GEOP. Colônias portuguesas na África Flashcards
Como se deu o fim do regime Salazarista em Portugal e qual a sua relação com a independência das colônias portuguesas na África?
O fim do regime salazarista se deu em 1974 mediante a Revolução dos Cravos, um movimento militar com respaldo popular que visava redemocratizar Portugal, motivado pela crise econômica, pelo desgaste e constantes derrotas advindos das lutas contra os movimentos de independência das colonias africanas e pelo desejo de fim da censura. Nesse contexto, a redemocratização de Portugal está diretamente relacionada à independencia das colônias africanas, haja vista que o regime salazarista relutava em abrir mão desses territórios. Assim, o novo governo democrático português realizou as negociações para as independências.
Comente sobre os dois grupos opostos na guerra civil de Moçambique
A guerra civil moçambicana se deu após a independencia do país em relação a Portugal. Nesse contexto, dois grupos de enfrentaram:
FRELIMO (Frente pela Libertação de Moçambique), um grupo socialista, o qual subiu ao poder após a independencia e tinha apoio da URSS e de Cuba.
RENAMO (Resistencia Nacional Moçambicana) um grupo guerrilheiro anticomuniasta que se formou após a independencia e tinha apoio dos EUA, Africa do Sul e Portugal
No fi]nal da Guerra Fria, a FRELIMO abandonou o marxismo, porem a guerra civil continuou até os anos 90, quando negociações e eleiçãoes foram realizadas.
Comente sobre os dois grupos opostos na guerra civil de Angola
A guerra civil angolana foi marcada pelo embate entre o MPLA (Movimento pela Libertação de Angola) e a Unita (União Nacional pela libertação Total de Angola). Ambos surgiram como grupos pró-independencia e já rivalizavam entre si mesmo antes da guerra civil (que teve incio após a independencia de Angola em relação a Portugal).
Assim, o MPLA, que tinha inclinação socialista e apoio da URSS e de Cuba, tomou o poder após a emancipação. Já a Unita era um grupo de direita apoiado pelos EUA, Africa do Sul e Portugal.
Mesmo após o fim da Guerra fria , as rivalidades continuaram e a guerra só teve fim em 2002.
Por que a África do Sul apoiou os grupos de direita nas guerras civis de Angola e Moçambique?
Para conter o socialismo e para combater o apoio dos regimes de esquerda à lutas dos negros sul-africanos contra o Apartheid. Além disso, em relação à guerra civil na Angola, o envolvimento da África do Sul se deu com o objetivo de combater o apoio do governo socilista de Angola (MPLA) à luta de independencia da Namíbia (país que estava sob dominio da África do Sul).