Histologia Flashcards
Conceitue de maneira geral, seres unicelulares e seres multicelulares e aponte quais grupos de seres vivos são unicelulares e quais são multicelulares.
Seres unicelulares são aqueles que são formados apenas por uma célula. Nos grupos dos protistas, e no reino monera encontram-se seres unicelulares. Apenas uma célula é responsável por realizar todas as funções de sua sobrevivência.
Nos multicelulares, ou seja, compostos por várias células estão o grupo das plantas, animais e fungos. Um conjunto de células, formam os tecidos. Mas nem todos os multicelulares são formados por tecidos.
Por que as bactérias, embora possam formar agrupamentos coloniais, não são consideradas seres multicelulares?
Porque são unicelulares, ou seja, constituídos por uma única célula.
Aponte e comente duas vantagens de multicelularidade em relação à estratégia unicelular.
Dividir tarefas e funções, o que aumenta a eficiência do organismo;
Vólvox ilustra bem a diferenciação entre células somáticas e células reprodutivas em colônias, um fenômeno considerado importante na origem de organismos multicelulares a partir de unicelulares.
Conceitue tecido e indique quais são os grupos de seres vivos que apresentam tecidos?
O organismo é formado por diversos conjuntos de células altamente integrados, cada um deles especializado em realizar funções definidas; esses conjuntos celulares são os tecidos.
Grupos: plantas e em animais( exceto esponjas).
Aponte e comente uma característica estrutural dos epitélios de revestimento que garante o bom desempenho da função revestidora.
É garantido pelo fato de suas células serem perfeitamente ajustadas e unidas umas às outras por pequena quantidade de material cimentante.
De onde as células epiteliais recebem nutrientes e gás oxigênio e para onde descartam gás carbônico e excreções?
Nos tecidos epiteliais não há vasos sanguineos; suas células recebem gás oxigênio e nutrientes por difusão a partir de tecidos próximos. O gás carbônico e as excreções produzidas no metabolismo celular difundem-se no sentido inverso.
Como podem ser classificados os epitélios de revestimento quanto ao número de camadas celulares e quanto à forma das células?
Epitélios simples ou uniestratificados;
Epitélios estratificados e
Epitélios pseudo-estratificados.
Epitélios pavimentosos (ou escamosos);
Epitélios cúbicos;
Epitélios prismáticos ou colunares) e
Epitélio de transição.
O que são junções celulares e qual é a sua função no tecido epitelial? Cite dois tipos de junção importantes.
Junção celular designa diversos tipos de estruturas que mantém as células epiteliais( e também outros tipos celulares) firmemente unidas entre si.
Ex: desmossomos e as junções adesivas.
O que é lâmina basal e qual é a sua importância para os epitélios?
O tecido epitelial está sempre apoiado por um “tapete” constituído por moléculas de glicoproteínas entremeadas por fibras da proteína colágeno.
O que são e qual é a função dos hemidesmossomos?
As bases das células epiteliais mais internas ficam firmemente aderidas à lâmina basal por meio de hemidesmossomos que, como o próprio nome indica, lembram metades de desmossomos. Nos hemidesmossomos, os filamentos de proteínas que partem da placa circular localizada no interior da célula atravessam a membrana plasmática e se associam firmemente a componentes da lâmina basal.
O que são microvilosidades e qual é a sua função? Dê exemplo de epitélios em que ocorrem microvilosidades, comentando a relação estrutura/ função.
São projeções da membrana celular semelhantes a dedos de luva, que mantêm sua forma graças a microfilamentos de proteínas presentes em seu interior. As microvilosidades ampliam a superfície de contato entre as células epiteliais e o meio, o que aumenta a capacidade de absorção do epitélio.
Ex: Estão presentes nas células que revestem internamente o epitélio do intestino delgado cuja função é absorver nutrientes e permitir que eles passem da cavidade intestinal para o sangue.
Comente a relação estrutura/ função das invaginações e dos cílios encontrados em certos tipos de epitélio. Dê exemplo de epitélios em que ocorrem essas especializações da borda celular.
Invaginações
São dobras internas da membrana celular presentes em epitélios especializados no intercâmbio de substâncias, como o que forma os túbulos renais. Estes são constituídos por células epiteliais, cuja função é reabsorver substâncias ainda úteis da urina que está se formando, devolvendo-as ao sangue.
Cílios
São estruturas móveis em forma de pêlos microscópicos, presentes em epitélios que precisam remover constantemente muco e partículas acumuladas, como os presentes na superfície interna da traquéia e no interior das tubas uterinas.
Função: Garantem a limpeza do sistema respiratório, dificultando a entrada de agentes estranhos nos pulmões.
Caracterize as glândulas quanto ao tecido que as constitui e quanto à sua função no organismo. Como podem ser classificadas?
Início de formação da glândula:
Tecido epitelial
Glândula em formação:
Tecido conjuntivo
Gera:
Glândula Exócrina
Ducto de eliminação da secreção e Células secretoras.
e
Glândula Endócrina
Células secretoras e Capilar sanguineo.
Compare, quanto ao aspecto estrutural básico, glândulas exócrinas e glândulas endócrinas? Dê exemplo de cada tipo de glândula. Por que o pâncreas é considerado uma glândula mista?
Glândulas exócrinas são aquelas que eliminam suas secreções para fora do corpo ou para cavidades internas de órgãos, através de um canal, ou ducto.
Ex: glândulas sudoríparas.
Glândulas endócrinas são aquelas que não possuem ducto e eliminam suas secreções, genericamente chamadas de hormônios, diretamente no sangue.
Ex: glândula tireóidea.
Porque desempenha simultaneamente funções endócrinas e exócrinas.
Quais são os critérios utilizados para classificar as glândulas exócrinas? Dê exemplo de glândulas classificadas segundo um dos critérios.
A forma da porção secretora;
- Tubulosa (Ex: glândulas da mucosa estomacal)
- Acinosa ou alveolar (Ex: glândulas sebáceas da pele)
- Túbulo-acinosa ou túbulo-alveolar(Ex: glândulas mamárias)
Forma do ducto;
- Simples (Ex: glândulas sudoríparas)
- Composta Ex(: porção exócrina do pâncreas)
E
Modo de secretar.
- Merócrina( Ex: glândulas salivares)
- Holócrina( Ex: glândulas sebáceas)
- Apócrina (Ex: glândulas mamárias)
Explique brevemente a formação de glândulas exócrinas e endócrinas.
As glândulas também podem ser endócrinas(endo, dentro), não há formação de canal ou de ducto e a glândula não pode lançar produtos de secreção na superfície do epitélio de origem mas elimina a secreção diretamente nos vasos sangüíneos. Estas glândulas são geneticamente denominadas hormônios, pôr exemplo: são a tireóide , que produz e libera no sangue o hormônio tiroxina, e a hipófise, que libera, entre outros, o hormônio de crescimento (somatotrofina).No aspecto morfológico as glândulas endócrinas podem ser cordonais ou vesiculares.
Glândulas exócrinas e endócrinas formam-se de maneira parecida: células
Quais são os dois tipos de tecido que constituem a pele?
Epiderme e derme.
Quais são as camadas que constituem a epiderme da pele?
Camada basal ou camada germinativa;
Camada espinhosa;
Camada granulosa e
Camada córnea.
O que são melanócitos, onde se localizam e qual é a sua função na pele humana?
A epiderme apresenta também melanócitos, células situadas junto à camada basal e especializadas na produção de melanina, o pigmento escuro que dá cor à pele e aos pêlos.
Quais são as funções, respectivamente, das células de Langerhans e das células de Merkel, presentes na pele humana?
Langerhans
Função: Reconhecer e destruir agentes estranhos que entram na pele, além de alertar o sistema de defesas corporais( sistema imunitário) para agir contra os invasores.
Merkel
Função: Perceber estímulos mecânicos, transmitindo-os às fibras nervosas. Por isso, diz-se que elas são mecanorreceptores.
Quais são os principais componentes da derme da pele humana?
Fibroblastos e
Substância fundamental amorfa.
Explique brevemente o que são e quais são as funções dos seguintes anexos da pele humana: a) pêlos; b) unhas;
c) glândulas sudoríparas; d) glândulas sebáceas.
Pêlos
São finos bastões de queratina produzidos pela compactação de restos de células epidérmicas mortas. Função: protetora.
Unhas
São placas de queratina presentes nas pontas dos dedos; nos pés; dão mais equilíbrio ao caminhar e, nas mãos auxiliam a apreensão e a manipulação de objetos.
Glândulas sebáceas
São pequenas bolsas constituídas por células epiteliais glandulares localizadas junto aos folículos pilosos, nos quais lançam sua secreção oleosa.
Função: lubrifica a pele e os pêlos, evitando seu ressecamento.
Glândulas sudoríparas
São estruturas tubulares enoveladas localizadas na derme, que se conectam a poros na superfície da epiderme e ali eliminam o suor, um fluído que contém água, sódio, potássio e ácido úrico. O suor ajuda a manter a temperatura corporal, pois, ao evaporar, absorve grande quantidade de calor da superfície do corpo, resfriando-o.