Hepatologia - Hepatites Flashcards
Fases do curso clínico das hepatites agudas
- Prodrômica: sintomas inespecíficos sistêmicos e gastrointestinais, semelhante a um quadro gripal. Febre leve, perda ou perversão do paladar, rash/urticária, hepatomegalia, esplenomegalia, glomeruloneferite.
- Ictérica: dias a semanas após a prodrômica. com ou sem sindrome colestática, com regressão dos sintomas iniciais (exceto os gastrointest que podem piorar).pode não ocorrer.
- Convalescência: melhora dos sinais e sintomas. dura algumas semanas. evolui para cura ou cronificação
hemograma nas hepatites virais agudas
leucopenia com evolução para linfocitose. leucocitose neutrofílica na fulminante e por leptospirose (bact). leucocitose com desvio na hepatite alcoolica.
hepatograma nas hepatites virais agudas
ALT e AST: aumento habitualmente acima de 10x o normal (ALT > AST)
Bilirrubina total: pode chegar a níveis superiores a 20mg/dl com predomínio de BD por comprometimento da etapa de excreção.
Gama GT e Fosf Alcalina: podem estar elevadas na forma colestática (princ. hepat A)
Albumina e TP: hipoalbuminemia e alargamento de TP em insuficiência hepática aguda
provas de função hepática
Albumina sérica, TP com INR, Bilirrubinas, Amonia sérica
principais parâmetros de mau prognóstico da hepatite viral aguda
encefalopatia hepática, hipoalbuminemia e alargamento de TP
Epidemiologia hepatite A
vírus RNA, principalmente crianças (pico 5 anos), Norte e Nordeste do BR, contágio fecal-oral (pode ter por contato sexual (anal) e parenteral (na fase virêmica)
manifestações clínicas hepatite A
quando sintomática em crianças costuma ser leve (icterícia em 10%). nos adultos é mais frequentemente sintomática, com curso mais prolongado e sintomas mais acentuados (icterícia em até 80%). é a hepatite viral mais relacionada a sindrome colestática. NÃO CRONIFICA. pode evoluir para forma fulminante (raro)
diagnóstico hepatite A
incubação de 15-45 dias, viremia e eliminação viral antes do início dos sintomas: anti-HAV elevados antes do início dos sintomas (IgM aumentados por 3-6 meses; IgG perduram por tempo indefinido)
Tratamento e prevenção hepatite A
TTO: sintomáticos, repouso, aumento ingesta calórica, Vit K se TP prolongado, evitar drogas hepatotóxicas, não ingerir alcool por 6 meses.
Prevenção: vacina com vírus inativado com dose unica no sus com 15 meses. soroconversão em 4 semanas. profilaxia pós-exposição com dose de vacina em até duas semanas em pacientes entre 12 e 40 anos. se < 12 e >40: imunoglobulinas.