Grandes Navegações Flashcards
Apesar das dificuldades que os povos antigos tinham em se localizar, o que os levou a se aventurarem pelos mares desconhecidos durante o período das Grandes Navegações.
Apesar das dificuldades, era importante saber onde se localizavam os povos que moravam perto e como chegar àqueles que moravam longe. Além disso, era preciso conhecer rotas de comércio eficientes e bons caminhos para vencer as guerras contra povos inimigos.
Durante o século XV o Oceano Atlântico era chamado de “mar Tenebroso”. Explique porque muitos europeus o chamavam assim?
Os europeus imaginavam que havia monstros nos mares desconhecidos e que os habitantes das terras desconhecidas por eles eram assustadores.
O grande sonho dos europeus era a expansão marítima, a conquista de novas terras, mas ao longo da viagem a tripulação passava por muitas dificuldades. Quais eram os problemas de higiene enfrentados pelas pessoas que realizavam essas viagens?
O interior das naus e caravelas o século XV e XVI era escuro, sujo e perigoso, nos porões havia ratos e baratas e muitos tripulantes enjoavam e não conseguiam subir ao convés, fazendo as necessidades fisiológicas ali mesmo, usavam vinagre para desinfetar a sujeira.
Na sua opinião, o cardápio dos tripulantes era saudável? Justifique sua resposta.
A alimentação era deficiente e nada de legumes, verduras ou frutas. O resultado disso era a doença Escorbuto.
Durante as viagens os marujos enfrentavam algumas doenças, uma delas era o escorbuto. O que causa essa doença?
O escorbuto é uma doença fatal causada pela falta de vitamina C e que se manifestava cerca de 70 dias após início de uma viagem, provocando hemorragias e inchaços das gengivas que apodreciam e eram cortadas com navalha.
Por que era necessário controlar a distribuição dos alimentos pelos soldados?
Os alimentos eram um verdadeiro tesouro guardado a sete chaves pelos soldados e com a viagem muito longa e tinha muitas pessoas, era preciso controlar a distribuição.
No que consistia a alimentação da população? Era igual para todos?
Por mês, cada pessoa tinha direito a 15 quilogramas de carne, além de ebola, vinagre, azeite, feijões e cereais. Diariamente, os marujos comiam 400 gramas de um biscoito duro e salgado, em geral embolorado, enquanto os capitães alimentavam-se melhor, já que podiam levar galinhas e ovelhas.