Bioquímica Flashcards
Qual foi a importância do experimento de Wohler, em que foi sintetizada uréia?
Serviu para confirmar que era sim possível a sintetização de moléculas orgânicas em laboratórios acabando assim com a teoria da força vital( que pregava que moléculas orgânicas só poderiam se originar da natureza, não sendo possível sintetizá-las).
O que era a força vital, na concepção de alguns cientistas dos séculos XVIII E XIX?
É uma teoria bastante antiga que afirmava que substâncias orgânicas (todas que contém carbono, por exemplo, carvão, álcool, papel, dentre outras) não poderiam ser “produzidas em laboratório”; somente os seres vivos conseguiriam produzi-las, pois possuem uma “força vital”.
Em meados do século XIX, Friedrich Wöhler, um químico alemão produziu uréia (uma substância orgânica) a partir do cianato de amônio. Essa obtenção ficou conhecida como síntese de Wöhler e desmentiu a Teoria da Força Vital
Como podem ser definidas as substâncias orgânicas, quanto aos elementos que constituem suas moléculas?
Todas as substâncias orgânicas possuem carbono em suas moléculas.
Quais são os primeiros elementos químicos que compõem a matéria viva?
Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio.
O que são macronutrientes e micronutrientes?
Os macronutrientes são os elementos básicos necessários em maior volume às plantas. São Carbono, Oxigênio, Hidrogênio, Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio e Enxofre.
Os micronutrientes são requeridos em pequenas quantidades, de miligramas (um milésimo do grama) a microgramas (um milionésimo do grama). As vitaminas e os elementos vestigiais (oligoelementos) são micronutrientes. As vitaminas são classificadas como hidrossolúveis (vitamina C e oito componentes do complexo vitamínico B) ou lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K). São elementos vestigiais essenciais o ferro, o zinco, o cobre, o manganês, o molibdênio, o selênio, o iodo e o fluoreto.
Liste as principais substâncias que constituem os seres vivos em ordem descrente de abundância.
Composição Média dos Seres Vivos:
Hidrogênio(65,4%), Oxigênio(25,6%), Carbono(7,5%), Nitrogênio(1,25%), Fósforo(0,24%), Enxofre(0,06%), Elementos-traços(0,001% : Na, Mg, Cl, K, Ca, Mn, Fe, **, I)
Qual característica da molécula de água faz com que ela seja polarizada?
A molécula de água é formada por um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio.
O átomo de oxigênio ao se relacionar com os dois átomos de hidrogênio, atrai os elétrons dos hidrogênios. Próton = carga positiva; elétron = carga negativa. Quando o oxigênio atrai o elétron do hidrogênio, o deixa menos negativo (já que ele perde elétron, cuja carga é negativa). Ficar menos negativo significa ficar positivo (já o hidrogênio ficou quase sem elétron na sua composição, ficou com seu próton que é de carga positiva). Como o átomo de oxigênio atraiu negatividade (atraiu elétrons) ele ficou negativo. Com isto, na molécula de água o oxigênio fica negativo e os hidrogênios ficam positivos.
A diferença de cargas em uma molécula gera uma polaridade.
O que é ponte de hidrogênio?
Pontes de hidrogênio são ligações intermoleculares que acontecem em compostos hidrogenados, quando a diferença de eletronegatividade entre o H e o átomo central é grande (normalmente, O e N, que têm pares de elétrons livres, na última camada - ou camada de valência).
Isso explica o chamado “comportamento anômalo da água”, entre os “hidrácidos” da coluna 6a (O, S, Se e Te).
Teoricamente, á água deveria ser gasosa, à temperatura ambiente, uma vez que os pontos de mudanças de estado crescem de cima para baixo nas colunas.
Mas, o que se vê é que a água tem seus pontos mais altos que os do enxofre (H2S é gasoso, à temperatura ambiente).
Isto é explicado pelo fato de a água formar pontes de hidrogênio e o H2S não.
São ligações fracas, mas, como são ligações intermoleculares, o composto tende a ter uma menor tendência à separação de suas moléculas (mudanças de fase).
A amônia também forma pontes de hidrogênio, se bem que mais fracas que as da água.
Nessas ligações, o H se liga aos pares eletrônicos livres do O e do N (estes são átomos pequenos e, portanto, a densidade de carga é maior).
O que é uma solução aquosa?
É qualquer solução em que o solvente é a água.
O que são substâncias hidrofílicas e substâncias hidrofóbicas?
Substâncias hidrofílicas: São substâncias que se misturam com a água.
Substâncias hidrofóbicas: São Substâncias que não se misturam com a água.
Como se pode definir reação química?
Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.
O que são reagentes e produtos em uma reação química?
Reagentes são substâncias que formarão novas substâncias.
Produtos são substâncias formadas por eles.
O que é reação de hidrólise?
Uma hidrólise enzimática consiste em uma reação química catalizada por uma enzima (uma hidrolase) que utiliza água (H2O) para quebrar uma molécula em duas outras moléculas. Um dos produtos da reação catalizada receberá um grupo OH- e, o outro produto, um próton de hidrogênio que serão incorporados à suas estruturas químicas.
O que é calor específico, calor latente de vaporização e calor latente de fusão de uma substância?
O calor especifico é importante pois é a quantidade de calor que cada grama de uma substância necessita trocar para variar sua temperatura em 1ºC.
Já o calor de vaporização é a quantidade de energia que é necessária para vaporizar uma molécula de uma substância.
E o calor latente de fusão é a quantidade de calor necessária para fundir o gelo à pressão e temperatura.
Qual é a importância do alto calor específico da água para a vida?
Evitar mudanças bruscas na temperatura corpórea, já que a água apresenta resistência tanto a perda quanto ao ganho de calor.
Atua no equilíbrio da temperatura dentro da célula, impedindo mudanças bruscas de temperatura, que afetam o metabolismo celular.
Qual é a importância do alto calor latente de vaporização da água para os seres vivos?
Isso permite que a água reserve grande quantidade de energia térmica antes de evaporar. Caso o calor latente fosse menor, a água evaporaria mais rápido e escassearia com rapidez. E, todos nós sabemos, a água indispensável a todas as formas de vida que conhecemos.
Qual é a explicação molecular para o alto calor latente de evaporação da água?
A molécula de água (H-O-H) apresenta dois hidrogênios ligados ao oxigênio. Assim, cada molécula faz duas ligações de hidrogênio, que são ligações inter-moleculares (entre moléculas) que mantêm as moléculas de água fortemente unidas. Por isso, p/ separá-las (evaporação) é necessário uma grande quantidade de calor.
Isso explica o alto calor latente de evaporação da água.
Explique a coesão e a adesão das moléculas de água em estado líquido.
Coesão na molécula de água, se refere à ponte de hidrogênio que prende as moléculas umas às outras; ou melhor dizendo, coesão, por si só, é a capacidade que uma substância tem de resistir à separação de suas moléculas.
A água, por ser polar, suas moléculas tendem a atrair e serem atraídas por moléculas de outras substâncias polares, a este fenômeno damos o nome de adesão.
Quando não há adesão, as moléculas não se ligam com as da outra substância.
Como pode ser explicada a tensão superficial da água?
Tensão superficial da água – 7.2 x 109N (Newtons).m-1A
água líquida tem uma tensão superficial extremamente elevada, explicada pelas ligações por pontes de hidrogénio que mantêm as moléculas fortemente unidas.A tensão superficial de um líquido é a quantidade de energia requerida para reduzir ao mínimo a sua área superficial
A tensão superficial explica vários fenómenos:As gotas de água que se observam nas folhas ilustram bem a tensão superficial. As mais pequenas de todas constituem esferas perfeitas. As maiores são ovais, achatadas e as maiores de todas demasiado pesadas para serem sustentadas pela tensão superficial e, por isso, espalham-se.Alguns insectos como o alfaiate passeiam sobre a água devido água tensão superficial.
Como pode ser explicado o fenômeno de capilaridade?
Capilaridade é a subida (ou descida) de um líquido através de um tubo fino, que recebe o nome de capilar. Esse fenômeno é resultado da ação da interação das moléculas da água com o vidro (considerando que o tubo é de vidro). Essa interação depende de alguns parâmetros como o diâmetro do tubo (quanto mais fino, maior a aderência), o tipo de líquido e sua viscosidade, que, por sua vez depende da temperatura (mais quente, menos viscoso).
Isso se dá mais ou menos da seguinte forma: as moléculas do líquido são atraídas pelas moléculas do tubo por causa das interações intermoleculares. Desse modo, o líquido fica “grudado” na parede.
O que são glícidos?
Os glicídios são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. São também conhecidos como açúcares, sacarídios (do grego sakkharon, açúcar), carboidratos ou hidratos de carbono.
Que funções básicas os glicídios exercem no mundo vivo?
Os Glicídios têm função estrutural (construtora ou plástica) e armazenamento energético nos animais, sob a forma de glicogênio, e principalmente nos vegetais, sob a forma de polissacarídeos.
Também tem função anticoagulante (heparina), lubrificante, estrutural (quitina) e antigênica (ativa o sistema imunológico, por exemplo, a alergia causada por crustáceos).
Como são classificados os glicídeos?
Monossacarídeos
Os glicídios mais simples são os monossacarídeos, que apresentam fórmula geral (cH2O). O valor de n pode variar de 3 a 7, e, de acordo com ele, os monossacarídeos são chamados respectivamente de trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses. Exemplos de monossacarídeos são glicose, frutose, galactose, ribose e desoxirribose.
Dissacarídeos
Dissacarídeos são moléculas formadas pela união de dois monossacarídeos. A reação de formação de um dissacarídeo é uma síntese por desidratação: um dos monossacarídeos perde um hidrogênio (- H) e o outro perde uma hidroxila (-OH); os dois monossacarídeos se unem e o hidrogênio e a hidroxila liberados formam uma molécula de água. A sacarose - o açúcar de cana - é um dissacarídeo formado pela união de uma molécula de glicose e urna de frutose. Outro exemplo de dissacarídeo é a lactose - o açúcar do leite -, constituído por uma glicose ligada a uma galactose.
Polissacarídeos
Polissacarídeos são moléculas grandes, formadas de centenas ou milhares de monossacarídeos. Exemplos de polissacarídeos são amido, glicogênio, celulose, quitina, entre outros.
As moléculas de glicose fabricadas na fotossíntese e unidas de uma determinada maneira transformam-se em amido, que é armazenado.nas células das plantas Quando a célula necessita de energia, o amido é quebrado por hidrólise, transformando-se novamente em moléculas de glicose. O amido constitui sim, a principal substância de reserva das plantas e de muitas algas.
Em nosso organismo também ocorre armazenamento de polissacarídeos.
Depois de uma refeição, as células do fígado absorvem moléculas de
glicose do sangue, unindo-as de maneira a formar o polissacarídeo e glicose.
O que são monossacarídeos e como são classificados?
Monossacarídeos são carboidratos não polimerizados, por isso, não sofrem hidrólise. Possuem em geral entre três e sete átomos de carbono.
São classificados em :
Quanto aos grupamentos funcionais:
Aldoses: Monossacarídeos de função mista poliálcool-aldeido, como a glicose , galactose, arabinose e manose :
Cetoses: Monossacarídeos de função mista poliálcool-cetona, como a frutose:
Quanto ao número de átomos de carbono:
Trioses: Monossacarídeos com 3 átomos de carbono:
Tetroses: Monossacarídeos com 4 átomos de carbono:
Pentoses: Monossacarídeos com 5 átomos de carbono:
Hexoses: Monossacarídeos com 6 átomos de carbono:
Heptoses: Monossacarídeos com 7 átomos de carbono
O que são dissacarídeos e polissacarídeos?
Dissacarídeos - é a união de 2 monossacarídeos pela ligação glicosídica através da síntese por desidratação, só tem uma única função que é energética. São eles:
Sacarose (Glicose + Frutose) - a principal fonte é a cana-de-açúcar
Lactose (Glicose + Galactose) - sua principal fonte é o leite
Maltose (Glicose + Glicose) - as principais fontes são as seivas e o caule.
Polissacarídeos - São a união de vários monossacarídeos através pela Síntese por desidratação. Sua funções são energéticas e estruturais:
Estruturais
Celulose - das plantas
Quitina - dos insetos
Energéticos
Amido - função de reserva de energia
Glicogênio - função de reserva de energia
Síntese por Desidratação é a união de várias moléculas, liberando moléculas de água
Polissacarídeos
Sofrem hidrólise produzindo grande quantidade de monossacarídeos. Ocorrem no talo e folhas vegetais e camada externa de revestimento de grãos. E também podem ser encontrados em forma de glicogênio (animal), armazenados nas células do fígado ou dos músculos.
Quais são as características gerais dos lipídeos?
- Reserva de energia (1 g de gordura = 9 kcal) em animais e sementes oleaginosas, sendo a principal forma de armazenamento os triacilgliceróis (triglicerídeos);
- Armazenamento e transporte de combustível metabólico;
- Componente estrutural das membranas biológicas;
- São moléculas que podem funcionar como combustível alternativo à glicose, pois são os compostos bioquímicos mais calóricos em para geração de energia metabólica através da oxidação de ácidos graxos;
- Oferecem isolamento térmico, elétrico e mecânico para proteção de células e órgãos e para todo o organismo (panículo adiposo sob a pele), o qual ajuda a dar a forma estética característica;
- Dão origem a moléculas mensageiras, como hormônios, prostaglandinas, etc.
- As gorduras (triacilgliceróis), devido à sua função de substâncias de reserva, são acumuladas principalmente no tecido adiposo, para ocasiões em que há alimentação insuficiente. A reserva sob a forma de gordura é muito favorável a célula por dois motivos: em primeiro lugar, as gorduras são insolúveis na água e portanto não contribuem para a pressão osmótica dentro da célula, e em segundo lugar, as gorduras são ricas em energia; na sua oxidação total são liberados 38,13kJ/g de gordura.
Quais são os principais tipos de lipídeos?
Os principais grupos de lipídios são os triglicérides, os fosfolipídios, os cerídeos e os esteróides.
Como é a molécula de um glicerídeo?
Os glicerídeos são definidos como produtos da reação de uma molécula de glicerol com até três moléculas de ácido graxo. Através da reação de esterificação os ácidos graxos são incorporados à molécula de glicerol. A reação inversa é a reação de hidrólise, que provoca o desmembramento das moléculas de ácido graxo do glicerol. Os monoglicerídeos apresentam uma molécula de ácido graxo incorporado à molécula de glicerol. Di e triglicerídeos apresentam duas e três moléculas de ácido graxo incorporados ao glicerol, respectivamente.
Qual é a diferença entre óleos e gorduras?
Gorduras são triacilgliiceróis que apresentam ligações simples, os ácidos graxos saturados, enquanto o óleo apresenta ligações duplas, são os ácidos graxos insaturados.
O que são esteróides?
Esteróides → formados por longas cadeias carbônicas dispostas em quatro anéis ligados entre si. São amplamente distribuídos nos organismos vivos constituindo os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis (colesterol).