Geografia Econômica Flashcards
Onde localizam-se as indústrias brasileiras de alta tecnologia?
Em grande parte, no interior paulista, perto das maiores universidades do Estado: USP (em São Carlos) e Unicamp (em Campinas).
Quando o Brasil tornou-se autossuficiente em petróleo?
O Brasil tornou-se autossuficiente em petróleo no ano de 2006, entretanto, em 2012, devido a reformas em uma série de plataformas, essa autossuficiência acabou suspensa. Além disso, o Brasil ainda é deficitário em petróleo leve.
É possível considerar o etanol como fonte de energia limpa?
O etanol é uma fonte de energia RENOVÁVEL, entretanto, não limpa. Ele é apenas menos poluente que alternativas tradicionais, entretanto, as queimadas e a mecanização da colheita são danosos ao meio ambiente.
Há ainda os danos sociais causados pelas grandes propriedades, as quais contribuem para o êxodo rural e para o crescimento desordenado das cidades.
Onde se localiza a indústria petroquímica brasileira?
Na zona costeira, a principal razão para tal é o fato de a maior parte do petróleo do país estar em águas oceânicas.
Quais são os principais polos petroquímicos do Brasil?
Polo Petroquímico do Nordeste: em Camaçari (litoral baiano). É responsável por quase 50% da produção nacional de petroquímicos básicos e de resinas termoplásticas;
Polo Petroquímico de Paulínia : em São Paulo;
Polo Petroquímico de Triunfo: no Rio Grande do Sul.
Qual é a função da Estrada de Ferro Carajás?
A Estrada de Ferro Carajás, inaugurada em 1985 e operada pela Vale do Rio Doce, conecta o Complexo de Carajás com o Porto de Itaqui.
Onde fica localizada a Ferrovia Norte-Sul?
A Ferrovia Norte-Sul estende-se do Maranhão ao Goiás, apesar de ainda não ter sido completada, já tem conexão com a Estrada de Ferro Carajás, a qual provê acesso ao Porto de Itaqui.
O que é uma “rede urbana”?
Embora não exista especificamente uma especialização do território, cada centro urbano tende a exercer uma função diferenciada.
Dentro da rede urbana, conjunto funcionalmente articulado de cidades, cada uma tem função diferente, além disso, exite complementaridade.
Ex: Tecnopolo de São José dos Campos, caráter portuário de Santos, agropecuária em Barretos.
Como pode-se caracterizar a urbanização do mundo periférico?
Ao se discutir o termo “rede urbana”, é importante ressaltar que a urbanização do mundo periférico tem sido caracterizada pela “macrocefalia urbana”, a qual, apesar de presente no Brasil, não caracteriza tendências atuais.
Observa-se, hodiernamente no Brasil, um processo de desmetropolização, com maior crescimento relativo das cidades-médias.
Descreva o processo de metropolização hodierno do Brasil:
Atualmente há DESMETROPOLIZAÇÃO no Brasil! O crescimento relativo das cidades-médias é maior que aquele das metrópoles.
Quando começou o processo de desmetropolização no Brasil?
O processo de desmetropolização começa durante a década de 1970. Isso não significa que as grandes metrópoles deixaram de crescer, elas apenas crescem a um ritmo relativamente menor que aquele das cidades-médias, fato que causa a diminuição da macrocefalia urbana.
É possível falar de fragmentação urbana no Brasil?
No Brasil não há processo de fragmentação da rede urbana, ao contrário, a malha urbana está se adensando.
É verdade que no Brasil a grande propriedade é importantíssima enquanto minifúndios são dispensáveis?
Os minifúndios SÃO IMPORTANTES para o Brasil, ainda são fontes de cultivo de bens alimentícios para o consumo interno.
Quais cidades atraem os mais intensos fluxos migratórios internos?
Os grandes fluxos migratórios não mais dirigem-se aos grandes polos industriais já estabelecidos, o novo foco migratório são as cidades-médias do interior. A concentração espacial da população diminui com o movimento rumo Às novas fronteiras econômicas.
Qual é a importância do Norte e Nordeste em relação à agricultura?
Norte e Nordeste assumem pepel importante no agronegócio brasileiro e internacional com a presença de soja no interior e a fruticultura no médio São Francisco, bem como no Vale do Açu, no Rio Grande do Norte.