Geografia Flashcards
O que é paisagem?
A paisagem é a aparência da realidade, tudo aquilo que nossos sentidos conseguem captar.
O que é espaço geográfico?
O espaço geográfico é o objeto de estudo da Geografia. Trata-se das relações entre a sociedade com as paisagens (culturais e naturais).
O que é território?
O território é um recorte do espaço geográfico sob um determinado poder (governos ou até terroristas e traficantes).
O que é região?
A região é uma porção do espaço geográfico que apresenta características particulares que a difere das demais. Pode ser naturais (aspectos da natureza) ou geográficas (aspectos culturais, sociais, políticos ou econômicos).
O que é lugar?
O lugar é o espaço geográfico mais próximo do indivíduo, ou seja, é nele em que construímos relações com os outros, memórias (positivas ou negativas) e a nossa identidade cultural e socioespaciais.
Quais são as escalas geográficas e seus respectivos parâmetros?
As escalas geográficas são:
- Local (refere-se ao lugar)
- Nacional (refere-se ao território)
- Regional (refere-se à região)
- Mundial (refere-se ao espaço geográfico)
O que é o capitalismo?
O capitalismo é um sistema econômico que tem como características o lucro, a sociedade estamental (dividida em classes) e o acúmulo de capital. É um sistema hegemônico, ou seja, é usado no mundo inteiro, praticamente.
Quais são as divisões do capitalismo?
As divisões do capitalismo são: o comercial, o industrial, o financeiro e o informacional.
Quais são as características do Capitalismo Comercial?
O capitalismo comercial perdurou durante os séculos XV e XVIII. Com a crise do feudalismo, a burguesia criou uma forma de comércio própria. O comércio gerava o acúmulo das riquezas e, portanto, esse período foi marcado pelas Grandes Navegações, realizadas pelas potências europeias e que buscavam traçar novas rotas comerciais. Era uma corrida entre os países em busca de minérios preciosos, que eram utilizados para medir o poder de um país (“Metalismo”).
O Estado intervinha na economia em busca de uma balança comercial favorável. (“Mercantilismo”).
Quais são as características do Capitalismo Industrial?
O capitalismo industrial perdurou entre os séculos XVIII e XIX. Com o acúmulo das riquezas (metais preciosos), as potências europeias se fortaleceram e, com isso, chegou a Revolução Industrial. Com máquinas hidráulicas e a vapor, as indústrias passaram a gerar o acúmulo de capital e expandiram o mercado consumidor a escala mundial. O lucro era obtido através da produção de mercadoria.
Nesse período, o Liberalismo surgiu. É uma teoria defendida por Adam Smith, um economista, que dizia que o Estado não deveria intervir na economia e que o mercado é capaz de se autorregular (“mão invisível do mercado”).
Quais são as características do Capitalismo Financeiro?
O capitalismo financeiro perdurou entre os século XIX até os dias atuais. Com o crescimento das indústrias, foram formadas grandes empresas (comerciais e industriais) que buscavam o monopólio. A tecnologia avançou e trouxe mudanças para o capitalismo: os bancos passaram a ter um papel de financiador da produção e, por isso, se associavam às empresas em busca de maiores investimentos e as empresas utilizavam os bancos para lhes dar suporte financeiro. O capital industrial e o capital bancário estavam sendo muito parecidos. Portanto, damos o nome de capital financeiro para a “junção” dos dois.
Nesse período, ocorreram as Expansões Imperialistas das potências europeias na África (Conferência de Berlim).
O que são as ações?
As ações são parcelas do patrimônio de uma determinada empresa.
O que é uma holding?
Uma holding é uma empresa que domina outras empresas comprando ações das subsidiárias e que geralmente atua em diversos setores da economia. É considerada o estágio mais avançado da busca de acúmulo de capital atualmente.
O que é um Truste?
Truste é a fusão de empresas que busca monopolizar uma determinada área do mercado. Pode ser consequência de uma “guerra comercial”: as empresas abaixam os preços para derrotar as concorrentes.
O que é Cartel?
O cartel é uma associação entre diferentes empresas que juntas buscam o monopólio em um determinado setor da economia (dominar o mercado). Elas mantém sua autonomia.