GEOP. Israel X Palestina Flashcards
O que foi o sionismo?
Um movimento nacionalista judaico que surgiu no século XIX a favor do retorno dos judeus à Terra Santa e à criação de um Estado.
O que foi a Declaração de Balfour (1917)
Foi um documento por meio do qual a Inglaterra se propos a apoiar o retorno judaico à Terra Santa, comprometendo-se a realizar essa ação sem prejuizo aos palestinos. Em troca, os judeus forneceriam apoio financeiro á Inglaterra para gastos na 1GM.
Desde a 1GM até a partilha da Palestina quem controlou aquele território?
Durante a 1GM , a Palestina estava sob dominio do Império Turco-Otomano. Com o fim da 1gm, a região tornou-se um Mandato britânico até a ocasião da partilha.
Nesse contexto, convém destacar que a Inglaterra, mediante a Declaração de Balfour (1917), apoiava o retorno judeu. Porém a apartir de 1930, a Inglaterra teve que restringir a imigração judaica, devido ás revoltas árabes contra o imperialismo e contra o retorno sionista. Assim, em 1948, após o enfraquecimento das potencias europeias e fim do imperialismo, foi feita a partilha.
Quais foram os principais motivos que levaram a ONU a aprovar a criação do Estado de Israel?
A divisão da Palestina em dois estados estados ( Estado de Israel e Estado da Palestina), em 1948, feita pela ONU, teve como um dos principais motivos as ações do movimento sionista pela criação de um Estado judeu, das quais se destacam a crescente migração judaica para a Palestina ao longo do sec XX, o que criou tensões na região, tornando-se necessária a partilha do território entre judeus e palestinos. Além disso, a criação do Estado de Israel está diretamente ligada à condição do povo judeu na Segunda Guerra Mundial, na qual o partido Nazista perseguiu e executou milhares de judeus (Holocausto). Sendo assim, no pós-guerra a Comunidade Internacional tornou-se sensível às reivindicações judaicas.
Como fico estabelecida a divisão da Palestina em 1948?
A maior parte do território seria parte do Estado judeu (Estado de Israel) e a menor parte ficaria com os palestinos (Cisjordânia), apesar de estes serem a maioria. Além disso, Jerusalém ficaria sob regime internacional, adminstrado pela ONU.
Porém, com a eclosão das Guerras Árabes-Israelenses, a configuração se modificou e até hoje não foi estabelecido um Estado palestino
Sobre a 1 Guerra Árabe- Israelense (1948-1949) pontue : o motivo, os lados que se opuseram e as consequencias
Motivo: os Árabes não aceitaram a partilha da Palestina
Lados opostos: Israel x Liga Árabe (palestinos, Jordânia, Egito, Síria, Libano e Iraque)
Consequencias: Israel expandiu seu território tomando áreas destinadas aos palestinos ; Jerusalem ficou dividida entre Israel e Jordânia; Egito tomou a Faixa de Gaza; Diáspora palestina para os países vizinhos e para a Faixa de Gaza; não consolidação da criação de um Estado palestino
Sobre a Guerra de Suez (1956) pontue : os motivos, os lados que se opuseram e as consequencias.
Motivos: O Egito, após conquistar sua independencia em relação ao dominio britanco, nacionalizou o Canal de Suez e bloqueou o Golfo de Aqaba, única saida de Israel para o Mar Vermelho.
Convém destacar que o Egito visava efetivar uma politica nacionalista e os ideias pan-arabistas de eliminação de influencias europeias e israelenses.
É importante lembrar que o Canal de Suez é um importante ponto de ligação entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho, sendo, portanto, uma importante rota para o transporte marítimo de mercadorias entre a Europa, o Oriente Médio e a África. E é sobretudo, uma importante rota de petróleo, assim como a Península do Sinai.
Lados opostos : Israel + Inglaterra + França ( Os ingleses e franceses queriam preservar o controle político sobre o Canal de Suez, existente desde o século XIX, um resquício do Imperialismo. Israel almejava garantir o acesso comercial a rota de navegação do Canal de Suez e também liberar o Golfo de Aqaba ) X Egito (apoiado pelos EUA e URSS, já que, no contexto da Guerra Fria, essas duas potencias apoiaram as independencias dos paises asiáticos e africanos)
Consequencias: Egito perde militarmente, mas continua com a posse do Canal de Suez, permintindo o acesso ás outras nações.
Sobre a Guerra dos 6 dias (1967) pontue : os motivos, os lados que se opuseram e as consequencias.
Israel promove ataques surpresa à Siria, ao Egito e à Jordania pelos seguites motivos:
- Intensificação da aproximação entre os países da Liga Árabe contra Israel.
- Desejo Israelense de expandir o territorio e controlar Jerusalém Oriental
- Nasser (Egito) bloqueou o estreito de Tiran (passagem do golfo de Aqaba para o mar vermelho)
Lados opostos: Israel (apoiado pelos EUA) x Liga Árabe
Cosequencias: Agravamento dos conflitos (guerra de Yom Kippur); Aumento do n de refugiados palestinos; assentamento judaicos em territorios palestinos; E as tomadas de territorios:
Israel tomou:
1. Da Síria: as Colinas de Golã
2. Da Jordânia: Jerusalem oriental e a Cisjosdânia
3. Do Egito: Faixa de Gaza e o Deserto do Sinai (importante rota de petroleo - o sinai)
Sobre a Guerra de Yom Kippur (1973) pontue : os motivos, os lados que se opuseram e as consequencias.
A Liga Árabe (mais especificamente Egito e Síria) promove um ataque surpresa em um feriado religioso judeu (as tropas estavam desmobilizadas) pelo seguinte motivo: desejo de recuperar os territorios perdidos durante a guerra dos 6 dias.
Lados: Israel x Liga Árabe
Conseguencias: Israel vence e não devolve os territórios. Em retaliação, os paises árabes aumentam o preço do petróleo (1 Crise do Petroleo)
O que foi o Acordo de Camp David (1979)?
Foi um acordo entre Israel e Egito mediado pelos EUA.
Israel devolve a Peninsula do Sinai e Egito reconhece o Estado de Israel.
Consequentemente, o Egito é expulso da Liga Árabe
O que foram os Acordos de Oslo (1993)?
Uma série de acordos de paz entre Israel de Palestina mediados pelos EUA.
Os Acordos previam:
-Reconhecimento mútuo entre Israel e OLP (Organização para Libertação da Palestina
-Israel desocupa a Faixa de Gaza (só o fez de fato em 2005)
-Criação da ANP (Autoridade Nacional Palestina- um governo autônomo)
-Condenção da violencia
Os Acordos não foram eficientes para a paz.
Pontue 6 desafios para a paz entre Judeus e Palestinos
- Cidade Santa: Jesusalem é reinvindicada como capital sagrada por ambos os lados
- Recursos Hidricos: disputas por áreas próximas ao Rio Jordão, pelas nascentes nas Colinas de Golã e por poços artesianos
- Assentamentos judaicos: expulsão de familias palestinas e fragmentação do territorio palestino
- Grupos extremistas: ultranacionalistas judeus , Hamas e Hezbollah (do lado dos palestinos) dificultam diálogos
- Refugiados palestinos: autoridades palestinas defendem que eles deveriam retornar
- Intervenções Internacionais privilegiando um dos lados, ex: EUA-Israel, Irã-Hezbollah-palestinos
Qual a importancia da Faixa de Gaza e da Peninsula do Sinai?
A Faixa de Gaza é uma exelente área portuária, é densamente povoada por palestinos (foi um dos principais destinos dos refugiados) e controlaa pelo Hamas (apesar de o espaço aéreo ser controlado por Israel). Esse territorio foi alvo de disputas em guerras. Na 1 Guerra Isrelo-Palestina , o territorio foi tomado pelo Egito, como forma de proteção contra invasão isrelense em territorio egipcio. Na guerra dos 6 dias, foi tomado por Israel, o qual só desocupou em 2005.
A Peninsula do Sinai é uma das mais importantes rotas de petróleo da atualidade, especialmente devido ao Canal de Suez. O territorio foi alvo de disputa entre Israel e Egito ( Isreal tomou na guerra dos 6 dias e devolveu no Acordo de Camp David)
Como está a situação do Estado Palestino?
Os palestinos ainda não não possuem um Estado de fato, pois falta-lhes um território definido e, sobretudo, soberania sobre seus territórios. Eles são representados pela ANP (Autoridade Nacional Palestina), um governo autônomo que surgiu com os Acordos de Oslo
Em 2012, a Palestina foi reconhecida como um Estado observador não-membro da Assembleia Geral da ONU.
(lembre-se dos refugiados, a ANP defende q eles devem retornar)
Comente sobre a questão dos recursos hídricos na Palestina
Do ponto de vista natural, a água no Oriente Médio é escassa devido à sua localização em região de climas desérticos. Nesse contexto, o elevado crescimento demográfico na região do Oriente Médio tem gerado demandas crescentes por água. Assim, no que diz respeito à utilização dos recursos hídricos comuns, os desacordos entre países constitui um grave problema que gera conflitos.
Nessa conjuntura, para Israel, a água é um problema de segurança nacional e representa um dos maiores obstáculos para um acordo de paz com os palestinos.
Entre os recursos hidricos disputados estão:
as nascentes do rio jordão nas Colinas de Golã, as marges do Rio Jordão e poços artesianos na Cisjordânia.
Muitos dos territórios importantes ligados aos recursos hidricos estão sob dominio de Israel,. Nesse quadro, destacam-se a instalação de assentamentos judaicos mediante a expulsão de familias palestinas , o que gera conflitos reconrrentemente e agrava a questão dos refugiados.