hipo/hipertiroidismo Flashcards
Após ser submetido a tireoidectomia paciente cursou com alteração no timbre da voz e rouquidão. Que complicação cirúrgica poderia justificar esse achado?
Lesão do nervo laríngeo superior, que irriga o polo superior da tireoide e inerva parte das cordas vocais.
Como diferenciamos ao exame laboratorial um hipertiroidismo primário de um secundário?
No primário o TSH está baixo, mas o T4 livre tende a ser alto por defeito glandular. Já no secundário o paciente apresenta T4 alto, mas acompanhado de altos níveis de TSH;
Quais manifestações sugerem tireotoxicose:
Insônia, polifagia, intolerância ao calor, pele quente, sudorese, PA elevada e dissociada, oftalmopatia, mixedema pré-tibial.,
Paciente com quadro de emagrecimento nos últimos 6 meses, sudorese constante, palpitações e tireoide difusamente aumentada ao exame f´sico. Como confirmar a principal suspeita diagnóstica para essa paciente?
Suspeita: Doença de Graves.
Clínica da paciente+ T4 aumentada+ TSH baixo+ TRAb positivo
Paciente com quadro clínico compatível com hipertiroidismo, mas nos exames laboratoriais foi evidenciado TSH reduzido, T4 normal e T3 elevado. Qual a suspeita?
T3toxicose.
Paciente queixa-se de palpitações, taquicardia, sudorese excessiva, pele quente, mixedema prétibial. Ao exame foi evidenciada a presença de um nódulo da tireoide e foi indicado USG, qual investigação adicional de imagem podemos fazer do nódulo e oq ela pode indicar?
RAIU/cintilografia.
Raiu<5%indica quadro de tiroidite
>20%indica hipertiroidismo
Paciente com T4livre aumentado, TSH baixo, oftalmopatia, emagrecimento, polifagia e TRAb positivo. Qual o tratamento inicial indicado?
Drogas antitireoidianas nos primeiros 2 anos (metimazol ou propiltioracil (mais potente))+ betabloqueadores
Paciente vinha em tratamento para doença de Graves há 2 anos, mas a terapia passou a ser ineficaz nos últimos 2 meses como prosseguir?
Partir para terapia de 2ª linha: radioablação (caso o paciente não seja gestante/esteja amamentando ou tenha oftalmopatia importante)
3 ª linha: tratamento cirúrgico.
Paciente com diagnóstico prévio de hipertiroidismo primário, é internado por pneumonia e durante a internação apresenta episódio de febre 42, PA180/60, agitação e icterícia. Qual a suspeita e como proceder.
Crise tireotóxica;
1) Internação em UTI
2) Tratamento da infecção
3) Drogas anti-tireoidianas (propiltioracil)
4) Após 1h lugol nele (efeito Wolff..)
5) Propanolol IV
6) Corticoterapia.
Porque o lugol é indicado antes do tratamento cirúrgico do hipertireoidismo?
Faz parte da preparação cirúrgica porque altos níveis de iodo levam ao efeito Wolff-Chaikoff e acabam por suprimir de vez a ação tireoidiana.
Quais diagnósticos diferenciais da doença de Graves?
Plummer (nódulo hiperfuncionante), tireoidite (estágio dela na vdd), factícia (paciente em uso de hormônio exógeno).
Quais achados laboratoriais diferenciam um hipotiroidismo primário de um secundário?
No hipo 1ª o paciente apresenta T4 livre baixo e TSH tende a ser elevado. Já no 2 ª o paciente apresenta tanto T4 quanto TSH baixos.
Qual a principal causa que leva ao hipotiroidismo?
Tireoidite! Inflamação na tireoide que leva ao escape de coloide, manifestações hipertireoidianas iniciais e hipo cronicamente.
Qual marcador que dá quase certeza de a causa de um hipotiroidismo ser tireoidite de hashimoto?
Anti-TPO positivo
Qual a fisiopatologia da tireoidite de hashimoto?
Doença autoimune que envolve mecanismos humorais (anti-tpo) e celulares (CD8-fibrose) que levam a hipofunção da tireoide.