamada a etapa no processo histológico onde o tecido é clarificado em xilol ou outra substância solúvel em parafina para remover o álcool?
Clareamento.
Como é chamada a etapa no processo histológico onde o tecido é gradualmente desidratado em uma série de banhos de álcool, geralmente começando com álcool a 70% e terminando com álcool absoluto, com objetivo de retirar toda a água do material?
Desidratação.
Como é chamada a etapa no processo histológico onde o material para análise é fixado para evitar a autólise e preservar a morfologia e a composição química do tecido?
Fixação.
Quais são as 7 etapas do processo histológico (conjunto de técnicas e procedimentos utilizados na preparação de amostras de tecidos biológicos para análise microscópica)?
→ Fixação
→ Desidratação
→ Clareamento
→ Infiltração
→ Corte
→ Coloração
→ Montagem
Qual filamento proteico presente no citoesqueleto é composto por proteínas de tubulina e mantêm a forma da célula?
Microtúbulos.
Qual filamento proteico, presente no citoesqueleto, desempenha um papel importante no movimento celular, na manutenção da forma celular, permitem o transporte de vesículas na endocitose e exocitose e contribuem na contração muscular?
Filamento de Actina ou Microfilamento.
Qual filamento proteico presente no citoesqueleto confere suporte mecânico às células e são importantes para a integridade estrutural dos tecidos?
Filamento Intermediário.
Quais são os 3 filamentos proteicos que estão presentes no citoesqueleto?
→ Filamento de Actina ou Microfilamento
→ Filamento Intermediário
→ Microtúbulos
O que é o citoesqueleto?
É uma complexa rede de filamentos proteicos distribuída por todo o citoplasma de células Eucariontes.
Cite 4 Funções da membrana plasmática?
→ Barreira seletiva à passagem de moléculas solúveis em água
→ Gerar diferenças nas concentrações iônicas entre o interior e exterior da célula, gerando um gradiente utilizado em processo de transporte, produção de ATP e condução de sinais elétricos
→ Suporte estrutural para enzimas e receptores
→ Adesão celular: A membrana celular permite que as células se aderem umas às outras, formando tecidos e órgãos
Como é chamada a ingestão celular de partículas maiores através da emissão de pseudópodos e a formação de grandes vesículas?
Fagocitose.
Qual o nome do processo pelo qual uma molécula ou partícula é transportada através da célula, passando por ambas as faces da membrana plasmática e liberando o conteúdo na outra superfície?
Qual é a importância desse processo?
Transcitose.
Esse processo é importante para o transporte de moléculas e partículas através de barreiras celulares, como exemplo na célula endotelial (que reveste vasos sanguíneos)
Como é chamado o processo guiado por receptores onde ocorre uma captura seletiva no meio extracelular de macromoléculas e essas são transportadas para o interior da célula?
Endocitose mediada por receptor.
Como é denominada a ingestão de fluido e solutos através de vesículas de superfície lisa por englobamento que ocorre nas células?
Pinocitose ou Endocitose de fase fluida.
Como é denominada a saída de substâncias pela fusão de vesículas à membrana plasmática?
Exocitose.
Como é denominada a entrada de substâncias na célula com a invaginação da membrana plasmática em vesículas?
Endocitose.
Quais são os 3 tipos de transporte que as proteínas transportadoras podem realizar na membrana plasmática e suas especificações?
→ Uniporte (único soluto é transportado)
→ Simporte (o transporte de um soluto depende de outro na mesma direção)
→ Antiporte (o transporte de um soluto leva ao transporte de outro em solução oposta)
Um exemplo de Transporte Ativo na membrana plasmática é a de Na+ e K+ pela proteína Na+/K+ ATPase (ou bomba de Na+ e K+). Qual sua importância?
A bomba de sódio e potássio utiliza ATP para transportar íons sódio para fora da célula e íons potássio para dentro da célula, contra seus gradientes de concentração.
É fundamental para manter a homeostase iônica e elétrica da célula, fundamentais para o funcionamento normal das células e tecidos em muitos aspectos, como a contração muscular, a condução de impulsos nervosos e a absorção de nutrientes.
Como é chamado o transporte de substância pelas proteínas que ocorre na membrana plasmática contra o gradiente eletroquímico, necessitando da quebra da ATP para sua realização?
Transporte Ativo.
Como é chamado o transporte passivo de moléculas maiores, carregadas e não carregadas, que ocorre na membrana plasmática a favor do gradiente eletroquímico?
Difusão Facilitada.
Como é chamado o transporte passivo de substâncias na membrana celular onde ocorre deslizamento entre as moléculas de lipídios a favor do gradiente de concentração?
Difusão.
Em qual célula está presente a glicoproteína do glicocálix com propriedade enzimática de quebrar o açúcar do leite (lactose) em glicose e galactose?
Célula do Epitélio Intestinal.
Como os Grupos sanguíneos ABO são determinados?
São determinados pelos oligossacarídeos presentes na superfície das células vermelhas do sangue.
As pessoas com o grupo sanguíneo A possuem o antígeno A. As do grupo B, possuem o antígeno B. Por fim, as do grupo O possuem apenas o antígeno H, que está presente em todos os grupos.
Qual componente do Glicocálix pode atuar como antígeno, ou seja, como moléculas que são reconhecidas pelo sistema imunológico como estranhas e desencadeiam uma resposta imune?
Oligossacarídeos. É o caso dos grupos sanguíneos ABO, que são determinados pelos oligossacarídeos presentes na superfície das células vermelhas do sangue (eritrócitos).
O Glicocálix está presente nas células Eucariontes ou Procariontes?
Eucariontes.
Cite 3 principais funções do Glicocálix na célula?
→ Proteção mecânica contra agressões químicas e físicas
→ Reconhecimento celular
→ Facilita a adesão entre as células
O que constitui o Glicocálix?
É uma matriz extracelular composta pela porção glicídica das glicoproteínas, dos glicolipídios e das proteoglicanas da membrana plasmática.
Quais as 5 funções das proteínas na membrana plasmática das células?
→ Estruturais
→ Enzimas
→ Ligantes (ancoram o citoesqueleto à matriz extracelular)
→ Canais/Carreadoras (passagem de substâncias)
→ Receptores (ligam-se a hormônios e a outras moléculas que influenciam o funcionamento celular)