Histologia do Sistema Endócrino Flashcards
Tireoide - função e localização
Função de sintetizar hormônios T4 e T3, que regulam o metabolismo. Localizadas na região cervical anterior à laringe e constituídas por dois lóbulos unidos por um istmo.
Tireoide Características Histológicas
É envolvida por uma cápsula de tecido conjuntivo frouxo que envia septos para o parênquima, septos se tornam mais delgados ao alcançar folículos, que são separados entre si por fibras reticulares. É composta de milhares de folículos tireoidianos, onde a parede é um epitélio simples, células chamadas tirócitos. Cavidade dos folículos contém coloide. É um órgão extremamente vascularizado por uma extensa rede capilar sanguínea e linfática que envolve os folículos e suas células endoteliais dos capilares sanguíneos são fenestradas.
Tireoide Características Histológicas 2
Em cortes o aspecto dos folículos é muito variado, consequência das diferentes maneiras em que foram seccionados os folículos e dos diversos níveis de atividade funcional exercidos pelos folículos. Alguns folículos são grandes, cheios de coloide e revestidos por epitélio cúbico ou pavimentoso, outros são menores com epitélio colunar. Altura média do epitélio de um número grande de folículos baixa indica glândula hipoativa. Aumento desse epitélio folicular e diminuição do coloide indicam hiperatividade da glândula. Também é encontrada a célula C, que pode fazer parte do epitélio folicular ou formar agrupamentos isolados entre os folículos tireoidianos.
Ultraestrutura das Células Foliculares
Células epiteliais dos folículos tireoidianos são vistas apoiadas sobre lâmina basal e exibem características de células que sintetizam, secretam, absorvem e digerem proteínas.
Ultraestrutura das células Parafoliculares
Mostram mitocôndrias alongadas e um grande complexo de Golgi, característica mais notável são os numerosos grânulos.
Paratireoides
Quatro pequenas glândulas, localizadas comumente aos polos superiores e inferiores da face dorsal da tireoide, geralmente na cápsula que reveste os lobos desta glândula. É envolvida por uma cápsula de tecido conjuntivo, de onde partem trabéculas para o interior, contínuas com as fibras reticulares que sustentam os grupos de células secretoras.
Paratireoides - Parênquima
Formado por células epiteliais dispostas em cordões separados por capilares sanguíneos.
Paratireoides - Tipos Celulares
Principais e oxífilas. Principais predominam, têm forma poligonal, núcleo vesicular e citoplasma fracamente corado, são secretoras de paratormônio. Oxífilas aparecem por volta dos 7 anos de idade e aumentam progressivamente de número, são poligonais, maiores e mais claras.
Hipófise
Localiza-se em uma cavidade do osso esfenóide, importante ponto de referência radiológico, consiste em neuro e adenoipófise, unidas anatomicamente e tendo funções diferentes. É revestida por cápsula de tecido conjuntivo, contínua com a rede de fibras reticulares que suporta as células do órgão.
Neuroipófise
Porção de origem nervosa, consta de uma porção volumosa (pars nervosa) e seu pedículo de fixação (infundíbulo) que se continua com o hipotálamo.
Adenoipófise
Não tem conexão anatômica com o sistema nervoso, é dividida em três porções: pars ditalis, pars tuberalis e pars intermedia. Pars nervosa + intermedia = lobo posterior da hipófise. Pars distalis apresenta 75% da massa da hipófise, formada por cordões e ilhas de células epiteliais cuboides ou poligonais produtoras de hormônios que são armazenados em grânulos de secreção. Entre os cordões e ilhas de células há muitos capilares sanguíneos, os poucos fibroblastos dessa região produzem fibras reticulares que sustentam os cordões de células. Pars tuberalis é uma região em forma de funil que cerca o infundíbulo da neuroipófise. Pars intermedia é uma região rudimentar composta de cordões e folículos de células fracamente basófilas que contêm pequenos grânulos de secreção.
Células Secretoras da Pars Distalis
Três tipos de células são reconhecidas, são classificadas em cromófabas (pouco coradas) e cromófilas (bem coradas). Cromófilas podem ser acidófilas ou basófilas. Cromófobas tem poucos grãos de secreção e são mais difíceis de serem reconhecidas.
Suprarrenais
Localizadas nos polos superiores dos rins, com região cortical (periférica) e medular (centralizada). Glândula recoberta por uma cápsula de tecido conjuntivo denso.
Córtex
Subdividido em zona glomerulosa, fasciculada e reticulada.
Medula
Composta por células poliédricas organizadas em cordões ou aglomerados arredondados sustentados por fibras reticulares. O citoplasma das células da medula têm grânulos de secreção que contém epinefrina ou norepinefrina, pertencentes a uma classe de substâncias denominadas catecolaminas.