Histologia do Sistema Digestório Flashcards

1
Q

Mucosa mastigatória

A

Gengiva e palato duro, epitélio estratificado pavimentoso queratinizado ou paraqueratinizado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Mucosa de revestimento

A

Lábios, bochechas, superfície mucosa alveolar, no assoalho da boca, nas superfícies inferiores da língua e no palato mole. Epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado, em alguns locais é paraqueratinizado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Mucosa especializada

A

Associada à sensação do paladar e limita-se à superfície dorsal da língua. Contem papilas e botões gustativos, que são responsáveis pela produção da sensação química do paladar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Papilas Filiformes

A

Não possuem botões gustativos, tem formato cônico alongado, epitélio de revestimento é queratinizado, são numerosas e ocupam toda a superfície dorsal da língua. Tem função mecânica de fricção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Papilas Fungiformes

A

Assemelham-se a cogumelos, tem base estreita e porção superior lisa e dilatada. Estão distribuídas irregularmente entre as papilas filiformes e possuem poucos botões gustativos em sua superfície superior.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Papilas Folhadas

A

Pouco desenvolvidas nos humanos, numerosa em macacos e coelhos. Estão localizadas na superfície dorsolateral da língua e consistem de duas ou mais rugas paralelas separadas por sulcos, contém muitos botões gustativos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Papilas circunvaladas

A

Localizadas na parte posterior da língua, na região do V lingual. São estruturas circulares grandes, sua superfície achatada estende-se acima das outras papilas. Possuem uma depressão onde se encontram os ductos das glândulas salivares linguais, sua secreção cerosa promove um fluxo que é importante na remoção de partículas alimentares nos diversos botões gustativos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Células Serosas

A

Forma piramidal, citoplasma basófilo, por causa da abundância de retículo endoplasmático rugoso para a síntese proteica, núcleo esférico e basal, grânulos de secreção que podem ser visualizados no citoplasma. Essas células produzem uma solução aquosa com enzimas, lactoferrina e IgA secretora.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Células Mucosas

A

Forma cúbica ou piramidal, citoplasma palidamente corado, devido às vesículas de glicoproteínas, núcleo achatado. Produzem glicoproteínas que constituem muco que lubrifica o bolo alimentar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Glândula Parótida

A

Composta somente por células serosas, glândulas exócrinas acinosas compostas serosas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Glândula Submandibular

A

Composta por células mucosas e serosas, são exócrinas tubuloacinosas compostas ramificadas seromucosas. Há ácinos serosos e mistos, com predomínio de células serosas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Glândula Sublingual

A

Composta por células mucosas e serosas, são exócrinas tubuloacinosas ramificadas seromucosas. As células serosas se limitam a fazer parte dos ácinos mistos, predominando as células mucosas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Camada Mucosa - lâmina própria

A

Lâmina própria composta por tecido conjuntivo frouxo, vasos sanguíneos e linfáticos, células musculares lisas, glândulas para secreção e tecido linfóide para defesa imunológica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Camada Mucosa - Muscular da Mucosa

A

Muscular da mucosa separa a mucosa da submucosa. Tem como funções a proteção, absorção e secreção, sendo uma barreira seletiva permeável entre o conteúdo do lúmen e os tecidos do organismo, facilita o transporte e a digestão do alimento, promove absorção dos produtos da digestão, produz hormônios e muco.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Camada Submucosa

A

Tecido conjuntivo denso não modelado, vasos sanguíneos e linfáticos, plexo nervoso submucoso (de Meissner), glândulas ocasionais e tecido linfoide.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Camada Muscular Interna

A

Consiste em duas camadas musculares (músculo liso), camada longitudinal externa e camada circular interna, mais espessa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Camada Serosa

A

Tecido conjuntivo frouxo, vasos e nervos, epitélio pavimentoso simples- células do mesotélio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Esôfago - camada mucosa

A

Mucosa esofágica é um epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado. Lâmina própria apresenta tecido linfático difuso disperso por todo o tubo, existência de nódulos linfáticos, frequentemente em proximidade aos ductos das glândulas mucosas esofágicas. Muscular da mucosa é composta por músculo liso organizado longitudinalmente, muito espessa na porção proximal do esôfago pela deglutição.

19
Q

Esôfago - Camada Submucosa

A

Glândulas esofágicas que secretam muco, plexo submucoso (de Meissner), facilitam o transporte de alimentos e protegem a mucosa.

20
Q

Esôfago- Camada Muscular

A

Possui fibras em sentidos diferentes para facilitar os movimentos peristálticos, região proximal com músculo estriado esquelético, porção media com músculo estriado esquelético e liso e porção distal apenas com músculo liso. Além disso apresenta plexo mioentérico (de Auerbach).

21
Q

Estômago- Região Cardica

A

Parte próxima do orifício esofágico, que contém glândulas cárdicas, transição entre esôfago e estômago. Epitélio pavimentoso (esôfago) para cilíndrico simples mucoso (estômago). Glândulas tubulares simples ou ramificadas produtoras abundantes de muco e lisozima. Células parietais com pouca secreção de HCl.

22
Q

Estômago- Região Pilórica

A

Parte proximal ao esfincter pilórico, que contém as glândulas pilóricas. Fossetas mais longas, glândulas mais curtas, secreção de muco e enzima lisozima. Célula enteroendócrina (célula G) que produz gastrina.

23
Q

Estômago - Região Fúndica

A

Glândulas gástricas divididas em istmo (porção superficial com células mucosas, tronco e parietais), colo (porção medial com células tronco, mucosas do colo, parietais e enteroendócrinas) e base (porção profunda com células principais, parietais e enteroendócrinas).

24
Q

Estômago - Células Principais

A

Predominam na região basal da glândula, bastante basofílicas, grânulos inativos no citoplasma.

25
Q

Estômago - Células Parietais

A

Presentes no fundo e raramente na cárdia, principalmente no istmo e colo da glândula e raramente na base. Possuem formato piramidal ou arredondado, com núcleo esférico central, citoplasma intensamente eosinofílico e grande quantidade de mitocôndrias, secreção de HCl e fator intrínseco.

26
Q

Estômago - Células Enteroendócrinas

A

Predomínio na região basal da glândula, produção de hormônios como serotonina (aumento da motilidade intestinal), somatostatina (inibe a liberação de alguns hormônios) e gastrina (estimula a produção de HCl).

27
Q

Descrição Histológica do Estômago - Mucosa

A

Epitélio colunar simples mucoso.
Fossetas gástricas: invaginações do epitélio em direção à lâmina própria, desemboca a secreção de glândulas características de cada região estomacal.
Lâmina própria: tecido conjuntivo frouxa, glândulas gástricas.
Muscular da mucosa: músculo liso

28
Q

Descrição Histológica do Estômago - Submucosa

A

Tecido conjuntivo denso, plexo submucoso, vasos sanguíneos e linfáticos, células de defesa (linfócitos e macrófagos).

29
Q

Descrição Histológica do Estômago - Camada Muscular

A

Fibras musculares lisas orientadas em três direções principais. Camadas oblíqua interna, circular média e longitudinal externa. Plexo mioentérico.

30
Q

Descrição Histológica do Estômago - Camada Serosa

A

Delgada

31
Q

Intestino Delgado

A

Epitélio colunar simples, dividido em duodeno, jejuno e íleo. Vilosidades são projeções digitiformes e semelhantes a folhas e únicas da mucosa que se estendem a partir da superfície mucosa para dentro da luz.

32
Q

Intestino Delgado - Mucosa

A

Vilosidades, lâmina própria, glândulas intestinais (compostas de um epitélio colunar simples que é contínuo com o epitélio das vilosidades), camada muscular da mucosa.

33
Q

Intestino Delgado - Tipos Celulares

A

Enterócitos (absorção: junções de oclusão e interdigitações laterais e secreção: enzimas glicoproteicas), células caliciformes (secretam mucina e aumentam em número em direção ao íleo), células de Paneth (secreção de substâncias antimicrobianas como a lisozima), células enteroendócrinas (CCK, secretina, GIP, motillina, somatostatina e histamina) e células M (células epiteliais que se encontram sobrejacentes às placas de Peyer, são transportadoras de antígenos).

34
Q

Intestino Delgado - Submucosa

A

Tecido conjuntivo denso e sítios localizados que contêm agregados de adipócitos, no duodeno há presença de glândulas duodenais (de Brunner). Estas glândulas têm células secretoras com características tanto de células secretoras de zimogênio quanto de muco. Secreção altamente alcalina serve para proteger o intestino delgado por neutralizar o quimo ácido que chega até ele. Também aproxima o conteúdo intestinal do pH ótimo para as enzimas pancreáticas que também são fornecidas no duodeno. Nódulos de tecido linfoide no íleo: placas de Peyer.

35
Q

Intestino Delgado - Camada Muscular

A

Constituída por duas subcamadas, circular (interna) e longitudinal (externa), entre ela há o plexo nervoso mioentérico (Auerbach), que controla o peristaltismo.

36
Q

Intestino Grosso

A

Não há vilosidades, presença de glândulas intestinais, epitélio da mucosa com os mesmos tipos celulares que o intestino delgado exceto pelas células de Paneth.

37
Q

Camada Muscular do Cólon

A

Tênias do cólon, visíveis principalmente no ceco e no cólon e ausentes no reto, canal anal e apêndice vermiforme. Muscular externa do intestino grosso produz dois tipos de contração: segmentação e peristalse.

38
Q

Ceco e Apêndice

A

Ceco forma uma bolsa cega imediatamente distal à válvula ileocecal, apêndice é uma extensão digitiforme fina dessa bolsa. A histologia do ceco assemelha-se intimamente à do restante do cólon, o apêndice difere dele por possuir uma camada uniforme de músculo longitudinal na muscular externa.

39
Q

Reto

A

A mucosa do reto é semelhante àquela do restante da porção distal do cólon, tendo glândulas intestinais tubulares retas com muitas células caliciformes.

40
Q

Canal Anal

A

É dividido em três zonas, zona colorretal (terço superior do canal anal com epitélio colunar simples com características iguais as do reto), zona de transição anal (terço médio, representa transição entre epitélio simples colunar da mucosa retal e epitélio estratificado pavimentoso da pele perianal) e zona escamosa (no terço inferior do canal anal, revestida por epitélio estratificado pavimentoso).

41
Q

Fígado

A

Envolvido por peritônio, exceto onde se adere ao diafragma e a outros órgãos, e por uma cápsula de tecido conjuntivo denso modelado. Lóbulo hepático clássico: hepatócitos (células enfileiradas como placas orientadas radialmente e arranjadas em um prisma, podem ser binucleadas ou poliploides, REL e RER abundantes, vacuolizados com gotículas de glicogênio e de lipídeos e produzem albumina, fibrinogênio, protrombina, globulinas e bile).

42
Q

Espaço de Disse

A

Entre os capilares sinusóides e os hepatócitos, presença de células de Kupfer que fazem parte do revestimento dos sinusóides e fagocitam hemácias velhas, bactérias, vírus e material particulado presente no sangue.

43
Q

Pâncreas

A

Glândula mista, com uma porção endócrina, as ilhotas pancreáticas (de Langerhans), que secretam hormônios para a corrente sanguínea, e porção exócrina, composta por células serosas, que produzem enzimas digestivas a serem liberadas no duodeno.