Geografia Urbana Flashcards
Quais são as cidades globais brasileiras?
Cunhado pela socióloga holandesa Saskia Sassen, o termo cidade global foi utilizado pela primeira vez na obra intitulada A Cidade Global (1991). No Brasil, apenas São Paulo e o Rio de Janeiro podem ser definidas como cidades globais.
Em qual setor da economia, usualmente, os migrantes se localizam?
O destino inicial da maioria dos migrantes que deixam suas atividades no setor primário em direção à cidade é o setor terciário do trabalho informal.
A hodierna urbanização da América Latina relaciona-se ao setor terciário da economia, mais especificamente, ao chamado setor terciário inferior, o qual é caracterizado por empregos informais.
Qual é a definição de “rede urbana”?
É o conjunto funcionalmente articulado que reflete e reforça características sociais e econômicas de determinado território.
É possível falar de macrocefalia em relação à Argentina?
Dos 40 milhões de habitantes da Argentina, 15 milhões moram em Buenos Aires. Esse trata-se de um exemplo clássico de macrocefalia.
Por que países europeu e norte-americanos não têm as maiores cidades do mundo?
O fato de países europeus e norte-americanos não terem grande parcela das maiores cidades do mundo está relacionado à sua urbanização mais antiga (séculos XVIII e XIX). As indústrias estão dividas mais igualmente pelo território.
Como é a distribuição das cidades no Sudeste brasileiro?
Não é possível falar em uma rede de cidades “bem distribuída” no Sudeste do Brasil, pois basta lembrar a macrocefalia dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Por qual razão a rede de cidades é mais elaborada no Sul do Brasil?
Podemos atribuir o desenvolvimento de uma rede de cidades mais elaborada no Sul à agricultura baseada na pequena propriedade a qual predominou ao longo dos séculos na região.
É possível afirmar que, hodiernamente, no Brasil, há mudança na hierarquia urbana?
Há sim mudança na hierarquia urbana do país, fato comprovável pelo intenso crescimento de cidades como Goiânia, Manaus, Fortaleza e Ribeirão Preto.
É possível afirmar categoricamente que o desenvolvimento econômico está diretamente relacionado à densidade demográfica?
A pouca densidade demográfica não está necessariamente relacionada ao êxito econômico de determinada região. Exemplo cabal dessa afirmativa é a Zona Franca de Manaus e o Centro-Oeste mato-grossense, região de extensos vazios populacionais.
Quando se deu a acelerada urbanização brasileira?
Após a Segunda Guerra Mundial.
O que é “migração pendular”?
Constituída por um grande centro urbano contornado por cidades-dormitório, a migração pendular ocorre quando milhares de indivíduos trabalham em determinada cidade, mas vivem em outras cidades nas cercanias.
Quantas metrópoles há no Brasil?
Segundo o IBGE, há hoje, no Brasil, 12 metrópoles: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre.
Com a interiorização do país, não é possível falar de polarização entre São Paulo e o Rio de Janeiro. A assertiva acima está correta?
Apesar de as mudanças correntes, ainda há polarização exercida por São Paulo e Rio de Janeiro. A concentração de indústrias e serviços nas duas maiores metrópoles do país ainda é uma realidade.
Explique em porcentagens a dinâmica do crescimento das cidades no Brasil:
As metrópoles brasileiras continuam crescendo, mas a um ritmo menor que aquele das cidades médias. Enquanto a cidade de São Paulo cresce cerca de 1% ao ano, a média nacional de crescimento populacional é de 1,7%. A cidade de Ribeirão Preto, por exemplo, cresce a 3%.
Qual porcentagem dos brasileiros é empregada pelo setor terciário?
O setor terciário é o que mais emprega brasileiros, atraindo cerca de 70% da população economicamente ativa.